Bolsonaro não responde a Renan, que briga com Dellagnol
   15 de janeiro de 2019   │     21:59  │  4

Brasília – O procurador-chefe da Operação Lava Jato, Deltan Dellagnol, lidera a cruzada que defende eleição aberta para a escolha dos presidentes da Câmara e do Senado.

Pela Internet, ele já recolheu 430 mil assinaturas e anuncia que deseja somar 500 mil até a eleição nas duas Casas do Congresso Nacional, marcada para 1º de fevereiro.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) reagiu pelo twiter afirmando que Dellagnol “continua proferindo palavras debeis, vazias e com interesse político, como um ser possuído”.

Renan passou recibo, o que não era da sua postura, e deu margens a outras avaliações sobre o processo eleitoral na escolha do próximo presidente do Senado.

O ministro Dias Toffoli, no plantão do Supremo Tribunal Federal, decidiu na semana passada que a votação deve ser fechada, ou seja, secreta. Mas, Dellagnol acredita que a pressão popular pode reverter a decisão.

Há quem garanta que, com o voto secreto, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) pavimentam a vitória na disputa pela presidência da Câmara e do Senado, respectivamente.

Se na Câmara, Maia já parece recomposto com o governo Bolsonaro e, especialmente, o partido do presidente, o PSL, no Senado há a incógnita. Em entrevista a O Globo, na semana passada, Renan se insinuou para Bolsonaro, mas não obteve resposta.

– “Se ele ( Bolsonaro ) me chamar  para conversar, eu vou” – disse Renan.

Igual à Câmara, houve uma renovação histórica no Senado e Renan é um dos sobreviventes, salvo em parte pelo prestígio do filho, governador alagoana muito bem avaliado, e em parte pela “engenharia política” que ele próprio arquitetou ao estimular a candidatura do ( ainda ) deputado federal e ex-ministro Maurício Quintela.

Quintela não se elegeu, mas derrotou o senador Benedito de Lira, que havia obtido 800 mil votos em 2010 e na eleição de 2018 viu mais de 400 mil votos dele migrarem para Quintela. Foi o suficiente para garantir a eleição de Renan.

Interessante é que, se antes, a convicção sobre que o voto secreto favorecia a Renan era unanimidade, agora já se faz outra leitura.  O senador major Olímpio (PSL-SP), que chegou a dizer que não havia senador que não devia favor a Renan, já analisa que esses “devedores” são mais propensos a não votar no credor se o voto for secreto.

Ou seja, com o voto aberto eles teriam de mostrar o rosto e declarar o voto contra.

A disputa se acirra à medida que se aproxima o final do recesso parlamentar. Será, sem dúvida, a mais acirrada disputa da história do Senado e Renan tem duas etapas a vencer – a primeira etapa, dentro do próprio MDB, porque a senadora Simone Tebet (MT) também almeja a presidência do Senado e, por conseguinte, do Congresso Nacional.

 

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    PELO A CONSERVAÇÃO DA ÉTICA E DA MORAL COM A COISA PÚBLICA, A VOTAÇÃO DAS DUAS CASAS TEM QUE SER VISTA POR TODO MUNDO,ABERTA E AO VIVO. POIS NÃO É REPUBLICANO SE FAZER SEGREDO QUANDO É DO INTERESSE DO POVO. QUEM TIVER A MELHOR PROPOSTA QUE SE SAIA. O VENCEDOR. E OUTRA: O COISO NÃO PODERIA SE METER. NÃO É REPUBLICANO UM PODER SE METER NO OUTRO.
    E MAIS UMA VEZ: ESSE NELSON É UM IMBECILIZADO QUE NÃO CONSEGUE ENXERGAR UM PALMO ALÉM DO NARIZ. SERÁ QUE ELE SABE DO QUEIROZ LARANJAL?

  2. Antonio de Padua

    Pensei que DELLAGNOL, fosse uma novo creme dental ou uma pasta de dentes que o Senador Renan estava divulgando.

  3. Nelson

    Pelas leis constitucionais do País, quando um Presidente da República sofre um impechement, é afastado ( a) do executivo e fica suspenso seus direitos políticos por oito anos. No processo da Dilma, o Sr Renan burlou a constituição e protegeu a ex Presidenta de ficar suspensa de se candidatar a nada por oito anos, precisou o povo dizer não a ela nas urna e assim concluir o total afastamento daquela coisa. Agora o Sr Renan tá recendo o troco, que moral tem ele agora pra discutir se a eleição para a presidência do Senado tem que ser aberta ou fechada, é o feitiço virando contra o feiticeiro kkkkkkkkkk. Sr Roberto Vilanova, o Presidente Bolsonaro jamais vai chamar o Renan para conversar a apoia-lo para a Presidência do Senado ! Espere sentado BÔBinho, pois em pé o Sr vai ficar cansado, viu. Oh dor de cotovelo infeliz kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.

  4. Sem Nome

    Roberto,
    Quanto a votação ser aberta ou fechada se trata de questão constitucional que jamais deveria ser tratada como quebra de braço nas redes sociais,jogando o executivo x judiciário,está na hora de alguém botar ordem nesta bagunça,quem será o ator?Caso seja mais uma vez as ruas é melhor fundar uma nova maneira de aplicar as leis vigentes,simplesmente vergonhoso.

Comments are closed.