O 8 de março tem origem na luta das operárias russas de Petrogrado
   8 de março de 2019   │     23:07  │  8

por Aprigio Vilanova*

Há quem acredite que o 8 de março, data destinada à mulher, tenha relação com o consumismo típico de datas comemorativas criadas para aquecer as vendas nos estabelecimentos comerciais.

É comum, principalmente no ocidente, associarmos a sua origem ao incêndio ocorrido em uma fábrica nos Estados Unidos que vitimou 125 mulheres, mas o mais curioso é que este incidente aconteceu em 26 de fevereiro.

O 8 de março ficou convencionado como o dia de jornada de lutas das mulheres devido ao protesto da mulheres operárias russas da cidade de Petrogrado contra a fome e a primeira guerra mundial.

Logo após o triunfo da Revolução Bolchevique ficou oficializada a data para a celebração da “Mulher trabalhadora e heróica”.  Mas só em 1975 é que a Organização das Nações Unidas (ONU) institui a data como dedicada ao Dia Internacional da Mulher.

Historiadores afirmam que esta manifestação foi a fagulha que acendeu o pavio para a Revolução Russa em 1917. O fato é que o mês de março sempre foi um mês emblemático para luta das mulheres por direitos iguais.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    ALGUÉM DIZ AÍ QUE ESSE NESON É UM IDIOTA ÚTIL. E PQ NÃO DIZER INÚTIL!!! TEM UM MEDO MEDONHO DO LULA. MESMO ELE PRESO. KKKKKK

  2. Sem Nome

    Aprígio,
    Parabéns a todas essas guerreiras que tem uma tripla jornada de trabalho,muitas vezes,sem perder a beleza e a disposição para luta diária.Que Deus abençoe à todas.

  3. Robério

    E no dia 08 o presidente postou uma, “live” via facebook, homenageando todas as mulheres do país. Ora, se ele soubesse que o dia da mulher tem origem nas lutas por melhores condições de trabalho, essência do movimento socialista, lhe causaria ojeriza tal homenagem.

    1. Robério

      E no dia 08 o presidente postou uma “live”, via facebook, homenageando todas as mulheres do país. Ora, se ele soubesse que o dia da mulher tem origem nas lutas por melhores condições de trabalho, essência do movimento socialista, lhe causaria ojeriza tal homenagem.

  4. Cláudia

    Sr. Aprígio Vilanova, não podemos dissociar o período mais florescente, em termos de aquisição de direitos, da mulher brasileira com os governos do ex-presidente mais popular do Brasil. Viva Lula!

  5. Menezes

    Parabéns a todas as mulheres. Tudo o que se disser ainda será pouco para o tanto que elas fazem pela humanidade.

  6. Nelson

    Ou BÔBinho !!!! A independência do Brasil foi mesmo em 7 de setembro de 1822…ou em 1 de janeiro de 2003 quando o LULA ladrão tomou posse ???
    Sabe tudooooooooo !!! Kkkkkkkkkk

  7. Sueli

    Pela vontade do abominável Coiso esta data nem existiria. Retrocessos e mais retrocessos num governo canalhas.

Comments are closed.