Ministro do trabalho defende empresas e é sócio da esposa de Gilmar Mendes
   11 de julho de 2018   │     16:09  │  23

por Aprigio Vilanova*

O presidente Michel Temer (MDB-SP) nomeou, na segunda (9), Caio Luis de Almeida Vieira de Mello, como novo ministro do Trabalho.

Vieira de Mello é advogado, desembargador aposentado e membro do escritório Sérgio Bermudes Advogados, que também tem em seu quadro, Guiomar Mendes, esposa de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Print no sítio do escritório Sérgio Bermudes Advogados

O escritório de advocacia é responsável pela defesa de grandes empresas, segundo levantamento feito pela Revista Veja, o escritório tem entre seus clientes a Petrobrás, a Odebrecht, a Vale e a Queiroz Galvão.

O novo ministro já defendeu grandes empresas em ações trabalhistas, numa consulta no sistema eletrônica de consultas no sítio do STF existem cinco processos em que Vieira de Mello atuou como advogado no STF. Quatro já foram julgados e uma ação aguarda apreciação no Supremo. 

Print no sistema eletrônico de consulta no STF

Vieira de Mello tem neste histórico, no STF, ação que pediu o afastamento da argumentação do Ministério Público do Trabalho (MPT) de que a terceirização poderia causar prejuízo aos trabalhadores.

O argumento de Vieira de Mello antecipou em, pelo menos, três anos a reforma trabalhista que ampliou a terceirização para as atividades fim das empresas. O processo que aguarda julgamento, no plenário do STF, é uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questiona a lei que possibilitou a redução intrajornada de motoristas rodoviários. 

A Procuradoria Geral da República (PGR) avalia a norma, mantida na reforma trabalhista, como retrocesso social e que pode causar danos à saúde dos trabalhadores e expor os usuários das rodovias a risco. Vieira Mello sustenta o contrário.  

No ano passado, o também ministro do STF, Marco Aurélio Mello, já havia se declarado impedido de relatar ou julgar processos envolvendo clientes do escritório pelo fato de ter uma sobrinha entres os membros da banca advocatícia.   

Vieira de Mello substitui Eliseu Padilha (MDB-RS) que é o titular da pasta da Casa Civil e acumulava o cargo de ministro interino do Trabalho após a exoneração de Helton Yomura, alvo de investigação da Polícia Federal. 

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
23

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. desportista

    Tic tac tic tac tic tac tarde de 12 de julho de 2018 e a direita golpista ainda não tem um candidato viável. Abç.

  2. antonio, o eleitor mineiro

    TAPA NA CARA!

    “SENADORA GLEISI A RAQUEL DODGE: POR QUE NÃO INVESTIGA MORO?

    Por que a PGR toma partido assim? Por que não investiga Moro, que, mesmo de férias, mandou desrespeitar uma decisão de instância superior, interveio administrativamente na PF, não observando o devido processo legal? Que é isso doutora?!”, questiona a senadora, sobre decisão da procuradora-geral da República de pedir investigação contra o desembargador Rogério Favreto, que mandou soltar Lula”

  3. antonio, o eleitor mineiro

    NÃO VEM AO CASO. Guilherme Boulos: Raquel Dodge protege ministros ligados ao PSDB.

  4. antonio, o eleitor mineiro

    SENADOR HUMBERTO: O POVO QUER VER O BRASIL FELIZ DE NOVO.

    O líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), avalia que o Brasil voltou ao Mapa da Fome e à lista suja do trabalho escravo da OIT, o desemprego bate recorde, programas como o Saúde da Família e o Fies estão sendo dizimados, nossas maiores empresas estão sendo entregues, e até doenças já erradicadas estão voltando por falhas nas políticas de saúde”

  5. antonio, o eleitor mineiro

    “DEPUTADO WADIH DAMOUS: RAQUEL DODGE É A CHEFE DA GESTAPO E PRECISA SER ENFRENTADA.

    O deputado Wadih Damous (PT-RJ) denunciou “a escalada de fascistização em curso” no Judiciário; ele criticou duramente da tribuna da Câmara a investigação aberta contra o desembargador federal Rogério Favreto pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge; “O Ministério Público, que já foi uma instituição gloriosa em nosso País, hoje está se tornando abrigo de rapazes de extrema-direita, de uma verdadeira Gestapo. E a chefe dessa Gestapo é a senhora procuradora-geral da República Raquel Dodge. É a Gestapo. E a Gestapo tem que ser enfrentada com as armas da democracia”

  6. antonio, o eleitor mineiro

    ACUSAÇÕES CAINDO UMA A UMA, COMO CASTELO DE CARTAS.

    “JUSTIÇA DO DF ABSOLVE LULA POR OBSTRUÇÃO À LAVA JATO.

    Juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal Criminal no Distrito Federal, considerou Lula inocente, por falta de provas, sobre um suposto esquema para a compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró”

  7. antonio, o eleitor mineiro

    DIA HISTÓRICO.

    “CONFIRMADA MARCHA A BRASÍLIA PARA REGISTRAR CANDIDATURA LULA

    “O PT, movimentos sociais e entidades sindicais promoverão no dia 15 de agosto uma grande marcha a Brasília, para acompanhar o registro da candidatura de Lula a presidente da República no Tribunal Superior Eleitoral. Espera-se a participação de milhares de pessoas que sairão em marcha de cidades do entorno de Brasília até o centro administrativo da capital federal”, informa o Boletim da Resistência”

  8. antonio, o eleitor mineiro

    “EM NOVO ABRAÇO DE AFOGADOS, TEMER E AÉCIO NÓIA VOLTAM A SE REUNIR.

    Embora limado até pelo seu próprio partido em função das denúncias de corrupção, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) reuniu-se com Michel Temer, nesta quarta-feira (12), no Palácio do Planalto; encontro, o sexto desde que Aécio virou réu no STF por pedir dinheiro ao empresário e dono do grupo J&F, Joesley Batista, teria sido para discutir apoios e alianças para as eleições de outubro, com destaque para Minas Gerais”

  9. kuka Beludo

    Oxi, que besteira BÔBinho Júnior !! Kkkkkkkkkk
    O Tofoli num era Dr Adé-vogado do Lula e do PHÊ THÊ !! KKKKKKKKKK KKKKKKKKKK. E O fraveto num era xumbeta do Zé Dirceu, Dilma e demais Aceclas da Seita, qual o problema.
    Ontem a ladra louca Gleisi Hofman, gitava aos quatro cantos do mundo, se descabelava toda dizendo que o Moro estava em Lisboa comendo bacalhau com vinho do Porto, e desrespeitando um Juiz trabalhador que estava de plantão ! O Moro tava em Curitiba na casa dele kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk ou racinha mentirosa essa do PHÊ THÊ kkkkkkkkkk. Ontem a Presidente do STJ julgou e desqualificou 145 pedidos de HC de Lulinha 51 só mudava os nomes de quem pediu o HC a oratória era a mesma, ou seja foi a mesma pessoa que fez os recibos do aluguel do tipek kkkkkkkkkk ou racinha de trombadinhas essa do PHÊ THÊ.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    1. Mané Convicto

      Não vemos a hora de pagar R$ 10 no litro de gasolina. Muito obrigado Magno Malta, Aécio, Bolsonaro e todos os congressistas que derrubaram a Dilma para que a gente pudesse viver esse momento mágico.

    2. antonio, o eleitor mineiro

      COMEÇO DO FIM DE SÉRGIO MORO.

      “DELAÇÕES SEM PROVAS DA LAVA JATO SÃO ARQUIVADAS EM SÉRIE NO STF.

      Um ano e meio depois da conhecida “delação do fim do mundo”, as delações arrancadas pela Lava Jato a mais de 70 executivos da Odebrecht estão sendo arquivadas em série pelo STF; são consideradas imprestáveis por não serem acompanhadas de uma prova sequer; advogados especializados dizem que as decisões indicam a fragilidade das delações como único instrumento de prova; “Foram poucos os casos em que as delações foram verdadeiras”, afirma o criminalista Daniel Bialski”

  10. alexandre

    APRIGIO, BOLSONAZI AO SER OFENDIDO FUGIU PARA SE ESCONDER EM BANHEIRO? QUE CAPITÃO CAGÃO É ESTE?

  11. Monica Martins de Oliveira

    Governo ilegítimo onde permeia a mais sórdida corrupção. Governo de malas, literais e metafóricas.

    #NobelParaLula
    #LulaLivre

    1. Mané Convicto

      Temer e Moro. Esses dois homens de bens têm muito em comum. Tanto um quanto outro foram agraciados com troféu Homem do Ano e derrubaram a escarlate Dilma para que nós pudéssemos viver o momento mágico de ter aumento de combustível diariamente. Viva Magno Malta, Aécio, Bolsonaro e demais congressistas que deram o golpe no povo!

    1. Aécio Neves-PSDB

      Queria tanto poder passar o “bastão da derrota” para o meu companheiro de partido, o Sérgio Moro, mas ele não aceitou ser candidato à presidência. Agora já sei o motivo. O compadre do Carlos Zucolotto tem o telhado de vidro.

    2. antonio, o eleitor mineiro

      BOMBA ATÔMICA!

      ‘MORO E GEBRAN COMETERAM CRIME’, DIZ DESEMBARGADOR TUTMÉS AIRAN.

      “O que é aberrante e o que chega a ser, inclusive, criminoso, é um juiz de primeira instância [Sergio Moro], viajando, de férias, portanto, sem jurisdição alguma, se arvorar na condição de super-juiz e determinar que a PF não cumprisse a decisão do desembargador. Isso é um absurdo, criminoso”, afirma o desembargador Tutmés Airan”

  12. Ze

    Oh Aprígio,
    Deixa o menino calminho,não faz mal a ninguém e só ajudar ao seu próximo,um verdadeiro Monge Tibetano.

  13. Johann Sebastian Bach

    Só quem tem a mentira no sangue pode mentir constantemente com algum proveito. O mentiroso ocasional ou reativo sempre se ferra. Em torneios de mentiras, os comunistas vencerão sempre. A única maneira de vencê-los é pela força maciça da rejeição popular. E para a população odiá-los, é só contar a ela o que eles fazem. Só que não é possível fazer isso e ser bonzinho com eles ao mesmo tempo.

    Olavo de Carvalho!!!

    😁😂😀🤣😄😆

    1. antonio, o eleitor mineiro

      PEGO COM A CALÇA CURTA!

      “PARTIDO DE GENERAL FINANCIA SITE DE FAKENEWS.

      O site Intercept revela que o partido do general Antonio Mourão, pré-candidato a presidência da república pelo PRTB (sigla controlada por Levy Fidelix), transferiu dinheiro para a empresa que alimenta e coordena os três maiores propagadores de boatos e difamações no Brasil: o site Folha Política e as páginas de Facebook Movimento Contra a Corrupção e TV Revolta”

  14. Johann Sebastian Bach

    Se, durante os vinte anos em que governaram o país, os militares tivessem mandado as TVs exibirem constantemente documentários sobre as atrocidades comunistas, a esquerda jamais teria voltado ao poder.

    Olavo de Carvalho!!!

    🇧🇷💊🇧🇷🔮🇧🇷👽

    1. NÃO ENTENDO NADA

      A DITADURA MILITAR MATAVA POR ORDEM DOS PRÓPRIOS PRESIDENTES MILITARES, COMO FEZ O GENERAL ERNESTO GEISEL, E OS ESCÂNDALOS ENVOLVENDO O REGIME DOS COTURNOS FORAM TANTOS. COMO PODEM TER MORRIDO POBRES ESSES PRESIDENTES QUE TANTO FIZERAM PARA SE PERPETUAREM NO PODER?

    2. antonio, o eleitor mineiro

      ALTIVO DEPUTADO WADIH DAMOUS: MORO DEVERIA SER PRESO IMEDIATAMENTE.

      O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) explicou em entrevista à TV 247 as arbitrariedades do cancelamento do habeas corpus concedido ao ex-presidente Lula pelo desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, no último domingo 8, e criticou duramente o juiz Sergio Moro, que se manifestou contra a soltura de Lula e orientou a PF não cumprir uma determinação judicial; “Moro deveria ser preso imediatamente e responder a processo disciplinar para perder o seu cargo”, defende”

Comments are closed.