Moreira Franco é o quinto ex-governador do Rio já preso
   21 de março de 2019   │     19:51  │  13

por Aprigio Vilanova*

A prisão do ex-presidente Michel Temer (MDB-SP) e do ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco (MDB-RJ), nesta quinta (21), decretada pelo juiz, Marcelo Bretas, a pedido do Ministério Público Federal, gerou grande repercussão e levantou alguns questionamentos.

As críticas a prisão de Temer partiram de vários espectros políticos, das mais variadas colorações. A ex-presidente, Dilma Rousseff, questionou a existência de provas para embasar o pedido de prisão.

O juiz Wálter Maierovitch afirmou: “Mantido solto ele continuaria a delinquir”. O fato é concordando ou não com a prisão de Temer o fato gerou diversas especulações acerca da motivação, uma vez que não há nenhum fato novo e desde janeiro, o ex-presidente não possui mais foro privilegiado.

Muito tem se falado da prisão de Temer e Moreira Franco como uma retaliação as declarações feitas por Rodrigo Maia (DEM- RJ) criticando a postura do ministro da Justiça, Sérgio Moro. Outros dizem que as prisões são uma resposta a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de enviar inquéritos relativos aos casos de caixa-dois à Justiça Eleitoral.

Há, também, quem acredite que a decisão do STF que suspendeu a criação do fundo bilionário da Lava Jato e que o inquérito aberto para investigar as fake news contra os ministros do STF também tenham influenciado.

Quinto ex-governador

Moreira Franco foi governador do Rio de Janeiro entre 1987 e 1991 e com a sua prisão sobe para cinco o número de ex-governadores fluminenses que já foram presos. Moreira Franco se junta aos ex-governadores Antonhy Garotinho e Rosinha Garotinha, Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, estes dois últimos continuam encarcerados. Benedita da Silva (PT-RJ) é a única entre os ex-governadores do Rio de Janeiro ainda vivos que não foi presa.

No depoimento ao ex-juiz, Sérgio Moro, Eduardo Cunha (MDB-RJ),  ex-deputado e ex-presidente da Câmara dos Deputados, afirmou que de Moreira Franco não duvida de nada. O depoimento de Cunha foi acerca das denúncias de recebimento de propina do Grupo Bertin.

*Jornalista formado na Universdade Federal de Ouro Preto – MG

 

 

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

    1. desportista

      … E a economia desabando: PIB recuando, desemprego aumentando, iminência de caos social, e nem a malfadada reforma da previdência o governo Bolsonaro consegue mais fazer andar por extrema incompetência de um presidente fake, e fraco, oriundo de redes sociais, pelas quais (somente) nunca vai governar nada.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    SÓ DIGO UMA COISA: SE PRENDEREM O QUEIROZ E FAMÍLIA DAR UMAS LAPADAS CEREBRAL NELE, O CASO DO LARANJAL E DA MARIELLE VÃO SEREM DESVENDADO. E AÍ, O QUE VAI ACONTECER É O QUE JÁ SABEMOS, VAI DAR CADEIA PRA BTRALHADA 171 TODA. E EM SEQUENCIA LULA LIVRE PRA TOCAR OS DESTINOS DE SEUS FILHOS BRASILEIROS. QUE DEUS SEJA LOUVADO.

  2. PROGRESSISTA PORRETA

    NÃO ENTENDO O PORQUÊ DE TANTAS ESPECULAÇÕES DESSAS PRISÕES. O DEFENESTRADO VAMPIRÃO , COMPROVADAMENTE, VEM ROUBANDO A NAÇÃO A MAIS DE 40 ANOS. SERÁ QUE IRIA MORRER E NUNCA PAGAR PELOS CRIMES COMETIDOS?
    QUEM SAI GANHANDO É A NAÇÃO. AGORA É JUGAR E CONDENAR EMBASADO NAS PROVAS. QUE SÃO FARTAS E ROBUSTAS.

  3. carlos

    Os esquerdistas, a fim de manter a retórica da agenda em prol de seu próprio presidiário, sai gritando em arbitrariedades … detalhe: nenhum leu o processo.

  4. Felipe

    Rio não tem tido sorte com governador e nem com certos deputados federais que passaram muitos mandatos sem dar um prego numa broa, só mamando o auxílio moradia.

  5. Diogo Cordeiro

    Essa Dilma eh uma piada! O Lulinha tb eh inocente kkkkkkkkkkkkk Moro neles. Ex-PTsidentes caindo… A ordem e progresso continuam. #moroneles Chamem o Bolsonaro de corrupto kkkkkkkkkkkk #cadeianeles

Comments are closed.