Corte quer investigação que identifique assassinos de Herzog
   5 de julho de 2018   │     4:27  │  38

por Aprigio Vilanova*

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH) decidiu por condenar o Estado brasileiro pelo assassinato, falta de investigação e sanção aos responsáveis pela tortura e morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrido em 1975, durante a ditadura civil-militar brasileira.

A Corte também condenou o Brasil pela aplicação da Lei da Anistia (Lei nº 6.683/79) promulgada pelo general Figueiredo, em outubro de 79, que, entre outras disposições, extinguiu a possível punição a agentes do Estado que cometeram crimes como tortura, prisões ilegais e assassinatos. 

Para a CorteIDH, tribunal pertencente a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Estado brasileiro é responsável pela violação ao direito a verdade e a integridade pessoal em prejuízo dos familiares de Herzog.

Vlado, como era conhecido, foi chamado para prestar esclarecimentos, no Destacamento de Operação Interna (DOI) e Centros de Operações e Defesa Interna (CODI), conhecido como DOI-CODI,  sobre a sua participação no Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Foi preso, torturado e, no dia seguinte já corria a notícia de que estava morto. Os militares emitiram nota oficial informando que Herzog havia se suicidado, por enforcamento, com um cinto preso as grades na janela da cela que estava preso e divulgaram foto na tentativa de convencer que Vlado havia mesmo se enforcado.

Na foto, Vlado aparece amarrado pelo pescoço e com os joelhos dobrados. A foto foi divulgada pelo Exército e logo foi contestada pela impossibilidade de um suicídio por enforcamento nestas condições.  

A Corte determinou que o Estado brasileiro investigue os fatos relacionados a prisão, tortura e assassinato de Herzog no intuito de identificar, processar  e punir os responsáveis. Também adotar medidas para que reconheçam, sem exceção, a imprescritibilidade de crimes contra a humanidade e de crimes internacionais.  

Clique aqui e leia a íntegra da decisão da  CorteIDH

Clique aqui e leia a Lei da Anistia

*Jornalista formado na Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
38

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Fernandes

    E a morte do prefeito de Santo André Celso Daniel, a Corte não quer investigação que identifique os assassinos?

  2. Comedor de Gente (JAIR PORRALÔCA)

    Jornalista da Folha de S.Paulo: O senhor utilizou, em algum momento, o dinheiro que recebia de auxílio-moradia para pagar esse apartamento?

    Jair Bolsonaro: Como eu estava solteiro naquela época, esse dinheiro de auxílio moradia eu usava pra comer gente, tá satisfeita agora ou não? Você tá satisfeita agora?

    Jornalista da Folha de S.Paulo: Eu estou satisfeita pelo senhor dar uma resposta

  3. EU QUERO SABER

    HONRADO BLOGUEIRO O QUÊ ESTÁ ESCRITO NO ITEM 5 DO MEMORANDO DA CIA, QUE REVELOU A MATANÇA COMANDADA DIRETAMENTE PELO GENERAL ERNESTO GEISEL?

  4. Julius Robert Hoppenheimer

    Eu não gosto de ler!!! Eu tenho preguiça de ler!!!
    Luís 51 Inácio da Silva!!! Bem, tanto falou o Enéas Carneiro, como é que vocês da IMPRENSA, defendem com unhas e dentes um ANALFABETO, para Presidente da República??? Você entraria em um Avião em que o piloto não soubesse guiá-lo??? É, mais de 50% da população entrou neste Avião, por quatro mandatos consecutivos??? Haja coragem…

    😆😂😁🤣🙃😅😄😀😜

  5. Julius Robert Hoppenheimer

    Sob o socialismo, ou você Mata a vaca de uma vez ou a ordenha 24 horas por dia, até ela se estrebuchar. Mas uma coisa é certa: quando o leite acaba, os socialistas culpam a vaca.
    O filósofo alemão Karl Marx, inspirou uma variedade de movimentos políticos que geraram incontáveis desastres humanos.

    🤔💊🙃💊🤔💊

    1. EU QUERO SABER

      QUAL É O VALOR DO AUXÍLIO MORADIA FORNECIDO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS QUE BOLSONARO USA PARA COMER GENTE?

    1. GENERAL FIGUEIREDO (CHEFE DO SNI)

      DEIXA ESSA TURMA COMIGO QUE EU ACERTO ELES. SE FOR PARA MATAR, DISSO EU ENTENDO.

  6. Julius Robert Hoppenheimer

    As deficiências de Bolsonaro, para um país que teve Sarney, Collor, FHC, Lula e Dilma, a nação tira de letra.
    Os defeitos de Bolsonaro são muito menos importantes do que as suas qualidades, estas absolutamente necessárias ao país neste momento. Um homem honesto, corajoso, patriota e que não está comprometido com este nefasto projeto de poder marxista que varreu a possibilidade de deixarmos nosso subdesenvolvimento nos próximos 20 anos.
    Tentam afastar o brasileiro do caminho certo, e temo que não conseguirão!

    O “MESSIAS” chegou!!!

    😆😂😄😁🤣😀

    1. ex-COXINHA

      LUCAS GOMES ARCANJO? ESTE POLICIAL CIVIL FOI SUICIDADO, ASSIM COMO O VLADIMIR HERZOG. LUCAS FAZIA GRAVES DENÚNCIAS, ACOMPANHADAS DE PROVAS, CONTRA O SEU CANDIDATO, AQUELE… DERROTADO POR DILMA.

    2. EU QUERO SABER

      QUAL A FRASE PREFERIDA DOS PATÕES AMARELOS?

      ( ) TEM QUE MATAR ANTES DE DELATAR.
      ( ) TEM QUE MANTER ISSO, VIU?

  7. Ze

    Aprígio,
    A morte do Jornalista Vladimir Herzog foi o retrato de tantos brasileiros que perderam a vida sonhando ter um país melhor,infelizmente descartado como papel higiênico como muitos que nem número viraram estatísticas por serem pobres,negros e afins.Hoje as ferramentas são outras mais o resultado o mesmo,mísera…quando não tiverem como atingir os objetivos o jeito é o avião cair ou quem sabe,cometer suicídio…coitado do povo cada dia mais subjugado,humilhado,manobrado e esquecido.Lula Livre!!!!

  8. desportista

    Tic tac tic tac tic tac manhã de 05 de julho de 2018 e a direita golpista ainda não tem um candidato viável. Abç.

    1. Monica Martins de Oliveira

      Só Lula fez a distribuição da renda ser menos desigual no nosso Brasil. Ele reúne todas as condições para fazer um novo mandato ainda melhor que os anteriores.

      #NobelParaLula
      #LulaLivre

    2. Laurindo geo

      Vai ser uma vitória esmagadora do presidente Lula!!! O fila da puta Bolsonaro deve estar se mijando todo.

  9. NÃO ENTENDO NADA

    A DITADURA MILITAR MATAVA POR ORDEM DOS PRÓPRIOS PRESIDENTES MILITARES, COMO O GENERAL ERNESTO GEISEL, E OS ESCÂNDALOS ENVOLVENDO O REGIME DOS COTURNOS FORAM TANTOS. COMO PODEM TER MORRIDO POBRES ESSES PRESIDENTES QUE TANTO FIZERAM PARA SE PERPETUAREM NO PODER?

  10. Manuel Estevão Pinheiro da Gama

    Esse negócio de militar governando sempre dá em assassinatos de inocentes.

  11. kuka Beludo

    A Côrte também tá pedindo uma Investigação mais profunda, que identifique também os assassinatos de Celso Daniel e do Toninho do PT. Kkkkkkkkkk
    Xau BÔBinho, Brasil 2 x o Bélgica !!!!!

    1. ex-COXINHA

      MAIS DE 2 ANOS E O MANDANTE CONTINUA SOLTO! EM 26 DE MARÇO DE 2016, “SUICIDARAM” O POLICIAL LUCAS. A VINGANÇA PERTENCE A DEUS. MAIS DIA, MENOS DIA, OS QUE INTENTARAM TRANSFORMAR O NOSSO JÁ SOFRIDO PAÍS NUM PARAÍSO DA CORRUPÇÃO E DA COCAÍNA IRÃO ACERTAR AS SUAS CONTAS.

    2. POVO BRASILEIRO

      NÃO QUEREMOS QUE DEPUTADOS CORRUPTOS COMO O BOLSONARO CONTINUEM EMPREGANDO NO SERVIÇO PÚBLICO PESSOAS DA PRÓPRIA FAMÍLIA OU ENTÃO SEUS EMPREGADOS DOMÉSTICOS, COMO A VAL, A VENDEDORA DE AÇAÍ.

    1. Pato Amarelo (coxinhas)

      Batemos panela contra Dilma. Contra Temer, não batemos panelas. Só usamos o cabo… no próprio fiofó

  12. Johann Sebastian Bach

    Obs:
    “O Comando Vermelho nasceu da convivência entre criminosos comuns e ativistas políticos dentro do presídio da Ilha Grande, entre os anos de 1969 a 1978. Ali os militantes esquerdistas ensinaram aos bandidos as técnicas de guerrilha que eles viriam a usar em suas operações criminosas e os princípios de organização político-militar sobre os quais viria a estruturar-se o Comando Vermelho, bem como a fraseologia revolucionária com que o bando hoje glamuriza suas façanhas.”

    Olavo de Carvalho!!!

    🤔🤔🤔🤔

    1. AÉCIO MINEIRINHO (EL MATADOR)

      Ô capitão Bolsocheio, eu prefiro matar antes. Ouvi você dizer que a tua especialidade é matar. É isso mesmo?

  13. Johann Sebastian Bach

    Remédio que vai salvar o Brasil: “BOLSONAROL 2018 mg!”
    Contra doenças provocadas pela esquerda como: “Corrupção, Falta de Segurança, Desemprego, Fome e outras.”
    Medicamento Original!!! Não existem Genéricos!!!

    🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. CAPITÃO BOLSOCHEIO (PORRALÔCA)

      Sou retardado mental e gosto de me dar bem. Arrumei uma boquinha e empreguei um irmão meu na Assembleia Legislativa de São Paulo. Sou incompetente, no parlamento não tenho moral e não aprovo nenhum projeto. Já sabem que Jair sou eu?

Comments are closed.