Médicos cubanos representam 90% dos atendimentos aos indígenas
   17 de novembro de 2018   │     20:33  │  25

 

por Aprigio Vilanova*

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), protagonizou a mais nova polêmica envolvendo o seu governo que ainda nem teve início. Desde que foi eleito, a coleção de despautérios não para de aumentar, o mais recente foi endereçado a Cuba e seus profissionais integrantes do Programa Mais Médicos (PMM).

Estima-se que a saída dos cubanos afetará cerca de 30 milhões de pessoas, a estimativa foi feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O governo Cubano, através do Ministério de Saúde Pública, informou que a retirada se deu após as declarações ‘ameaçadoras e depreciativas’ feitas pelo presidente eleito.

Segundo a CNM são ,em torno, de 8,5 mil profissionais cubanos atuando no PMN, o que representa mais da metade dos médicos do programa. De acordo com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) cerca de 80% dos municípios brasileiros só tem médicos graças ao PMN e 90% dos atendimentos dos povos indígenas são feitos pelos profissionais cubanos.

Ainda segundo a Conasems a rescisão representará um cenário desastroso para mais de 3.200 municípios. Os médicos cubanos vieram com a missão de trabalhar na atenção básica de saúde e na prevenção de doenças, a saída destes médicos representará um aumento na demando por atendimentos nas redes de média e alta complexidade. 

Ameaças

Bolsonaro, desde de muito antes da campanha presidencial, vem disparando críticas a presença dos cubanos no programa que levou atendimento médico as mais longínquas cidades brasileiras. No ínicio, Bolsonaro insinuou que os cubanos eram na verdade guerrilheiros comunistas travestidos de profissionais da saúde.

Durante a campanha, Bolsonaro, afirmou que, se eleito, expulsaria os profissionais cubanos com uma ‘canetada’. Não será preciso o presidente concretizar suas promessas eleitorais, pelo menos no que diz respeito as ameaças aos cubanos. O governo cubano se antecipou e convocou seus profissionais a retornarem à Ilha.

PMN

O programa foi instituido, em 2013, pelo Governo Federal, no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, com apoio dos estados e municípios com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O PMN não se resume a contratação de médicos, mas é um amplo projeto que contempla investimentos para a construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), novas vagas nos cursos de graduação em medicina e residência médica para a qualificação destes profissionais. 

São três eixos que estruturam o programa: contratação emergencial de médicos, expansão do número de vagas para os cursos de Medicina e residência médica nas diversas regiões do país. Na época do anúncio do programa, a presidente Dilma Rousseff, afirmou que o objetivo é um atendimento mais humanizado voltado para a atenção básica.

 Estudo

Em 2015, o Governo Federal divulgou livro, Programa Mais Médicos – Dois anos: mais saúde para os brasileiros, onde apresenta as necessidades que levaram a criação do programa e faz um balanço dos dois anos de seu andamento. 

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
25

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alagoas

    O problema é o seguinte: Médicos, filhinhos de papai, vão querer fazer residência ou vão trabalhar no Amazonas e demais interiores. O pobre é quem sai perdendo sempre.. Gente, bote uma coisa na cabeça, 99% dos médicos são riquinhos e não estão nem aí, para doentes pobres, a medicina para eles é só questão de poder. Outra coisa a Maldita Reforma da previdência vem aí para acabar de matar quem mais precisa.

  2. Aderaldo Messias

    Vc deveria postar que 90% desses cubanos não são médicos e sim enfermeiros Como Cuba forma 200 médico por ano te condições de enviar 9000 mil médicos para o Brasil. Explique.

  3. Pedra Noventa

    O presidente capitão acabou com a escravidão cubana no brasil em pleno século XXI, chancelada pelo presidiário Lula e a candidata derrotada e expulsa pela soberania popular mineira Dilma. Tenho Dito!

  4. Marcelo

    Outra consideração, pede pra os jornalistas que defendem essa causa para enviar 75% dos seus ganhos pra lá! Assim, poderiam começar a fazer qq comentário! Seria justo… fazem isso nunca, pq atirem com a pólvora dos outros; fácil não é?

    1. carlos

      Exatamente isso Marcelo.

      Um bando de mimadinhos usuários de iPhones falando baboseiras de bolso cheio. Típico dessa esquerdinha-caviar que fica choramingando o fim do aparelhamento que começa 1º de janeiro.

      Se tirar um centavo do bolso já saem como um bando de histéricos filhinhos-de-papai gritando “retrocesso”, “perda de direitos”. Mas como pimenta nos olhos dos outros é refresco, estão preocupados com o caviar da família Castro e de seus lacaios.

    2. olho vivo

      Caso os jornalistas tivessem se formado lá, deveriam mandar parte de seus ganhos sim. Na ilha, a educação é bancada pelo povo cubano. Médicos e jornalistas não pagam pelo estudo. Como forma de retribuição pela educação obtida com os recursos públicos, devem então reverter um certo percentual. Nada mais justo.

  5. Marcelo

    Programa mais médicos parace, talvez, seja um ultraje aos direitos das pessoas humanas; um artifício para subjugar pessoas de um lado e de outro… enquanto isso, pessoas não conseguem enxergar a nova face dos senhores da escravidão que imperam no universo da extrema-esquerda, verdadeiros despostas da modernidade.

  6. Noêmia

    Apoiei e também fiz campanha para o Jair, mas posso afirmar categoricamente que ele decepcionou não só a mim mas um contingente de milhões de brasileiros necessitados de assistência médica.

    1. carlos

      Minha jovem, aprenda que se as pessoas votaram em presidentes que não resolveram o problema da saúde no Brasil, não é mandando a conta para os médicos cubanos que irá resolver.

      Os cubanos não têm culpa do brasileiro ter eleito corruptos nas últimas duas décadas.não desconte 75% do salário dos médicos.

    2. Amigo do Povo

      Como pode falar isto ? Ele expressa a mesma opinião desde 2016. Se acontecesse algo seria em 2019, no seu mandato. A decisão foi unilateral de CUBA, sem consultar ninguem, foi dirigida.
      Não acredito qu voce votou nele , e apenas falac

  7. Julius Robert Hoppenheimer

    Como disse um ilustre escritor, não me recordo o autor, podendo ser Nelson Rodrigues ou Rubem Braga, ou mesmo Carlos Heitor Cony, ou nenhum dos três, o único crime que merece pena de morte é o erro de revisão. Pois eu digo que o único crime que merece pena de morte é a notícia mentirosa, ou a verdade deliberadamente escondida, como aconteceu quando quiseram tranformar em lobo solitário o assassino contratado para matar Bolsonaro.
    Mas o que eu queria dizer mesmo, é que o programa cubano não deve ser tratado como “Mais médicos”, mas, Mais Escravos.

    E aí, vermelhinhos, como é que está a temperatura…

    😆😃😀😁🤣😂

    👉😄👉😄👉

  8. fel

    Então os 10% são atendidos por médicos brasileiros é só colocar mais médico brasileiro e cobrar que faça jus ao salário

  9. Renato silva

    Caro Blogueiro petista o nosso futuro Presidente só pede para os médicos cubanos façam o revalida o que é normal para a categoria,vc já foi medicado por um médico cubano? E outra coisa ele pede que os médicos recebam integral os seu vencimentos é não só 30 % e tragam sua família e aí o que o Sr acha?agora o Brasil tem vez,BOLSONARO é se ficar puto vá morar em Cuba

  10. um ALAGOANO

    Vou sugerir pra vc Bob algo parecido com que os médicos cubanos são submetidos, vc iria trabalhar como correspondente em outro pais mas 70% do seu salário iria pra nação de sua origem, e aí topas? Fazer críticas a quem não concorda com essa escravidão é se nivelar as ditaduras.

  11. Nivaldo

    O presidente Bolsonaro não expulsou ninguém, apenas fez ia fazer as exigências normais de validação do diploma que qualquer médico formado no exterior é obrigado a ser submetido,e outra coisa, também não podemos alimentar uma ditadura cubana tratando os seus médicos como escravos.

  12. PROGRESSISTA PORRETA

    ISSO É SÓ UMA AMOSTRA DO QUE O COISO VAI FAZER DE MALDADES EM NOSSO BRASIL. VAI ACABAR COM A SAÚDE PUBLICA EM DETRIMENTO A PRIVADA. ISSO JÁ VINHA SENDO ANUNCIADO. TODOS FORAM AVISADOS DESSE DESMONTE DA MÁQUINA PÚBLICA. AGORA AGUENTEM.

  13. Santos

    Você é um esquerdista assumido e nunca vai ver que os médicos cubanos realiza trabalho escravo no Brasil onde 70% do salário vão para o governo ditador de Cuba e que os mesmos nunca poderam trazer suas famílias ao Brasil, pois a Ditadura de Cuba não permite, pois sabe que aqueles que viesse com suas famílias não voltaria

  14. Nelson

    Refrescando a cabeça vermelha dos blogueiros Comunistas ! Bolsonaro não mandou os Médicos Cubanos de volta, apenas quer dá a eles o que lhes tem direito…dignidade, salário justo e integral. O esquema do PT com o Governo sanguinário e ditador de Cuba, levava 75% dos salários dos Médicos escravos Cubanos, e desse percentual que ficava com os ditadores Cubanos, um percentual que não sabemos quanto, voltava aos cofres da Seita vermelha do Brasil. Muitos médicos Cubanos já tinham denunciado a fraude, e a maioria com mêdo da guilhotina Cubana PTista ficava calada, pois temem represálias dos Castros. Os Estados Unidos foram os primeiros a parabenizar Bolsonaro pela bela atitude de fazer Justiça aos pobres e escravos médicos Cubanos, vítimas dos Ditadores de lá, com os da Seita vermelha de cá. Fim desse pesadelo.

Comments are closed.