Senado reedita livro do jornalista Arnon de Mello
   26 de outubro de 2018   │     2:10  │  6

Brasília – O livro escrito pelo jornalista Arnon de Mello, sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, foi reeditado pela editora do Senado Federal.

Com 173 páginas e prefácio do escritor mineiro João Neves, o livro conta o drama vivido em São Paulo com a verdadeira guerra desencadeada contra o governo Getúlio Vargas.

O jornalista Arnon de Mello era repórter dos Diários Associados e foi designado para cobrir a guerra. Arnon fez uma narrativa comovendo, até no título – o Estado de São Paulo estava arruinado, mas o título do livro é “São Paulo venceu”.

Escrito em forma de diário de guerra, o livro é atual para entender o que o país está enfrentando em 2018, com a irracionalidade prevalecendo ante a análise racional. 

ALGUNS TRECHOS DO LIVRO

O diário começa assim:

Quarta-feira, 13 de julho.

“Sou incumbido de acompanhar mais de perto as operações militares do Vale do Paraíba, como enviado especial dos Diários Associados. O general Góes Monteiro partiu esta madrugada para comandar o Exército do Leste e encontra com o seu QG, na Barra do Piraí.”

Mais adiante, conta o jornalista Arnon de Mello:

– Quinta-feira, 14 de julho:

Barra do Piraí foi um dos principais pontos de desembarque das tropas do governo. Noto a transformação que nela se operou, depois do movimento revolucionário. O seu hotel principal, o da Estação, que fica cobrindo insolentemente a plataforma, como a exigir que todos os viajantes para lá se dirijam e façam despesas, está cheio de oficiais do QG, que ali  comem, fumam,  leem jornais, conversam, discutem.

O livro do jornalista Arnon de Mello parece filme de uma tragédia anunciada – ou se anunciando -, mais de 80 anos depois.

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. anti-estuprador

    Brilhante Ustra, o tarado e torturador, ídolo do deputado que usa auxílio moradia para comer gente.

  2. ex-COXINHA

    OS GOLPISTAS DOS BOLSONARO DEVIAM JÁ TER ENTRADO EM CANA! DEBOCHAM DAS INSTITUIÇÕES SECULARES E QUEREM DESINTEGRAR O SENTIMENTO DE UNIÃO NACIONAL. QUANDO SERÃO PRESOS?

  3. César Alcântara Bernestein Arruda Silva

    Haddad e a gangue do PT assaltaram e saquearam o Brasil e agora são uma grande ameaça a democracia! Vamos exterminar esse sindicato de ladrões e vampiros que querem continuar usurpando o povo!

Comments are closed.