Construção do CIE destruirá pistas de BMX e Skate em Maceió
   21 de dezembro de 2018   │     14:59  │  1

por Aprigio Vilanova* (texto e fotos)

A Prefeitura de Maceió irá construir um Centro de Iniciação ao Esporte, no Benedito Bentes, bairro da parte alta de Maceió. A obra está orçada em mais de R$ 3 milhões e tem previsão de entrega de 210 dias. A construção é uma parceria entre a Prefeitura, a Caixa Econômica e o Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.

Até aí tudo bem, uma grande notícia para a comunidade que reside na parte alta da cidade e que carece de equipamentos de esporte e lazer. O problema é que o local previsto para a construção do Centro de Iniciação já abriga uma quadra de Basquete, uma pista de BMX e outra de Skate, esta construída pela própria Prefeitura, em 2007.

A construção do Centro de Iniciação irá destruir os equipamentos de esporte já existentes e não contempla a reconstrução, em outro local, das áreas esportivas destruídas. Os moradores reclamam que existem diversos terrenos abandonados que podem ser utilizados para a construção do Centro de Iniciação ao Esporte. 

O presidente da Federação Alagoana de Skate (FASK), Pedro Ralado, pondera: “ninguém em sã consciência pode ser contrário a construção de um empreendimento desta natureza para uma região tão carente de áreas para a prática esportiva, a questão é que a construção do Centro irá destruir três outras áreas de esporte e lazer da comunidade”.

Segundo informações obtidas pelo Blog, a mudança do local para a construção esbarra na burocracia, uma vez que os terrenos existentes que poderiam abrigar o novo Centro de Iniciação ao Esporte pertencem ao Estado. 

Os praticantes do esporte (profissionais e amadores) estão desesperados com a possibilidade de terem seus únicos espaços, na parte alta da cidade, destruídos e sem previsão de reconstrução. A obra está com mais de um mês de atraso e os primeiros materiais para a construção já foram colocados no local.

A esperança dos praticantes e da comunidade em geral é que a construção possa ser realizada em outro terreno e que, assim, a parte alta da cidade possa ganhar mais um espaço para a prática esportiva sem a necessidade de destruição dos já existentes. 

Destaque e falta de apoio       

Carolzinha

 

O skate alagoano vem, mesmo com todas as dificuldades que se colocam, se destacando. A skatista alagoana Carolzinha conseguiu a segunda colocação no Campeonato Nordestino de Skate realizado no início de dezembro. 

Com o resultado, Carolzinha garantiu vaga para representar Alagoas no Campeonato Brasileiro que foi realizado na cidade de Franco da Rocha, em São Paulo, no último dia 8. Mas devido a falta de apoio não pode marcar presença no evento.  

Gabriel Espirro

Na categoria masculina o destaque é o skatista Gabriel Espirro, neste mesmo campeonato realizado em Recife, o atleta conseguiu a quarta colocação. Espirro não garantiu a vaga para a etapa nacional, mas é o destaque do skate alagoano e com um futuro promissor no esporte. Espirro é morador do Benedito Bentes e será diretamente afetado com a perda do espaço para treinamento.   

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Comments are closed.