O presidente sem programa
   17 de dezembro de 2018   │     15:52  │  23

por Aprigio Vilanova*

A eleição que elevou Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da República pode ser considerada a primeira marcada exclusivamente pelo estelionato eleitoral. Bolsonaro passou a eleição sem apresentar as suas propostas e os eleitores que o elegeram desconhecem o programa de governo.

Aliás, o programa de Bolsonaro é uma icógnita para quase a totalidade dos eleitores. O que foi protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como exigência para o pleito, é apenas um amontoado de informações que não apresentam um projeto para o país. 

Não é conhecida a sua plataforma para as questões relacionadas a educação, a saúde, a geração de empregos, para a segurança pública. Tudo ficou resumido em frases prontas de efeito que fez boa parte da população embarcar em um vôo desconhecido. 

Não há programa definido, o que existe é uma intensa disputa de força entre os grupos que integram o bolsonarismo. Evangélicos, militares e ultraliberais irão testar suas forças a medida que o governo acontece, o presidente será refém.  

A medida que a equipe de transição vai sendo anunciada é que temos a indicação de como será o futuro governo. Para a educação superior cogita-se, desde a campanha, a combrança de mensalidade para alunos de maior renda, a ordem foi total silêncio para não atrapalhar o desempenho eleitoral.

A questão é que a premissa de que as vagas do ensino superior público são ocupadas pelas classes mais abastadas não condiz mais com a realidade. Segundo estudo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizado em 2016, dois entre três estudantes são oriundos das classes D e E.

A constituição, em seu artigo 206, garante a gratuidade do ensino nas universidades públicas. É sabido que a poposta de mercantilizaçõ da educação superior é uma exigência do Banco Mundial e que tem como objetivo a privatização total e irrestrita do ensino superior. 

Esta medida é flagrantemente inconstitucional. O Supremo Tribunal Federal (STF) já chegou a proibir a cobrança de matrícula em instituições públicas. Para a aprovação de tal medida o futuro governo precisa aprovar um Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que exige três quintos dos votos no Parlamento após votação em dois turnos nas duas casas legislativas,

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

COMENTÁRIOS
23

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    SE O HADDAD FOSSE O ELEITO, O POVO IRIA DE VERMELHO; MAS COMO FOI O COISO CORRUPTO METRALHA 171, OS BOZOMIONS VÃO DE LARANJA CARREGANDO O BOZOLECO. KKKKKK

  2. Julius Robert hoppenheimer

    O Brasil está perdendo centenas de bilhões de dólares por ano com o descaminho na exportação dos minérios estratégicos vendidos de qualquer jeito em moeda podre, isentos de ICM pela Lei Kandir! uma traição ao país e ao povo brasileiro. Marcos Valério na CPI dos Correios, o grosso do dinheiro do mensalão vem do contrabando do Nióbio. O governo atual está vendendo em segredo o Nióbio para a China sem aprovação do modelo econômico que nos beneficie.

    🤣😃😀😆😄😁

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  3. Silva

    Programa tem, só que esse é da elite dominante para afetar os mais pobres. Quem seguiu a cartilha política de Temer não traz consigo boas intenções. Vide a votação dele a favor da PEC 55, congelando o orçamento da saúde e educação por longos vinte anos; a votação da reforma trabalhista, que diminuiu direitos históricos; a lei de terceirização (o filho), que desobriga as empresas a contratar em seus quadros empregados na atividade fim. Enquanto os populares vão às ruas na França, Rússia e agora na Hungria contra as reformas trabalhistas e previdenciárias nesses países, o Brasil se vangloria por um presidente que articula com a cúpula política e empresarial para legislar contra os mais pobres.

  4. Luiz antonio

    Para de torcer contra puxa saco , torcedor do contra, a mamata acabou prefiro um governo sem programa do que um governo ladrao.

  5. Petrucio

    Deixa de mimimi e aceita a derrota afinal faz parte da democracia para quem realmente é um verdadeiro democrata, não há mais espaço para o ódio em nosso País!

  6. Felipe braga

    É melhor ter um Presidente sem programa,do que a turma dos PTralhas acabando com o Brasil.Vergonha mundial.Nunca se roubo tanto neste país.Bolsonaro não é o Presidente dos meus sonhos, mas acabou com esta desgraça chamado PT.A Mamata vai acabou.

    1. Plínio

      Com o programa Bolsa Família, o presidente Lula tirou milhões de famílias da pobreza extrema.

      Com o programa Luz Para Todos , o presidente Lula tirou milhões de famílias das trevas da escuridão.

  7. Barbosa

    Aprígio, voce vai ter que engulir, Bolsonaro é o seu presidente da República, você pode espernear, e o Lula évo meu presi………diário.

  8. Ronivaldo

    comentário típico de quem não sabe perder!!
    não vi vc comentar nada sobre o triplex de lula, o sitio, e de desvios de dinheiro que lula e o PT fez na petrobras…..

  9. Pedra Noventa

    É o presidente diferenciado sem programa, por isso o Brasil vai crescer.
    Já os o programa do presidiário Lula e da Dilmanta foi roubar o povo brasileiro e mandar dinheiro para a ditadura cubana, venezuelana,boliviana e da africa. Tenho dito!

  10. Nelson

    Kkkkkkkkkk eita dor de cotovelo sem fim…dor miseravi !!!!
    BÔBinho Júnior…o Brasil não precisa de Governo com programas não. O Brasil só precisa de um Governo que não faça o que o seu governo fez ! Saqueou a nação, quebrou a Petrobrás, o BNDES, fundo de pensão dos aposentados. Juntou-se a Governadores corruptos como Sérgio Cabral, Pezão, e tantos outros, a ponto de quebrar o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, e muitos outros. Só precisamos de um Governo que saiba gastar com sabedoria na área da educação, saúde, infraestrutura, os mais de dois trilhões que os empresários e trabalhadores pagam por ano. Um governo que aplique esse dinheiro no Brasil, e não em Países Comunistas e ditatoriais como fizeram o prisioneiro LULA, e quase prisioneira, o poste Dilma Rousseff.
    Vá na pharmacia com PH e compre gelol, a passe nesse cotovelo doente kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.

  11. Sem Nome

    Aprígio,
    Nobre jornalista,deixa o homem trabalhar,temos até ministra que viu Jesus na Goiabeira,aleluia!!!!Já começamos bem,aqui jas o Programa Mais Médico agora teremos o Mais Defunto e com direito a pena de morte,Projeto Minha Arma Minha Vida e muito mais.Agora é inteligência pura em ação,avante Bonsa!

Comments are closed.