O risco de transformar o Lula em mártir
   30 de janeiro de 2019   │     2:16  │  21

Brasília – A negativa para o pedido da defasa do ex-presidente Lula, para que ele fosse ao velório do irmão, era certa.

Genivaldo Inácio da Silva, o irmão do Lula, faleceu de câncer e será sepultado na tarde desta quarta-feira, 30.

Em Curitiba, a Polícia Federal, no parecer contrário ao pedido, alegou riscos de fuga e tumulto, além do avião, que está socorrendo vítimas na tragédia de Blumadinho-MG.

O Ministério Público Federal acompanhou a alegação da PF e a juíza federal Carolina Lebbos acompanhou a alegação de ambos, de modo que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, a quem compete a palavra final, também acompanhará os dois.

Os desembargadores do TRF da 4ª Região talvez nem precisem decidir nada, porque não haverá mais tempo para o Lula chegar em São Paulo antes do sepultamento.

Mas, o que parece ter sido uma decisão eminentemente judicial, passou antes pelo governo. Houve reunião e a palavra final coube aos generais, por isso a decisão da juíza só foi anunciada nesta madrugada.

O general Hamilton Mourão, no exercício da presidência, posicionou-se favorável ao pedido da defesa do Lula e chegou a comentar que teve um irmão falecido recentemente e entende o sentimento, mas Mourão não decidiu – quem decidiu foi o núcleo mais próximo do presidente Bolsonaro.

Imagine qual seria o quadro se o Lula viesse a falecer na prisão, diante do impasse sobre o que fazer com o corpo. O dilema quanto ao mártir que se produz involuntariamente persiste.

COMENTÁRIOS
21

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    O MUNDO DAR MUITAS VOLTAS E TODOS N´S ESTAMOS INSERIDOS NELAS. ESPERO QUE, ESSES QUE ESTÃO COMENTANDO COM O SENTIMENTO DO ÓDIO NÃO VENHA A SOFRER A MESMA DOR QUE O PRESIDENTE LULA E FAMÍLIA ESTÃO SENTINDO. FAZER OPOSIÇÃO POLÍTICA NÃO QUER DIZER TIRAR O DIREITO DO OUTRO. E MUITO MENOS NUMA SITUAÇÃO DESSA QUE É DE MUITO PESAR.
    A NEGATIVA DESSA JUÍZA E DOS OUTROS CARRASCOS DO JUDICIÁRIO, SÓ DEMONSTRA QUE LULA NÃO É UM PRESO COMUM QUE ESTAR PRESO PQ ROUBOU. PELO CONTRÁRIO, DEIXA BEM CLARO QUE ELE É UM PRESO POLÍTICO QUE A ESTREMA DIREITA NÃO QUER VÊ-LO FAZENDO POLÍTICA. MAS ISSO É IMPOSSÍVEL. POIS LULA NÃO É SÓ UM HOMEM: ELE É UM IDEAL. É UM ESPIRITO DE LUTA. E ISSO É DIFÍCIL TIRAR DO POVO.

    1. Amigo do povo

      Não vou sofrer nada, não sou bandido e não apoio bandido condenado na justiça em segunda instancia por unanimidade por corrupção. ele não e um ideal e um bandido condenado apenado, é um presidiario.
      Lugar de bandido e na cadeia.

  2. Amigo do Povo

    É de se imaginar , presidiario chegando ao cemitério com 5000 imbecis petralhistas cuspindo sangue, acompanhado com uma escolta de 10 PFs, entrando no meio da multidão ordeiramente, velando seu falecido irmão ordeiramente e na volta saindo com sua escolta ordeiramente. Ora bolas, somente um idiota acreditaris nisto. Se saisse assim não voltaria,
    Acredito que o Marcola e/ou Fernandinho Beira-Mar, seriam mais ordeiros do que Lula e sua claque vermelha.

    Sugiro que acenda uma vela no canto da cela para a alma do falecido.

  3. Artilharia Poderosa

    Até ontem, eu acreditava que Lula era um preso cumprindo pena por corrupção. Agora acredito que seja um preso político e que o TRF e seus desembargadores têm um interesse além do público em mantê-lo preso.
    Por quê? Essa é a grande pergunta.

    1. Amigo do Povo

      Acredito muito em vc , assim como acredito muiito em saci perere e mula sem cabeça. Vai te catar !
      bobão.

  4. WELLINGTON

    E AINDA TEM GENTE QUE TEIMA EM ACREDITAR NO DEVIDO PROCESSO LEGAL E IMPARCIALIDADE NAS ACUSAÇÕES, JULGAMENTO E CONDENAÇÃO DOS SUPOSTOS CRIMES PRATICADOS PELO EX PRESIDENTE LULA.
    DESTA VEZ EXTRAPOLARAM DE VEZ O MÍNIMO DO QUE PODEMOS CHAMAR EM UM ESTADO DE DIREITO. ACREDITEM: A “JUÍZA” DA VARA DE EXECUÇÕES DE CURITIBA NEGOU O PEDIDO DA DEFESA DO EX PRESIDENTE PARA COMPARECER AO FUNERAL DE SEU IRMÃO DE PLANO QUE OCORRERIA EM S. BERNARDO/SP. A REFERIDA MAGISTRADA PARA SE RESGUARDAR PEDE UM PARECER AO MPF DE CURITIBA QUE COMO JÁ ESPERADO DEU PARECER CONTRÁRIO A TAL PERMISSÃO E PARA MAQUIAR AINDA MAIS COMO CONDÃO DA LEGALIDADE RECORREU DE MAIS UMA CONSULTA A PF DE CURITIBA QUE TAMBÉM É CLARO EMITE PARECER CONTRÁRIO ALEGANDO NÃO TER CONDIÇÕES OPERACIONAIS PARA CONDUZIR O EX PRESIDENTE ATÉ O VELÓRIO. POR OUTRO LADO O TRF4 DE CURITIBA TAMBÉM ENDOSSA A DECISÃO DANDO “AQUELE” TOQUE DE LEGALIDADE NUMA ABERRAÇÃO JURÍDICA SEM PRECEDENTES E NEGA O PEDIDO QUANDO QUALQUER ACADÊMICO DO CURSO DE DIREITO OU INTERESSADO QUE JÁ LEU A LEI DE EXECUÇÕES PENAIS EM SEU ART. 120 PRESCREVE ASSIM: “OS CONDENADOS QUE CUMPREM PENA EM REGIME FECHADO OU SEMI-ABERTO E OS PRESOS PROVISÓRIOS PODERÃO OBTER PERMISSÃO PARA SAIR DO ESTABELECIMENTO, MEDIANTE ESCOLTA, QUANDO OCORRER UM DOS SEGUINTES FATOS”:
    I – FALECIMENTO OU DOENÇA GRAVE DO CÔNJUGE, COMPANHEIRA, ASCENDENTE, DESCENDENTE OU IRMÃO. (Difícil de interpretar? Rsss…)
    PELA LEI, NÃO HÁ NECESSIDADE DE AUTORIZAÇÃO JUDICIAL, BASTANDO APENAS AUTORIZAÇÃO DO DIRETOR DO ESTABELECIMENTO ONDE SE ENCONTRA O PRESO, NO CASO DO EX PRESIDENTE O DELEGADO FEDERAL (SUPERINTENDENTE).
    TALVEZ TENHA COMETIDO UM “EXCESSO” ACIMA QUANDO FALO EM “ABERRAÇÃO JURÍDICA”. NA VERDADE A LEI NÃO FALA EM CONDENADO POLÍTICO COMO NO CASO CONCRETO. A LEI REALMENTE FALA EM CONDENADO COMUM. RSSSS… TALVEZ SEJA ESSE FUNDAMENTO QUE SE APEGAM O FAMOSO “TRIBUNAL DE EXCEÇÕES DA REPÚBLICA DE CURITIBA” COMO A FAMOSA CAPITAL É CONHECIDA PARA SE APLICAR A LEI.
    MAS TAMBÉM NUNCA É DEMAIS LEMBRAR QUE ESSA MAGISTRADA É AQUELA MESMA QUE SE PRONUNCIOU CONTRA A DECISÃO DO MIN. DO STF REFERENTE AO HABEAS CORPUS EM FAVOR DO EX PRESIDENTE APENAS E TÃO SOMENTE APENAS QUANDO NINGUÉM MAIS FALTAVA OPINAR, NEM MESMO O JUIZ MORO QUE MESMO DE FÉRIAS DEU ORDENS DOS EUA PARA O DELEGADO MANTER O EX PRESIDENTE PRESO. ISTO PORQUE ELA É A JUÍZA DA VARA DE EXECUÇÕES PENAIS QUE O EX PRESIDENTE ESTÁ SOB CUSTÓDIA, VIU? Rssssss….
    UMA PERGUNTA CURIOSA: ESSA MAGISTRADA JULGA COM A SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA E CONHECIMENTOS JURÍDICOS OU PRECISA DE UM “BIZU” PELO ZAP PARA DECIDIR O ÓBVIO?
    CREDO EM CRUZ TRÊS VEZES…
    APENAS CURIOSIDADES NA IMPARCIALIDADE TÃO PUBLICADA EXPLORADA…

  5. Amigo do povo

    Ora bolas, se ele tem direito, Beira-Mar tambem tem assim como todos os chefões do comando vermelho ou PCC. Todos são bandidos condenados.

  6. Luis 51

    A internet já fez questão de desenterrar duas lembranças de Lula e seus irmãos. No dia 17 de dezembro de 2004, Lula, então presidente, deixou de ir ao velório de João Inácio, outro irmão seu, alegando que teria uma reunião do Mercosul em Belo Horizonte e, mais tarde, uma confraternização com ministros e assessores da Granja do Torto, em Brasília. A fonte é a Tribuna do Paraná.
    No mês seguinte, Odair Inácio, outro irmão de Lula, morre vítima de um infarto. O ex-presidente mais uma vez faltou ao enterro por conta de uma viagem à Amazônia e à Colômbia. A fonte é a Folha de São Paulo.

    E AI, VEMELHADA, O CARNAVAL ESTA CHEGANDO…

  7. carlos

    O bandido só é mártir para os militontos de sempre Bob. Aliás, se ele for ao banheiro fazer o número 2 já acham que ele merece uma estátua de ouro por isso.

    A lei é clara e condiciona a saída à decisão do diretor do estabelecimento onde se encontra o preso … só lembrando aqui que a sede da PF não é presídio e é lá que ele deveria estar … e à segurança dos agentes e dos presos.

    Vai dizer que o “exército de Stédile” possui prerrogativas para ameaçar a polícia? Ou ainda a militância da sede dos metalúrgicos do ABC que bloqueavam a passagem mesmo da imprensa com ameaças e agressões físicas? Depois do SHOWMISSA onde o embriagado estava num trio-elétrico, vimos o quão sério são os “sentimentos familiares do bandido”.

    Só falta agora você fazer um textão falando do quão pacífica é a militância do PT. Que ela não obstrui o dever policial. E do quanto vão chorar nas redes sociais se a polícia empregar a força contra arruaceiros.

    Ele está preso, não está de férias. A sede da PF não é um resort. E a militância do PT passa longe de ser civilizada. Aliás, já que amam tanto o comunismo se perguntem: como a polícia Chinesa agiria contra que pratica os atos que a militância do PT pratica?

    1. carlos

      Ah! E Mourão não decidiu … pois ele não tem poder de decisão … ele opinou.

      A propósito, não são vocês esquerdistas que faziam chacotas com a opinião dele? Como sempre a seletividade conveniente e oportuna né?!

    2. carlos

      Um detalhe: a Gleisi convocou um ato às 10h no cemitério através do Twiter.

      Ou seja: tumulto, pixação, danos nas lápides, já que teriam militantes subrindo pra bater foto dele, sujeira.

      Cemitério não é galpão de sindicato e nem praça pública pra fazer este tipo de ato.

  8. Nelson

    Kkkkkkkkkk mártir do quê BÔBinho ???
    Só se for da cachaça kkkkkkkkkk. Pra vocês da militância, ele foi, é, e sempre será…pra nós maioria do povo Brasileiro, é o poderoso Chefão do maior escândalo de corrupção da Estória Universal.
    É o acerto de contas Sr Roberto ! Ninguém consegue mentir nem enganar a vida inteira, um dia a casa cai, que ele pague o mal que fez a Nação Brasileira.

  9. Pedra Noventa

    Felizmente o presidiário Lula está pagando pelos erros cometidos contra o povo brasileiro, mentiu para ser eleito e cuspiu no prato que comeu. No Brasil muda os políticos mais a política continua a mesma, veja o atual presidente Bolsonaro, mentiu ao povo e ganhou a eleição, no poder está fazendo tudo ao contrário do que prometeu em campanha, eu votei e nele e já me arrependi, ou seja todo político brasileiro é farinha do mesmo saco, se houver movimento humano nas ruas para tirá-lo estarei lá. Se entrar os militares será a mesma coisa, tá tudo dominado, aqui só uma bomba atômica para acabar com tudo e surgir uma geração decente, sem corruptos. Tenho dito!

  10. MARCOS MEDEIROS DO NASCIMENTO

    Quanto o outro irmão de Lula morreu e ele estava na presidência, ele disse que não podia ir porque tinha um encontro importante com Hugo Chaves na Venezuela, e porque agora ele da tanta importância para ir.
    O que a imprensa tem que fazer é deixar esse marginal esquecido na cadeia para que ele cumpra por enquanto esses doze anos que tem, lembrando que falta muito mais. O homem rouba o país e vocês ainda ficam dando importância a essa desqualificado?

  11. PATRICIO RODRIGUES DE FARIAS

    ELE DEVERIA MORRER LOGO PARA VIRAR MARTIR. EU TERIA O MAIOR PRAZER DE PEGAR NA ALÇA DO CAIXÃO. KKKKKK MORRE LOGO DESGRAÇA

Comments are closed.