Vídeo: O imitador de Bolsonaro que enganou eleitores via Whatsapp
   22 de novembro de 2018   │     5:23  │  30

Reprodução

por Aprigio Vilanova*

Quem acompanhou o desenrolar da campanha presidencial, certamente ouviu falar no nome do empresário, Paulo Marinho, como um dos homens fortes do círculo do candidato eleito Jair Bolsonaro (PSL).

A residência de Paulo Marinho, no Rio de Janeiro, serviu como base para a gravação do programa eleitoral de Bolsonaro e também para a primeira reunião com a equipe de transição do futuro governo. Marinho é o primeiro suplente de Flávio Bolsonaro, fiho de Jair Bolsonaro.

O fato que veio a tona esta semana diz respeito a André Marinho, filho do empresário suplente de Senador. Em entrevista aos políticos do Movimento Brasil Livre (MBL), Kim Kataguiri e Arthur Mamãe Falei, André revela que gravou diversos áudios se passando por Jair Bolsonaro, a pedido da própria produtora responsável pela campanha de Bolsonaro.

André disse que mostrou alguns áudios ao filho de Bolsonaro e candidato ao Senado, Flávio Bolsonaro. Esses áudios também foram mostrados aos integrantes da campanha durante as reuniões realizadas na residência de Paulo Marinho. 

Segundo André os pedidos partiram da própria equipe de campanha e da produtora responsável. Um desses áudios, gravado e repassado, sempre via aplicativo de mensagens Whatsapp, segundo André, tinha como alvo os trabalhadores do garimpo de Serra Pelada.

Ainda de acordo com André Marinho tratava-se de um grande reduto eleitoral de candidatos petistas e pelo que estimou deve ter revertido pelo menos uns 50 mil votos a favor de Bolsonaro. Para André este foi o mais emblemático entre os áudios por ele produzido.

Marinho, em tom de deboche, diz que o áudio atingiu grande repercussão entre os trabalhadores e que muitos choraram após ouvirem a gravação na qual acreditavam ser do próprio presidenciável. Milhares de mensagens foram gravadas se passando por Jair Bolsonaro.

Luiz Marinho diz não saber se a prática trata-se de crime eleitoral. De fato não há no Código Eleitoral nenhum dispositivo que faça referência e a Constituição Brasileira garante o princípio da legalidade. No artigo 5º, paragráfo 39, é taxativa: “não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal”.

Mas a questão não é definir se configura ou não a prática de crime eleitoral. Em um pleito marcado pelas acusações de disparos ilegais via Whatsapp e a proliferação de mensagens com conteúdo falso este é mais um expediente revelado.

A campanha eleitoral com forte presença das redes sociais é fenômeno novo que, inevitavelmente, forçará a atualização da legislação. Mas não há duvida que carregará a pecha da eleição marcada pela desinformação.

CLIQUE E VEJA O VÍDEO:

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

COMENTÁRIOS
30

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Julius Robert Hoppenheimer

    Pensem bem. Como pode haver alguma honestidade, por mais mínima que seja, num partido cujo plano é tirar o dinheiro dos capitalistas e entregá-lo a si próprio? Todo comunista é ladrão POR DEFINIÇÃO.

    Olavo de Carvalho!!!

    😀😂😁🤣😄😃

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉🙏

  2. Ângelo

    SOU NORDESTINO E TENHO VERGONHA DESSES CONTERRÂNEOS QUE TEIMAM EM ACREDITAR NA CORJA DE LADRÕES DO PT, ELEGEMOS O BOLSONARO SIM, PORQUÊ NÃO DAVA MAIS ATURAR UMA QUADRILHA DE BANDIDOS ADMINISTRANDO O PAÍS E SE ELE NÃO RESOLVER, EM 2022 MUDAREMOS NOVAMENTE.AGORA VOCÊS QUE APOIAM LADRÕES, VÃO TODOS MORAR COM O LULA EM CURITIBA.VOCÊ BOB COMO PESSOA DEVE SER DO BEM, MAS COMO BLOGUEIRO É UM LIXO ANALÍTICO.
    #QUEREMOSMUDANCA
    #CHEGADECORRUPCAO

  3. carlos

    E aí Bob, quando sai mesmo a matéria sobre a mentira do PT sobre o Mais Cubanos?

    Três dias de inscrições e 90% das vagas já estão preenchidas … ainda vai ter uma boa reserva caso alguém não possa tomar posse.

    E os cubanos eram essenciais porque os médicos brasileiros eram tudo nutelas. Por isso mesmo trataram com Cuba nas costas do Congresso.

    Vai ter pedido de desculpa ou o orgulho da militância subserviente ao Lula não permite?

    1. Joao Rios

      Que mentira! Aprenda a checar infoemações. Por isso que vota em mingol para presidente, afff!! Primeiramente saiva que mais de 50% dessas inscrições querem as vagas da capital, fora isso nao se sabe se esses candidatos estão aptos e muito menos foi verificado se não se trata de bots, uma vez que o sistema foi invadido, como foi noticiado. Então, tente não ser um otário aprendendo checar informações, taokey? Fica dica.

  4. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

    Vi na Folha de São Paulo que o futuro ex-senador Magno Malta “armou um circo” que resultou na incriminação injusta de Luiz Alves de Lima, de 45 anos, por estupro da própria filha.

    Na cadeia, Luiz foi torturado por diversas vezes. Entre as sequelas, teve perda total da visão de um olho, e só consegue enxergar 25% no outro.

    Detalhe: Luiz foi inocentado em todas as instâncias da Justiça.

    E aí, BolsonariÂNUS????

      1. Alagoana contra corrupção

        Mais escroto é o teu queridinho Lula e sua equipe corrupta e vocês ainda correm atrás. Deixa de choro idiota para de dizer asneiras contra Bolsonaro e em quem votou nele. Se conforme porque o pt já era. O Hadad já virou réu e a Dilma também para a sua tristeza. Esse partido foi criado para nos enganar, vivo é e foi quem saiu fora desse partido. Eita partido da desgraça do povo brasileiro deixando o maior rombo na Petrobras e vária empresas fecharam comum total de 14 milhões de pessoas desempregadas.

    1. joatas

      Petista querendo falar de mentiras … onde está o homem que não sabia de nada?

      E que tal falarmos do drible no Congresso sobre o Mais Médicos?

      E o filho fenômeno?

      Quer continuar? São só 13 anos de farsas kkkkk

  5. Brasil

    Meu irmão, vira a página,o mito chegou e o Brasil acordou, enquanto tú tenta denegrir a imagem do Bolsonaro com essa conversinha de áudios falsos, onde era q você estava quando o Luladrão junto com a quadrilha dele, desviaram bilhões dinheiro público… Vai procurar um lavado de roupa seu babac!!!!?

  6. PROGRESSISTA PORRETA

    A CAMPANHA DO COISO É DIGNA DE GANGUESTE. É UMA QUADRILHA QUE USOU DE TODO TIPO DE SUBTERFÚGIO PRA GANHAR NA FARSA. SÓ QUE AGORA DESmoroNOU. E DEVE SER PUNIDO CONFORME A LEI.

  7. Nelson

    Kkkkkkkkkk eita dor de cotovelo bixiguenta !!! Não acaba mais não kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.
    Ontem o Palácio da Alvorada passou por uma seção de beleza nunca vista… Marcela e Michelle, proporcionaram um desfile de elegância, charme, e beleza, jamais vista em Brasília. Realmente o Brasil vive uma nova era. BÔBinho Júnior….e o cotovelo ??? Kkkkkkkkkk.

  8. Adriano

    Oh Bobinho tu ainda tá assim é! O Capitão é presidente e o Lula tá preso! Aceita que dói menos e se ficar puto é pior kkkkkkkk.

  9. Roberto

    MIMIMI DE PETISTA. FRANCAMENTE VOCÊ NÃO SABE MAIS O QUE FAZER PARA DENEGRIR O PRESIDENTE! ACEITA QUE DOI MENOS! LULA TÁ PRESO BABACA!

    1. reginaldo

      2/3 não votarma no Bozo. Que só ganhou na malandragem. E o minitério então? Nem moral pra falar do Pt eles tem mais. TODOS os ministros tem ficha corrida.

      Além de se elegerem com a minoria da população que já está caindo em si.

  10. JOSE CARLOS FERNANDES NETO

    Fraude de gangsters. Há dúvidas de que o povo foi enganado. Sem dúvida o Brasil será governado por um Presidente fake.

Comments are closed.