Daniel Dantas e grupos de investimentos dos EUA arrematam Ceal
   28 de dezembro de 2018   │     22:17  │  8

Reprodução da internet

por Aprigio Vilanova*

A Companhia Energética de Alagoas (Ceal), subsidiária da Eletrobrás, foi arrematada pela multinacional Equatorial Energia pelo valor simbólico de R$50 mil.

No leilão, a empresa foi a única a apresentar proposta pela Ceal e ofertou índice combinado de deságio igual a zero, traduzindo: sem descontos na tarifa cobrada ao consumidor.

O contrato de privatização prevê o investimento de R$ 545,77 milhões por parte da Equatorial Energia. O presidente da empresa, Augusto Miranda, afirmou que na próxima semana informará as questões técnicas e financeiras da privatização.

A empresa multinacional

Reprodução do quadro de acionistas da Equatorial

A multinacional Equatorial Energia, holding (sociedade gestora de participações), tem como principais acionistas a Squadra Investimentos, a Opportunity e a BlackRock. 

A Squadra Investimentos tem 14,7% da composição acionária da Equatorial Energia sendo seu acionista majoritário. A acionista se define como uma empresa independente, exclusivamente dedicada a investimentos em ações, fundada em dezembro de 2007.

Reprodução

A Squadra é administrada pelo BNY Mellon Serviços Financeiros DTVM S.A, grupo pertencente ao The Bank of New York Mellon Corporation que, por sua vez, é uma holding americana de serviços bancários e financeiros, fundado a partir da fusão do Bank of New York e Mellon Financial Corporation.

Opportunity, fundado e presidido por Daniel Dantas, é o segundo principal acionista e detém 9,83% das ações da Equatorial. O presidente do Opportunity, Daniel Dantas, entre outras operações, esteve preso junto com o megainvestidor, Naji Nahas, o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta e mais 14 pessoas no âmbito da Operação Satiagraha.

Dantas foi acusado, à época, de abastecer a conta do publicitário, Marcos Valério, por meio de duas de suas empresas, Telemig Celular e Amazonas Celular. Também é acusado de ter se beneficiado nos contratos das privatizações do setor de telecomunicação promovido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

A BlackRock é uma companhia americana que gerencia investimentos em escala global, é considerada a maior gestora de recursos do mundo. A instituição financeira americana detém 5,77% da Equatorial. Segundo informações obtidas, a BlackRock começou como uma gestora de ativos e atualmente administra um patrimônio de mais de U$$6 trilhões.   

O presidente da BlackRock, o americano Larry Fink, é um dos homens mais poderosos de Wall Street, o centro financeiro dos Estados Unidos. 

Demissões e aumento abusivo de tarifa

Na Cepisa, companhia do Piauí, também adquirida pela Equatorial em outubro deste ano, houve pelo menos 40 demissões ilegais antes de findar, em abril de 2019, o acordo coletivo que proibia demissões.

Na ocasião da aquisição da Cepisa, o presidente Augusto Miranda anunciou um processo de transição e um plano de “choque de gestão”. Ainda segundo o Sindicato dos Urbanitários do Piauí, houve também aumento abusivo nas tarifas de energia elétrica.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Sem Nome

    Aprígio,
    O próximo será os Correios,não vai sobrar pombo,o Fedex será o dono absoluto de nosso chiqueirinho,agora se espirar saúde Tramp,carta vai ser coisa de passado,tudo no precinho de americano bonzinho,é ver para crê e tudo financiado pelo nosso super Banco de Investimentos,quem será?Alguém sonha com o preço?Nem na feira da troca,ou será na feira do rato?

  2. PROGRESSISTA PORRETA

    É O COMEÇO DO FIM. É O BRASIL SENDO LEILOADO POR NINHARIAS. FALTA POUCAS COISAS AGORA. O DESMONTE VAI SER GERAL. A GUERRA VAI SER QUEM COMPRAR MAIS, OS AMERICANOS OU OS CHINESES. TAMBÉM POR UNS TROCADOS DESTES…

  3. Sem Nome

    Caça palavras para preguiçosos:Ceal-Opportunitty-Daniel Dantas-Naji-Nahas-Operação Satiagraha-Celso Pitta-Marcos Valério-Fernando Henrique Cardoso-Equatorial-Choque de gestão.

  4. carlos

    Acha ruim a privatização?

    Agradeça aos indicados políticos que presidiram e comandaram com muitos interesses pessoais de seus padrinhos a companhia.

    Também não esqueça de agradecer aos prefeitos que não pagam a conta, pois sabem que não se corta a energia de órgãos públicos mal gerenciados e caloteiros.

    Ah! Tem aquela camada social de coronéis da política e dos negócios que tudo pode em Alagoas, inclusive fazendo “gatos” nos condomínios horizontais e verticais da Maceió e Arapiraca. Aí também se encontram muitos magistrados.

    Mas que fique claro que o pequeno caloteiro também tem culpa.

  5. Lion

    Certamente deve haver demissões. Apadrinhados, reestruturação, nova gestão. Enxugamento de folha, etc. Ou o nobre jornalista acha que o corpo funcional da eletrobrás al deve permanecer o mesmo?

  6. Julius Robert Hoppenheimer

    É preciso mostrar, de novo e de novo, que ser de esquerda depois de todo o mal que o comunismo fez e continua fazendo à espécie humana, é A MAIOR DAS VERGONHAS. A MAIS IMPERDOÁVEL.

    🤣😀😄😆😂😁

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

    1. Sem Nome

      Julius,
      Você é supimpa,inteligência pura,é dos meus,fora comunistas,avante Bonsa!Vamos dar um choque de gestão no Brasil,já começamos na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro,é 👍

  7. Sem Nome

    Aprígio meu fio,eu eleitor bonsonariano e defensor número um das privatizações,é a salvação do Brasil e vai tirar essa cambada do PT do poder que são comunistas infiltrados nas estatais brasileiras,tem que vender e nesse precinho e de preferência financiado pelo BNDES, tudo e prá empresários do bem e que tenham compromisso em ganhar muito dinheiro pois nosso país tem que parecer com os Estados Unidos da América,quanto ao aumento gigantesco nas tarifas de energia não será problema,temos o programa luz para o bolso dos pobres empresários,sou inteligência pura,avante bonsa!

Comments are closed.