Datafolha mostra Lula liderando pesquisa, mesmo preso
   15 de abril de 2018   │     15:44  │  75

Brasília – A expectativa pelo resultado da pesquisa de intenção de votos para presidente, após a prisão do Lula, confirmou o que a militância petista acreditava.

Ou seja, o Lula manteve a dianteira e tem mais do dobro dos votos do Jair Bolsonaro, segundo colocado.

Como explicar isso?

São vários fatores que contribuem para esse quadro, entre eles a fidelidade da militância e do eleitorado petista, mas há também o conceito formado sobre a perseguição política.

Tal conceito se robusteceu quando o procurador Deltan Dellagnol  fez uma denúncia vazia contra o Lula, sem apresentar as provas, e o juiz Sérgio Moro acatou sem exigir as provas.

E depois o Dellagnol “fez greve de fome” para obter a condenação do Lula, num fato inédito na história do Direito internacional.

Imagine o médico torcendo pela morte do paciente que ele não gosta ou o engenheiro torcendo para que a casa que ele construiu, para um cliente que ele não gosta, caia e mate o cliente.

O comportamento do procurador escancarou a farsa jurídica e desmoralizou um processo que se imaginava jurídico, mas é político-eleitoral.

E o resultado da pesquisa do Datafolha mostra muito mais que o Lula mantendo a dianteira; ela mostra que o entendimento sobre a farsa jurídica acompanha os votos que o Lula mantém seguidamente há cinco anos.

COMENTÁRIOS
75

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Barbosa

    Diogo mesmo jeito que o Lula é o PT consegue manipular seus seguidores, o Bob e alguns seguidores também tentam enganar o internautas que visitam esse blog, vocês deveriam esclarecer que o Lula é simplesmente o centésimo nono condenado pelo Juiz Sérgio Moro, isso mesmo, o Moro já condenou 109 malfeitores, e só o Lula se sente perseguindo. Todos vocês sabem que o Lula é ladrão, as provas são robustas, e aguardem vem mais condenações por aí, ressentimento houve uma audiência com Marcelo Odebrecht e o advogado do Lula se recusou a fazer as perguntas que ele mesmo solicitou. Mas como Lula é Lula; ele mesmo preso pode indicar um candidato a presidência, e como ele conseguiu eleger uma Anta como a Dilma, não terá dificuldade de eleger um indicado seu, o problema é que agora não tem quem banque as campanhas, como é que vam comprar votos?

  2. Ze

    Roberto,
    De fato o Data Folha aponta vantagem de Lula,porém em declínio,já o Galop cita a ampliação da vantagem após a reclusão política.Muito em breve saberemos quem o Luiz Inácio elegerá,para quem ainda não acredita elegeu a Dilma,alguém sabia quem era ela?Cada lágrima derramada,mais voto.Triste perceber que a Lava Jato perdeu o rumo quando se partidarizou e o papel da imprensa no processo.

  3. Glorioso

    A patologia Lula, virou agora apenas um número no Cadastro Nacional de Presos (CNP).
    Detento ficha 7000004553820. Até ressuscitar vai ser uma penosa provação. Aleluia!

  4. desportista

    Tic tac tic tac tic tac 16 de abril/2018 e a direita golpista ainda não tem um candidato viável. Abç.

    1. COXINHA, EMPRESÁRIO MASTER E JEGUE

      DESPORTISTA BABACA, SE VOCÊ QUER USAR O TIC TAC, QUE COMECEI A USAR LÁ ATRÁS, SÓ PERMITO DEPOIS DE RESPONDER A PERGUNTA QUE FIZ AOS ESQUERDALHAS E FICOU SEM RESPOSTA ATÉ HOJE…….UM EXEMPLO, UMZINHO SOMENTE, DE PAÍS SOCIALISTA QUE DEU CERTO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. …..TIC TAC TIC TAC TIC TAC

  5. Constante Ramos

    Vá entender esse Brasil ! Primeiro um analfabeto comanda o país por 8 anos. Agora é um capitão que nem chegou a general que quer mandar. Palmas pro Tim Maia quando dizia: país que traficante se vicia, gigolô sente ciúmes e prostituta se apaixona, pode dar certo?

  6. lopes

    Lula deveria ensinar ao brasileiro pobre (que ele tanto idolatra e pelo voto fielmente dado): Qual o caminho (de preferência honesto) para atingir tamanha prosperidade patrimonial, com ajuda do exercício da vida pública? Uma pessoa “onesta” como o criminoso Lula tem o dever moral de dar tais explicações ao “povo brasileiro”. É por isso que devemos estranhar a trégua midiática dada a Lula nos últimos dias. O milionário Lula não pode terminar impune.

  7. lopes

    Outra indagação: Será que a Família Lula da Silva não tem outros milhões guardados legalmente ou malocados ilegalmente fora do Brasil – e que não são ainda atingidos pelo bloqueio determinado pelo Moro? Como tais perguntas parecem difíceis de responder, fica evidente que a Força Tarefa da Lava Jato ainda tem muito a descobrir e revelar sobre o lendário ex-operário que conseguiu juntar mais grana que a maioria dos “patrões”.

  8. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

    Recentemente a imprensa “descobriu” que Bolsonaro e filhos acumularam patrimônio imobiliário de mais de R$ 15 milhões. Pra isso os burrões dos Bolsonaro tiveram esperteza. Especialmente o patriarca demonstra ter um desequilíbrio que líder de verdade nenhum apresenta. O demente não teve cacife nem para chegar a coronel e general, e agora quer ser presidente? Se é para termos presidente militar, que seja pelo menos de alta patente!

    1. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      AINDA TEM MUITA LADROAGEM PARA SER APURADA DO ALMA SEBOSA….EU QUERO 30 ANOS PARA O VAGABUNDO,O MAIOR LADRAO DA HISTORIA POLITICA INTERNACIONAL EM TODOS OS TEMPO E POR ISSO HJ O POLÍTICO MAIS DESMORALIZADO DO MUNDO.LULA-LÁ!!!

  9. amigo do povo

    RSRSRS, o jogo não começou,ainda. PT não sai das manchetes dia e noite (falem bem ou falem mal mas falem de mim). E não saem dos 31 % mesmo com o novo JC LULA. ISto é mal muito mal. Tira Lula PT não existe. O tempo passa, o tempo voa, sabe aquela certeza de que o Alma sebosa condenado por corrupção não sairá da cadeia aumentará. A propaganda da Direita virá, muito bem colocada como sempre e a esquerda fica com que tem, somente com o que tem salivando asneiras sociológicas. A cada dia que passa perdem mais pois quem gosta do circo e o palhaço. O antigo PCB jamais dispensaria a pequeno burguesia vacilante do jeito que esta esquerda de merda faz. O fim será triste, para um partido que já não é um partido, que terá a bancada reduzida a mais da metade ou mais. É o jogo não começou e quando começar, quem não sabe jogar fica fora da mesa, é simples.

  10. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    E PENSAR QUE EU VOTEI NO LULA!!! NÃO SABIA QUE ERA ENVOLVIDO COM ASSASSINATOS…

    1. Aécio Neves-PSDB

      Uai, sô! Lembra-se em quem a senhora votou na eleição de 2014?

      “Tem que ser um que a gente mate antes de delatar”.

  11. Aécio Neves-PSDB

    Queria tanto poder passar o “bastão da derrota” para o meu companheiro de partido, o Sérgio Moro, mas ele não aceitou ser candidato à presidência. Agora já sei o motivo. O compadre do Carlos Zucolotto tem o telhado de vidro.

  12. lopes

    POLÍCIA FEDERAL PODE CONCEDER A JOÃO PEDRO STÉDELE O DIREITO DE FAZER VISITA ÍNTIMA AO LULA PARA O PAGAMENTO DE PROMESSA.

    😀😃😄😛😝😜

  13. lopes

    “Ela não é nenhuma nordestina. Ela é uma mulher bem formada.” (Xenofobia)

    “Pelotas é cidade pólo, né? Exportadora de veado!.” (Homofobia)

    “Cadê as mulheres do grelo duro do nosso partido?” (Estupidez e Misoginia)

    “… Ele nunca suportou negro. Em nosso tempo de namoro, ele dizia que detestava negro. Ex-mulher falando.” (Racismo)

    “O Hitle mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem.” (Nazismo)

    Se as frases fossem do Jair Bolsonaro, vocês petistas fariam um textão, mas como são frases do Luís 51, vocês podem fingir que não viram, hipócritas!!!

    😄😛

    1. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

      O porco do Mendonça deixou agora o ministério para perder nas eleições de outubro, se houver ha ha ha Será que finalmente chegou a vez da sumidade Alexandre Frota, ator de filmes pornôs, assumir o Ministério da Educação de Temer?

  14. lopes

    Todos esses candidatos que disputarão com o Capitão Jair Bolsonaro, são “Lanternas dos Afogados” sem mais nem menos…
    Sem dúvida nenhuma, seria a trilha sonora da campanha dessa gente!!!

    É melhor Jairseacostumando!!!

    🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

      Alexandre Frota, ministro da Cultura? É verdade que o safado e corrupto Bolsonaro convidou o outro safado para esse Ministério?

    1. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

      Lopes, procede a informação de que Bolsonaro convidou Alexandre Frota para um (im)possível governo dos bolsonariÂNUS?

  15. Marcio Apratto

    Só confirma o que todos sabem, Lula e o melhor é essa justiça golpista está desmoralizada Lula 2018 com a força do povo 🙏

  16. lopes

    Um importante advogado com clientes na Lava Jato disse que o pior dia para visitá-los na cadeia é segunda-feira.

    Eles passam o fim-de-semana trancados na cela, sem banho de sol, e bate uma depressão danada.

    Bom dia, Lula.

    1. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

      A caçada judicial a Lula, o mais popular governante de todos os tempos, está acelerando ainda mais toda a insatisfação do brasileiro com os golpistas. Pouquíssimos parlamentares se reelegerão com discurso anti-Lula. Eles só têm uma saída, que é cancelar as eleições de 2018. Chupa, bolsonariÂNUS!!!

  17. lopes

    É curiosa a reação da clássica mãe de bandido: por pior e mais evidente que seja o crime praticado pelo filho, para ela a polícia é que é malvada – porque prendeu o querido. Agora, que dizer quando reação similar vem com a maquiagem das convicções ideológicas?

  18. lopes

    Como é que a petelândia desvairada pode explicar como foram obtidos os R$ 75 milhões que o juiz Sérgio Moro mandou bloquear da Família do presidiário Luiz Inácio Lula da Silva? Perguntando com mais precisão: Como foi que a família de um ex-Presidente da República – que só vivia, em tese, da política – juntou tamanha fortuna que nem seus caríssimos advogados ousam contestar?

    😄😜🤣😃😆🙃

    1. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

      Bolsonaro e filhos acumularam patrimônio imobiliário de mais de R$ 15 milhões!!!!! Aí tem!!!!! Bolsonaro, o amigo do ator pôrno, nunca foi presidente 2 vezes, para fazer o melhor governo de todos os tempos, para ser mega aprovado pelos brasileiros e admirado no planeta todo e ser muito requisitado para discursos e palestras pagas, ao preço de um Bill Clinton, e portanto acumular licitamente uma razoável fortuna.

  19. RAPHAEL

    JAÉRA BOLSONARO! ELE É O CANDIDATO CARANGUEJO! EVOLUINDO NAS PESQUISAS. ANTES, 17%,.AGORA, 15% KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  20. JG*

    Bolsonaro-presidente. Flávio Rocha-vice. Essa é a chapa que revogará a ultrapassada Lei Áurea. Que venha a jornada diária de 20 horas, Brasil!

    1. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

      Esse Flávio Rocha é um escravocrata mesmo. Até já ensaiou uma candidatura à presidência do Brasil em 1994, mas foi abatido por causa de uns rolos deles. O cara é um pé de barro, igual ao Bolsonaro!!!!

  21. Nelson

    O miojo vencido que o Bob comeu continua fazendo estragos irrecuperáveis na cabeça dele kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
    BÔBinho !!!! Lula Ladrão acaba de bater mais um recorde, faz dez dias que não rouba ninguém kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
    E também faz dez dias que não toma uma cachacinha 51.
    BÔBinho !!!!! .daqui uns sessenta dias, seu chefe vai ficar cara a cara com o Juiz Sérgio Moro kkkkkkkkkk vai ter que explicar o inexplicável, o Sítio de Atibaia, pode somar mais uns vinte anos d xadrez kkkkkkkkkk Bôbinho !!!! Luiz 51 lascou-se kkkkkkkkkk

    1. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

      Ladrão de gasolina da caserna, como vai? Viu a pesquisa? Pois é: fracassaram!!! E outra: toda vez que o super Lula dá de cara com o pateta do Moro, o presidente sobe 2 ou 3 pontos. Chupa que é de uva!!!!

  22. PROGRESSISTA PORRETA

    VEJO QUE ESSE LOPES CONTINUA SENDO UM ELEMENTO SEM NOÇÃO. NÃO SABE DEBATER POLÍTICA E O QUE POSTA É TUDO BESTEIRÓ.

  23. lopes

    Em seu site, o PT insiste na candidatura do presidiário Lula à presidência.

    “Para o PT, a definição de candidatura para as eleições de outubro de 2018 está clara: Lula será o nosso candidato aconteça o que acontecer. Por isso os acampamentos das vigílias estão em campanha por Lula livre e nas urnas.”

    Quem serão os adversários da chapa de Lula na disputa carcerária?

    Nem da Rocinha e Fernandinho Beira-Mar?

    Ou Sérgio Cabral e Eduardo Cunha?

    😄😜🤣😃😆🙃

  24. lopes

    Eu quero uma arma para me proteger, não para acabar com a violência. Quando eu compro um casaco, quero me proteger do frio, não acabar com o inverno.

    Jair Bolsonaro, para Presidente!!!

    🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. RAPHAEL

      PAIAÇO, ARRUME OUTRO. JAÉRA BOLSONARO! ANTES, 17%,.AGORA, 15%. O CANDIDATO CARANGUEJO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  25. Bolsonete

    Boçalnaro presidente 2018 sabe ajustar certos indivíduos ao pau-de-arara. Ou dar choque elétrico nas partes íntimas. Pela memória de Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff.

  26. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    QUEM SÃO OS PTRALHAS??? GENTE LIMITADA,QUE PRECISA ACREDITAR NUMA DIVINDADE TERRENA QUE PODE RESOLVER POR PROMESSAS VAZIAS E NÃO POR TRABALHO OS PROBLEMAS DA HUMANIDADE.ELES NÃO ACREDITAM EM DEUS,MAS CULTUAM FIGURAS COMO ESSES LÍDERES DE ARAQUE,QUE SO VISAM PROVEITO PRÓPRIO,COMO DIVINDADES.AI,QUANDO DESCOBREM QUE ELES SÃO UMA FRAUDE,SE DESESPERAM COMO A GENTE ESTÁ VENDO AGORA.

  27. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    ESTOU IMPRESSIONADO COM A MOBILIZAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONALPELA LIBERTAÇÃO DO ESPÍRITO DE PORCO,ALMA SEBOSA,MULA. SÃO GREVES,MANIFESTAÇÕES,QUEBRA-QUEBRA E ATÉ UMA REUNIÃO DE URGENCIA NA ONU PARA DISCUTIR O ASSUNTO!! ALIÁS,ONTEM OS AMERICANOS DETONARAM A SÍRIA COMO TREINAMENTO PARA FAZER O MEMSO COM O BRASIL SE O MALANDRA NÃO SAIR DA JAULA. TÔ COM MEDO,O MUNDO VAI SE ACABAR!!!!!

  28. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    CAMPANHA HUMANITÁRIA:

    PEDIMOS AOS PTRALHAS,APOIADORES DO ESPETACULAR REGIME VENEZUELANO CHAVES-MADURO, E QUE QUERIA VER IMPLATADO NO BRASIL UM REGIME IGUALZINHO,QUE SE ALISTEM PARA RECEBER EM CASA CADA UM ,UM VENEZUELANO EXPULSO DE SEU PAÍS PELA FOME,MISÉRIA,POBREZA. ACHO QUE É UMA ATO COERENTE E QUE VAI MOSTRAR A GRANDEZA DE ESPÍRITO DOS “SOCIALISTAS”.

  29. lopes

    MUNDO NOVO
    Uma nova era está começando para a humanidade, onde não haverá lugar para tiranos, para a miséria, para a ignorância e para o sectarismo.

  30. lopes

    Ruberto, fala sobre o decreto do Luís 51, que permitiu ao BNDS investir fora do país. Um investimento que os brasileiros não verão os benefícios???

    😄😆😜🤣😃🙃

    1. Bolsonete

      Boçalnaro presidente 2018 sabe como apagar cigarro na testa de quem merecer: PPP pobres, pretos e prostitutas; mas também em quilombolas; homossexuais; ou mulheres, como a Maria do Rosário.

  31. Barbosa

    Em 2014 o Lula declarou de 50 milhões de brasileiros estaria sendo beneficiado com o Bolsa Família. No final de 2017 continua tendo os mesmo 50 milhões, o Bolsa Família é para as famílias que vivem em extrema pobreza, aí eu pergunto: como pode o Lula ter tirado milhões da extrema pobreza e continua para mesmo 50 milhões?

  32. lopes

    Não há um único e escasso apoio à Lula que não seja por trinta reais ou um cabide de emprego. E a Folha diz que ele tem 30%!!
    😊😀😃😄

  33. lopes

    Perguntar não ofende: Se Joaquim Barbosa se aposentou alegando motivos de saúde, como pode querer ser presidente da República?
    😊😀😃😄

  34. lopes

    Greisi:

    Fala pra militansia acampa mais longi daqui modi qui eles etão cagando muito e o cheru ta vinu aqui em sima i eu num to mais aguentanu esti cheru di bosta.
    Acinadu: lula

    😄😆😜🤣

    1. Bolsonete

      O que não pode deixar de durar é o auxílio moradia, para Boçalnaro comer gente com dinheiro do povo!

  35. lopes

    DA EUROPA, USUFUINDO DE TODAS AS MORDOMIAS 5 ESTRELAS, DILMA PEDE AOS ACAMPADOS QUE CONTINUEM NA LUTA… PASSANDO FORME E FRIO! KKKKK…

    😄😆😜🤣😃🙃

  36. lopes

    Cinquenta milhões de eleitores foram sistematicamente agredidos e desumanizados pela retórica de Lula e pelo “ódio do bem” da esquerda; agora não suportam o PT.
    Mas por que será mesmo???

    🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Bolsonete

      Candidato bom é o que dá emprego. Boçalnaro deu muito emprego. Todos os parentes ficaram felizes.

  37. lopes

    Vocês sabem que essa a condição, imposta pelo PT, que vai levar Bolsonaro ao poder: “os silenciosos que se cansaram de ser rotulados do que nunca foram.”
    E foi a mesma, fórmula usada pela esquerda americana, que levou Trump ao poder!!!

    🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Bolsonete

      Boçalnaro presidente 2018. Com ele, não vai faltar grana para quem quiser comer gente usando o dinheiro do povo.

  38. lopes

    O eleitor tem que entender que a essa altura da corrida presidencial todos os concorrentes irão atacar o Bolsonaro, isto demonstra o desespero deles diante de uma derrota iminente. A máquina pública e mídia comunista farão de tudo até o último segundo, pois sabem que, com a vitória do Bolsonaro, a roubalheira e a propanda ideológica cessarão.

    VAMOS APOIAR AINDA MAIS BOLSONARO!

    Nossa Bandeira, jamais, jamais, será vermelha!!!

    🇧🇷

    1. Bolsonete

      Não vejo a hora do nosso Hitler, ops, nosso Bolsonaro anular todos os diplomas dos filhos dos pedreiros, carpinteiros, catadores de lixo, costureiras, etc, etc, etc, em qualquer curso superior que eles tenham conseguido nesta última década com os petralhas.

  39. lopes

    Se, eu falar tudo que sei, o Luís 51, vai ter que se matar ou será linchado pelo Povo brasileiro!!!

    Antônio Palocci!!!

    😄😆😜🤣😃🙃

    1. Bolsonete

      A solução é votar no deputado estuprador, ops, no militar salvador. Boçalnaro presidente 2018, a especialidade dele é roubar, ops, consertar a devastação petralha.

  40. lopes

    Obs:

    Manifestações só se for na frente dos Quartéis, políticos não têm medo de povo nas ruas, políticos têm medo é do povo pedindo a volta dos militares!!!

    🇧🇷🇧🇷

    1. Bolsonete

      Boçalnaro é que é bom. Um racista, ops, um candidato tão patriótico, mas tão patriótico, que bate continência até para a bandeira americana.

  41. antonio, o eleitor mineiro

    PARA 73%, “PODEROSOS QUEREM TIRAR LULA DAS ELEIÇÕES”.

    “Quem ainda tem dúvidas sobre a perda de credibilidade da Lava Jato e a crescimento da visão de que ela realiza um trabalho seletivo contra Lula precisa prestar atenção aos números recentes de um levantamento do Instituto Ipsos. Pelos ângulos relativo ou absoluto, os números falam por si.
    Para 55% dos entrevistados “a Lava Jato faz perseguição política contra Lula”. Para 73%, “os poderosos querem tirar Lula da eleição”. Enquanto 41% acham que a Lava Jato “está investigando todos os políticos”, 52% dizem o contrário.
    Num levantamento iniciado no dia em que Lula foi preso, encerrando-se três dias depois, a visão sobre o encarceramento de Lula terminou em empate técnico. Se 50% ficaram a favor, 46% se colocaram contra, para uma margem de erro de 4%. Outro dado paralelo diz a mesma coisa. Para 47%, a Lava Jato “nada provou contra Lula” mesmo percentual de entrevistados que discordam dessa visão.
    Considerando o ambiente de carnaval patriótico que tentou-se criar no período em que a pesquisa era realizada, num esforço para criminalizar qualquer tentativa de resistência a prisão, é razoável avaliar este resultado como muito melhor para Lula do que para seus carrascos.
    Comparado com levantamentos anteriores, recurso que permite estudar as mudanças de compreensão por parte da população, mesmo aquilo que parecia positivo revela-se como negativo. Por exemplo: em apenas um ano, a convicção de que a Lava Jato faz um trabalho isento — essencial na avaliação de todo trabalho da justiça –, investigando todos os partidos, caiu de 66% para 43%.
    A pesquisa exibe um número que contrasta com os anteriores. Diz que 95% dos entrevistados querem a continuidade da Lava Jato. É uma unanimidade que não tem relação com o conjunto do levantamento, que mostra um país dividido e cada vez mais desconfiado do que vê. Creio que é preciso fazer ponderação razoável. Se os 95% mostram que a força quase mística da Lava Jato permanece em alta, quando tem a oportunidade de examinar casos concretos, a divisão e mesmo rejeição se eleva.
    O fato da pesquisa ter sido encerrada quando Lula completava o segundo dia na prisão, mostra que a luta continua. Mesmo sob silêncio forçado, que é parte do esforço para torná-lo invisível, Lula tem o que dizer para uma grande parcela de brasileiros. Ao reconhecer que ele está sendo perseguido, e que são os “poderosos” que querem impedir sua presença na eleição, os brasileiros mostram que não desistiram de Lula nem de sua liderança — e este é o elemento essencial para ampliar a mobilização por sua liberdade.”

Comments are closed.