Revolução dos Cravos: Geisel concedeu asilo ao ditador fascista português
   25 de abril de 2019   │     7:32  │  6

por Aprigio Vilanova*

A Revolução dos Cravos, em 25 de Abril de 1974, colocou fim a ditadura fascista mais antiga do mundo. Foram 48 anos de ditadura militar e Salazar esteve a frente do regime por 36 anos. Salazar sofre um derrame, em 1968, e é substituído por Marcelo Caetano.

A senha para o golpe que derrubou a ditadura salazarista foi a transmissão, na Rádio Católica, a meia noite, da música Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso, proibida pela censura. A transmissão deu partida para o levante das forças armadas para derrubar Marcelo Caetano.

Marcelo Caetano é deposto pelos militares, liderados pelo general António de Spínola, é levado de tanque ao aeroporto de Lisboa para o exílio no Brasil. O ex-ditador foi bem recebido por Geisel, em um Brasil em plena ditadura militar.

Chegou no Rio de Janeiro em maio de 75 e ficou por duas semanas alojado no Mosteiro de São Bento. Foi no mosteiro onde recebeu o convite para lecionar Direito na Universidade Gama Filho. Marcelo Caetano foi tão bem recebido no Brasil que seu contrato de professor universitário lhe dava direito, além do salário, a apartamento em região nobre do Rio, e um automóvel com motorista.

Marcelo Caetano morreu, em 1980, aos 74 anos, de parada cardíaca, no Rio de janeiro. O ex ditador foi enterrado no Cemitério São João Batista, dois meses depois virou vizinho de túmulo do escritor Nelson Rodrigues.

Grândola, vila morena

Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina, um amigo
Em cada rosto, igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade

Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto, igualdade
O povo é quem mais ordena

À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola, a tua vontade

Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Paula

    O brasileiro sempre fez piada com a suposta falta inteligência do português. Hoje, lembro-me da clássica canção dos Bee Gees: ” eu contei uma piada e todos riram. Mas depois eu vi que eu era a piada “. Estamos mais ou menos assim.

  2. Levy

    Agora Lula conceder asilo pra Cesare Batistti um terrorista que confessou ter matado 4 pessoas e ferido dezenas por causa da tal “revolução” aí é válido pra esquerda né Bob? Todo comunista é amoral. Fato!

  3. Nelson

    Revolução vermelha… LULA e Dilma concede asilo ao Terrorista Cesari Batisti.
    # Lula continua preso babaca.

Comments are closed.