Deus como cabo eleitoral e o discurso político do fazer-crer
   10 de agosto de 2018   │     20:34  │  11

por Aprigio Vilanova*

A Rede Bandeirantes promoveu o primeiro debate com os candidatos a presidência da República e, consequentemente, é o assunto mais comentado nas redes sociais e na imprensa em geral.

O primeiro debate serve como uma espécie de lançamento das campanhas eleitorais, apesar da legislação definir que as campanhas se iniciam a partir de 16 de agosto. Até lá, o que aconteceu ontem, vai continuar repercutindo.

Já falou o estudioso, Patrick Charaudeau, que o discurso político é, em sua essência, impregnado de um caráter religioso. Ou seja, a construção do discurso tem como base o fazer-crer, diferente do discurso científico que tem como base o fazer-saber.

É por essas e outras, que trata-se de pura subjetividade eleger vencedor em debates. A não ser que possamos mensurar o quanto os discursos dos candidatos conseguiram reverter a posição dos indecisos ou dos que já decidiram seus votos. 

No mais, os candidatos falam para a sua bolha e, para estas, os seus candidatos sempre serão os vencedores e isso se deve a questão acima mencionada, é um discurso religioso, messiânico.Neste sentido, para os eleitores pouco críticos não cabe reflexão, ponderação ou busca da antítese.

Não a tôa a maior parte dos candidatos elegeram Deus como cabo eleitoral. Não fiz a contagem, mas acredito que foi uma das palavras mais citadas durante a sabatina.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. CSA campeão Brasileiro e Alagoano

    Feliz dias dos pais Lula o pai dos burros, o condenado, o maior criminoso jamais visto na história deste país. Que apodreça no xadrez em Curitiba. São os sinceros votos dos brasileiros do bem. E Viva a Lava-Jato………………………………………………………………………

  2. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

    Debate na Band:

    Guilherme Boulos: Bolsonararo, quem é Val?
    Bolsonaro: Hum… bem…hã…é…

    1. fato

      Faltou falar a parte do despreparado que não mostrou argumentos jurídicos para invadir propriedades privadas … ah, mas vc é esquerdista, faz-se de surdo nessas horas.

  3. João José Santos Silva

    Engraçado é que o simples ato de citar Deus em um debate, ou Jesus Cristo, incomoda tanto a ponto desse comunista caviar se manifestar! Acho que ele prefere o diabo, ou será que ele se declara ateu, ( até o avião começar a cair )…….Ah…..o discurso científico, e pratica, a rigor metódico, que tem como base o duvidar e até agora ninguém reproduziu em laboratório um macaco-homem…..crer ou não crer, eis a questão! Fé, ” mermão…..falou brother, né?

    1. fato

      Veja que incomoda menos a eles que seus partidos apoiem o ditador nicaraguense Ortega, que mata jovens numa faculdade, pessoas diversas dentro de igrejas e até já matou uma brasileira.

      Estes são os tais revolucionários … vergonha total.

  4. kuka

    O PHÊ THÊ realmente é fantástico !!! Como no debate da Band o Candidato invisível do Partido foi barrado no baile, um outro debate mediado por Gleisi Hofman, Haddad, e Manoela, mostrou seu candidato pé de cobra, quem vê morre kkkkkkkkkk bateu o do Band tranquilo, mostrando a força que Lula ladrão tem nesse País, foi assistido por 123 pessoas, recorde de público kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.

    1. um ESTUDANTE

      Quem ainda tinha dúvida descobriu no debate da Band porque o Geraldo “Santo” Alckmin também é muitíssimo conhecido como picolé de chuchu.

  5. Julius Robert Hoppenheimer

    Ser obrigado a votar é uma aberração Democrática. A coisa fica ainda pior com o modernoso sistema eleitoral eletrônico. Somos forçados a confiar, cegamente, na segurança absoluta das urnas eletrônicas e do processamento de votos sem direito a uma recontagem (total ou por amostragem) por voto impresso. O STF e o TSE deram ordem para descumprir a Lei do voto impresso… Pode isso, filhote? Sem-duvidamente, não phode…

    😀😄🤣😁😆😃

    1. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

      Bolsonaro convidou mesmo o ator pornô Alexandre Frota para ser o ministro da Cultura?

    2. RAPHAEL

      PORVENTURA SEU CANDIDATO LIDERASSE AS PESQUISAS VOCÊ NÃO TOCARIA EM ASSUNTO DE VOTO OBRIGATÓRIO. MAS COMO JAÉRA BOLSONARO AFUNDA A CADA NOVA RODADA DE PESQUISA SÓ RESTA ESBRAVEJAR CONTRA O SISTEMA ELEITORAL. VÁ EM FRENTE, A DERROTA DE JAÉRA BOLSONARO É CERTA E VOCÊ PODE CHORAR (ANTECIPADAMENTE) KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Comments are closed.