O juiz não é neutro, o problema é ser partidário
   2 de novembro de 2018   │     14:36  │  44

por Aprigio Vilanova*

Nada soa mais inocente do que o argumento de que é preciso neutralidade para exercer algumas profissões. Não existe neutralidade, o ser humano carrega consigo uma carga de experiências construída em suas relações que lhe conferem um lugar no mundo, um ponto de vista sobre o mundo, uma atuação neste mundo que está inserido.

A neutralidade é uma falácia, o cientista não é neutro, o jornalista não é neutro, o professor também não e, tampouco, o juiz é neutro. Podemos dizer, neste sentido, que o importante é a busca incessante pela objetividade, mas falar em imparcialidade ou neutralidade é ingênuo ou coisa de gente desonesta que quer impor uma forma das pessoas entenderem o mundo fingindo um distanciamento que só se realiza no campo teórico.

Isto é querer anular a subjetividade inerente aos seres humanos e forçar a caminhar na estrada do acriticismo, da reprodução mecânica. Nem os robôs podem ser neutros, uma vez que são programados por pessoas carregadas de subjetividade.

A vida em sociedade nos coloca em constante embate de posições e essa é a beleza da diferença que deve ser preservada. Os pontos de vistas que se contrapõem e que pavimentam o caminho para a construção de um novo pensamento, de uma nova alternativa. Até a ideia desta pretensa neutralidade não é neutra.

É claro que a falta de neutralidade em nada se confunde com partidarismo ou antipartidarismo, principalmente se o cargo público ocupado decide sobre a existência, a garantia da liberdade e da dignidade humana de uma pessoa ou grupo. Um juiz não é neutro, as suas decisões refletem a sua visão de mundo e por isso que o direito é um saber marcadamente subjetivista.  

O grande problema, ao meu ver, é a partidarização da atuação do profissional, que em nada tem a ver com a falta de neutralidade. Aquela é perigosa e pode até gerar perseguição a grupos com interesses contrários. Esta é a crítica que se faz, após a confirmação do juiz Sérgio Moro ao Ministério da Justiça, do comportamento do magistrado e de sua atuação no âmbito da Operação Lava Jato. 

A crítica já está sendo feita por membros da comunidade jurídica nacional e internacional, assim como também pelos órgãos de imprensa em todo o mundo. É dificil agora, após a decisão de Moro assumir um cargo político, não concluir que sua atuação não foi marcada por um comportamento político e de perseguição partidária.

Muitos são os exemplos que corroboram para chegar a conclusão de uma atuação marcada pela perseguição a um grupo político. Interceptações telefônicas ilegais e sua divulgação, vazamentos de documentos sob sigilo judicial, condução coercitiva que extrapolou o amparo legal, atropelo dos prazos processuais. Estes são só alguns exemplos que colocam em xeque a atuação de Sérgio Moro.

Mesmo que, suponhamos que não exista ou que não existiu uma atuação partidária, todos os trabalhos desenvolvidos por Moro e pela Lava Jato estão sob suspeição. O próprio magistrado já havia feito afirmação neste sentido ao ser questionado acerca da possibilidade de assumir um cargo público: 

“Não seria apropriado de minha parte postular qualquer espécie de cargo político porque isto poderia, vamos dizer assim, colocar em dúvida a integridade do trabalho que eu fiz até o presente momento”

A declaração de Moro foi dada após ser questionado em uma entrevista a Revista Veja, em novembro de 2017. 

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
44

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Irônico da periferia

    Juiz partidario, SIM!!!!
    As várias facetas do golpe estampadas na cara dos patos nao tem preço na comedia… e nao tá pronto ainda!!!

  2. Arthur - 28

    Passei aqui só para dizer que a oposição deste blogueio junto com a do PT é tão escrota, pois se o Bolsonaro intensificasse uma campanha contra o mosquito da dengue, eles iriam defender o mosquito!!!

  3. Onofre

    Quantos milhões esse pessoal da Lava Jato não conseguiu captar com o mega esquema de delações premiadas? Por baixo dos panos eram vendidas as sentenças mais caras do planeta para a aprovação da diminuição das penas e das multas dos envolvidos. Um vergonha total para as instituições ter alguns quadros infiltrados em si para dizer que está atacando a corrupção quando, na verdade, se quer é ganhar dinheiro. Pena deste Brasil.

  4. moro fura teto

    tragédia tributária: ESTAMOS TRABALHANDO até o dia 02 de junho de cada ano PARA PAGAR SUPERSALÁRIO a tipos como SÉRGIO MORO, o FURA TETO CONSTITUCIONAL Nº 1 DO BRASIL. Ele retribui deixando a nossa pátria de joelhos diante dos EUA.

  5. Edvan

    Esse Bob não é autor de nenhuma matéria que envolve o PT e os 13 anos de desgoverno desse partido, porém, o mesmo é especialista em colocar matérias tendenciosas, que do vida o engrandecimento de um partido, em detriminento dos demais. Tá ficando chato de ler as matérias desse jirnalista.

    1. moro fura teto

      Quase 5.000 mil reais de auxílio moradia todo mês. Chova ou faça sol. Mas a condição para a concessão é não ter imóvel no município de trabalho. Sérgio Moro preenche esse requisito?

    1. Amigo do Povo

      Corrigindo :

      LULA, CORRUPTO e CONDENADO, ESTÁ PASSANDO UMA LONGA TEMPORADA NA PRISÃO !

      Agora sim esta de acordo com a realidade.

  6. Alexandre

    Nâo entendo sua afirmação, pois assumir o compromisso com o Brasil, não pode ser taxado como uma situação desonrosa, pelo contrário, ele colocou seu patriotismo a prova. Juro que não lhe entendi.

    1. moro fura teto

      Roubar o povo brasileiro virou moda: Bolsonaro também recebe auxílio moradia, assim como Sérgio Moro.

    1. moro fura teto

      Quem não vai pra Cuba de jeito nenhum é Sergio Moro e Bolsonaro. Em Cuba não tem auxílio moradia para o povo não ser roubado pelos falsos moralistas.

  7. Julius Robert Hoppenheimer

    Murillo de Aragão, da Arko Advice, publicou no Twitter que a eleição de Jair Bolsonaro “detona onda de investimentos diretos” no país:

    “Semana pós eleitoral anúncios ultrapassam 2 bilhões de reais (Dunlop, Nívea, Leroy Merlin, Condor, Havan, etc). Fração da inundação de investimentos que vêm por aí.”

    E a Delegação de mais de sessenta Países, já anunciados, para a posse do Messias.

    Isso está incomodando muita gente!!!

    😄🤣😂😀😃😁

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉

    1. moro fura teto

      devido à colaboração ILEGAL da Lava Jato com os EUA, a Petrobras doou a bagatela de R$ 10 bilhões aos americanos. Faz de conta que foi uma indenização. Moro fura teto não se contenta com SUPER SALÁRIO. Moro fura teto só estará completamente satisfeito com a PÁTRIA BRASILEIRA de joelhos perante aos gringos!!

  8. Julius Robert Hoppenheimer

    CALUDA COMUNISTAS!

    A esquerda perdeu as eleições. Deve lamber as feridas e conformar-se.
    Cautela também é bom, porque o comunismo será criminalizado, porque é contrário à democracia.
    Trabalhar um pouco não mata ninguém!
    Vão procurar emprego ou serão presos por vadiagem.
    BRASIL!ACIMA DE TUDO!!!
    DEUS ACIMA DE TUDO!!!
    FFAA, À ÚNICA SOLUÇÃO!!!
    O RESTO É ENXUGAR GELO!!!

    😄🤣😂😀😃😁

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉

    1. moro fura teto

      que país é esse que um JUIZ de PRIMEIRA INSTÂNCIA frauda processos, NEGOCIA SENTENÇAS, em parceria com seu PADRINHO DE CASAMENTO, além de ser o FURA TETO CONSTITUCIONAL Nº 1 DO BRASIL, e FICA POR ISSO MESMO?

  9. Daniel

    Nobre BOBinho,
    Parabenizo nosso amigo ‘pixuleco’ pela oportunidade de possuir quatro anos de pauta com a saída de governos esquerdistas dentro do poder federal.
    Quem sabe, com o governo Bolsonaro, não sobre até tempo de fazer uma visita pra um conhecido lá na papuda…
    No entanto, reforço a necessidade de instruir melhor seu pupilo, pois conhecer a língua pátria é o mínimo que se pede ao exercer o ‘jornalismo’ e assim – quem sabe – deixemos de ter que ver ‘falácia’ escrita com ‘ss’ como podemos notar no texto acima.
    No mais, certo de que continuarei a não ler este blog, mas respeitando sempre seu direito de opinar, despeço-me.

    1. moro fura teto

      Só para esclarecer, MORO é JUIZ DE PISO. É um FURA TETO CONSTITUCIONAL e INTRUSÃO QUE AVANÇA ILEGALMENTE para JURISDIÇÕES que não são de sua alçada.

  10. Pedro

    Vcs da gazeta não percebem o quão ridículo são as matérias desse admirador petista de Hugo Chaves….
    Manda ele virar correspondente de sem terra que é melhor…..

    1. moro fura teto

      No fim de 2016 o salário do juiz Sérgio Moro foi equivalente a 120 vezes o salário mínimo ( holerite de dezembro de 2016, R$ 117,5 mil )!!!!!!!!! E o teto constitucional???????????

    1. moro fura teto

      eu, que FURO o TETO CONSTITUCIONAL, também FRAUDEI todo o processo contra Lula, mediante as fajutas provas do meu COMPARSA DD.

  11. Luciano Carvalho

    Bom dia!!!
    Quem é você para falar de imparcialidade?!
    Você é uma pessoa totalmente parcial, é claro e cristalino para a esmagadora maioria que lê as suas asneiras que você é 100% tendencioso.
    A primeira condenação do seu ídolo maior foi em Julho de 2017(nem candidatos à presidência tinha).
    Faça um plebiscito para indicação ao cargo de ministro da justiça, que com absoluta maioria a indicação será do juiz Sérgio Moro.
    Pôr meritocracia a escolha não poderia ser melhor.
    Em tempo: No primeiro turno votei em Ciro Gomes e no segundo turno anulei o meu voto.
    De um lado um cara com vários processos por corrupção ativa, impobridade administrativa e de um partido onde se institucionalizou a corrupção e a riqueza ilícita de seus pares.
    Do outro lado um cara tosco, bruto, despreparado para o cargo e com ideologias que são abomináveis.
    Só um detalhe: Apesar de ter anulado o meu voto, torço para que este governo tenha acertos para melhorar as vidas de todos nós, principalmente dos mais necessitados.
    Diferentemente de você, que só olha para seu umbigo, eu penso no bem estar de todos.

    1. PT nunca mais

      Porra Luciano, o cara vota no Ciro e classifica o Bolsonaro assim foi foda . Ciro o cara mais mentiroso do Brasil.

      1. moro fura teto

        com o DEBILÓIDE BOLSONARO na presidência, a CARGA TRIBUTÁRIA vai aos 100%, no mínimo! Toda a família dele ingressará nos cargos públicos, e ganhando AUXÍLIO-MORADIA! Pobre dos nossos bolsos!

    2. HELICOCA

      LUCIANO, VOCÊ VIU O QUE A EX-MULHER FALOU DO BOLSONARO? ELA DISSE QUE ELE É LADRÃO DE COFRE, QUE A AMEAÇOU, ETC. BOLSONARO ATÉ CONFIRMOU QUE TEVE VONTADE DE FUZILAR A COITADA. ALÉM DE TOSCO, BRUTO, DESPREPARADO E COM IDEOLOGIAS ABOMINÁVEIS ELE É UM CRIMINOSO. PENSE NISSO!

  12. Pedra Noventa

    Exatamente, por isso, Dias Tofolli advogado do PT e subalterno do comunista Zé Dirceu, Levandowiks advogado do PT que rasgou a constituição com renan calheiros para salvar a dilma, marco aurelio melo que conseguiu a nomeação da filha para desembargadora com a dilma, a rosa weber que foi assessora da dilma petista de carteirinha, celso de melo sarneisista petista se fossem pobros teriam pedido exoneração dos respectivos cargos no STF, mas vc esconde esta turma e vem falar do moro só porque ele condenou o maior ladrão do Brasil o lullarápio e mandou prendê-lo, chore não.

  13. Sem mais!!!

    Deveria ser ilegal o que a imprensa fez, faz e vai fazer perseguido, mentindo e omitindo em prol de grupo político, com medo de acabar a mamata, cuidado que seu chefe nestas eleições garantiu o futuro de várias gerações, e você?

    1. moro fura teto

      O maior escândalo de corrupção do Brasil – o Nº 1, Banestado, com 142 Bilhões, PSDB – é o que é porque teve o dedo do moro fura teto, O GRANDE CARRASCO CONTEMPORÂNEO DO BRASIL!!!!!!

  14. Sérgio Roberto

    Bom dia a todos, espero que todos tomem cadeia, e quando passarem a limpo o bolsa família, vai ter um monte de gente famosa, leve outra penca, e que devolvam o dinheiro!!!

  15. Interiorano

    Já vi que ninguém sabe ao certo o que é que alguns brasileiros querem! Agora, já estão dizendo que foi o Juiz Sérgio Moro quem pavimentou a vitória de Jair Bolsonaro; Que o Juiz Sérgio Moro é político, Que a operação Lava Jato está sob suspeição, etc.! Para o momento em que o País vive, o Juiz Sérgio Moro é uma das pessoas mais qualificadas a assumir o Ministério da Justiça! O fato é que para eles, qualquer pessoa que não seja ligada ao PT, não presta!

    1. moro fura teto

      seja você também um procurador da República: venha participar SOMENTE HOJE do CURSO MICROSOFT POWERPOINT com o espertinho prof. DELTAN DALLAGNOL

  16. César Alcântara Bernestein Arruda Silva

    Jus sperniandi: segue o 3º turno, o mimimi, o choro é livre, o Lula não! Texto tipico da admissão de culpa
    ( parcialidade) com – animus furandi – de um canalha. O mito eleito: O rei vem de Deus, a lei vem do rei!

  17. JESB

    ASSISTI A ENTREVISTA E ENTENDO QUE ELE ESTÁ CERTO. NÃO SERIA CANDIDATO A NENHUM CARGO ELETIVO, ATÉ PORQUE JÁ EXISTIA ESPECULAÇÃO DO POVO PARA QUE ELE SE CANDIDATASSE. ACEITAR UM CARGO NA POLÍTICA É DIFERENTE. OUTRA COISA, É O JUIZ SER PARTIDÁRIO E QUERER LIBERTAR UM PRESO NUM DIA DE DOMINGO. É A MINHA OPINIÃO.

    1. moro fura teto

      na entrevista, Bolsonaro falou alguma coisa sobre AUXÍLIO MORADIA IMORAL ele sobre RODRIGO TACLÁ DURAN?

  18. Neto

    Difícil acreditar que foi uma recompensa pela atuação brilhante na lava jato, não é? O juiz que finalmente quebrou alguns paradigmas num país corrupto.
    Diante de suas palavras, deveríamos então chamar o cabo e o soldado pra porta do STF, afinal, todos foram indicados politicamente.

    1. moro fura teto

      moro fura teto é BRILHANTEMENTE ESPERTO. Tascou auxílio moradia e ainda furou o teto constitucional.

    1. moro fura teto

      O “MERITÍSSIMO” FURA TETO CONSTITUCIONAL ataca a honra de pessoas, e sem PROVAS! Já as pessoas realmente suspeitas, quando as provas vêm à tona, como acontece com AÉCIO, ALCKMIN, FHC, SERRA, ele se esquiva e diz “NÃO VEM AO CASO”. Acharam pouco? O MORO FURA TETO ainda passa o rodo em nossos impostos recebendo e achando bom o indecente AUXÍLIO MORADIA. CARA DE PAU, hein?

Comments are closed.