Lula e um Judiciário para chamar de seu?
   10 de julho de 2018   │     13:54  │  37

por Aprigio Vilanova*

O imbróglio jurídico envolvendo o poder judiciário e o ex-presidente Lula parece não ter uma solução em um horizonte próximo. O horizonte próximo é mais conhecido como as eleições presidenciais de outubro e a pendenga jurídica reforça a narrativa petista de que Lula é vítima de uma persiguição.

A disputa de decisões, do último domingo, 8, no TRF-4 deixou claro, para os que conseguem enxergar um pouco além da fina camada que encobre a realidade, que o ex-presidente só será libertado quando não representar mais uma pedra no caminho do grande acordo nacional, com o Supremo, com tudo.

O domingo, 8, mostrou que existe uma justiça pronta para evitar a soltura de Lula. Em menos de cinco horas foram 10 decisões entre as que autorizavam a liberdade do ex-presidente e as que exigiam o não cumprimento do desembargador Rogério Fraveto.

Entraram em cena, em pleno domingo, o juiz Sérgio Moro, o Ministério Público Federal (MPF), o próximo relator da Lava Jato no TRF-4, o presidente do TRF-4, a Procuradoria Geral da Republica (PGR) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).  

O juiz Sérgio Moro, que está de férias em Portugal, ligou para a Polícia Federal no Paraná orientando para o não cumprimento do habeas corpus concedido por Favreto a Lula. Sérgio Moro está de férias até o final de julho. 

Vale lembrar que Sérgio Moro já havia alegado, em 11 de junho, a falta de tempo para julgar, Carlos Felisberto Nasser, braço direito do governador tucano do Paraná, Beto Richa, em um esquema de corrupção envolvendo a empresa concessionária das rodovias federais no Paraná.

Ainda na noite de domingo, 8, a Procuradoria Geral da República (PGR) enviou petição ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que o a Corte seja a responsável por decidir acerca de Habeas Corpus apresentados para a libertação de Lula.

 

O embate envolvendo quase toda a estrutura do poder judiciário no país jogou combustível na fogueira conhecida como a situação de Lula e revelou que a crise institucional vivida não deixou imune a estrutura do poder judiciário.

É aguardar as cenas dos próximos capítulos porque amanhã pode acontecer tudo e inclusive nada.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
37

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. RONALDO

    Tá batendo o desespero não é COMUNISTAS? Mas o Brasil ainda é penta, o palmeiras ainda não tem mundial e o LULADRÃO CONTINUA PRESO.

  2. Fernandes

    ESSE É O FAMOSO JORNALISMO DE BOTECO OU O CHAMAMOS FAKE NEWS, AFIRMAR QUE O JUIZ SÉRGIO MORO ESTAVA EM PORTUGAL MOSTRA A FACE DE UM JORNALISMO SEM CREDIBILIDADE E SEM COMPROMISSO COMA VERDADE. O JUIZ SÉRGIO MORO QUE CONTA COM APOIO MACIÇO DA POPULAÇÃO DE BEM DO BRASIL, JAMAIS SAIU DE CURITIBA DURANTE SUAS FÉRIAS! ISSO NÃO É JORNALISMO!

    1. Maurício Tenório

      O desembargador Favreto, tendo sido designado PLANTONISTA, inevitavelmente, era competente para decidir sobre quaisquer habeas corpus que chegasse ao tribunal naquela ocasião. Do contrário, qual o sentido de haver PLANTÃO??? KKKKKKKKKKKK

  3. desportista

    Tic tac tic tac tic tac tarde de 11 de julho de 2018 e a direita golpista ainda não tem um candidato viável. Abç.

  4. WILLAMS

    O cara foi condenado, repito, CONDENADO, a ele só resta um direito: o de cumprir integralmente, ou pelo menos, um terço da pena. Bandido tem que apodrecer na prisão.

  5. EU QUERO SABER

    QUAL A FRASE PREFERIDA DOS MANIFESTOCHES IDIOTAS?

    ( ) SEGURA O LULA AÍ ATÉ A GENTE “DAR UM JEITO”
    ( ) TEM QUE MATAR ANTES DE DELATAR.
    ( ) TEM QUE MANTER ISSO, VIU?

  6. Ze

    Roberto,
    Quanto a questão legal o ordenamento jurídico brasileiro foi desconstruindo e expôs com clareza o real motivo da reclusão,prisão política.Agora é aguardar onde isso irá chegar…Uma coisa é certa,caso tenha eleição, quem o Lula indicar será eleito Presidente do Brasil e o mais interessante,com o maior cabo eleitoral dos últimos anos,o juiz de primeira estância,Moro.

    1. José Ronaldo

      É isso mesmo, Ze.Com a ajuda do cowboy fora da lei, o Lula ganha em 1° turno ou elege quem ele apontar o dedo. Fooooooooooooooora golpistas incompetentes

  7. Azulão campeão Alagoano e Brasileiro

    Ex-presidente CRIMINOSO, preso, julgado e condenado em 1ª e 2ª estância federal, quer mais! Está sendo julgado também, pelo sitio que recebeu ela corrupção comandada na quebra da PETROBRAS e a sentença está a caminho+20 anos, nas costas. tenho dito

    1. Ze

      Azulão,
      Convite especial para você e quem acredita no caso do triplex do Lula:vão passear no elevador da dona Letícia e vejam onde irão parar…kkkkkkkkkk

  8. PT nunca mais

    Lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, viva o nosso herói Serjão, eita cabra macho. Aí PTZada colocar os dois dedos no fiofo e rasga. lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  9. Murilo

    Muito eficiente esse menino Moro. O mamador do inconstitucional auxílio moradia, deixou as férias de lado para passar por cima da Lei e da hierarquia. Ô menino de ouro, de tolo!!! Esse é ocompadre do Zucolotôtôtôtô!!!!!

  10. Platão Branco Leitão Raton

    E por falar nisso bob e Aprigio, as colunas da Gazeta não são panfletos de DCE, e vocês deveriam se julgar mais que suspeitos pra escrevinhar sobre assuntos petistas…..

  11. Platão Branco Leitão Raton

    O plantonista militante que cometeu abuso de autoridade quando usurpou a função, assassinou o trâmite, o fórum, o rito e o processo natural do direito. O chumbeta estuprou o código processual e rasgou o regimento interno numa “decisão” traiçoeira na calada da noite de um final de semana, no mínimo monocrática, intempestiva e incompetente. E ainda teve o disparate de achar fundamento em ” direito” de fazer campanha numa suposta candidatura fake! O golpe malfadado, típico do PT, em forma de lambança e chicana jurídica pra tentar soltar o criminoso condenado Lula esbarrou no Ministério Público Federal que escudou-se muito apropriadamente na jurisprudência colegiada do Supremo Tribunal Federal. Agora o aspone terá que responder a palhaçada que gerou desordem no Conselho Nacional de Justiça. Imbróglio e pendenga jurídica Aprigio? Que palavras são essas menino? Non sense, caro estagiário, escolha melhor esses logos, na falta de idéias vai duas sugestões: Lambança e atropelo! E o vencedor do troféu óleo de peroba é…….Aprigio! Calma bob, você ficou em segundo!

    1. JAIR PORRALÔCA

      Não sou camarão, mas tenho BOSTA na cabeça. Sou retardado mental e gosto de me dar bem. Arrumei uma boquinha e empreguei um irmão meu na Assembleia Legislativa de São Paulo. Sou incompetente, no parlamento não tenho moral e não aprovo nenhum projeto. Já sabem que Jair sou eu?

  12. Interiorano

    O fato é que os petistas e os seguidores fanáticos de Lula, o têm como um verdadeiro “santo do pau oco”! E aí, querem contrariar a lógica da Justiça Brasileira, ou seja, “eu tenho uma condenação igual a de Lula e não posso ser solto e nem me candidatar a cargo público já que estou inelegível, porém, no fanatismo político deles, Lula pode e têm que ser solto e têm que ser candidato a presidente”! E esse desembargador, que é ligado ao PT, pisou na bola e causou um tremendo tumulto judiciário! Ainda bem, que outras pessoas ligadas ao Judiciário Brasileiro, tomaram a decisão correta! A verdade é que eu convivo com colegas petistas e quando você critica Lula, o (a) cara se transforma, fica nervoso (a), fica vermelho (a) e fica dando xilique! Mesmo que fique devidamente comprovado que Lula é culpado, eles não aceitam e não acreditam! Para eles, Lula é um “santo do pau oco”! Só faltam coloca lo num andor e sair por aí! Gente, isso é fanatismo! Já torci por Lula, Aécio, porém, hoje não voto mais em nenhum deles! Cometeu maracutaias, não voto mais! Assim é a roda da vida! Têm se que dar oportunidade a novos valores, competentes, inteligentes, honestos, qualificados, corretos, capacitados, com novas ideias e novos projetos que visem tão somente o progresso da Nação e a melhoria na qualidade de vida de todos os brasileiros! Palmas para a Polícia Federal e para o Judiciário Brasileiro!

  13. kuka Beludo

    Kkkkkkkkkk BÔBinho rapaz, aonde o Sr estava ? Kkkkkkkkkk
    Tava no acampamento do banquete do Lula livre, num foi ? Kkkkkkkkkk. Tavam todos da Seita achando que o GOUPI armado pelo Soldadinho do PHÊ THÊ infiltrado na Justiça ia dá certo, né ? Kkkkkkkkkk depois de solto o velho Pagé ia se refugiar nas embaixadas da Venezuela ou Cuba nera BÔBinho kkkkkkkkkk.
    Mais uma vez o tiro dos GOLPISTAS deu errado, a bala saiu pela culatra, velho papagaio kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
    E pra completar agora a tarde o cachaceiro perdeu de novo no STJ. BÔBinho somente a segunda turma do STF os capatazes do seu chefe é que pode tirá-lo da CADEIA, fora isso esqueça pois a Seita tá cada dia mais envergonhada Srs Golpistas. Viva Sérgio Moro, Guardião implacável da Justiça! Ou cabra bom esse Sérgio Moro kkkkkkkkkk queria ter um filho assim. Xaaaaaaaaau BÔBinho !!!

  14. JORGEARTUR

    o desespero dos petistas com o apoio de um desembargador petista para tirar o Lula da cadeia antes da delação do Palocci. Foi bom porque cada dia mais o povo vai vendo o que é o PT.

    1. JUDGE MURROW (DAS NEGOCIATAS DA LAVA JATO)

      Oi, meu nome é Sérgio, sou o gerente da operação americana aqui no Brasil. Meu amigo e padrinho do meu casamento também é sócio da minha esposa. O Zuca é do carai… Desde o começo já apuramos uma bufunfa. Já estou pensando até em parar… Claro, vou me mandar para o país dos meus patrões, os States, pois aqui a terra ficou arrasada depois de nós. Nós somos f…

  15. roberto

    Bobinho, essa quadrilha petista é audaciosa , onde se viu um desenbargador conceder um hc como fundamento uma candidatura , se assim fosse bob todos malfeitores já condenado no porte do Lula como Fernandinho Beira Mar , Macola e outros seriam beneficiados. Parabéns Moro e TRF4, vocês nos representam.

    1. EU QUERO SABER

      SE A LEI É PARA TODOS, A QUEM PERTENCE OS 450 KG DE COCAÍNA QUE FORAM ENCONTRADOS NO HELICÓPTERO DOS PERRELA?

    1. Ernande

      Esse bandido tem foro especial (julgado igualmete como Gleyse gatuna, que até já foi absorvida pela turma dos coito dos ladrões: o Levanegocio, Toffolidolar, Gilmar Rendes), por isso tá solto.
      O Lulaladrão estar nas garras da Justiça de todos nós! Sendo tratado igualmente como o restante do povo sem foro especial.

      1. MARIDO DA ROSANGELA E AMIGO DO ZUCOLOTTO

        Entreguei o servicinho sujo que me havia sido solicitado. Para Lula eu nunca estou de férias, já para os mafiosos do meu PSDB ki ki ki ki ki ki ki. Já sabem que Sérgio sou eu?

  16. Julius Robert Hoppenheimer

    O Brasil foi o único país do mundo que adotou integralmente como doutrina oficial a crença marcusiana de que os bandidos são os juízes morais da sociedade. Deu no que deu.

    Olavo de Carvalho!!!

    🇧🇷💊🇧🇷🔮🇧🇷👽

    1. Comedor de Gente (JAIR PORRALÔCA)

      Jornalista da Folha de S.Paulo: O senhor utilizou, em algum momento, o dinheiro que recebia de auxílio-moradia para pagar esse apartamento?

      Jair Bolsonaro: Como eu estava solteiro naquela época, esse dinheiro de auxílio moradia eu usava pra comer gente, tá satisfeita agora ou não? Você tá satisfeita agora?

      Jornalista da Folha de S.Paulo: Eu estou satisfeita pelo senhor dar uma resposta

  17. Julius Robert Hoppenheimer

    Os comunistas vão tomar jeito quando seus membros pararem de cheirar o que defecam quando acordam.
    “Viver no esgoto”, foi o nome que lula
    deu ao partido, e está afogando cada bom nome que o partido possui. As eleições estão aí, e alguns deste irão sumir por que não serão eleitos???

    🇧🇷👽🇧🇷🔮🇧🇷💊

    1. Pato Amarelo (coxinhas)

      Batemos panela contra Dilma. Contra Temer, não batemos panelas. Só usamos o cabo… no próprio fiofó

Comments are closed.