Semana agitada para o governo Bolsonaro
   15 de abril de 2019   │     4:40  │  9

por Aprigio Vilanova*

Esta semana tem todos os componentes para ser mais uma marcada pela agitação e os desdobramentos, a depender das posições do Palácio do Planalto, tendem a ser desgastantes para o governo Bolsonaro.

Vamos a agenda do presidente desta segunda (15): Bolsonaro recebe o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o secretário especial de desestatização e desinvestimento do ministério da Economia, Salim Mattar, e o ministro da Economia, Paulo Guedes. Estes são os compromissos públicos na agenda presidencial.

A pauta das reuniões devem girar em torno do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020 que será apresentado pelo ministro Paulo Guedes. No anúncio de Guedes, o mais esperado será a nova política de reajuste do salário mínimo, que, tendo em vista o posicionamento do ministro, deverá ser reajustado usando como parâmetro apenas o índice de inflação, ou seja: sem ganho real para o mínimo.

Outra questão que promete causar muita dor de cabeça para o governo é a política adotada para o reajuste dos combustíveis. Bolsonaro proibiu o reajuste do diesel e causou arrepios na cúpula do governo, principalmente em Paulo Guedes que estava nos Estados Unidos e precisou se explicar para os norte-americanos.

O governo monitora a movimentação dos caminhoneiros que estão insatisfeitos com os reajustes recorrentes no preço do combustível e no aumento da tarifa dos pedágios autorizados por Bolsonaro. Mais cedo ou mais tarde a greve dos caminhoneiros irá estourar, mas o que fica evidente é que Bolsonaro fará de tudo para evitá-la no primeiro semestre.

Mas ele sabe que não poderá impedi-la por muito tempo, esta política impopular adotada desde o governo Temer para o reajuste dos combustíveis irá, inevitavelmente, levar a mais uma greve.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

 

 

COMENTÁRIOS
9

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Ademir

    Deixa o homem trabalhar, pessoal! São quatro anos esperando que ele faça alguma coisa positiva. Ele está se mostrando idiota e destruindo o Brasil, pq a gente não deixa o homem trabalhar.

  2. WELLINGTON

    ESTAMOS SEM GOVERNO, ISTO É FATO.
    NÃO HÁ PROJETOS PARA ECONOMIA, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, ETC… CADA DIA UMA AVENTURA, UM DISSE ME DISSE… UM FAZ DE CONTAS.
    A IMAGEM DO BRASIL ESTÁ DE PIOR A PIOR, NÃO AGRADA NEM GREGOS , NEM TROIANOS, MUITO MENOS AMERICANOS, RUSSOS, ISRAELENSES E PALESTINOS… COM A POLITICAGEM AMADORA DESTE “DESGOVERNO”.
    UMA PENA, ESTAMOS DE LADEIRA ABAIXO.
    NÃO EXISTE COMPETÊNCIA PARA COMANDAR.
    ESTAMOS À DEUS DARÁ…

  3. PROGRESSISTA PORRETA

    QUE VERGONHA ESTRONDOSA PRA UM PAÍS QUE ERA A 5ª POTENCIA ECONÔMICA DO MUNDO TÁ NUMA SITUAÇÃO DESSA POR CAUSA DE INVEJAS DE POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS LESA PÁTRIA. TÁ TUDO EXPLICADO: TIRARAM A DILMA PRA FAZER UMA DEVASSA E ACABAR COM NOSSA SOBERANIA. A PROVA É A ENTREGA A PREÇO DE BANANAS NOSSAS RIQUEZAS NATURAIS E PATRIMONIAIS.

  4. Guilherme F.M. de Albuquerque

    kkkkkkk a pergunta que não quer calar kkkk até quando bostonaro vai receber o caixa 2, 3…ônix lorenzonix?????? não já devia ter caído????? bebiano e o colombiano já pegaram a reta. quem será o próximo????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Alagoas

    ESSE MITO NÃO MANDA EM NADA, O QUE FALA É FAZ É DESMENTIDO E DESAUTORIZADO PELO BANQUEIRO PAULO GUEDES E RODRIGO MAIA. MILHARES DE BRASILEIROS, VÃO PASSAR FOME APÓS A REFORMA DA PREVIDÊNCIA. OS 13.000.000 DE DESEMPREGADOS NÃO PRECISAM DE REFORMA, NECESSITAM DE EMPREGOS, ESSE MITO VAI ACABAR DE DESTRUIR O BRASIL….

  6. Amigo do Povo

    E eu vejo um futuro tenebroso para a esquerda. A besta-fera do Lula, penitenciado, corrupto e corrptor (e o que diz a lei), inelegivel. Os síndicatos sem grana ( o efeito ja é bem evidente), ninguem está afim de financiar a cerveja dos parasitas. Os tais movimentos sociais a beira da falencia ( 1 so invasão ??),
    O Cirão comendo pelas beiradas e agora o Doria vindo forte para 2022. Qual a opção das esquerdalhada de merda ? O POSTE ? Este poste está sem luz. Acreditem se quiser : Virá a reforma tributaria, a reforma da previdencia,etc, etc. Novos investimentos em infraestrutura virão e a opsição ficará mais esvaziada ainda. A hora de escolher o lugar certo e agora. As oportunidades estão diante de todos e so escolher e pegar.
    Mamar nas tetas do estado não da mais , pelo menos para os próximos anos.
    Que peninha.

  7. SEVERINO FEIJÓ DE MENDONÇA

    É FÁCIL DE ENTENDER : O PREÇO DO DIESEL DESCE E O DA GASOLINA SOBE TUDO PARA EVITAR UMA GREVE GERAL PELO BRASIL AFORA , MAS ACABA PAGANDO OS QUE SÃO MOVIDOS A GASOSA.

Comments are closed.