Rosinha da Adefal será secretária da Mulher de Bolsonaro
   4 de janeiro de 2019   │     0:18  │  12

Reprodução TV Gazeta

por Aprigio Vilanova*

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, concedeu entrevista à Globo News, nesta quinta (03), e, entre outros assuntos, anunciou o nome da deputada federal, Rosinha da Adefal (PTB), para a secretaria da Mulher.

Rosinha que não conseguiu a reeleição, nesta última eleição, agora terá um cargo no segundo escalão do governo Bolsonaro. Parece que o credenciamento de Rosinha para assumir o cargo de secretária da Mulher veio após a apresentação do projeto de lei intitulado “infância sem pornografia” que tem como objetivo proibir professores de abordar temas relacionados a sexualidade para jovens e adolescentes.

À época da apresentação do projeto, Rosinha explicou: “A lei não permite a professores ou agentes de saúde, ou qualquer outro servidor público, ministrar ou apresentar temas da sexualidade adulta a crianças e adolescentes – abordando conceitos impróprios ou complexos como masturbação, poligamia, sexo anal, bissexualidade, prostituição, entre outros – sem o conhecimento da família, ou até mesmo contra as orientações dos responsáveis”.

O projeto é claro retrocesso no âmbito educacional, de saúde pública e vai na contramão do que é praticado nos países desenvolvidos. A educação sexual não pode ser confundida com o ensino de sexo como se faz querer acreditar. Vai muito além, é o caminho mais eficaz para evitar as DST´s, os abusos sexuais, as gravidezes indesejadas e favorece uma política de planejamento familiar.

Os países europeus, por exemplo, passaram por debates semelhantes acerca do papel do Estado e da escola na educação sexual dos seus jovens. Não há um padrão exclusivo para a abordagem e nem acerca da idade dos alunos, mas, as temáticas, em boa parte dos países, partem de uma concepção transversal e interdisciplinar.

O cenário mais comum nas escolas europeias é a atuação de professores e profissionais da saúde trabalhando em conjunto. Este deve ser o cenário próximo do ideal para o cumprimento de uma abordagem mais ampla e partilhada entre os profissionais da saúde e os da educação. 

A questão que deveria está em discussão é sobre o modelo que a educação brasileira precisa adotar para a educação dos nossos jovens e como está a formação dos profissionais do magistério para o exercício de mais esta demanda que se coloca.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG   

 

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

    1. Felipe

      Tô desempregado e querendo uma boquinha de motorista do Bolsonaro. Pra ficar logo milionário kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  1. carlos

    Bob vc deve ter sérios problemas .. é sério msm.

    Retrocesso? Onde?

    Falas como se as crianças não estivessem sendo sexualizadas (já ouviu falar do trabalho de Tim Lopes que morreu denunciando abusos sexuais de menores nos bailes funk do RJ?).

    Até parece que a gravidez precoce diminuiu. Foi até estimulada pela ilusão de ganhar mais no Bolsa Família.

    Os jovens estão cada vez mais fazendo sexo sem preservativos. E a cada dia mais novos.

    Vídeos e fotos nos apps e redes sociais não me deixam mentir. O quanto nós vemos as “novinhas”, tão glorificadas em músicas que foram chamadas de patrimônio cultural por esquerdistas, exibindo-se sexualmente?

    Tudo isso durante os governos dos que se autointitulam “progressistas”, que só levam progresso aos seus manda-chuvas e pelegos, pois o povo está na pior.

  2. Burraldino Júnior

    Quando disse que seria secretária da Mulher de Embolso-Naro, entendi que ia trabalhar com a Michelle das Libras, só depois que eu a matéria e compreendi.
    Foi mal, sou meio lerdo das idéias mesmo, sabe como é, votei no Mito.

  3. rpberto

    mal escolha os alagoamos ja deram o troco a ela nas urnas, de mais 96 mil votos na primeira pars menos de 6 mil na ultima. precisa dizer mais alguma coisa.

  4. rpberto

    mal escolha os algoanos ja deram a ela a resposta nas urnas de mais de 96 mil votos para menos de 6 mil votos que liderança é essa.

  5. PROGRESSISTA PORRETA

    ESTAMOS AS VOTAS COM ESSA CORJA DE RETRÓGRADOS QUE SE ESTALOU NA ESPLANADA. NÃO TEM UM QUE COMUNGUE COM A OPINIÃO POPULAR. ESTAMOS DE VOLTA A IDADE MÉDIA.
    TAMBÉM, O QUE SE ESPERAR DE UMA NAZIFASCISTA QUE MENTE DESCARADAMENTE AO SEU POBRE PÚBLICO? QUE É SUSPEITA DE TRAFICO DE CRIANÇAS? QUE QUER TOMAR AS TERRAS DOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS PRA ENTREGAR AOS SEUS AMIGOS DO AGRONEGÓCIO? QUE QUER ATÉ ESCOLHER A COR DAS ROUPA QUE OS FILHOS DOS OUTROS DEVE VESTIR? É ISSO QUE DAR.

  6. Lion

    Engraçado que o nobre jornalista sugere Modelo de Educação para os nossos jovens similar ao Europeu. Mas ficou em silêncio por 13 anos, quando o PT, seu partido queridinho, fazia exatamente o contrário. Por favor, vamos ter pelo menos ter um pouco de honestidade com os poucos leitores que lhe restam..

Comments are closed.