Declarações de Maia revelam conflito entre Legislativo e Executivo
   20 de março de 2019   │     21:34  │  14

por Aprigio Vilanova*

A relação entre o Palácio do Planalto e a Câmara dos Deputados começa a desandar. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, nesta quarta (20), que ao mesmo tempo que critica, o presidente Bolsonaro quer interferir no parlamento.

A rusga que começa a ganhar a imprensa diz respeito a prática comum em um regime presidencialista de coalisão, por mais que Bolsonaro queira fazer crer que sua prática é diferente dos demais ex-presidentes, a realidade é bem diferente.

Maia fez a declaração a imprensa afirmando que “Eu acho engraçado. Quando dizem que o Parlamento quer indicar alguém no governo é toma lá dá cá. Quando eles querem indicar  relator aqui e interferir no processo legislativo não é toma lá dá cá?”.

Para Maia, o governo precisa decidir qual a relação ele quer estabelecer com o Legislativo. As críticas do presidente da Câmara se deram logo após a reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o Secretário Especial da Receita, Rogério Marinho.

O presidente da Câmara também não poupou críticas ao ministro da Justiça, Sérgio Moro. Maia afirmou que Moro está confundindo as bolas e o chamou de funcionário do presidente Bolsonaro. A indireta de Maia deixa a entender que Moro está tentando interferir no andamento do projeto anti-crime.

Rodrigo Maia afirmou que o projeto de Moro é fruto de um copia e cola do projeto apresentado pelo ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Para Maia não há nada de novo no projeto apresentado.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
14

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alagoas

    Este presidente é um Fantoche, ele fala uma coisa, ministros e vice desmentem no ato. E seu filho até quando vai ser indiciado por ficar com salários de funcionários? Quero ver quando é que ele vai resolver o problema de 13 milhões de desempregados do Brasil. A reforma da previdência vem aí para acabar de matar os mais pobres, enquanto os mais ricos e banqueiros vão se beneficiar. Nunca fui e nunca serei PT e tão pouco este que está aí, mas o que chamam de Mito já estão arrependidos e agora já é tarde.

  2. Sueli

    Guardo na memória aquela cena “linda” do Aécio às gargalhadas com Sergio Moro. Ou do mesmo Moro sendo condecorado com um medalhão pelo honorável Michel Temer.

  3. Barbosa

    O bom para Maia é alguem que navegue na mar de lama da corrupção, como é que iaso vai dá certo? Todos os projetos que for para moralizar ele fai fazer sacanagem,

  4. carlos

    Se o projeto do Moro é fruto do “copia e cola”, significa que já há projeto no Congresso e que está parado … pq parou? parou pq?

    Mas é claro que o Rodrigo Maia (vulgo “botafogo” na planilha de propinas da Odebrecht), não está nervosinho com o pacote e a celeridade que Moro quer dar a ele só pq o “botafogo” e seu pai são investigados na Lava Jato.

    Claro que não … nem pensar … de jeito nenhum … de jeito manêra … jamais … jamê … nunca … nunkinha msm … never …

  5. Jorge Fernandes Lima

    É visível que o Sr. Rodrigo Maia não tem simpatia com projetos moralizantes, projetos que são anseios do povo brasileiros
    A PEC do fim do foro privilegiado já aprovada pelo senado e CCJ da câmara está pronta. Mas o presidente da câmara não pauta.

  6. Cr7

    Esse maia é um ridículo corrupto safado, Bolsonaro apoio uma cobra, falam tanto que Alagoas errou, e não olham quem eles colocou de novo. Esse babaca não que saber da população e fica em cima do muro é um verdadeiro palhaço.

  7. Sem Nome

    Conflito muitas vezes é interessante no processo de melhoria entre partes,o problema é mais embaixo,estão todo sistema de proteção à população criado com muito esforço.Cada ato contrário aos interesses do povo,por mais que em sua grande maioria apenas serve de massa de manobra pode em dado momento fugir ao controle dos senhores fazedores da
    Lei.

Comments are closed.