MBL e a indústria de notícias falsas ou falsas notícias
   27 de julho de 2018   │     14:34  │  11

Por Aprigio Vilanova*

O conceito é novo, mas a pratica é muito antiga. O que hoje aprendemos a conceituar como fake news ou notícias falsas, os mais antigos chamavam de boatos ou até mesmo de pasquim. A prática de distorcer os fatos e estrangulá-los para atender aos próprios interesses não é novidade.

As notícias falsas podem ter duas naturezas basicamente: tornar verdade a mentira ou transformar em mentira a verdade. Este expediente é mais antigo que a própria imprensa. Como a verdade e a mentira são conceitos relativos, parece impossível impedir a proliferação das ditas fake News ou notícias falsas.

O problema é que atualmente temos a rede mundial de computadores, o mundo conectado a partir da internet e, com a abrangência das redes sociais, basta apenas um clique para estas pseudos notícias se espalharem numa velocidade estonteante. Uma vez na rede sempre na rede.

A polêmica mais recente envolve o Movimento Brasil Livre (MBL) e a desarticulação, por parte do Facebook, da rede de páginas e perfis pessoais propagadores de notícias falsas e articulada pelo movimento. Foram cerca de 196 páginas e 87 perfis pessoais responsáveis por alimentar a indústria da mentira.

“Como parte de nossos esforços contínuos para evitar abusos e depois de uma rigorosa investigação, nós removemos uma rede com 196 Páginas e 87 Perfis no Brasil que violavam nossas políticas de autenticidade”, informou o Facebook Brasil.

Mas a polêmica não para por aí, com exclusão das páginas ligadas ao MBL veio a repercussão com argumentos que beiram a loucura. Acusam o Facebook e seu presidente, Mark Zuckerberg, de estarem a serviço da esquerda brasileira.

Ou de estarem praticando censura, mas o fato é que a empresa tem seu guia de regras e padrões de participação na comunidade virtual. E, pelo que afirmou o jornalista, Leonardo Sakamoto, as páginas atuavam no sentido de manipular o debate público.

Clique aqui e veja a lista completa das páginas retiradas da rede

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. fato

    Perguntar não ofende né Bob? Mas por quê ninguém fala dos perfis de políticos petistas?

    Lembra do “Forza Luca”, que virou Lula? E aquela foto de muambeiros da década de 1990 indo para o Paraguai que virou carreata para Curitiba? Talvez a foto de manifestantes durante o casamento real? Ou ainda a montagem do pano de fundo de uma foto do Sérgio Moro com “patrocínios” de empresas e partidos políticos? Poderíamos falar ainda em pesquisas encomendadas pela CUT, CNT (cujo presidente desviou mais de 150 mil para um deputado federal petista de MG).

    Isso para não falarmos dos dados mentirosos como a adoção de uma faixa de extrema pobreza de 77 reais para dizer que os “bolsa família” saíram da miséria. Agora dizem que a pobreza aumentou usando a faixa, em dólares, do Banco Mundial … oi? E que tal a proibição de reprovação estudantil para dizer que diminuiu o analfabetismo? Candidato ao governo de SP dizendo que o mensalão não existiu. Ou ainda colocarem a culpa de tudo nos EUA?

  2. Maurício Tenório

    São agrupamentos de vigaristas em busca de dinheiro. Movimento Bunda Livre, Revoltados off line…Fazem o papel de gurus dos analfa políticos.

  3. Ze

    Uma mentira repetida se transforma muita vezes em verdade,quase absoluta,quando a grande imprensa reproduz um fato reiteradamente tentando destruir imagem 24 horas geralmente atinge seu objetivo,hoje disseminada também com ditos blogs sujos.A retirada deste veículo de comunicação não resolve o problema mais acende o alerta aos aventureiros de plantão.

  4. HELICOCA

    LULA 2018. POR UM BRASIL LIVRE DAS DROGAS. POR UM BRASIL LIVRE DO AÉCIO, O CHEFÃO DO NARCOTRÁFICO, DO BOLSONARO, O IDÓLATRA DA BANDEIRA AMERICANA, E DAS OUTRAS DROGAS!!!

  5. kuka

    Mais mentiras que as que o Lula ladrão conta, é impossível kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk !!!!!

    1. FORA TEMER

      PESQUISA CUT/VOX POPULI. URGENTE!

      48% DAS PESSOAS ACHAM LULA O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE.

  6. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

    Alguém sabe qual o candidato à presidência muito conhecido como BUNDA SUJA nos meios militares e o porquê dessa denominação?

    1. Maurício Tenório

      Fácil. Pelo que ele fala, a boca é tão suja quanto deve ser a bunda. BolsoNANO, o breve kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. fato

      Talvez o Lula, que sempre quis ser Fidel, apoia Maduro e Ortega – aquele cujo (des)governo matou uma pernambucana.

Comments are closed.