Câmara convoca Dellagnol para explicar acordo com os EUA
   10 de abril de 2019   │     20:05  │  4

por Aprigio Vilanova*

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados convocou audiência pública para esta quinta (11), às 09h.

A audiência está convocada para debater os encaminhamentos da representação da mesa diretora da Câmara dos Deputados apresentada ao Tribunal de Contas da União (TCU) acerca do acordo firmado entre o Ministério Público Federal (MPF), a Petrobras e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ).

Foram convocadas representantes do TCU, da Advocacia-Geral da União (AGU), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Procuradoria-Geral de República (PGR), o coordenador-Geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel, e do coordenador da Força-Tarefa da Lava Jato, procurador Deltan Dellagnol.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodje, já havia solicitado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a anulação do acordo da Lava Jato com os Estados Unidos. No pedido, Dodje, diz que o MPF não tem poderes para gerir recursos e nem a Justiça Federal tem competência para homologar este tipo de acordo. 

Em março, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, atendeu o pedido da procuradora-geral, suspendeu o acordo e bloqueou os valores depositados em uma conta judicial vinculada a 13ª Vara Federal de Curitiba.

O acordo foi homologado pela juíza, Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, em janeiro deste ano. A homologação previa a criação de um fundação jurídica de direito privado a ser criada pela Força Tarefa a quem caberia, também, a gestão dos recursos bilionários.

O advogado, Walter Ceneviva, em artigo publicado no Portal Conjur, classificou o acordo como o avesso, do avesso, do avesso e de aberração monstruosa. Para Ceneviva, “as perdas causadas a Petrobras, em grande medida, foram causadas, entre outras, pela atuação do Ministério Público Federal, como braço operacional do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ).”

O procurador da República e coordenador da Operação Lava Jato, Deltan Delagnol, até momento não confirmou presença na audiência pública na Comissão da Câmara dos Deputados.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

 

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. DD

    Oh. furou nosso plano de botar a mão na bufunfa bilionária. Tem nada não! A nota arrecadada foi alta com aquelas delações direcionadas em troca de redução de pena.

  2. Josué

    kkkkkk!!!! É muita hipocrisia Nelson, desse povo que não quer saber de Brasil e só quer saber de Lula, o maior corruptor da história contemporânea.

  3. Nelson

    É bom mesmo que essa briosa comissão peça explicação ao Dallongnol ; sabe porquê ? Vão passar vergonha !!
    Agora Bob Júnior, uma pergunta….aonde estava essa comissão que não pediu explicação a turista Européia, Dilma Rousseff, quando ela autorizou a compra de um ferro velho em Passadeana nos EUA por três bilhões ? Aonde estava a dita cuja comissão que não pediu explicações quando Lula e sua criatura Dilma abriram os cofres do Tesouro Nacional, retirou mais de 100 bilhões e doou as Países Comunistas seus amigos ???
    # Lula tá preso Babaca…. já fez um aninho !!!!

Comments are closed.