Bem vindos ao Exército Bolsonariano do Brasil
   12 de abril de 2019   │     18:07  │  18

por Aprigio Vilanova*

A declaração do presidente, Jair Bolsonaro, acerca da execução do músico, Evaldo Rosa dos Santos, por militares do Exército brasileiro, é no mínimo reveladora da ‘nova política’ tão propalada pelo atual presidente.

Bolsonaro afirmou que “O Exército não matou ninguém, o Exército é do povo. A gente não pode acusar o povo de ser assassino não. Houve um incidente, houve uma morte, lamentamos.”

Me desculpe, mas sinto lhe informar caro presidente que o Exército mata sim e mata em nome do Estado, mata em nome de uma suposta manutenção da lei e da ordem. O Exército não é do povo, nunca foi, nunca será, o Exército é da nação, obedece ordens e são encorajados, diuturnamente, a colocarem em prática o discurso presidencial da legitimidade da violência estatal.

Quando um agente de segurança executa um cidadão, seja ele criminoso ou não, não há outra explicação, a execução é responsabilidade do Estado, neste caso, em última análise, é responsabilidade do seu Comandante-em-Chefe, o próprio Bolsonaro.

A missão constitucional das forças armadas é a de zelar pela defesa da Pátria, pela garantia dos poderes constitucionais, e na solicitação expressa do presidente, para atuarem na manutenção da lei e da ordem (GLO).

Quando uma patrulha do Exército se encontra em uma blitz, até agora muito mal explicada, está a serviço do Estado e assim deve ser responsabilizada. O desconhecimento do funcionamento da máquina estatal é gritante a cada declaração do presidente Bolsonaro.

Existe, no direito administrativo, o princípio da imputação volitiva, base da Teoria do Órgão, que diz o seguinte: “as ações cometidas pelos agentes e servidores públicos são atribuídas a pessoa jurídica a que ele esteja ligado. Como a responsabilidade é do órgão ou ente público, é ele quem deve sofrer ação caso a conduta do servidor cause prejuízo a alguém”.   

Fica evidente que Bolsonaro desconhece o mínimo do direito administrativo. Se o conhecesse não faria este tipo de declaração. 

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
18

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    JÁ DISSE. LUGAR DAS FORÇAS ARMADAS É NOS QUARTÉIS E NAS FRONTEIRAS DEFENDENDO NOSSA SOBERANIA. PRA EMBATES E DISTÚRBIOS COM A POPULAÇÃO, TEMOS NOSSAS FORÇAS DA RESERVA QUE SÃO AS POLÍCIAS. MAS OS MILITONTOS BOZONIONS LUNÁTICOS NUNCA VÃO ENTENDER ISSO.

  2. Sueli

    O quê esperar quando o chefe dessa horda diz para estuprar se a mulher merecer? Estamos todas em risco.

  3. Amigo do Povo

    Não há dúvidas que houve precipitação e com consequencias lamentaveis. Agora o querido blogueiro não leva em conta :
    – A área aonde ocorreu o incidente é uma área militar, portanto sujeita ao patrulhamento militar.
    – No dia anterior um carro branco com as mesmas características havia aberto fogo contra a patrulha
    – A responsabilidade e sim do orgão público e será tratada pela justiça militar
    O que acontece e que o blogueiro pega inteionalmente , parte da fala do Presidente e as usa maliciosamente. Istro não “cola”. A mídia escarlate, já não influencia como antes e eu já aconselhei ao blogueiro junior, copiador de textos de terceiros a procurar uma linha editorial com um pouco mais de personalidade. Sua carreira depende disto. Saia da mediocridade.

  4. Julius Robert Hoppenheimer

    Apesar da esquerda levar-se muito a sério, nada é mais infantil, fantasioso e delirante do que o conjunto de ideias que ela defende. Seus adeptos são indivíduos geralmente dispostos a rejeitar a realidade, em favor de fantasias e de posicionamentos ideológicos puramente sentimentais, completamente desprovidos de lógica e racionalidade. As ideias da esquerda jamais funcionam no mundo real, e em caso de dúvida, convido você a passar algumas semanas em Cuba ou na Venezuela, longe dos hotéis e resorts de luxo exclusivos para turistas, mas observando e se possível (sobre)vivendo da mesma maneira que a população local.

    É ou não é vermelhada…

    É ou não é Ruberto Júnior…

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK…

  5. CorruPTo

    Pelos comentários essa sua matéria foi uma merda. Não lacrou. Para de perder tempo. Tua profissão está condenada.

  6. Anselmo Coelho e Silva

    Parabéns jornalista, vocé é tchampa!!!! O seu artigo alerta aos leitores para que fatos dessa ordem não fiquem no esquecimento.

  7. Alisson

    Jornalista canalha e mentiroso no Brasil qualquer sujeitinho como você pode virar jornalista, o exército é sim do povo e sempre será, só não é para você que é um esquerdista idiota.

  8. Vitor

    Caro jornalista comunista, o que mim parece é que a cada diminui o número de pessoas que comunga com seus ideais . Você já ultrapassou o limite do ridículo e veja a que ponto chegou querer condenar o nosso brilhoso exército por um fato isolado , chega de tanta canalhice . Avante meu, seu , nosso presidente Bolsonaro estamos juntos

  9. Nelson

    BÔBinho Júnior !!!
    E sobre o amigo do amigo do Papai…..num escreves nada kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
    # LULA TÁ PRESO BABACA !!!
    HAHAHAHAH.

  10. Sem Nome

    Aprígio,
    Quanto a fatos sem argumentos,o Brasil está sem comando.Quanto o papel do exército brasileiro fica bastante claro”A missão constitucional das forças armadas é a de zelar pela defesa da Pátria, pela garantia dos poderes constitucionais, e na solicitação expressa do presidente, para atuarem na manutenção da lei e da ordem (GLO)”,portanto a tropa está no lugar errado e na hora errada,o estado precisa proteger o cidadão e não matar,imagino a dor de quem perde uma pessoa querida em uma situação semelhante.

  11. Antonio

    Rapaz, é vc e o Célio Gomes , os 2 curtem a mesma paixão p BOLSONARO, todos os dd ficam postando p elevar ainda mais o carisma de nosso Presidente 👏

  12. Carlos

    Com esse comentário podemos concluir que o PT é sim uma quadrilha criminosa.

    Sim, pois os esquerdistas sempre defenderam o discurso de que não se pode incriminar todo um partido pelos atos cometidos pelos seus membros.

    Então, por simples coerência, ignorando que se tratou de um fato isolado onde uns poucos cometeram um erro e põe-se a culpa em todo o Exército, logo a roubalheira de Lula, Dirceu, Palocci, Mantega & Cia, é motivo suficiente para enquadrar todo o partido.

  13. WELLINGTON

    ELE NÃO SÓ DESCONHECE O DIREITO ADMINISTRATIVO E SEUS PRINCÍPIOS, COMO DESCONHECE DE TUDO E MUITO MAIS. SE DIZ MILITAR, FAZ 28 ANOS QUE FOI PARA A RESERVA. FOI ELEITO DEMOCRATICAMENTE E DEFENDE A GOVERNANÇA COM MÃO DE FERRO EM NOME DA LEI E DA ORDEM E TANTAS OUTRAS BARBEIRAGENS DIÁRIAS… FEZ UMA LIGAÇÃO NO DIA DE ONTEM SOBRE O DIESEL PARA O PRESIDENTE DA PETROBRAS E A EMPRESA EM 24 HORAS PERDEU 32 BILHÕES. ESSE É O MITO. KKKKKKKKKKKKKK…
    SABE DE NADA !!!!… ESTAMOS PERDIDOS.
    DEUS SALVE O BRASIL, AMÉM.

  14. Alagoas

    Uma perícia feita nos sistemas internos da Odebrecht de registro de pagamento de propina mostraram execuções de pagamentos no valor de R$ 1,4 milhão a codinomes atribuídos ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e ao pai dele, o ex-prefeito do Rio e vereador César Maia (DEM). Segundo delatores, Rodrigo Maia era “Botafogo” e “Inca”… UM BANDIDO DESSE AINDA QUER SER O DEUS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA..

  15. Levy

    Deixa de ser canalha e de distorçer as coisas Bob. Todo mundo entendeu que o que o Presidente afirmou foi que o que houve foi um fato isolado e não um modus operandi que norteia todas as ações do exército. Quem errou deve responder agora como você quer condenar todo o exército pelo erro de uns é muita canalhice. Opiniões dessa vindo de um comunista como você não acrescenta nada. Sempre que há grandes tragédias neste país quem está presente pra ajudar as vitimas são os militares portanto lave a boca antes de falar mal do glorioso EB.

  16. Jair do Bolsocheio

    NINGUÉM ENTENDEU QUANDO EU DISSE: TEM QUE MATAR 30.000.

    É OU NÃO É, QUEIROZ? 30.000 KI KI KI KI KI KI

Comments are closed.