Mulheres, o mundo é todo seu!
   1 de outubro de 2018   │     2:20  │  21

por Aprigio Vilanova (texto e fotos)*

Ato organizado pelas mulheres em Maceió

Mesmo que você não apoie, mesmo que você seja de um outro campo político, é impossível não reconhecer que, o movimento organizado pelas mulheres contra a candidatura de Jair Bolsonaro e as idéias extremistas que colocam em jogo as conquistas humanistas, protagonizaram um movimento inédito na política nacional. 

O movimento que ficou conhecido como #elenão revela um momento no qual uma boa parte da população brasileira saiu as ruas para influir no processo político, e pelo que tudo indica será uma influência decisiva, um movimento suprapartidário  protagonizado por mulheres.

Não há duvida que o movimento que aconteceu neste final de semana já entrou para a história da política nacional. Em Alagoas, para quem acompanha a movimentação política, chegou a conclusão de que se trata da maior manifestação já registrada. Maior do que a manifestação que derrubou o governador Divaldo Suruagy.

As mulheres demonstraram, na prática, a capacidade de organização política que sempre tiveram na teoria. Não há dúvida de que retomarão o espaço que sempre foi seu, no início das organizações sociais o poder era matriarcal, ou seja, estruturado a partir da figura materna.

A mulher era a base da organização familiar e definia a linha parental, os homens se resumiam ao papel de tios. Essa foi a primeira organização familiar, uma organização fundamentada na figura da mulher, a sociedade matriarcal.

Claro que a história da sociedade matriarcal como no início dos povos não se repetirá, mas é questão de tempo que as mulheres retomarão seu espaço de poder. Por mais que as estruturas sociais se fundamentem no machismo patriarcal, o caminho retornará ao poder feminino. 

Viajando no tempo e chegando ao nordeste brasileiro a gente chega a conclusão que o poder da mulher sempre foi muito forte, apesar do machismo imperante. Mais que qualquer região brasileira, no nordeste impera a força feminina.  

A figura da mulher, no nordeste, impera como a representação de poder de fato, mesmo que de direito esteja longe do exercício pleno. Ainda não presenciei uma família na qual a mulher não mande, ainda que este exercício de poder precise ser camuflado.

Não é a tôa que ficou reservado a mulher o poder da procriação. Para alguém minimamente religioso há de reconhecer a força que está na capacidade de gerar a vida. As mulheres, cada dia mais, estão entendendo seu lugar no mundo e estão exercendo sua força.  Esperemos um mundo melhor, ele virá. 

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

COMENTÁRIOS
21

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Bolsonete

    Boçalnaro presidente 2018 vem chegando para reimplantar “entrevistas” com o método do afogamento. Não sabe como funciona? Vou explicar: consiste em mergulhar a cabeça do torturado num balde, tanque ou tambor cheio de água (ou até fezes), forçando sua nuca para baixo até o limite do afogamento.

  2. PROGRESSISTA PORRETA

    MULHERES! VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS PELO BRILHANTE MOVIMENTO QUE FIZERAM, DEMONSTRANDO QUE A FORÇA AINDA É DE VOCÊS. LUTEM E EXPULSEM ESSE CARMA MALIGNO INCORPORADO NAS PALAVRAS DESSE NAZI-FASCISTA QUE QUER SER PRESIDENTE. VAMOS JUNTOS, VOCÊS GUERREIRAS E NÓS HOMENS DO BEM, COMPROMETIDOS A NÃO DEIXAR O MAL SER ENRAIZADO NA NOSSA NAÇÃO DE NOVO. DITADURA NUNCA MAIS. QUEREMOS CRIAR NOSSOS FILHOS É A ESTUDAR PRA SEREM HOMENS E MULHERES DE BEM E QUE RESPEITE O PRÓXIMO. E NÃO CAFAJESTES PRECONCEITUOSOS. eLE NÃO. VOCÊS MULHERES SIM SEMPRE. HADDAD E MANU 13.

  3. Augusto César Barbosa Alcântara Machado

    Ibope 1º de outubro: Haddad estagnado com rejeição aumentando enquanto O mito sobe….31% a 21%…kkkkk….Taí, Aprijo bob, na gazeta, a matera….kkkkkkk

  4. PT nunca mais

    Vc sabe quem é Palocci? Lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkikiikkkkkkkk. vc viu alguma coisa sobre esse nome? Lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkikiikkkkkkkk. É o Lula tá com o cu na ratoeira.

  5. antonio, o eleitor mineiro

    FALA, ESPANHOL!

    “TACLA DURAN: MORO “NÃO AGUENTOU FICAR FORA DO PROCESSO ELEITORAL.

    O advogado Rodrigo Tacla Duran criticou o juiz Sérgio Moro, por ter nesta segunda-feira, 1, quebrado o sigilo de parte da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci; “Juiz super-herói!!! Não aguentou ficar fora do processo eleitoral”, disse Tacla Duran”

    1. Bolsonete

      Mesmo tendo a maior rejeição entre todos os candidatos, Boçalnaro presidente 2018 vem chegando para colocar que ele acha que merece na famosa Cadeira do Dragão.

  6. kuka

    O brilhante Juiz Sérgio Moro acaba de quebrar parte do sigilo da delação de Palocci ! A Seita vai a loucura, pois a bomba é devastadora e lacra o caixon do cachaceiro preso em Curitiba.kkkkkkkkk parabéns Dr Sérgio Moro !!!!!

    1. Bolsonete

      Bom mesmo é ser falso moralista e receber auxílio-moradia, como faz o brilhante juiz Sérgio Moro, ou utiliza a verba do auxílio para comer gente, como disse que faz Boçalnaro, enquanto tantos brasileiros não têm um teto para morar.

  7. Julius Robert Hoppenheimer

    Bolsonaro tem o direito de ironizar que só temos dois candidatos nesta eleição presidencial: Um é o Jair… O outro é o Já Era… Assim, a solução é #17 na urna eletrônica… E seja o que Deus quiser depois…

    👉🇧🇷👉🇧🇷👉

    1. Bolsonete

      Hoppenheimer, explica para a gente, e para os leitores do Bob, como funcionava a famosa Geladeira dos torturadores militares, vai! Ei, não estou falando da Brastemp não, tá?

  8. EX ELEITOR

    Moro retira o sigilo da delação de Palocci, leia a matéria está em todos os sites. Agora um recado para vc depois que vc ler poste em seu blog e de uma vez por toda quero lhe dizer que o PT FOI E É A MAIOR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DO BRASIL.

  9. joatas

    Só pra constar, a estimativa de público contra Bolsonaro foi de, no máximo, 10 mil pessoas.

    No dia seguinte, a favor de Bolsonaro, foram estimadas de 10 mil a 15 mil pessoas.

    Segue o líder … segue o choro esquerdista.

    1. Breno Cunha

      Só em Recife teve 100 mil contra Bolsonaro, SP e Rio juntos tiveram 500 mil. Foi mais de um milhão no mundo inteiro. Quem procurar videos verdadeiros vai ver a multidao contra. E mais, quem saiu pra rua contra ele sabe que havia dezenas de milhares, pois ESTAVA LÁ PRA VER. Procurei videos e fotos de atos a favor, até que tinha gente, mas aproximadamente 20 vezes menos q os contra. Jair pode mudar o nome pra Jaera.

    2. JG*

      Jair Bolsonaro 171-presidente. Gal. Hamilton Mourão-vice. Esta é a chapa “revivendo a ditadura”.
      Bater continência para a bandeira dos EUA em primeiro lugar. Depois, bater, prender e arrebentar.

      Além de deixar o pobre trabalhador sem o 13º salário.

      *Jerico Golpista

  10. Adriano

    Um monte de lésbicas e de mulheres “trans” foi o que eu vi. A verdadeira mulher, mãe, guerreira e que vê no homem a mesma importância que elas têm na sociedade, essas eu não vi.

  11. Mané Convicto

    Pelo fim do auxílio moradia para pobres (só quem pode ficar com auxílio moradia são os que já tem moradia e são ricos, como o doutor Sérgio Moro). Ah, queremos também que o preço da gasolina atinja logo R$ 10,00. Obrigado doutor Aécio. Obrigado Bolsonaro e sua patota pelo golpe dado na Dilma.

  12. Pedro

    Estão de parabéns as bravas mulheres do seu estado, Aprigio Vilanova. O fascismo, a hipocrisia e desonestidade de Bolsonaro estão sendo barrados também Brasil à fora. Tucanalhas nunca mais, porém capitão deputado que agride mulheres…pior ainda!

Comments are closed.