Brasil se cala e OEA condena o absurdo das crianças separadas dos pais nos EUA
   6 de julho de 2018   │     4:11  │  13

por Aprigio Vilanova*

O governo brasileiro, nesta quinta (5), enviou missão para acompanhar a situação das crianças brasileiras apreendidas e separadas enquanto acompanhavam os pais na tentativa de imigrar para os Estados Unidos de forma ilegal.

A frente da missão, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (PSDB-SP) e o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo do Vale Rocha. Ambos afirmaram que as crianças aparentam estar bem alimentadas e vestidas adequadamente. 

Esta é a única declaração encontrada pelos membros da missão acerca da política de tolerância zero adotada pelo presidente Trump. Não há nenhuma crítica por parte do governo brasileiro sobre a situação enfrentada por cidadãos brasileiros em terras estadunidenses. 

No final de junho, o Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos divulgou resolução em que condenam a prática e que consideram que a separação pode trazer danos psicológicos as crianças e adolescentes separados de seus pais.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) já havia se posicionado contrária a política de tolerância zero de Trump. A CIDH em comunicado afirmou:

“Os Estados, ao exercer seu direito soberano de promulgar e aplicar políticas relativas a imigração e a segurança de suas fronteiras, devem cumprir as obrigações que são incumbidos em virtude dodireito internacional, a fim de que se respeitem plenamente os direitos humanos das pessoas migrantes”

Segue mais um trecho do comunicado da ICDH:

“A política de separação dos meninos, meninas e adolescentes de seus pais é uma abominação, uma vergonha universal, mas o pior é que seus autores a defendem lendo versos da bíblia. Tanta arrogância.é intolerável”

De acordo com o último levantamento feito pelo Itamaraty, são 55 crianças brasileiras separadas de seus pais e vivendo em abrigos nos Estados Unidos. Chicago é a cidade que concentra o maior número com 33 crianças. 

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. alexandre

    APRIGIO, BOLSONAZI AO SER OFENDIDO FUGIU PARA SE ESCONDER EM BANHEIRO? QUE CAPITÃO CAGÃO É ESTE?

  2. Johann Sebastian Bach

    Eta pé frio!
    Lula, o hóspede ilustre da carceragem da PF em Curitiba, mandou um “Vem, Hexa!” em sua conta oficial no Twitter antes da derrota do Brasil para a Bélgica.
    Não contente com isso, ainda colocou a hashtag #BrasilHexaLulaTri.

    Já não conseguiu a primeira coisa –e, se as leis do Brasil valerem, também não conseguirá a segunda.

    Ué!!!! Presidiário pode usar celular, Polícia Federal?! Quem aí está falhando? Querem perder a credibilidade por causa de um pilantra? A lei para uns é diferente de outros? Cadê a vergonha na cara?!

    E ou não é VERMELHADA…

    😄🤣😂😀😆

  3. Zé Auxílio & Moradia

    O juiz do jogo do Brasil é um forte candidato para desbancar o Sérgio Moro do posto de cara de pau deste ano. Houve o penalty no Gabriel Jesus e o Moro da arbitragem preferiu não acatar o que o suporte eletrônico do vídeo mostrava.

  4. Pedro

    Isso acontece porque temos um tucanalha no Ministério das Relações Exteriores que ao invés de defender o nosso país dos abusos do Trump, resolve ficar falando só em Venezuela. Chega! Tucanalhas nunca mais e deputado-capitão falastrão, mas que na hora do vamos ver, se esconde no banheiro, pior ainda!

  5. desportista

    Tic tac tic tac tic tac manhã de 06 de julho de 2018 e a direita golpista ainda não tem um candidato viável. Abç.

  6. JG*

    Jair Bolsonaro 171-presidente. Donald Trump-vice. Ao contrário dos petistas, que queriam “toda criança na escola”, esta é a chapa que vai colocar “toda criança (pobre) na gaiola”.

    *Jerico Golpista

  7. Platão das Neves Frias

    Quanto o PT roubou o Brasil com Lula e Dilma e o resto da gangue? Responda essa sabichão!

  8. PROGRESSISTA PORRETA

    QUE VERGONHA! E AINDA TEM COXINHAS QUEM VEM AQUI FALAR CONTRA OS PAÍSES DE 3º MUNDO. SÓ UM GOVERNO COM UMA TENDÊNCIA MUITO GRANDE AO NAZISMO FAZ ISSO COM SERES HUMANOS QUE PROCURA MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA. É UMA AFRONTA AO QUE DE MAIS SAGRADO, QUE É A FAMILIA.

  9. kuka Beludo

    BÔBinhoooooooo !!! Primeiro se atualize pra depois comentar no seu blog esquerdista, marxista, comunista, socialista, Bobinho fofoqueiro. Semana passada quanto o Vice Presidente dos EUA a maior potência mundial esteve no Brasil, tratou pessoalmente com o Presidente Temer da liberação dos Pais e das crianças Brasileiras que tinham entrado ilegalmente nos States fugindo da miséria do País da Dilma e do Lula ladrão. Inclusive o Temer colocou o avião Presidencial a disposição para mandar buscar os fugitivos Brasileiros. Ou BÔBinho porque será que as pessoas só querem ir para para os EUA, e não pra Cuba, Venezuela, Bolívia, dos seus amigos, em BÔBinho kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.

Comments are closed.