Dellagnol comete crime contra o português
   20 de dezembro de 2018   │     12:48  │  17

por Aprigio Vilanova*

Após a decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, de conceder liberdade aos presos condenados em segunda instância, o procurador da República, Deltan Dellagnol, voltou as redes sociais para externar sua posição contrária a decisão monocrática de Marco Aurélio. 

A liminar concedida por Marco Aurélio Mello causou grande rebuliço no mundo político, militar e, como não deixaria de ser, no mundo jurídico. Diversos juristas, incluindo ex-ministros do STF, entre eles, Sepúlveda Pertence, saíram em apoio a decisão de Marco Aurélio e o preceito constitucional da presunção de inocência que garante a liberdade até que o processo tenha transitado em julgado.  

Mas algo chamou atenção na repercussão que o caso obteve e não foi pelas questões jurídicas ou mesmo pela movimentação da caserna que se mostrou instantânea revelando que a democracia brasileira está sob tutela e que o estado democrático de direito parece não passar mais de retórica jurídica ou política.

O que chamou atenção foi o domínio da língua portuguesa, ou a falta dele, demonstrado pelo procurador da Lava Jato, Delltan Dellagnol. O procurador, em postagem na sua rede social, não soube fazer a diferença entre as palavras cheque e xeque.

Acabou por protagonizar um episódio que põe em xeque a capacidade de domínio do idioma ou que lhe faz assinar um cheque da falta de compreensão da norma. E não adianta nem culpar o teclado do computador ou o corretor ortográfico do celular.

Reprodução da postagem do procurador, Deltan Dellagnol, em sua rede social

 

*Jornalista Formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
17

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Sem Nome

    Aprígio,
    Enquanto isso em terras estranhas a pergunta que não se cala…até quando o Queiroz irá cagar,ou será defecar?O cara movimentou o equivalente a um Triplex do Lula e o motorista do filho do Bonsa está com dificuldade de falar,vai prá cima dele Dalanhol,ou não vem mais ao caso?

  2. César Alcântara Bernestein Arruda Silva

    Bons tempos querida! Outrora, os repórteres investigam e divulgavam a corrupção de políticos ladrões. Agora, eles fazem perseguição mesquinha a procuradores e autoridades que fazem seu trabalho de investigar, denunciar e julgar esses mesmos políticos corruptos e ladrões! Que inversão de valores, que jactância, que tempos! Que Jabá da peste é esse né Bob?

  3. carlos

    Lamentável que o jornalismo tenha de reduzido a isso.

    Quer explicação? Pois tome: ele digitou de um celular com o corretor ortográfico ativado, memorizando as palavras mais utilizadas e substituiu “xeque” (que pouquíssimas vezes usamos), por cheque.

    Seu único erro foi não ter revisado o texto. O que, nem de longe, legitima as reclamações de quem é incapaz de revisar sua própria moral ao defender o maior chefe de quadrilha de colarinho branco.

    Até nisso a petezada chora? Duro viver de fanatismo hein! Se apegam a qualquer míssera migalha.

    1. bolsonarista arrependido

      sério? maior chefe de quadrilha? faltou tu dizer que era de todos os tempos. essa é uma das coisas que também me dão arrependimento. vejo agora que o cara tá preso sem culpa nenhuma provada. votei no Bolsonaro e ele ganhou porque o “chefe de quadrilha” não disputou a eleição. e Bolsonaro nos traiu. o ladrão tá solto, e o inocente preso

  4. Sem Nome

    Aprígio,que tal perguntar ao Dalanhol se xeque nominal é indicio para onde ia o tutu?Esse cheque não vem ao caso e todos sabem que a movimentação na conta equivalente a um Triplex que deveria ser do Lula é mi,mi,mi dos comunistas militantes e juramentados.

  5. Fernando

    Aprigio (é assim mesmo, sem acento?), isso acontece com quem tem pressa em digitar e não fazer a revisão do texto. Como bem dito por você, pode ter sido culpa do corretor ortográfico do gadget. E gastar tempo escrevendo uma postagem p/ criticar o erro de português de outra pessoa, seja ela quem for, te coloca na mesma vala daqueles que criticaram o jardineiro que quis fazer a gentileza de escrever “Feliz Natal” e terminou usando o S no lugar do Z. Felizmente existem pessoas que, no lugar de fazerem chacota, emitiram um comunicado em nome da prefeitura parabenizando o jardineiro. P.S. O correto no seu texto seria “voltou às redes sociais” e “saíram em apoio à decisão de Marco Aurélio”, ambos com crase, e não da forma como está escrito.

  6. Sem Nome

    Segundo o Google:”Os termos “laranja” e “testa de ferro” designam, na linguagem popular, a pessoa que intermedeia transações financeiras fraudulentas, emprestando seu nome, documentos ou conta bancária para ocultar a identidade de quem a contrata. A criação de laranjas têm, entre outras motivações, o intuito de escapar do fisco.”Paciência não vem ao caso e difícil descobrir né Dalanhol?Inteligência pura.

  7. Sem Nome

    Aprígio deixa disso Aprígio,se o cheque é x ou ch não vem ao caso,o importante é saber onde está o Queiroz,que tal mostar no seu Powwer Ponit quem era o chefe da quadrilha na Assembleia do Rio de Janeiro e seus Laranjeiras?O fato é fato inteligência pura,vamos adiante e avante Bonsa!

    1. Maurício Tenório

      … Mas quem comete falcatruas, está solto, e enchendo o rabo com dinheiro do povo para comer gente e desviando o salário dos assessores como fez a quadrilha Bolsonaro kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Nelson

    Bob Júnior…perdoa o erro de português do Brilhante Daltam !!
    É que ele nunca teve a oportunidade de ter assistido uma palestra do LULA, e nenhum discurso da Dilma Rousseff kkkkkkkkkk
    Pense numa dupla de Ex Presidentes pra falar errado kkkkkkkkkk
    Esse Sepúlveda Pertence que vc está citando, é o que pertence a Seita vermelha né, e que foi Dr Adévogado do LULA ladrão né, há, tá !!! Kkkkkkkkkk. Bob Esponja, ou…. Bob Júnior…vai pescar vai, vocé livre, o Lula não….# Lula tá preso babaca kkkkkkkkkk.

  9. PROGRESSISTA PORRETA

    ELE DEVERIA FAZER UM POWER POINT SOBRE A ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DOS BTRALHAS. O CHEFE JÁ SABEMOS QUEM É. SÓ OTÁRIOS, TIPO PADRÃO MEDRIOCRES, ACREDITA NESSE ADORADOR DE PATOS.

  10. César Alcântara Bernestein Arruda Silva

    Então agora, ninguém mais pode ter um lapso de memória ou algo comum e parecido que vira crime na sua doentia opinião? Crime mesmo, material, cabal, periciado, comprovado, auditado, investigado, na forma da lei e em tempo, foi o roubo de milhões de reais e dólares cometido pelo teu ídolo-deus-totem Lula do povo brasileiro! Esse sim não é nenhum “crime” imaginário do mundo de Bob.

  11. João dirceu

    Por que será que o nobre jornalista nunca comentou de forma pejorativa os inúmeros erros de português do maior ladrão do Brasil? Fica a pergunta

  12. Roberto

    Deixa de ser ridículo! Sem ter nada para falar, já que teu grande ídolo CONTÍNUA PRESO, vem atacar quem fez o grande favor ao Brasil, trabalhando para prender essa corja petista

Comments are closed.