Rosário do Papa e torne verdade a mentira e em mentira a verdade
   13 de junho de 2018   │     2:42  │  34

Por Aprigio Vilanova*

O conceito é novo, mas a pratica é muito antiga. O que hoje aprendemos a conceituar como fake news ou notícias falsas, os mais antigos chamavam de boatos. A prática de distorcer os fatos e estrangulá-los para atender a interesses não é novidade.

As notícias falsas, basicamente, podem ter duas naturezas: tornar verdade a mentira ou transformar em mentira a verdade.

Este expediente é mais antigo que a própria imprensa. Como a verdade e a mentira são conceitos relativos, parece impossível impedir a proliferação das ditas fake News.

O problema é que atualmente vivemos em tempos de redes sociais, o mundo conectado a partir da internet. Basta um clique para estas pseudos notícias se espalharem numa velocidade estonteante.

O caso mais novo se deu a partir do rosário que o advogado argentino Juan Grabois pretendia entregar ao ex-presidente Lula. Grabois chegou ao Brasil para uma visita a Lula, que se encontra preso na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. Foi impedido.

Na saída do prédio da Polícia Federal, o advogado concedeu entrevista declarando que não conseguiu visitar Lula, mas que o terço, batizado pelo Papa Francisco, seria entregue. Logo a informação foi postada na rede social de Lula.

Foi o suficiente para iniciar a batalha de narrativas em torno do fato. Alguns veículos de mídia, a partir da entrevista de Grabois,  noticiaram a proibição da visita do representante do Vaticano e sobre o rosário abençoado por Papa Francisco.

A revista Veja, o portal UOL e o site Poder360 trataram logo em desmentir a informação e trataram a notícia como fake news, desacreditando Grabois e fazendo entender que o advogado argentino não possuía mais nenhuma ligação com o Vaticano.

Após a polêmica gerada a partir das notícias e o disse me disse, no qual, a grande mídia brasileira desmentia o acontecido, o Vaticano soltou nota oficial, em seu site Vatican News, esclarecendo o ocorrido.

A nota deixa claro que a visita de Grabois não se resumia a entrega do rosário abençoado pelo Papa.

E que, ao contrário do que foi veiculado em Veja, UOL e Folha, Grabois pertence a organização funcional do Vaticano.

 

A nota do Vaticano foi divulgada na noite desta terça (12) e até o fechamento deste texto não havia nenhuma atualização nas versões online de Veja e Uol sobre os esclarecimentos da Santa Sé.

*Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
34

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Johann Sebastian Bach

    A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!

    Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos…

    🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    1. HELICOCA

      POIS É. DA PRÓXIMA VEZ QUE VESTIR SUA CAMISA AMARELA DA SELEÇÃO SE LEMBRE DE COLOCAR UMA ESTAMPA DE UM HELICÓPTERO CHEIO DE COCAÍNA EM HOMENAGEM AO DIRIGENTE DA CBF, GUSTAVO PERRELLA, O GOLPISTA PARCEIRO DO AÉCIO NEVES.

  2. Luiz Gonzaga

    Sem dúvida, o maior Presidente americano há décadas. Trump Resgata os valores cristãos e realmente representa o povo americano. Precisamos de alguém que faça o mesmo no Brasil. Um Presidente que ame seu país, seu povo e os nossos valores verdadeiros. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos. Conhece alguém assim?

    Claro! “O MESSIAS”!!

    É ou não é VERMELHADA…

    😀😄😃🤣😂😁

    1. HELICOCA

      JAIR “TEU MESSIAS” BOLSONARO QUER ESTERILIZAR A NAÇÃO? HITLER TAMBÉM NÃO FEZ ISSO NA ALEMANHA NAZISTA?

  3. desportista

    Tic tac tic tac tic tac tarde de 13 de junho de 2018 e a direita golpista ainda não tem um candidato viável. Abç.

    1. HELICOCA

      BOLSONARO 2018. POR UM BRASIL ESTERILIZADO, COMO NA ALEMANHA DE HITLER, E BATENDO CONTINÊNCIA PARA A BANDEIRA AMERICANA.

  4. Barbosa

    Bom, acabei de ver um vídeo onde o intérprete desse impostor que se diz conselheiro do papa diz sim, que foi o papa que mandou o Rosário para o Lula. Pesquise na internet que você vai ver, deixa de ser puxa saco desse vagabundo.

    1. HELICOCA

      NA ALEMANHA NAZISTA, HITLER PROMOVEU UMA ESTERILIZAÇÃO EM MASSA, ASSIM COMO QUER FAZER BOLSONARO AQUI NO BRASIL.

  5. Julius Robert Hoppenheimer

    Um militante tentar entregar um terço ao Lula como se fosse enviado pelo papa é o mesmo que a mãe do Geddel ir visitar o Sérgio Cabral na cadeia levando uma caixinha de chá onde se lê “By appointment to Her Majesty the Queen” e dizer que é um presente da Elizabeth II.

    Significado da frase em inglês: “Por nomeação para sua majestade à Rainha”.

    Se liguem vermelhinhos…

    😂😆🙃🤣😃😁

    1. HELICOCA

      NAS RUAS, A POPULAÇÃO APOIA SER ESTERILIZADA? VAI SER EM ALGUM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO OU BOLSONARO VAI DESPEJAR ESTERILIZANTE LÍQUIDO NOS RIOS PARA ATINGIR A POPULAÇÃO QUE NÃO CONSOME ÁGUA MINERAL?

  6. Observador

    Eu já comentei várias vezes e vou repetir : Este País só começará ir prá frente, daqui uns 20 anos, quando esses que hoje (incluindo Lula) estão, estiverem fora do circuito politico, houver mudanças na política e surgir um (a) jovem com novas ideias e novos projetos que visem a melhoria na qualidade de vida de todos os brasileiros! O fato é que o assunto de uns tempos para cá é só mensalão prá cá, mensalão prá lá, lava jato prá lá, lava jato prá ca, Lula prá lá, Lula prá cá, Fora Temer (que a essas alturas nem adianta sair mais e sim, terminar seu governo que se acaba daqui a 6 meses) e por aí vai! E aí, tudo vira polêmica : Até a entrega de um rosário, serve de debate/discussão, a qual, não leva a nada!

    1. HELICOCA

      BEM OBSERVADO, OBSERVADOR! NÃO ESQUECENDO QUE A COPA TÁ COMEÇANDO E DE VESTIR A CAMISA DA SELEÇÃO COM UMA FIGURA DO HELICÓPTERO CHEIO DE COCAÍNA, EM HOMENAGEM AO AÉCIO NEVES E AO GOLPISTA, PARCEIRO DELE E DIRIGENTE DA CBF, GUSTAVO PERRELLA.

  7. Pedro da Silva Lima

    Uma idiotice achar que todos tem direito de visitar, na hora que quiser e sem pedido de autorização à Justiça, um condenado e preso na PF! Os petistas tem a cara de pau de querer transformar tudo em factóides e depois posarem de vítimas…Sabotadores da reconstrução do Brasil! Fakes doentes mentais…Né Vilas?

    1. HELICOCA

      JÁ SEI: O BRASIL QUE VOCÊ QUER É UM PAÍS ESTERILIZADO POR BOLSONARO, COMO HITLER FEZ NA ALEMANHA NAZISTA, E BATENDO TODO DIA CONTINÊNCIA PARA A BANDEIRA AMERICANA.

  8. Luiz Gonzaga

    Do lado de cá da trincheira: nós. Do lado de lá, os comunistas, nós e eles em batalha. Mas seria um enorme engano acreditar que inimigo só tem do outro lado da trincheira. “Amigos” politicamente corretos também podem ser até sem intenção,  aconselhando você a ser mais discreto, não se expor publicamente etc e tal.
    ESTAMOS EM GUERRA CONTRA O COMUNISMO!!!
    Rubertinho, acorda, Rubertinho…

    🇧🇷🥃🇧🇷💊🇧🇷🎯

    1. HELICOCA

      ESSA GUERRA CONTRA O COMUNISMO, ASSIM COMO A EMPREENDIDA POR ADOLF HITLER, TAMBÉM ENVOLVE ESTERILIZAÇÃO EM MASSA?

  9. Barbosa

    Bom, você ainda não entendeu que o Lula é um preso comum? Não pode receber visitas fora dos horários e dias da visita. Fique calmo, a chibatada vai ser grande na condenação do sítio, até a mulher do Fernando Bitar confessou que quem dava os ordens na reforma era a tia Marisa, ainda disse que na hora de fazer o IR apareceu uma nota fiscal no nome do Fernando Bitar, e que ele nao foi o responsável pelo pagamento. E como explicar que o acessor do Lula administrava a reforma? E como o Fernando vai comprovar que pagou pelas reforma do sítio? Olha a encrenca que o Lulinha paz e amor se meteu, vai pegar mais 12 anos de cadeia. Saudações Bobinho paz e amor.

    1. HELICOCA

      VOCÊ PREFERE QUE A NAÇÃO SEJA ESTERILIZADA, COMO DISSE QUE VAI FAZER O BOLSONARO? EM CASO AFIRMATIVO, QUAL O MÉTODO?

  10. Julius Robert Hoppenheimer

    Quem manda no mecanismo de escolha(eleições)? É o papa ou é o crime???

    Diga aí, Ruberto…
    Digam aí, VERMELHADA…

    O “MESSIAS” está próximo, cês estão com um medo da porra…

    😂😆🙃🤣😃😁

    1. HELICOCA

      JAIR “TEU MESSIAS” BOLSONARO QUER ESTERILIZAR A NAÇÃO. ADOLF HITLER USOU A RADIAÇÃO PARA FAZER ISSO NA ALEMANHA NAZISTA. PARA VOCÊ QUAL O MELHOR MÉTODO?

  11. Johann Sebastian Bach

    Estamos numa guerra invisível. Os comunistas tem um plano para acabar conosco, querendo nos transformar numa Venezuela estrangulada, numa Cuba já na missa de sétimo dia, numa Nicaragua narco-terrorista.
    Ocuparam todas esferas do Poder. Corromperam a nação: o Supremo, a Justiça e o Governo. E mentiram escandalosamente para os pobres e os analfabetos. 
    Temos até ministros comunistas. Traidores da pátria, gente que faz o jogo da esquerda para aproveitar e assaltar nossa vida pessoal e os cofres do estado, sem oposição. E um presidente fraco, menor, na expectativa dele
    mesmo ser chamado a se explicar na LavaJato.

    E aí, Vermelhada…
    E aí, Ruberto…
    A população está de olhos abertos…

    🇧🇷💊🇧🇷🔮🇧🇷🔞

    1. HELICOCA

      DE TANTO BATER CONTINÊNCIA PARA A BANDEIRA AMERICANA, BOLSONARO TEVE UMA “GRANDE” IDEIA: ESTERILIZAÇÃO EM MASSA. PENA QUE NÃO SEJA ORIGINAL. HITLER JÁ FEZ A MESMA COISA.

  12. Johann Sebastian Bach

    O Globo conta que “um representante comercial tomava café na padaria Moinho Itália, em Vitória, quando, segundo ele, um funcionário pediu que tirasse o broche do PT e o botton ‘Lula livre’ que usava.

    – Disse que estava incomodando os outros clientes”.

    O botton foi benzido pelo papa?

    O pt incomoda???

    Está finalmente chegando o dia em que o símbolo do PT e do comunismo, será tão constrangedor e ignóbil no Brasil quanto a suástica de Hitler. Em relação a suástica, para quem não sabe: “Era a cruz com os braços voltados para o lado direito, que foi adotada como emblema oficial do lll Reich e do Partido Nacional-Socialista alemão, e se tornou símbolo do nazismo; cruz gramada.”

    Vermelhinhos, o MESSIAS está chegando, aguardem, vem com uma força descomunal…

    🤣😃😁🤔😀😄

    1. HELICOCA

      JAIR “TEU MESSIAS” BOLSONARO PRECISA EXPLICAR QUAL O MÉTODO DE ESTERILIZAÇÃO EM MASSA QUE VAI ADOTAR AQUI NO BRASIL. NA ALEMANHA NAZISTA FOI COM RADIAÇÃO.

  13. Johann Sebastian Bach

    Votar num candidato anti comunismo não é uma questão ideológica.
    Mas de sobrevivência, para tentar salvar a nação de continuar afundando, dominada pelo petismo/comunista. Precisamos inclusive examinar criticamente gente como o Fernando Henrique Cardoso, ainda mais prejudicial que o lula, e que deu espaço para o Foro de São Paulo.
    No tempo da guerra, chamávamos esses sabotadores de Quinta Coluna.  
    Ninguém, nenhum patriota pode se abster de protestar contra o STF, as urnas eletrônicas, o senado, as manobras vergonhosas como o fundo eleitoral e os novos municípios – mais bueiros para vazar dinheiro para seus bolsos.
    Tantos criminosos e tão poucos heróis para enfrentá-los. 

    Vermelhinhos, “O MESSIAS CHEGOU”, AGUARDEM…
    E AÍ, RUBERTO, O LUIZ 51, JÁ APRENDEU À LER Í INSCREVER… NEPUSSIVI…

    🤣😃😁🤔😀😄

    1. HELICOCA

      JAIR “TEU MESSIAS” BOLSONARO DISSE QUE VAI ESTERILIZAR EM MASSA. MAS FEZ SEGREDO EM NÃO REVELAR O MÉTODO. QUAL DEVE SER O MÉDOTO?

  14. kuka Beludo

    Quando Lulinha 51 receber o RUSARO do Papa, vai pensar que são azeitonas e vai tomar com cachaça kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
    A Deputada lokinha Maria também do RUSARO não vai gostar nada dessa notícia kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.
    Xau BÔBinho !!!!!!

    1. HELICOCA

      VAMOS BATER CONTINÊNCIA PARA A BANDEIRA AMERICANA E SERMOS ESTERILIZADOS COMO CORDEIRINHOS, COMO PREGA BOLSONARO?

  15. Ze

    Aprígio,
    O rosário tem um recado muito claro,a opção da Igreja pêlos os perseguidos e injustiçados, se isso for contra os princípios de grupos, paciência,não sabem e dificilmente compreenderam o papel de Cristo durante toda sua jornada,indiferente de credo religioso.A cada momento que passa vejo com muita clareza o papel desta magnífica liderança religiosa e do mundo.Quero ver até quando iram manter esse cidadão preso por ousado a privilegiar a gente mais pobre da sociedade,Lula Livre!

    1. HELICOCA

      LULA 2018. POR UM BRASIL LIVRE DAS DROGAS. POR UM BRASIL LIVRE DO AÉCIO, O CHEFÃO DO NARCOTRÁFICO, DO BOLSONARO, O IDÓLATRA DA BANDEIRA AMERICANA, E DAS OUTRAS DROGAS!!!

Comments are closed.