É festa em Santana, é dia de vaquejada
   4 de março de 2018   │     16:17  │  5

por Aprigio Vilanova (texto e fotos)

Acunha, Vaqueiro! Tem boi no jiqui! Alerta o locutor de vaquejada Ciço Baixinho. Jiqui é a saída do curral que o boi atravessa em direção a caatinga, os vaqueiros esperam o momento certo para começar a busca do boi por entre juazeiros, umbuzeiros, facheiros, xique xique e o solo pedregoso do sertão.

Mas antes dos vaqueiros subirem para a pega de boi, que acontece no alto de um monte na caatinga alagoana, centenas de cavaleiros e amazonas se reúnem na praça do Urubu, em Santana do Ipanema para uma cavalgada em direção a fazenda Val Rocha, no povoado Riacho do Bode.

Na fazenda, o padre celebra a missa pedindo benção aos vaqueiros e aos animais, e distribui pequenas porções de rapadura e queijo coalho para os presentes.

Participaram vaqueiros da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, no riacho do Bode, em Santana do Ipanema, em memória do empresário e vaqueiro Val Rocha, assassinado a tiros em uma churrascaria, no município de Poço das Trincheiras.

A esposa Cecília e as filhas Rayza Rocha (que foi atingida no atentado), Rayane Vanderlei, Rafaely Vanderlei  resolveram organizar a cavalgada e pega de boi em homenagem ao pai, neste sábado (3/3), foi a primeira.

A pega de boi se dá sob o Sol de meio dia do sertão nordestino, algo próximo de 38 graus considerando-se a sensação térmica. Cerveja, conhaque e cachaça faz parte preparação. Vestem as perneiras, que protege da cintura para baixo; colocam o guarda-peito, para proteção do tórax; o gibão, para os braços e tórax; os guantes para proteção das mãos, o chapéu e as botas esporadas.

Os vaqueiros são chamados e se posicionam próximo ao jiqui. Os que se atrasam no posicionamento vão para o rabo da gata, ou seja, para o final da fila. Enquanto o vaqueiro espera o gado ser levado para o jiqui, a ansiedade e a concentração tomam conta do vaqueiro. É o momento desejado.

O gado entra no jiqui e parte para a fuga. Os vaqueiros esperam o momento de partir, o resto acontece dentro caatinga. Eles precisam retornar com uma placa que é amarrada aleatoriamente em uma das patas do animal. Cada animal representa um valor e o locutor Cíço Baixinho avisa: – Olha, olha, boi de oitenta!

O clímax da competição é a volta do vaqueiro com o as placas que identificam o boi, é o ponto máximo do evento. É a pergunta que muito se ouve: “Pegou, pegou?” .Mas nem sempre é possível, muitas vezes o vaqueiro e seu cavalo voltam feridos dos espinhos do sertão. O vaqueiro Arnon disse: “só não foi melhor porque eu tive esse acidente, mas tá bom”, Arnon ficou ferido no olho esquerdo.

HISTÓRIA

Há pelo menos 400 anos os vaqueiros percorrem o sertão brasileiro. Em uma época em que as fazendas não tinham cerca e o gado era criado solto, era comum os animais se misturarem uns aos outros. Daí é que surge a necessidade de pegar esses animais desgarrados, a esta atividade de selecionar cada animal misturado deu-se o nome de apartação. A vaquejada surge da apartação.

ARMADURA

O primeiro registro de um vaqueiro e sua indumentária é de 1816 feita pelo inglês, Henry Koster, que veio morar no Brasil. Koster viaju o nordeste e escreveu o livro: Viagens ao Nordeste do Brasil. Euclides da Cunha, nos  Sertões, registrou sua interpretação: “O seu aspecto recorda vagamente, à primeira vista, o de guerreiro antigo exausto da refrega. Às vezes são uma armadura”.

Bota, espora, perneiras, guarda-peito, gibão, guantes, chapéu e chicote compõem a vestimenta do vaqueiro. O couro predomina nos trajes dos vaqueiros nordestinos.  

ECONOMIA

O que um dia foi apenas atividade do cotidiano de trabalho do vaqueiro nas fazendas do sertão, se transformou em uma importante atividade econômica, movimentando cerca de 600 milhões de reais e gerando em torno de 700 mil empregos diretos e indiretos por ano.

clique nas imagens para ampliar

 

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

    1. desportista

      Para os cínicos que fazem parte da corriola dos golpistas, e que são emprenhados pelos ouvidos por meio da Globo, é assim:
      Dinheiro pro PT – Propina
      Dinheiro pro PMDB – Caixa 2
      Dinheiro pro PSDB – Doação
      Dinheiro pro pastor Feliciânus/Bolsonaro – Oferta

  1. Pura maldade

    Porque no lugar de bater com as esporas na barriga dos bichinhos, você não experimenta que os vaqueiros pressionem as esporas contra quem apoia?

    1. MENEZES

      Isso deve ser relativizado. Trata-se de uma herança secular e está presente não só em Alagoas, mas no Nordeste como um todo. O vaqueiro deve ser respeitado e considerado em suas tradições.

      1. ALAGOANO

        Então respeitemos a herança secular, e vamos jogar os cristão para os leões nas arenas, ora meu amigo, é chegado o momento da humanidade avançar e saber que os animais são nossos irmãos e merecem todo o respeito, carinho e cuidado e não maltrata-los. Quando muitos cristão eram jogado aos leões nas arenas, era pura diversão e tradição. Vamos fazer uma competição de juntar todos os vaqueiros e sair a procura de animais abandonados, maltratados, jogados nas vias públicas, porque já não servem mais. Somos essencialmente maus,mas felizmente as pessoas boas estão tendo outra visão com relação aos animais,

Comments are closed.