O que o juiz Moro tem a dizer ao ministro Moro
   7 de novembro de 2018   │     18:29  │  13

por Aprigio Vilanova (texto e fotomontagem)*

O juiz, Sérgio Moro, concedeu sua primeira entrevista coletiva, neste terça (6), após ter aceitado o convite para compor a equipe de ministros do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ). Na ocasião, o futuro ministro da Justiça e da Segurança Pública, afirmou que buscará um meio-termo em questões onde exista divergência com Bolsonaro.

Moro foi questionado acerca de algumas convicções e de posicionamentos públicos do presidente eleito. Temas como: redução da maioridade penal, posse de armas, criminalização de movimentos sociais, medidas discriminatórias contra minorias, excludente de ilicitude para policiais que se envolvam em assassinatos durante operações. 

Ficou evidente que o futuro ministro tentou evitar tornar pública as discordâncias com algumas bandeiras históricas de Jair Bolsonaro. E, por mais que Moro tente fazer crer que aceitou o cargo de ministro por entender que é eminentemente técnico, já começou a colocar em prática a sua faceta política. Vestiu tanto o álibe do cargo técnico que não pronunciou o nome de Bolsonaro uma só vez.

Mas o que chamou mesmo a atenção durante a coletiva não foram as perguntas formuladas, mas as que não foram. Por exemplo: o que o juiz da operação Lava Jato tem a dizer ao futuro ministro acerca da interceptação telefônica de uma ligação da presidente da República, Dilma Russeff, a quebra do sigilo e sua posterior divulgação aos órgãos de imprensa?

O que o ministro da Justiça dirá a um juiz de primeira instância se caso semelhante venha a se repetir envolvendo o presidente eleito Jair Bolsonaro? Como o futuro ministro avalia o comportamento do magistrado acerca de tal violação Constitucional?

O que o juiz Moro tem a dizer ao ministro da Justiça quanto a condução coercitiva de um ex-presidente que nem sequer havia sido intimado para prestar depoimento? e o que o ministro da Justiça responderia ao juiz da primeira instância?

Nas questões relativas ao caixa 2 proveniente de propina para financiamento de campanha política Moro já deu sinais que, a depender de um pedido de desculpas, pode relevar. Este foi o argumento utilizado pelo magistrado para explicar o caso do provável chefe da Casa Civil de Bolsonaro, o deputado Onix Lorenzoni (DEM-RS). 

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. um ALAGOANO

    Ele diria ao Sergio Moro, vc está certíssimo continue nessa mesma linha e dê esse presente ao país, colocar esses bandidos na cadeia.

  2. PROGRESSISTA PORRETA

    CARO BOB. VEJO ESSE DESFECHE COM MUITA PREOCUPAÇÃO. ESSE JUIZECO NÃO TEM QUE DIZER NADA. POIS JÁ É PÚBLICO E NOTÓRIO O QUE ELE FEZ É PASSIVO DE PUNIÇÃO COM PRISÃO. E TUDO TÁ MAIS CLARO AGORA COM SEU SIM AO BOZO. ELE FOI E AINDA É O MAIOR CABO ELEITORAL DO BOZO. É UM CANALHA QUE USOU A TOGA PRA AUTO SE PROMOVER AS CUSTAS DE UMA NAÇÃO. OU PARTE DELA. PARTE TOTALMENTE IDIOTIZADO POR FALÁCIAS. ISSO VOCÊ VEM DIZENDO AOS LONGOS DOS ANOS AQUI NESSE BLOG, MAS TEM AINDA TANTOS IMBECIS QUE PREFEREM CRITICA-LO E DIFAMA-LO QUE ACEITAR A VERDADE SOBRE ESSE JUIZECO REACIONÁRIO E IMPARCIAL DE CURITIBA. MAS NÓS SABEMOS A QUE PONTO ELE PODE CHEGAR PRA CONSEGUIR SEUS INTENTOS NOCIVOS A NAÇÃO.

    1. Amigo do Povo

      Desculpe, existem pessoas que são idiotas, outras retardadas, outras mesmo imbecis. O Senhor está de parabens pois se enquadra com facilidade em todas as situações possiveis da triade oligofrenica.
      Este seu texto me leva a entende-lo como Idiota profundo. Inicialmente fiquei em duvida em enquadra-lo como imbecil intermediario mas o seu texto deixa claro a sua classificação.

  3. BENEDITO TEÓFILO VIANA DE LIMA BELO

    Você aparenta ser um jornalista sério. Apenas aparenta! Só em você dar ênfase as figuras repugnantes de Lula e Dilma, ladrões de altíssima periculosidade, já diz quem é você. Estou arrependido de ter lido alguns textos seus. Fale deste órgão que você escreve, que divulga, sem autorização, fotos de ladrões e criminosos do “baixo clero”. Lave a boca para falar do Moro e ele quem vai prender o ladrão para quem você trabalha. Provavelmente você está escrevendo o que o seu chefe está lhe pedindo: Estão morrendo de medo!

    1. BENEDITO TEÓFILO VIANA DE LIMA BELO

      Você é um bom jornalista. Razão de eu ter lido muitos textos seus. Releve os termos que utilizei contra a sua pessoa. Mas continuo entendendo que homens de bem como Moro, não podem servir de insinuações em detrimento de presidiário. Desculpas!

  4. Patriota

    Após ele abrir a caixa preta da quadrilha que comandou o país por 14 anos, ele vai mostrar aos brasileiros um rosário de crimes dos PTralhas. Nada como um dia atrás do outro. Tenho dito.

  5. Barbosa

    Aprígio, o que voce diria se Sergio moro fosse o Dias Tofoli? Que foi advogado do PT e assessor do Ze Dirceu na casa civil, nunca passou num concurso público e foi nomeado ministro do STF.
    Num pais sem credibilidade política, financeira e moral, é ser antipatriota criticar um presidente eleito democraticamente sem ele ao menos iniciar se trabalho.

Comments are closed.