Pátria armada, Brasil
   9 de maio de 2019   │     1:20  │  14

por Aprigio Vilanova*

O presidente Jair Bolsonaro assina decreto que libera o porte de armas, é o fim do Estatuto do Desarmamento sancionado pelo presidente Lula, em 2003. Com a liberação estima-se que cerca de 19 milhões de pessoas possam andar armados pelas ruas do país. Os dados são do Instituto Sou da Paz. 

O que antes ficava restrito a profissionais da segurança pública e promotores de justiça, agora atinge profissionais das mais diversas áreas. Políticos de todas as esferas com mandatos, jornalistas, proprietários rurais, agentes de trânsito, motoristas transportadores de cargas e conselheiros tutelares. 

O decreto assinado nesta quarta (8) também afrouxou as regras para atiradores esportivos, caçadores esportivos e colecionadores. Com as novas regras este grupo poderá andar com as armas municiadas no deslocamento até os locais de treinamento, antes as armas deveriam serem transportadas desmuniciadas.

Segundo os mais diversos especialistas da área de segurança pública o saldo destas novas regras será desastroso. Em abril, o Ibope realizou pesquisa sobre o tema e 64% dos entrevistados se posicionaram contrários o afrouxamento das regras para o acesso as armas.

Os deputados da oposição afirmaram que irão entrar com ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF). No entendimento de especialistas é do Congresso Nacional a competência de ampliar as pessoas que podem portar e possuir armas. 

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG 

COMENTÁRIOS
14

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Rivelino Melo

    ISSO É O ÓPIO PARA DEIXAR A POPULAÇÃO EMBEVECIDA. ASSIM, ELA NÃO SENTE TANTO O AVASSALADOR AUMENTO DO DESEMPREGO ESFACELANDO FAMÍLIAS. A INFLAÇÃO GALOPANTE COM OS FREQUENTES REAJUSTES DA GASOLINA. COISAS QUE BOLSOLIXO NÃO CONSEGUE SOLUCIONAR POR SER INCAPAZ DE SINCRONIZAR O TICO AO TECO

  2. Johann Sebastian Bach

    Parece que o Brasil está tão acostumado a mediocridade que qualquer medida para modernizar o país, por menor que seja, causa histeria naqueles que, com discurso de democracia e luta pelo povo, o escravizam para manter suas vidas de rei. A esquerda nunca desejou lutar pelo povo. Serve-se dele ao seu bel prazer.

    É ou não é Ruberto Júnior…

    KKKKKKKKKKKKKKKKK…

  3. PROGRESSISTA PORRETA

    ESSE NELSON CONTINUA POSTANDO AS SUAS IDIOTICES. VIVE DEFENDENDO UM DESGOVERNO QUE, POR FRUSTRAÇÃO OU BURRICE NÃO CONSEGUE CRIAR UM PLANO DE BRASIL. NÃO CONSEGUE FAZER NADA PRA MELHORAR O AS CONDIÇÕES DE VIDA DOS BRASILEIROS. AGORA VEM COM ESSE DECRETO, QUE É MAIS UM DA MORTE, QUE SÓ SERVE PRA AUMENTAR A CRIMINALIDADE E ENRIQUECER AS INDUSTRIAS ARMAMENTISTAS.
    AGORA O NELSON NA INAPETÊNCIA DA IMBECILIDADE VEM COMPARAR O BRASIL COM A SUÍÇA. SÓ QUERO SABER O QUE ELE TÁ FAZENDO AQUI QUE NÃO JÁ ESTAR MORANDO LÁ. HIPOCRITA JUMENTO.

  4. Alagoas

    ESTE PRESIDENTE VAI SER CONSIDERADO O PIOR DA HISTÓRIA, ESTÁ FAZENDO MAIS DE 4 MESES DE GOVERNO E A ÚNICA COISA QUE ELE FAZ, O GURU DELE E SEUS CAPACHOS DESMENTEM . UM PRESIDENTE QUE SÓ PENSA EM ARMAS E NA MALDITA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, NÃO TEM PROPOSTAS NEM PARA DIMINUIR O DESEMPREGO QUE JA ULTRAPASSA A CASA DOS 13 MILHÕES DE DESEMPREGADOS.

  5. Nelson

    A Suíça tem proporcionalmente a população mais armada do Mundo…assim como também proporcionalmente é uma das menos violentas, e mais seguro do Mundo.
    Brasil…. até uns três meses atrás, era um dos Países mais desarmado do Mundo ! Em 2018 o Brasil o liderou mais uma vez o número de assassinatos do Universo; desses assassinatos uns 90% foram por armas de fogo… revólver, pistola, carabina, espingarda, metralhadora, fuzil, baioneta, soca tempero, etc etc.
    Alguma coisa está errada nas contas desses blogueiros esquerdopatas, ou então esses crimes que vemos em todos os cantos do nosso desarmado Brasil…. é de mentirinhas hehehehehe.

  6. Pedra Noventa

    Você não aceita o contraditório, só porque é Pt, muda de profissão que o seu guru(Lularápio), coondenado em 1ª, 2ª e 3ª estancia e preso, comprou os politicos corruptos para derrubar a vontade popular que votou em massa a favor do armamento e a auto defesa. Aceita que dói menos.

  7. Augusto

    Estão cobertos de razão os deputados oposicionistas ao malandro do Planalto. Eles deveriam também criar logo uma CPI para investigar quanto o espertinho está levando das empresas de armas e munições. Bol$onaro gosta disso $$$$

  8. Sem Nome

    Cadê o super ministro Mouro,será que agora vai conseguir sua vaga no céu sonhado.Simplesmente o super chegou ao fim do poço,quem poderá me salvar?É chamar o Chapolin com quatro letras,quem será?Kkkkkkkkk

  9. ROBERTO BRANDAO

    ISTO SEM FALAR NAS GRANDES BRIGADAS ARMADAS PELOS FAZENDEIROS PARA DEFENDER AS PROPRIEDADES RURAIS. TEMOS OS INGREDIENTES PARA UMA GUERRA CIVIL.
    TODO MUNDO ARMADO ESTE É O PLANO. SOMENTE OS MORTOS VERÃO O FIM DA GUERRA.

  10. Pedra Noventa

    Se a justiça brasileira realmente cumprir com a sua obrigação e acatar a decisão da população que votou majoritariamente por “PLEBISCITO” em favor do posse de arma pra todo brasileiro e os congressistas de forma leviana, demagógica e ditatorial não acatou a decisão plebiscitária, o decreto presidencial será mantido porque é assim que o povo quer, direito a defesa pessoal.

  11. Johann Sebastian Bach

    No Brasil, mídia não é jornalismo e universidade não é educação. Ambas são ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS a serviço do movimento comunista internacional.

    É ou não é Ruberto Júnior…

    KKKKKKKKKKKKKKKKK…

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  12. Edvan

    Solicitei que vossa senhoria, mesmo o presidente abolindo esse pronome de tratamento, todos somos iguais, li no arquivo, algumas reportagens, na época em que o Brasil era governado pelo PT, e o senhor está bem generoso nas materias, ou seja: Não atacava o governo no Lula/Dilma, como ataque o atual presidente, mesmo na época em que o Lula foi preso, suas reportagens, nunca foram ligadas diretamente ao assunto, sempre tirando o foco nas suas opiniões. Bonzinho pra ums, carrasco para outros. Quem quiser conferir, é só ir em arquivo, no blog do Bob.

  13. Edvan

    Conheci seu blog, depois do seu ataque diretamente ao o tem candidato e hoje presidente da república, Jair Bolsonaro, por gentileza seu jornalista, publique coletânea de reportagens do seu blog, na época em que o Brasil era governado pelos petistas, que fizeram com que nosso país, chegasse onde chegou. Quero ler, se sua ideologia era, como é hoje, com ataque ao governo federal, ou vossa senhoria, vivia no país da Alice.

Comments are closed.