Deus como cabo eleitoral e o discurso político do fazer-crer
   10 de agosto de 2018   │     20:34  │  12

por Aprigio Vilanova*

A Rede Bandeirantes promoveu o primeiro debate com os candidatos a presidência da República e, consequentemente, é o assunto mais comentado nas redes sociais e na imprensa em geral.

O primeiro debate serve como uma espécie de lançamento das campanhas eleitorais, apesar da legislação definir que as campanhas se iniciam a partir de 16 de agosto. Até lá, o que aconteceu ontem, vai continuar repercutindo.

Já falou o estudioso, Patrick Charaudeau, que o discurso político é, em sua essência, impregnado de um caráter religioso. Ou seja, a construção do discurso tem como base o fazer-crer, diferente do discurso científico que tem como base o fazer-saber.

É por essas e outras, que trata-se de pura subjetividade eleger vencedor em debates. A não ser que possamos mensurar o quanto os discursos dos candidatos conseguiram reverter a posição dos indecisos ou dos que já decidiram seus votos. 

No mais, os candidatos falam para a sua bolha e, para estas, os seus candidatos sempre serão os vencedores e isso se deve a questão acima mencionada, é um discurso religioso, messiânico.Neste sentido, para os eleitores pouco críticos não cabe reflexão, ponderação ou busca da antítese.

Não a tôa a maior parte dos candidatos elegeram Deus como cabo eleitoral. Não fiz a contagem, mas acredito que foi uma das palavras mais citadas durante a sabatina.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. CSA campeão Brasileiro e Alagoano

    Feliz dias dos pais Lula o pai dos burros, o condenado, o maior criminoso jamais visto na história deste país. Que apodreça no xadrez em Curitiba. São os sinceros votos dos brasileiros do bem. E Viva a Lava-Jato………………………………………………………………………

  2. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

    Debate na Band:

    Guilherme Boulos: Bolsonararo, quem é Val?
    Bolsonaro: Hum… bem…hã…é…

    1. fato

      Faltou falar a parte do despreparado que não mostrou argumentos jurídicos para invadir propriedades privadas … ah, mas vc é esquerdista, faz-se de surdo nessas horas.

  3. João José Santos Silva

    Engraçado é que o simples ato de citar Deus em um debate, ou Jesus Cristo, incomoda tanto a ponto desse comunista caviar se manifestar! Acho que ele prefere o diabo, ou será que ele se declara ateu, ( até o avião começar a cair )…….Ah…..o discurso científico, e pratica, a rigor metódico, que tem como base o duvidar e até agora ninguém reproduziu em laboratório um macaco-homem…..crer ou não crer, eis a questão! Fé, ” mermão…..falou brother, né?

    1. fato

      Veja que incomoda menos a eles que seus partidos apoiem o ditador nicaraguense Ortega, que mata jovens numa faculdade, pessoas diversas dentro de igrejas e até já matou uma brasileira.

      Estes são os tais revolucionários … vergonha total.

  4. kuka

    O PHÊ THÊ realmente é fantástico !!! Como no debate da Band o Candidato invisível do Partido foi barrado no baile, um outro debate mediado por Gleisi Hofman, Haddad, e Manoela, mostrou seu candidato pé de cobra, quem vê morre kkkkkkkkkk bateu o do Band tranquilo, mostrando a força que Lula ladrão tem nesse País, foi assistido por 123 pessoas, recorde de público kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.

    1. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

      Ladrão, qual o papel do ator pornô Alexandre Frota num hipotético governo Bolsonaro?

    2. um ESTUDANTE

      Quem ainda tinha dúvida descobriu no debate da Band porque o Geraldo “Santo” Alckmin também é muitíssimo conhecido como picolé de chuchu.

  5. Julius Robert Hoppenheimer

    Ser obrigado a votar é uma aberração Democrática. A coisa fica ainda pior com o modernoso sistema eleitoral eletrônico. Somos forçados a confiar, cegamente, na segurança absoluta das urnas eletrônicas e do processamento de votos sem direito a uma recontagem (total ou por amostragem) por voto impresso. O STF e o TSE deram ordem para descumprir a Lei do voto impresso… Pode isso, filhote? Sem-duvidamente, não phode…

    😀😄🤣😁😆😃

    1. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

      Bolsonaro convidou mesmo o ator pornô Alexandre Frota para ser o ministro da Cultura?

    2. RAPHAEL

      PORVENTURA SEU CANDIDATO LIDERASSE AS PESQUISAS VOCÊ NÃO TOCARIA EM ASSUNTO DE VOTO OBRIGATÓRIO. MAS COMO JAÉRA BOLSONARO AFUNDA A CADA NOVA RODADA DE PESQUISA SÓ RESTA ESBRAVEJAR CONTRA O SISTEMA ELEITORAL. VÁ EM FRENTE, A DERROTA DE JAÉRA BOLSONARO É CERTA E VOCÊ PODE CHORAR (ANTECIPADAMENTE) KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Comments are closed.