Brasil perde e o negro ganha a culpa ou o racismo nosso de cada dia
   8 de julho de 2018   │     1:27  │  22

por Aprigio Vilanova*

O Brasil foi eliminado pela Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia. A seleção não teve uma noite de futebol brilhante e alguns vacílos ajudaram a seleção belga a conseguir a vitória e consequentemente a classificação.

Mas o post não é sobre futebol, é sobre eleger responsáveis pela derrota e o comportamento racista de brasileiros imbecis. Logo após a derrota, as redes sociais do meio-campista Fernandinho foram bombardeadas com comentários preconceituosos e de cunho racista.

O Brasil não jogou bem, os principais jogadores da seleção estiveram abaixo da média e responsabilizar um atleta por uma derrota em um esporte coletivo é de uma ignorância sem tamanho. 

O ser humano idealiza o outro ser humano e assim constrói heróis e vilões. Mas o caso de Fernandinho revela o quanto somos racistas e o quanto é necessário debatermos as questões relativas ao preconceito em nossa sociedade.

O mito construído da democracia racial não se sustenta em um caminhar pelas ruas de qualquer cidade tupiniquim. Os negros sofrem com discriminação a todo momento e em todos os ambientes, não é questão social.

Na primeira oportunidade em apontar um culpado pela desgraça brasileira, o alvo preferencial é o negro. Somos uma sociedade racista e com uma formação humanística débil.  O goleiro sulista, branco e de olhos claros não será jamais responsabilizado, longe de achar que a culpa é individual. 

Não existem culpados. O esporte é coletivo e construído ao longo de, pelo menos, 90 minutos. Invadir as redes sociais de um atleta para ofendê-lo na sua origem étnica é muito representativo da sociedade doente que nos tornamos.

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
22

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Platão Branco Leitão Raton

    Depois da lambança e chicana jurídica do petista desembargador incompetente, mais um, tresloucado, me informe ai somente uma coisinha Bob, já que você é repórter: quanto e qual o valor roubado por Lula e Dilma? Estou aguardando a resposta Bob, e você também Aprigio!

  2. JUDGE MURROW (DAS NEGOCIATAS DA LAVA JATO)

    Oi? Sou o maior cretino da atualidade. Minha missão é passar por cima da lei e manter Lula preso. Deixo minhas férias de lado para dar ordens à distância. Mas quando era para julgar o meu parceiro de partido, Beto Richa, do PSDB do Paraná, aí, então, eu estava muito atarefado e coisa e tal ki ki ki ki ki ki ki Já sabem que safado de Sérgio sou eu?

  3. ALAGOANO

    Nao vi nenhum comentário de racismo, só apoio a seleção brasileira, o único blog que falou isso foi o seu.

    Incrível… vão fazer jornalismo sensacionalista.. abre o olho rapaz!!!

  4. Marcos Antonio

    O problema é que o rapaz é negro. Veja se o Cagão Bueno citou em algum momento o Neymar ?
    Lembram quando a seleção veio jogar em Maceió nas eliminatórias e ele Humilhou o Márcio Canuto ?
    Dizendo que ele só falava besteira ?
    Enquanto tivermos pessoas desse tipo , certamente não seremos mais campeões mundiais.

  5. Maecos Antonio

    O problema é que o rapaz é negro. Veja se o Cagão Bueno citou em algum momento o Neymar ?
    Lembram quando a seleção veio jogar em Maceió nas eliminatórias e ele Humilhou o Márcio Canuto ?
    Dizendo que ele só falava besteira ?
    Enquanto tivermos pessoas desse tipo , certamente não seremos mais campeões mundiais.

  6. Johann Sebastian Bach

    O futuro do Brasil depende de uma só coisa: conseguir manter a ordem até as eleições. Não se deixar conduzir nem por aqueles que querem o caos para precipitar um golpe militar, nem pelos que querem um golpe militar para justificar o caos. Nunca o sangue frio foi tão necessário. A situação é tão grave que ficar nervoso se tornou um luxo suicida.

    Olavo de Carvalho!!!

    🇧🇷💊🇧🇷👽🇧🇷🔮

  7. desportista

    Tic tac tic tac tic tac manhã de 09 de julho de 2018 e a direita golpista ainda não tem um candidato viável. Abç.

  8. José Ronaldo

    Está aí para todos assistirem:a maior perseguição de todos os tempos no Brasil-o melhor presidente da república de história-pelo poder Judiciário.Carcamanos vestem a toga para descumprir as leis do país.todo o povo tem asco desse sistema de justiça apodrecido.Tudo porque caçam um inocente, e esse inocente foi o que mais ajudou o povo mais pobre e fez Brasil crescer muito na economia e no social.Foooooooooora desgraçados golpistas!!!!!!!!

  9. Johann Sebastian Bach

    Os indicados lulopetistas aos Tribunais são semelhantes às células terroristas.
    Aparentemente, trabalham sem fazer alarde e estão prontos para ser ativados “em caso de necessidade”, como disse a guerrilheira deposta!

    😂😁😆😄😀🤣

  10. COXINHA, EMPRESÁRIO MASTER E JEGUE

    VOCÊ ESTÁ NA LUGAR CERTO BOBINHO, VOCÊ NAO PODERIA SER OUTRA COISA A NÃO SER UM LEGÍTIMO PETISTA, SEMPRE LEVANDO E INTERPRETANDO OS FATOS EQUIVOCADAMENTE. TRANSFORMOU A ELIMINAÇÃO DA SELEÇÃO NA COPA DO MUNDO, EM MAIS UMA OPORTUNIDADE PARA DISSEMINAR O ÓDIO E A SEGREGAÇÃO, NA TENTATIVA DE DIVIDIR A SOCIEDADE, AFINAL DE CONTAS, NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE O BRASIL FOI ELIMINADO DE UMA COPA DO MUNDO E SEMPRE A TORCIDA BRASILEIRA ACHOU CULPADOS, INDEPENDENTE DE COR, O QUE DIZER DE ZICO, JÚLIO CÉSAR, ROBERTO CARLOS E TANTOS OUTROS.

  11. PROGRESSISTA PORRETA

    TEXTO BEM COLOCADO. O RACISMO ANDA DE MÃO DADA COM A IGNORÂNCIA E O PRECONCEITO. NÃO ENTENDER QUE FUTEBOL GANHA-SE O MELHOR. E AO MEU VÊ, O BRASIL NÃO FOI MUITO BEM NAQUELE JOGO.
    MAS ACHO TAMBÉM QUE QUEM DEFERE UM COMENTÁRIO RACISTA E PRECONCEITUOSO É POR QUE AINDA NÃO SENTIU A MÃO DA LEI PRA LHE ENSINAR O SENSO DO RESPEITO AO PRÓXIMO.

  12. Julius Robert Hoppenheimer

    Qual seria a punição para o Desembargador petista? Aposentadoria ou promoção? A esquerda comete um erro fatal!

    Rogério Favreto vai ter que devolver o dinheiro que o Mula pagou à ele para expedir o HC. heheh…

    Julgado e preso, como é réu primário deveria ser afastado e perde a aposentadoria!!!

    🤣😂😁😆😄😀

  13. Platão Branco Leitão Raton

    Bob e Aprigio, já que vocês agem como os donos da verdade, e tem o dever de ofício estar bem informados, me respondam uma coisa: Quantos milhões de reais Lula e Dilma e o resto da gangue petista roubou do povo brasileiro?

    1. Zé Auxílio & Moradia

      O que pode responder quanto a esse seu questionamento os nossos admirados jornalistas, se nem os aliados do Sérgio Moro, CIA e FBI conseguiram detectar, em anos e mais anos de espionagem, alguma coisa que comprometesse Lula e Dilma?

    2. Bolsonete

      Boçalnaro presidente 2018 vem chegando para reimplantar “entrevistas” com o método do afogamento. Não sabe como funciona? Vou explicar: consiste em mergulhar a cabeça do torturado num balde, tanque ou tambor cheio de água (ou até fezes), forçando sua nuca para baixo até o limite do afogamento.

  14. Interiorano

    A meu ver, a seleção brasileira não ganhou essa Copa do Mundo, não foi por culpa do Fernandinho! Se fizermos uma análise, o Gabriel Jesus não disse a que foi! Não jogou nada, não marcou nenhum gol e nem contribuiu para que houvesse gol! O Tite deveria ter tirado ele e colocado Roberto Firmino a partir do segundo jogo! Outra coisa : O Tite deveria ter deixado o Felipe Luiz ter começado o jogo contra a Bélgica! O Felipe Coutinho começou bem, marcou dois gols, porém, nos jogos mais decisivos, não apareceu para finalizar! Paulinho, só marcou um gol e também nos jogos decisivos, não finalizou! Tivemos a infelicidade de perder o Casemiro que vinha jogando bem! E por uma infelicidade, o Fernandinho fez um gol contra! Porém, não vamos querer “crucificar” o moço! Eu nunca fui, não sou e jamais serei racista! Nunca tive e jamais terei preconceito de cor, raça e credo!

    1. Bolsonete

      O Interiorano não vota conosco. Para apoiar Boçalnaro presidente 2018 tem que achar graça quando Boçalnaro fala que o afroçodescendente lá na comunidade quilombola pesa “x” arrobas.

  15. HELICOCA

    DA PRÓXIMA VEZ QUE OS COXINHAS MANIFESTOCHES VESTIREM A CAMISA DA SELEÇÃO DEVEM SE LEMBRAR DE COLOCAR JUNTO UMA ESTAMPA DE UM HELICÓPTERO CHEIO DE COCAÍNA, EM HOMENAGEM AO GUSTAVO PERRELLA, DIRIGENTE DA CBF.

Comments are closed.