De Mitra a Jesus, do Festival do Sol Invictus ao Natal
   24 de dezembro de 2018   │     15:32  │  12

por Aprigio Vilanova*(Foto e texto)

A tradição cristã nos faz crer que o 25 de dezembro é a data do nascimento de Jesus Cristo, mas as comemorações que cercam esta data remontam há pelo menos sete milênios antes do aparecimento de Jesus na Terra.

A celebração se confunde com a própria história das civilizações antigas e encontrou em cada povo uma maneira de celebrar a chegada do solstício de inverno, no hemisfério Norte. O solstício de inverno torna a noite mais longa e a partir daí, até o auge do verão, os dias terão cada vez mais a presença do Sol.

As comemorações estão relacionadas com a agricultura em um momento em que povos deixavam de ser de caçadores nômades para se fixarem, graças ao domínio das técnicas agrícolas, e desenvolverem organizações sociais mais complexas.  

A Mesopotâmia, o Egito, a Grécia, a China todos estes povos celebravam, a sua maneira, a chegada do solstício no final de dezembro. O império Romano incorpora estas celebrações e comemora o 25 de dezembro como dia do deus Mitra, o deus da Luz.

Mas com o passar do tempo e com o desenvolvimento do cristianismo, os fiéis precisavam encontrar uma maneira de fazer frente as celebrações ‘pagãs’ e incorporaram o 25 de dezembro como a data de nascimento de Jesus. Vale lembrar que a Bíblia não faz referência a data de nascimento de Jesus.

A comemoração só viria a se tornar oficial no século 4, quando o imperador Constantino legaliza o cristianismo e Teodósio oficializa como a religião do império Romano, numa tentativa de acalmar os ânimos dos cristãos cada vez mais numerosos e influentes e de salvar Roma do seu declínio.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    ALGUÉM SABE AÍ DIZER SE O QUEIRÓIZ FANTASMA LARANJA PASSOU O NATAL COM OS COISOS? DIZ AÍ NELSON ABESTALHADO. FAZ UM GESTINHO DA ARMINHA COM O DEDINHO E APONTA O QUEIRÓSZ 171. KKKKKK

    1. Guilherme F.M. Albuquerque

      kkkkkk o motorista mais bem pago do Brasil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Jorge Luiz Bezerra

    “….o imperador Constantino oficializa o cristianismo como a religião do império Romano, numa tentativa de acalmar os ânimos dos…”
    Com muito respeito, não foi Constantino, e sim o imperador Teodósio I.

    1. Roberto Villanova Post author

      Isso Jorge, já corrigi. O imperador Constantino legaliza e Teodósio oficializa. Um ótimo final de ano para toda família! (Aprigio Vilanova)

  3. Sem Nome

    Silva,
    …”a fé é o que mais importa”,perfeito.É interessante perceber que tudo antes e depois de Cristo,esse é o meu guerreiro e o revolucionário de todos tempos,seu exemplo arrebatou e arrebenta multidões.

  4. Nelson

    Sim ! Massssss……e quem vai passar a noite de Natal em Curitiba de frente pra cadeia, cantando noite feliz pra Lulinha 51.
    Muitos súditos disseram que fariam greve de fome… ninguém fez ! Muitos disseram que iam simbora do Brasil… até agora nada ! Quero ver hoje a noite ?????

  5. Silva

    Bem lembrado. Claro que a Igreja Católica não afirma, pois não consta na Bíblia, que Jesus Nasceu no dia 25 de dezembro. E nada mais justo do que termos uma data simbólica para o nascimento Dele. Questão de fé, tal qual as civilizações antigas. Nesse processo de aculturação a fé é o que mais importa.
    Feliz Natal Aprígio Vilanova

Comments are closed.