Quem salvará Temer?
   6 de novembro de 2018   │     17:05  │  4

por Aprigio Vilanova*

A dúvida que se coloca após o resultado das eleições é quem acomodará o presidente Michel Temer para garantir o foro privilegiado e blindá-lo contra as investidas da Polícia Federal (PF) e da primeira instância do Judiciário.

Nas articulações que aconteceram nos bastidores que antecederam as eleições, dois movimentos, pelo menos, foram ensaiados: nos dois casos, o nome recorrente que aparecia para o salvamento de Temer era o de João Dória (PSDB-SP). 

Temer chegou a se reunir algumas vezes, no Palácio do Planalto, com Dória para articular o plano da blindagem. Não é segredo que o candidato, da preferência de Temer, à presidência sempre foi João Dória, dada as pesquisas de opinião que antecipavam o naufrágio de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) que acabou se concretizando. 

Mas o PSDB bateu o martelo com a candidatura de Alckmin à presidência e a de João Dória ao governo de São Paulo. Dória venceu e pode ser a garantia da salvação de Temer, pelo menos nos próximos quatro anos.

Temer e seus aliados articulavam as possibilidades que poderiam ser a de assumir uma embaixada brasileira na Europa, no caso de eleito um presidente alinhado e, agora a que parece mais plausível, um cargo em alguma secretaria do governo paulista.     

De qualquer maneira assumir uma embaixada ou, pior ainda, uma secretaria em um governo estadual significa um rebaixamento no status de um ex-presidente da República. Mas o interesse maior é se livrar da justiça de primeira instância.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    VEJO OS COMENTÁRIOS DESSE NERSO (que dizer Nada) E PERCEBO QUE É UM PERFEITO IDIOTA. NÃO TEM ARGUMENTOS E FICA O TEMPO TODO SE IDIOTIZANDO.

  2. Pedro

    Ô Bob esponja ….. pq tu num vai morar na Venezuela ou Cuba e vai ser feliz….. cara negativo do cacete e só traz matéria botando alguém pra baixo….. temer tem que ser preso sim, mas comunistas como vc tem que ir morar num desses países que tanto vcs defendem pra parar de falar merda…..

Comments are closed.