Eleição para a mesa do Senado será secreta
   2 de fevereiro de 2019   │     4:39  │  4

Dias Toffoli anula sessão que decidiu pelo voto aberto no Senado Foto: Rosinei Coutinho / O Globo

por Aprigio VIlanova*

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, concedeu liminar, na madrugada deste sábado, determinando que a eleição que irá escolher o presidente do Senado para o próximo biênio (2019-2021) seja secreta.

O documento assinado por Toffoli anulou também a questão de ordem votadas pelos senadores que autorizava a votação aberta. A manobra do senador, Davi Alcolumbre (DEM-AP), viola o regimento interno do Senado que prevê votação secreta para a eleição do presidente da casa.

A reunião desta sexta foi tumultuada com diversas trocas de acusações e insultos. Após muito bate-boca, os senadores chegaram a um acordo e resolveram encerrar a sessão, convocada para este sábado, às 11h, a retomada dos trabalhos.    

A petição que pedia o pronunciamento do STF foi protocolada pelo partido Solidariedade. Na petição, o Soliariedade argumentou que o Senado havia descumprido a decisão anterior de Toffoli que garantia a votação secreta, tanto na Câmara, quanto no Senado.

Para o Toffoli, a manobra do senador Alcolumbre de submeter “questão de ordem versando a forma de votação da eleição da mesa diretora (secreta ou aberta) desrespeitou a decisão que proferi nesta suspensão de segurança, bem como subverteu de forma deliberada as finalidades precípuas das reuniões preparatórias”.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Amigo do Povo

    Garoto, você não escreve mal. Saia do lado dos perdedores, atravesse a rua não desperdice seu possivel talento com perdedores. Não seja um a mais nesse mar de Jornalistas frustados que habitam a mídia esquerdopata. Venha para o lado dos ganhadores, o espaço e amplo, a onda vai durar anos.

  2. José Baybozas da Silva

    Perdeu Plaboy! Queria esvaziar e sabotar o governo bolsonararo né? Davi derrubou o teu golias…kkkkkk, Agora só resta expulsar o advogado do PT, esse Toffili!

  3. Amigo do Povo

    E a esquerdalhada irreponsavel e corrupta hein ? Ficaram apenas com uma suplência. Thcau Querida. E como ficarão nas comissões ?
    Sabe quem se esmerdelhou ? Foi o PSB que com o Campos trilhava um lindo caminho florido e agora virou aba de botequim do PT.
    Agora na Câmara termos o cantinho dos esquecidinhos coitadinhos. Nem com a liderança da minoria o PT e puxadinhos ficaram.
    Seja bem vindo Ciro Gomes para 2022. Até lá o poste deve ter enferrujado.
    Para completar aguardo com grande expectativa a condenação do verme presidiario, bandido condenado por corrupção e segunda instancia, por unanimidade. Já está no hora de transferi-lo para uma penitenciaria e colocar uma “farda com listras pretas horizontais”.
    A propósito já arrumaram alguma coisa para o lindinho ? Que seja leve e 1/2 expediente,

  4. Sem Nome

    Aprígio,
    Por que o voto secreto?Será que tudo que é secreto é obscuro?Vejamos…
    O voto secreto é uma forma de evitar pressão sobre os eleitores, e também evitar a coação. No Brasil, o voto secreto foi implantado, pela primeira vez, no pleito de 1925, do Centro Acadêmico XI de Agosto, entidade que representa até hoje os estudantes da Faculdade de Direito da USP.

Comments are closed.