A falta de projeto lidera as pesquisas para presidente
   2 de outubro de 2018   │     11:41  │  28

por Aprigio Vilanova*

Esta eleição é um momento atípico no processo eleitoral brasileiro. A polarização que aconteceu, em 2014, se acentuou e ganhou novos contornos. Pelo que tudo indica teremos no segundo turno a disputa entre o campo progressista e o anti-petismo.

Estas são as duas forças que dominam o cenário político. Na primeira existe um projeto nacional de desenvolvimento com inclusão social, no outro espectro existe o anti-projeto progressista. Ou seja, existe um projeto de país de um lado e, do outro, apenas a negação.

Para quem se preocupou em analisar o plano de governo do candidato Jair Bolsonaro (PSL) se deparou com a inexistência de um programa para o país, existe a preocupação em negar qualquer política que possa ser entendida como do campo progressista.

Além, é claro, de explorar, a partir de um viés moralista, propostas que estão no imaginário de uma parte da população como símbolos ameaçadores de destruição da família e de atentado a moral e aos bons costumes dos cidadãos de bem.

A máquina de propaganda construída a partir do terrorismo psicológico se mostra eficaz em sua jornada. É criada a expectativa de estado permanente de atenção para perigos imaginários e esta população entorpecida não atenta para os reais perigos que a espreitam.    

A tentativa vem surtindo efeito, instalasse um estado permanente de ameaça, a população acuada acredita viver a véspera do ataque do monstro vermelho e, pronto, caminho pavimentado para ascenção de um populista autoritário de direita.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
28

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. bebeto

    BOLSONARO não vai precisar apresentar nenhum projeto excepcional , basta estancar a roubalheira dessa quadrilha que se apodeirou em nosso Pais.BRASIL acima de tudo Deus acima de todos.
    SE FICAR PUTO É PIOR.

    1. OTÁRIO 2x

      Já votei no Aécio, pois não sabia quem ele era. Agora vou votar nesse Bolsonaro. Ele é limpo. Nunca roubou cofre, ele possui muitos imóveis (eu acho que todos devidamente declarados), portanto nem precisaria receber auxílio moradia, como só Sérgio Moro faz.

  2. amigo do povo

    Passei aqui so para dar um MITO 2018 e lembrar que a segunda sentença do presidiario lula, condenado por crime de corrupção, sirá log logo. Lembram aquele sítio com pedalinhos com o nome dos netos dele ?

    Então boa eleição com BOLSONARO 2018

    Ia esquecendo, desculpem. Voces vão votar no poste não é ?

  3. Luiz

    Já estou com pena dos petistas, desespero total!! Capitão vai acabar com a farra e colocar vcs no lugar de onde nunca deveriam sair…

  4. Melquíades de Souza

    O povo já entendeu o recado passado pelo maior presidente que nosso Brasil já teve. Fernando Haddad representa a continuidade do sonho de Lula em ver esta nação livre das opressões dos poderosos que não dão sossego à gente batalhadora deste país. O povo vai voltar ao poder com o 13 de Lula !!

  5. kuka

    Oxi, num tá vendo as pesquisas não, é BÔBinho Júnior ?
    Kkkkkkkkkk quem tá na liderança é o Capitão Bolsonaro rapaz, e ampliando, num sabe kkkkkkkkkk.
    Já comprei os fogos, a cerveja, a mortandela, e o pão, pra comemoração no domingo hehehehe.
    Aceita BÔBinho, aceita que dói menos !!!

  6. Adriano

    Eita Bob dia 7 tá chegando e o seu sonho comunista vai ser enterrado de vez com a vitória do Capitão. Qualquer coisa Bob vai viver na Venezuela e viva seu sonho socialista agora quando passar fome não venha para o Brasil ok kkkkkk

    1. OTÁRIO 2x

      Fomos enganados pelo Aécio. Sou um dos 51 milhões de eleitores que depositou o voto nele. Agora meu voto é do Bolsonaro.

  7. EU QUERO SABER

    SÉRGIO MORO RECEBE AUXÍLIO-MORADIA, MESMO TENDO MORADIA PRÓPRIA EM CURITIBA. O QUE MORO É:

    ( ) 171
    ( ) TUCANO. ENTÃO, NÃO VEM AO CASO
    ( ) MORALISTA SEM MORAL

  8. FUX, O BEIJA-PÉ

    Liberei um gasto de quase 1 bilhão de reais por ano em auxílio-moradia para homens que sabem combater o combate à corrupção como o Sérgio Moro e o Bretas. Ah, ia esquecendo, este último tem esposa juíza e ela também recebe o auxílio moradia em duplicidade. Todos eles com imóvel próprio na cidade em que despacham.

  9. antonio, o eleitor mineiro

    “EMPRESÁRIO RICARDO SEMLER DECLARA VOTO EM HADDAD E COMPARA BOLSONARO A DITADOR DAS FILIPINAS.

    O empresário Ricardo Semler escreve artigo no qual declara voto em Haddad e compara Bolsonaro a Duterte, ditador filipino que chegou a defender estupros de mulheres bonitas; ele diz que estremece ao “ouvir amigos, sócios e metade da família aceitando a tese de que qualquer coisa é melhor do que o PT”

  10. antonio, o eleitor mineiro

    PRESIDENTE ADMIRADO POR PRÊMIO NOBEL DA PAZ. José Ramos-Horta: Lula não foi julgado conforme o ‘rigor internacional’.

  11. antonio, o eleitor mineiro

    BANDIDO DE TOGA? Divulgação da delação de Palocci foi decisão eleitoral de Moro, dizem juristas.

  12. antonio, o eleitor mineiro

    PRESIDENTE ADMIRADO INTERNACIONALMENTE. Chomsky: Lula é o mais importante preso político da atualidade.

  13. antonio, o eleitor mineiro

    “PARA O MERCADO, RISCO-BOLSONARO JÁ É MAIOR QUE RISCO-PT.

    A agência de classificação de risco S&P Global classificou a eleição do ex-capitão Jair Bolsonaro (PSL) como ruim para o cenário econômico brasileiro; para a agência, a disputa entre Haddad (PT) e o ex-militar pode ser posta de seguinte forma: “o candidato do PT não é um outsider, mas Bolsonaro é, o que aumenta o risco de incoerência ou de atrasos em ter as coisas feitas depois das eleições”; A S&P entende que o Brasil tem imensos problemas fiscais, que a economia está praticamente paralisada e que a agenda do no presidente poderá afetar a nota de crédito do país”

  14. antonio, o eleitor mineiro

    BANDIDO DE TOGA? Moro faz barbaridade jurídica como cabo eleitoral, diz deputado Ivan Valente.

  15. antonio, o eleitor mineiro

    DITADURA DE TOGA?

    “TOFFOLI SE ALINHA COM FUX E CENSURA A IMPRENSA.

    Presidente do STF, ministro Dias Toffoli, respondeu a solicitação feita pelo ministro da segurança, Raul Jungmann, sobre qual liminar deveria ser cumprida com relação às entrevistas do ex-presidente Lula; Toffoli confirmou que está alinhado na tentativa de censurar a imprensa e determinou que se cumprisse a decisão do ministro Luiz Fux, que suspendeu o direito de Lula falar à Folha e ao jornalista Florestan Fernandes, ignorando a determinação do ministro Ricardo Lewandowski”

  16. César Alcântara Bernestein

    Você: – existe um projeto nacional de desenvolvimento com inclusão social do PT…..ha é petista? Depois de 03 três (má) ou in….gestões….EXISTE O QUÊ MESMO? Tá com raivinha das tendências das novas pesquisas né? Estagnado…….esgoto Haddad pt;………kkkkkkkk

    1. CARLOS ZUCOLOTTO

      Falando com DD, eu posso “amaciar” a multa de R$ 15 milhões. Topa? Vai custar 10 triplex do Lula, que não é do Lula! Só R$ 5 milhões. Mas tem que ser “por fora” ki ki ki ki ki

    1. Murilo

      Bolsonaro de boca calada é um gênio. Deixa que o general fale por ele, apesar de estabanado ainda é um pouquinho mais inteligente.

    2. CAPITÃO BOLSOCHEIO (PORRALÔCA)

      Sou retardado mental e gosto de me dar bem. Arrumei uma boquinha e empreguei um irmão meu na Assembleia Legislativa de São Paulo. Sou incompetente, no parlamento não tenho moral e não aprovo nenhum projeto. Já sabem que Jair sou eu?

      1. amigo do povo

        E deve ser burro mesmo, retardado menta. Com 8 segundos de apresentação na TV conseguiu chegar a 32 % , imagina se fosse inteligente ?
        A proposito, explica-se porque o candidato do PT está como está : POSTE não tem cerebro.

  17. sol

    Como e desesperador, ver voce e seus leitores, tao cegos em suas defesas politicas.
    Deveriam morar na Venezuela

Comments are closed.