Sem respeitar liturgia do cargo, Bolsonaro gera crise no governo
   19 de fevereiro de 2019   │     23:13  │  20

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro ainda não aprendeu que a liturgia do cargo é a condição sine qua non da governabilidade.

Uma coisa é o candidato, outra coisa é o presidente.

Trazer para o governo questiúnculas políticas, especialmente referentes à campanha eleitoral, é apequenar-se diante da República.

Os áudios vazados pelo portal da Veja mostraram um presidente nanico e rancoroso. Isso não é bom para o governo.

Ao determinar a um ministro – no caso, o ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gustavo Bebianno -, que não recebesse o diretor da Globo porque considera a emissora hostil ao governo, Bolsonaro apequenou-se.

Depois, apequenou-se ainda mais quando faltou com a verdade – transgressão grave para um militar e passível de punição -, quando afirmou não ter conversado com Bebianno.

Conversou sim, e conversou por três vezes, ainda que pelo Whatsapp, quando estava internado no hospital em São Paulo. A divulgação da conversa pelo portal da Veja irritou o presidente, mas foi por ter-se visto desmentido na alegação anterior negando a conversa que de fato existiu.

Ele e o filho Carlos faltaram com a verdade sobre a conversa com Bebianno e apequenaram o governo, no momento em que o governo necessita de mostrar firmeza para aprovar as reformas que pretende.

O reflexo negativo para o governo já se sentiu na terça-feira, 19, com a derrota na Câmara da proposta para a nova Lei de Acesso à Informação. De quebra, o Senado quer ouvir o ex-ministro Bebianno sobre as denúncias de utilização das candidatas-laranjas pelo PSL.

Ou seja, por desconhecer ou desrespeitar a liturgia do cargo, Bolsonaro trouxe para dentro do governo uma crise desnecessária.

 

COMENTÁRIOS
20

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    VEJO AQUI ALGUNS INTERNAUTAS DEFENDER O GOVERNO. AÍ EU PERGUNTO: QUE GOVERNO? O QUE SE VER É UM BANDO DE BANDIDOS, QUADRILHEIROS MILICIANOS SE ENGRADEAREM ENTE ELES MESMO. É LARANJAL PRA TODO LADO. É LARANJAL DO CARLUCHO 171; É LARANJAL DO BEBIANO 171; É LARANJAL DO MIN. DO TURISMO 171; ENFIM, É UMA VERGONHA. E VCs AINDA VEM DEFENDER ESSAS CRIATURAS DIABÓLICAS!!! VÃO SE INTERNAR NUM MANICÔMIO DE IDIOTAS, QUE É ISSO QUE VCs SÃO.

  2. Amigo do Povo

    Sugiro que vejam as dividas para com o governo das empresas GLOBO, Folha e Cia. A veja como sabem já está fodida.

    Escrevam, não aguentarão !

  3. Amigo do Povo

    Um aviso para a esquerdalhada de merda : Ninguem mudou de ideia, porque ninguem acredita em voces.
    O Capitão continua com alta aprovação e aquelas técnicas de desgaste de 1917 não vão colar, como não está colando o BL BLA BLA da Globo , veja e Cia (sou assinante do Globo a 30 anos e vou continuar).
    Quem viver verá !
    A propósito : O Ministro Fachin negou a liberdade ao condenado em segunda instancia por corrupção.
    O Lula continuará preso babaca.

  4. olho vivo

    O presidente 171 disse que a reforma previdenciária dele vai igualar ricos e pobres. Será que a nação vai embarcar nessa estória pega trouxa?

  5. Julius Robert Hoppenheimer

    A canalhice midiática, que defende interesses inconfessáveis criando factóides e faketóides contra o Presidente da República, investe tudo na repercussão mal intencionada de uma suposta crise política que já foi debelada no nascedouro. A maioria da opinião pública condena a covardia da imprensa na tentativa de desgastar Bolsonaro, sua família e seu vice. A tendência é que o feitiço vire contra os feiticeiros.
    A fofocagem em torno do desgaste e exoneração de Gustavo Bebianno da Secretaria-Geral da Presidência da República até mobilizou o mundo político, porém não gerou consequências nas expectativas do mercado financeiro. O desespero da oposição sem noção ficou maior porque o Bebiannogate fortaleceu a relação pessoal entre Jair Messias Bolsonaro e seu vice Antônio Hamilton Mourão – os principais impulsionadores do governo, junto com Sérgio Moro e (até agora) Paulo Guedes.

    Todo mundo sabe que uma imprensa comprometida com a verdade é fundamental para o Estado Democrático de Direito, através do exercício pleno da liberdade de expressão. O problema é que isto não acontece no Brasil, onde a mídia hegemônica, Estadodependente, foca na defesa dos interesses políticos e econômicos de uma oligarquia criminosa e decadente. Felizmente, tal quadro tende a mudar. Assistimos à evolução de veículos de informação mais independentes. Ao mesmo tempo, vivenciamos a desmoralização e falência da velha mídia.

  6. Julius Robert Hoppenheimer

    Repito: a “mídia”, no Brasil, não tem NADA a ver com jornalismo e informação. É uma ORGANIZAÇÃO POLÍTICA de esquerda radical, cúmplice do Foro de São Paulo e das gangues de narcotraficantes. Seu objetivo é desestabilizar o governo e reinstalar no poder o Lumpenproletariado petista.
    Dar a essa organização o tratamento que se dá à mídia normal é suicídio.
    Os poucos liberais, conservadores e apolíticos que ainda sobrevivem na profissão jornalística correm o risco de ser usados em operações que vão um pouco além da sua compreensão.

    1. ALAGOANO

      Qdo a mídia, falava do lula(que diga-se de passagem foi bem feito, porque falou o que tinha que ser falado) reclamavam os petistas, agora que a mídia, mostra os erros do presidente Jair Bolsonaro, o qual votei nele e não me arrepndi e espero não me arrepnder, mas fazer parte de um exercito de pessoas que fala da imprensa como se ela produzisse os erros dos governos, ah nessa não caio não. Outra coisa quer ajudar o governo Julius, rapaz, mostrar os erros, a melhor forma de ajudar. Confio no presidente, mas se tudo que a imprensa disser, a gente diz que é de esquerda, fica dificil né????

  7. José Ednaldo Monteiro Lisboa

    Que governo desequilibrado e sem condições de administrar o País. Filho Vereador que interfere na Presidência da República, não o desfile no carro aberto na posse do Presidente.

  8. Cláudia

    Numa pesquisa qualquer, na atualidade, já seria apontado o declínio acentuado da aprovação desse desumano farsante chamado Bolsonaro.

  9. Pedra Noventa

    A imprensa canalha está desesperada a “MAMATA ACABOU”, já era,o bestiano gravava o Presidente e vendia as informações aos canalhas midiáticos. O carlos bolsonaro descobriu o plano e detonou o X9. Acabou ooooooo, acabou.

  10. Roberto Theodosio Brandão

    ATÉ AGORA NÃO GOVERNOU. APENAS FOFOCAS E BRIGAS FAMILIARES INUTEIS.
    PRECISA BOTAR OS FILHOS NO DEVIDO LUGAR E SEPARAR O JOIO DO TRIGO.

  11. Nelson

    A crise BÔBinho está na Rêde Glôbo !!! Sem as estrondosas verbas publicitárias que o PHÊ THÊ de LULA e Dilma destribuia irresponsávelmente com ela, a falência da Glôbo Lixo é eminente. A última esperança era o Bebiano, que estava traindo o Bolsonaro para tentar convence-lo a abrir os cofres para a Glôbo.
    A grande mídia esquerdopata cisca, xora, esperneia, mas não sai do canto. Agora BÔBinho o vento que venta lá, e o vento que venta cá. Bolsonaro é pedra noventa, só enfrenta, quem aguenta.
    BÔBinhoooooooo…tome seu Rivotril meu filho, esqueça não !!!

  12. Levy

    Bob você é maluco é cara? Tu não percebeu que nos audios ficou demonstrado que esse Bebianno era um bandido responsável por um esquema de laranjas e queria jogar a conta disso no Bolsonaro? Que falta de caráter é essa Bob! Tá achando que o povo é burro e não percebeu que esse Bebianno gravava conversas com o presidente pra depois chantageá-lo. Você só afunda com esses comentários totalmente parciais tá ok!

  13. Jorge Fernandes Lima

    Caro blogueiro.
    Não respeitar a liturgia do cargo é instalar no 3° andar do planalto uma sala de arrecadação de propina.
    Foi assim que funcionou nos governos Lula e Dilma.
    O Lula está a onde hoje?
    Os vídeos divulgados nada nada comprometem a moral do atual presidente. Apenas ele reclama de um ex-ministro.

  14. José Ricardo Batista

    Bolsonaro vai realizar a melhor gestão da era república no Brasil. Infelizmente até o final do seu mandato vai ter que conviver com a oposição tentando manchar a sua performance, mas ele é o cara.

Comments are closed.