Mais uma comunidade quilombola reconhecida em Alagoas
   25 de julho de 2018   │     16:47  │  26

por Aprigio Vilanova*

A Guerra dos Palmares, pintura de Manuel Vítor, 1955

No dia em comemoração a mulher negra latinoamericana, Alagoas tem reconhecida mais uma comunidade remanescente de quilombo. A Fundação Palmares reconheceu a comunidade Sítio Queimadas, em Água Branca, como comunidade remanescente de quilombo.

O presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, garantiu o reconhecimento por meio da portaria 184 de 23 de julho, a oficialização da comunidade foi publicada hoje, 25, no Diário Oficial da União.

Reprodução da portaria publicada no Diário Oficial da União

Na página do Instituto de Terras e Reforma Agrárias de Alagoas (Iteral) constam 68 comunidades reconhecidas como remanescente de quilombos  por parte da Fundação Palmares, beneficiando 6.889 famílias. 

A comunidade Sítio Queimadas é 69ª, em Alagoas, e a sexta, no município de Água Branca.

Reprodução (Iteral) das comunidades quilombolas reconhecidas em Água Branca

História

Os quilombos foram regiões ocupadas por negros fugidos dos engenhos e fazendos durante o período de escravização dos povos vindos da África. Estas regiões serviram como lugares de refúgio e resistência ao sistema escravagista.

Alagoas, na época pertencente a Capitania de Pernambuco, abrigou o maior Quilombo dos Palmares, o maior centro de resistência ao regime escravagista das Américas.  Na Serra da Barriga estava localizada a capital do Quilombo dos Palmares, conhecida como Cerca Real dos Macacos.   

Veja o vídeo

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

 

COMENTÁRIOS
26

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Pedro

    Lula com 41% enquanto todos os outros candidatos não somam nem 30% foi o tiro de misericórdia no golpe dos corruptos. Quando o povo quer não tem Moro, Dellanol, Globo, nem qualquer outro golpista que dê jeito. Lula representa a mais cristalina vontade da nação em reviver aqueles tempos de paz e prosperidade econômica. Tucanalhas nunca mais e deputado capitão que come gente com dinheiro do contribuinte, nem pensar!

  2. Rivelino Melo

    ESTÁ FICANDO MUITO DELICADA A SITUAÇÃO DO JUIZ DA FALA FINA COM SENADORES AMERICANOS DECLARANDO APOIO AO LULA. DAQUI A POUCO ABREM INVESTIGAÇÃO NO SENADO DOS EUA SOBRE A PARTICIPAÇÃO DELES NO GOLPE DE TERCEIRO MUNDO IMPLEMENTADO PELA OPERAÇÃO LAVA JATO. JÁ ESTOU VENDO QUE OS PLANOS DE SÉRGIO MORO DE SE MANDAR PARA LÁ ESTÃO SE FRUSTRANDO NA MESMA VELOCIDADE COM QUE JULGARAM O LULA

  3. Julius Robert Hoppenheimer

    Se os comunistas quisessem mesmo implantar a economia comunista, escreveriam milhares de livros sobre isso, mas eles escrevem somente sobre os males do capitalismo e sobre como dominar a sociedade capitalista. O regime comunista é só uma cenoura de burro. O burro não pode nem precisa alcançá-la: só o que importa é obrigá-lo a continuar andando.

    Olavo de Carvalho!!!

    🇧🇷🔮🇧🇷💊🇧🇷👽

  4. Julius Robert Hoppenheimer

    Será muito difícil entender que todo comunista, colaborador ou simpatizante do comunismo é cúmplice moral de pelo menos cem milhões de homicídios e, como tal, não tem NENHUM direito de ser considerado uma pessoa respeitável?

    Olavo de Carvalho!!!

    🇧🇷🔮🇧🇷💊

  5. antonio, o eleitor mineiro

    TERCEIRO MANDATO GARANTIDO.

    “NOVA PESQUISA CUT/VOX: LULA TEM 41%. O RESTO, 29%.

    Pesquisa CUT/Vox Populi aponta que o ex-presidente Lula vence no primeiro turno com 58% dos votos válidos; no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, as intenções de voto do ex-presidente aumentaram para 41% contra 39% registrado em maio; já a soma de todos os outros adversários alcançou 29%; no segundo lugar está Jair Bolsonaro (PSL), com 12%, seguido por Ciro Gomes (PDT), que alcançou 5%; Marina Silva (Rede) caiu de 6% para 4%, empatando com Geraldo Alckmin (PSDB), que também registrou apenas 4%”

  6. PT nunca mais

    O que tá acontecendo o veio seboso defensor de ladrão não fala mais merda do grupo criminosos do PT

    1. Márcio Lemos

      Cara, deixa de cegueira! Durante um tempão você se deixou levar por aqueles merdinhas do MBL. E eles são financiados exatamente para distorcer a verdade dos fatos, colocando uma espécie de venda nos olhos das pessoas. Felizmente o Facebook baniu quase duzentas fan pages produtoras de fake news, as mesmas que deram cobertura aos golpistas do Congresso a destituir uma presidenta eleita com o voto popular e que não praticou nenhum crime, hoje se sabe perfeitamente disso. Aliás, criminosos são os que aí estão, do PSDB, quase todos, do centrão, idem, Bolsonaro, nem se fala. Esse partido que induziram você a criticar, o PT, é o que levou mais benefícios para todos os brasileiros, de todas as classes. Se reparar direitinho, vai ter algum familiar seu, ou mesmo você próprio, se fizer uma análise mais criteriosa, verá que Lula e Dilma contribuíram para você viver melhor.

  7. kuka

    Estou apaiando incondicionalmente o Slogan Lula Livre….livre da cachaça, livre da trambicada, livre da organização criminosa, as vezes cadeia não é tão ruim como dizem não kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk. Cadê Papai ??? Abandonou a Seita, foi kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.

    1. antonio, o eleitor mineiro

      MOBILIZAÇÃO PLANETÁRIA.

      “BERNIE SANDERS E MAIS 28 PARLAMENTARES DOS EUA QUEREM LULA LIVRE.

      Um grupo de 29 congressistas americanos, incluindo o senador Bernie Sanders, pré-candidato à presidência dos Estados Unidos em 2016, lançou um manifesto no qual pedem a libertação imediata de Lula e afirmam que “a luta contra a corrupção não deve ser usada para justificar a perseguição de opositores políticos ou negar-lhes o direito de participar livremente das eleições”; os parlamentares denunciam a prisão política de Lula, com base em “acusações não comprovadas” e em um julgamento “altamente questionável e politizado”

    2. LINO SOARES

      VOCÊ DEVE ESTAR MAMANDO EM ALGUMA TETA DOS GOLPISTAS SEM VOTO. LULA JÁ PASSOU DE 40% DE APROVAÇÃO. A NOSSA ELEIÇÃO TÁ NO PAPO.

  8. PROGRESSISTA PORRETA

    DIANTE DOS COMENTÁRIOS DESSE ZÉ MANÉ DENOMINADO “JOHANN SEBASTIAN”, VÊ-S QUE É UM PATO MURCHO QUE NÃO ESQUECE O NOME DE LULA NEM QUANDO DORME. IMAGINE SE LULA TIVESSE FAZENDO CAMPANHA. KKK MAS PRA QUE FAZER SE TEMOS O MELHOR CABO ELEITORAL DO BRASIL QUE É O JUIZECO TUCANALHA DE CURITIBA QUE FEZ CAMPANHA DURANTE 3 ANOS PRA LULA. E DEPOIS VEM UM CERTO CAPITÃO QUE VIVE PROTAGONIZANDO VIOLÊNCIA PRA TODOS OS LADOS QUERENDO IMPLANTAR UMA DITADURA DE NOVOS TEMPOS PRA ESSES ADORADORES DE PATOS E DA BANDEIRA AMERICANA.
    LULA LIVRE, LULA PRESIDENTE É A SOLUÇÃO.

    1. antonio, o eleitor mineiro

      BANDIDO DE TOGA?

      “MORO COLOCA-SE COMO ATOR POLÍTICO E ATACA ELEIÇÕES.

      Sérgio Moro atacou as eleições presidenciais marcadas para outubro e afirmou nesta quarta (25) que o resultado do pleito traz o “risco de retrocesso” contra a sua Operação Lava Jato; amigo de diversos políticos tucanos e fotografado mais de uma vez em situações de confraternização com Aécio Neves e João Doria, Moro disse ainda que o país precisa “do exemplo de lideranças honestas”

  9. HELICOCA

    LULA 2018. POR UM BRASIL LIVRE DAS DROGAS. POR UM BRASIL LIVRE DO AÉCIO, O CHEFÃO DO NARCOTRÁFICO, DO BOLSONARO, O IDÓLATRA DA BANDEIRA AMERICANA, E DAS OUTRAS DROGAS!!!

    1. LINO SOARES

      MEU VÉIO, A ELEIÇÃO DO LULA JÁ TÁ NO PAPO. ESTÁ PASSANDO DE 40% DE APROVAÇÃO. NEM DEVIA TER MAIS ELEIÇÃO: JÁ ERA PARA SER LOGO DIPLOMADO.

  10. Johann Sebastian Bach

    Não existe nada mais pernicioso, marginália e prejudicial ao país do que a retórica petista de “Lula livre” e “Lula inocente”. Isso é uma afronta a justiça brasileira.

    E ou não é, vermelhinhos…

    😆😁😄🤣😀😂

    1. Bolsonete

      Bastião, para apoiar Boçalnaro presidente 2018 tem que achar graça quando Boçalnaro fala que o afrodescendente lá na comunidade quilombola pesa “x” arrobas.

    2. Melquíades de Souza

      Pois vá tratando de tapar olhos e ouvidos. Lula Livre é o grito do Brasil!! E agora do mundo inteiro também!!

  11. Johann Sebastian Bach

    Para o filhote de comunista, que não tem a menor idéia do que foi o tempo da escravidão, compre e Leia o livro de “Paulo Francisco de Almeida, o Barão de Guaraciaba”, e, atualize-se…

    E aí, vermelhinhos, agosto está chegando…

    😆😁😄🤣😀😂

  12. Bolsonete

    Nem se anime, Bobinho. Boçalnaro presidente 2018 vem aí para revogar essa portaria. E para instituir a arroba como unidade de medida oficial.

Comments are closed.