As redes sociais deram voz aos carentes da sadia sociabilidade
   29 de dezembro de 2017   │     9:03  │  51

por Aprigio Vilanova

Não é de agora que me pego pensando na recrudescente escalada da extrema direita. O terrorismo midiático destinado a convencer os incautos do perigo bolivarianista no Brasil foi só o início.

O fenômeno é global, em várias partes ressurgem grupos que andavam camuflados nas sarjetas da vida social. O filósofo Umberto Eco afirmou que: “As redes sociais deram voz a legião de imbecis”.

É claro que os imbecis sempre existiram e não são poucos, mas eles tinham vergonha em demonstrarem em público, na vida social, e quando vociferavam a sua imbecilidade eram logo contraditos.

Hoje não mais, muito pelo contrário. O ambiente virtual criou bolhas que reúnem cada vez mais adeptos. É, está na moda ser imbecil; com um agravante: periga você ser cultuado como ícone do pensamento irracional.

Com as redes sociais eles, os imbecis, se sentiram encorajados a vomitarem absurdos aos quatro cantos, agora não estão mais sozinhos. A rede deu voz e rende likes aos imbecis carentes, frustrados, castrados da sadia sociabilidade.

Se você é sozinho, não conversa com ninguém por que não há no mundo quem aguente mais que um minuto ouvindo suas aberrações, eu tenho a solução para os seus problemas:

Coloque no seu avatar uma foto do Bolsonaro ou do Enéas e comece a chamá-los de mito, publique tudo o que for de absurdos sobre a esquerda e… pronto! Você não será mais um imbecil solitário, você fará parte agora do exército de imbecis na bolha da intolerância.

É muito sério o momento que começamos a nos mergulhar, retrocesso e mais retrocesso civilizatório, humanístico. Grupos fascistóides ressurgem e começam a agredir pessoas pelo fato de presumirem serem de esquerda.

Invasão de universidades, repressão ascendente contra manifestações dos movimentos sociais. Parece que caminhamos novamente rumo a um passado que julguei superado.

Aquele passado no qual grupos de direita, do tipo Comando de Caças aos Comunistas (CCC) invadiam teatros espancavam atrizes e atores, fechavam teatros e impediam peças de serem realizadas. 

Nos dias atuais as perseguições se dão em museus ou centro culturais, a história só se repete mesmo como farsa ou tragédia, já sentenciou o filósofo.

 

COMENTÁRIOS
51

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. antonio, o eleitor mineiro

    BOMBA ATÔMICA! Temer pode fazer de Perrella, envolvido nos escândalos Aécio Nóia e helicoca, ministro.

  2. JAIR BOLSONARO

    Quero ser o presidente que vai entrar para a história como o que substituiu o ruído dos fogos de artifício pelo estampido dos tiros e rajadas. Vai ser uma barulhada danada nesse Brasil. Taurus e outras aguardam isso de mim.

  3. JAIR BOLSONARO

    Se todos os fiéis da daquela igreja do Texas também estivessem portando armas não teria havido tantas vítimas, porque eles revidariam atirando no atirador. Só tem um probleminha: ia ser uma barulhada danada.

  4. antonio, o eleitor mineiro

    GOLPE TEMER-AÉCIO NÓIA. Petrobras reajustou 116 vezes o preço da gasolina em um ano. Senador Requião pede internamento de Temer.

    1. JORDANA

      Acho que o Requião se enganou quando disse internamento. Na realidade, ele deve ter pensado aprisionamento de Temer.

  5. Mané Convicto

    Obrigado dr. Aécio, Magno Malta, Bolsonaro, e demais congressistas que aplicaram junto com Temer o golpe que encerrou o tempo de estabilidade nos preços dos combustíveis. Agora não viajamos mais nos feriadões. Que felicidade.

    1. Maciel

      Além de corrupto e nepotista, Bolsonaro é o candidato dos milicianos. No Rio, o deputado dos notórios problemas mentais tem a preferência dessas facções.

  6. NÃO VEM AO CASO

    O JUSTICEIRO tucanalha Sérgio Moro (PSDB-PR), juntamente com a quadrilha de patetas do PowerPoint, promoveram a mais BRUTAL DEVASSA que um CASAL BRASILEIRO já vivenciou. Como nada encontraram, restou ao AMIGO DO ZUCOLOTTO aplicar uma SENTENÇA-PIADA contra o MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE. Uma coisa é certa, PAPAI DO CÉU viu tudinho: O AVC E MORTE DE D. MARISA ESTÁ NA CONTA DO MORO!

  7. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    A ESQUERDALHA É ASSIM.SÃO CONTRA O QUE CHAMAM DE FAMÍLIA TRADICIONAL,SÃO A FAVOR DO ABORTO E CONTRA A PENA DE MORTE,ACHAM QUE BANDIDOS TÊM QUE SER COMBATIDOS COM FLORES,ACHAM QUE CRIANÇAS QUE NÃO TÊM PERSONALIDADEAINDA FORMADA DEVEM EXERCITAR O HOMOSSEXUALISMO,QUE NÃO DEVE EXISTIR PATRÃO E EMPREGADO,QUE ASSALTAR BANCOS É UMA PRÁTICA LEGÍTIMA,NÃO SUPORTAM A IGREJA,QUE O ESTADO DEVE SUSTENTAR TODO MUNDO SEM TER QUE TRABALHAR.É ISSO QUE DEFENDE O ASQUEROSO MULA E SUA ESQUERDALHA. AH,E SE FALAR DE TRABALHO PERTO DE UM ESQUERDALHA,ELE SAI CORRENDO PRÁ LONGE DE VOCÊ.

    1. INDÚSTRIA DE DELAÇÕES LAVA JATO

      Oi, sou o gerente da operação americana aqui no Brasil. Meu amigo e padrinho do meu casamento também é sócio da minha esposa. O Zuca é do carai… Desde o começo já apuramos uma bufunfa. Já estou pensando até em parar… Claro, vou me mandar para o país dos meus patrões, os States, pois aqui a terra ficou arrasada depois de nós. Nós somos f…

    1. GERENTE - IND. DE DELAÇÕES LAVA JATO

      Entreguei o servicinho sujo que me havia sido solicitado. Eu não dispunha de prova alguma e condenei o Lula. Toda a imprensa sabuja está soltando fogos. Já sabem que Sérgio sou eu?

  8. Nelson

    Tal Pai….Tal Filho !!
    Debby & Lóide kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
    O Manézão & o manezinho kkkkkkkkkk
    Ô tal Pai e tal Filho…o Lula tem uma aposentadoria de nove mil por invalidez, e como é que agora ele tá na academia levantando maromba e jogando bola ?? Kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
    Porquê a Deputada Maria do Rosário foi na delegacia dá parte que foi assaltada ? Ela assim como vocês dois, não são defensores ferrenhos de bandidos, e são putos com a Polícia !!! kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk porque BÔBinho, heeeeeemmm kkkkkkkkkk
    Xau, 24 de Janeiro vem aí kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.

    1. CARANGUEJO LIBANÊS (marido da Marcela)

      TENHO UM GRANDE DEFENSOR. O NOME DELE É SÉRGIO MORO. ELE INVALIDOU AS PERGUNTAS BOMBÁSTICAS QUE O EDUARDO CUNHA TENTOU FAZER PARA MIM. AFINAL, “O PRESIDENTE NÃO PODE SER CONSTRANGIDO”.

    1. NÃO VEM AO CASO

      DELAÇÃO de RODRIGO TACLA DURÁN contra D. DALLAGNOL? Para o MERCADOR DE DELAÇÕES e JUSTICEIRO tucanalha SÉRGIO MORO (PSDB-PR), NÃO VEM AO CASO!

  9. lopes

    “Derrubando de vez o RACISMO”

    Para existir Racismo, temos de ter raças. E pelo que sei não existem raças??? Só animais tem raças. O ser humano é indivisível!!! Não existe homem poodle, rotweiller ou doberman??? Mas, as pessoas insistem em dividir!!!

    1. NÃO VEM AO CASO

      O EX-ADVOGADO da Odebrecht, RODRIGO TACLA DURÁN, quer fazer uso da DELAÇÃO contra a LAVA JATO.
      Para o MERCADOR DE DELAÇÕES tucanalha SÉRGIO MORO (PSDB-PR), NÃO VEM AO CASO!

    2. Bolsonete

      Se você quiser que os quilombolas sejam tratados como gado e medidos por arroba, vamos juntos! Boçalnaro presidente 2018!

    3. antonio, o eleitor mineiro

      EM 1999, BOLSONARO DIZIA QUE HUGO CHÁVEZ ERA UMA ESPERANÇA PARA A AMÉRICA LATINA.

      Reportagem de 4 de setembro de 1999 do jornal O Estado de São Paulo mostra que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) nutria admiração pelo ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

      Em entrevista, o atual pré-candidato à presidência disse que Chávez, na época recém-eleito presidente, era uma “esperança” para a América Latina. A admiração do deputado brasileiro pelo ex-presidente venezuelano vinha apenas do fato de que Chávez era militar.

      Bolsonaro, no entanto, ignorou ou não sabia sobre o fato de que Chávez fundou um movimento, para se eleger, pautado pelos princípios da esquerda e de Simón Bolívar, considerado na história como o grande “libertador” da América Latina.

      Os governos Chávez foram, assim como são os de seu sucessor Nicolás Maduro, baseados em políticas típicas do socialismo, como a distribuição de renda, reforma agrária, taxação de grandes fortunas e formação de conselhos regionais – muito inspirados nos soviétes da antiga URSS – que contribuem para que a população exerça mais influência sob as políticas públicas.

      Esses princípios, atualmente, são alvos de ataque da direita brasileira e por figuras como o próprio Jair Bolsonaro, que atualmente critica o “socialismo” de Maduro e repete, em inúmeras ocasiões, que o PT quer transformar o Brasil em uma Venezuela.

  10. lopes

    Se no Brasil tivéssemos jornalismo, não precisaríamos ter Lava Jato para políticos. O jornalismo DE VERDADE antecipa erros e, sobretudo, os evita, ajudando, por exemplo, o povo fazer escolhas bem informadas. Como não temos que venha a Lava Jato ll, Lava Jato lll…

    1. NÃO VEM AO CASO

      ROSÂNGELA MORO, Advogada, Trabalha para o PSDB no Paraná e PETROLEIRAS CONCORRENTES DA PETROBRÁS. Só isso já bastaria, SEGUNDO A LEI, para o afastamento do JUSTICEIRO TUCANALHA Sérgio Moro (PSDB-PR) e ser DECLARADA A SUSPEIÇÃO dele em casos envolvendo a MAIOR EMPRESA NACIONAL. A perseguição a LULA ocorre porque ele simboliza o NACIONALISMO que fortaleceu o seguimento de petróleo e gás, oferecendo as condições para a descoberta do PRÉ-SAL. LULA revitalizou a INDÚSTRIA NAVAL. A SOBERANIA do nosso país, defendida por LULA, contribuiu para a geração de MILHÕES DE EMPREGOS e desagradou ferozmente a uma DETERMINADA POTÊNCIA MUNDIAL. Lá, SÉRGIO MORO foi treinado para DESTRUIR O LEGADO ECONÔMICO DO TRABALHISMO, que nada mais é que a PUNJANÇA ECONÔMICA, em que TODOS GANHAM.

    2. Bolsonete

      Boçalnaro é que é bom. Um racista, ops, um candidato tão patriótico, mas tão patriótico, que bate continência até para a bandeira americana.

      1. EU QUERO SABER

        SE O DEPUTADO NEPOTISTA E RACISTA GANHASSE, OS BRASILEIROS TAMBÉM TERÍAM QUE BATER CONTINÊNCIA PARA A BANDEIRA AMERICANA?

  11. lopes

    “As mãos da ESQUERDA no Brasil, corta a PROSPERIDADE, a SAÚDE, a SEGURANÇA, a MORALIDADE, os BONS COSTUMES, e, tantas outras coisas que nos dá base de vida em sociedade.”

    1. NÃO VEM AO CASO

      PETROBRAS foi o alvo do AGENTE DOS AMERICANOS e JUSTICEIRO tucanalha SÉRGIO MORO (PSDB-PR) para ganhar notoriedade e destruir a vida de milhões de empregos dos brasileiros. Pergunta-se: QUANTO LEVOU SÉRGIO MORO?

    2. Bolsonete

      A solução é votar no deputado estuprador, ops, no militar salvador. Boçalnaro presidente 2018, a especialidade dele é roubar, ops, consertar a devastação petralha.

  12. lopes

    “Nunca, nunca, nem por um único dia a censura no tempo dos militares foi tão prepotente, vasta e ideologicamente orientada como a de hoje. É a ditadura onipresente e sem rosto, totalitária no sentido mais pleno da palavra.”

  13. lopes

    “No Brasil um menino não pode ter um revolvinho de plástico, mas pode ter um AR-15 de verdade se prometer matar os inimigos do capomafioso que lhe deu a arma de presente.”

    1. NÃO VEM AO CASO

      LOPES, imagine um DESEQUILIBRADO BOLSONARO distribuindo armas para uma população de desequilibrados, através de ação governamental como o MINHA ARMA, TUA MORTE.

  14. lopes

    Os povos criam( instituem) seus exércitos para garantir os seus países e protegê-los de todos os inimigos e perigos, internos e externos.
    Na nossa terra não ê diferente, a partir de 1648, em Guararapes, estamos forjando os nossos exércitos, para proteger a Pátria e as pessoas, garantindo a cidadania.
    Cumprindo o seu papel institucional, o Exército tem sido o indutor da nossa história , protegendo-nos contra os gentios e os traidores. É inimaginável o Brasil sem a garantia das FFAA !
    Porém um inimigo insidioso vem massacrando o nosso povo, utilizando o Poder do Estado, que usurpou. É o crime, travestido de política, mais perigoso do que todos os outros inimigos, porque autointitula-se “ Estado Democrático de Direito”.
    Ora, não existe
    democracia no Brasil, porque os Poderes da República estão usurpados pelo crime.
    Portanto, compete às FFAA intervir no processo político para, no cumprimento da sua MISSÃO INSTITUCIONAL, afastar o crime do Poder do Estado, nomear o Governo de Transição para a DEMOCRACIA( segurança do direito), aprimorar as instituições e convocar eleições, a partir dos municípios.
    Esta é a MISSÃO INDELEGÁVEL dos nossos Generais, que deve SER CUMPRIDA, IMEDIATAMENTE, independente de convocações ou manifestações, no cumprimento estrito do mandamus constitucional e institucional.
    “O BRASIL ESPERA QUE CADA UM CUMPRA O SEU DEVER!”

    1. ENGENHEIRO DO EXÉRCITO

      O ATUAL ESTÁGIO DA ENGENHARIA MUNDIAL AINDA NÃO PERMITE ABRIR UM CAMINHO DE MINAS PARA O MAR. CONCLUSÃO: ESSA ESTÓRIA NÃO PASSA DE UM EMBUSTE. BOLSONARO DEVIA ESTAR DELIRANDO COM AFAGOS DO ALEXANDRE FROTA QUANDO DESTA DECLARAÇÃO.

    2. ENGENHEIRO DO EXÉRCITO

      FELIZMENTE O INDECOROSO DEPUTADO NEPOTISTA ESTÁ AFASTADO DE NOSSA CORPORAÇÃO. AQUI ELE SEMPRE FOI VISTO COM DESCONFIANÇA PELOS SUPERIORES.

  15. lopes

    O poder real e oculto faz guerra psicológica contra as Nações, através das mídias.
    As assessorias e agências de notícias é que pautam o noticiário, porque pagam o jabaculê para os jornalistas que, a exemplo dos políticos, vivem do por fora, o salário é aperitivo.
    A mídia vive de publicidade, o noticiário é secundário. Entrevista é jogo de cena e artigos e editoriais são de encomenda.
    Não é a Globo, são todas. Ela aparece mais, porque tem mais audiência.
    A ética dos prostíbulos é outra!
    O “Fio da Meada”do crime político está nas verbas de publicidade dos governos, autarquias e empresas públicas.
    A internet libertou a opinião pública, da ditadura da notícia paga, só é preciso separar o verdadeiro do falso, mas a opinião e os fatos vêm a público.
    É por isso que os governos e a classe política tramam a censura da Net.
    A doutrina intervencionista formou-se graças à internet, no passado recente não passaria de tertúlia acadêmica ou filosofia de boteco. E a ditadura do crime seguiria impávida.
    Aproveitando a chance :
    INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL JÁ !!!

    1. lopes

      O poder real e oculto faz guerra psicológica contra as Nações, através das mídias.
      As assessorias e agências de notícias é que pautam o noticiário, porque pagam o jabaculê para os jornalistas que, a exemplo dos políticos, vivem do por fora, o salário é aperitivo.
      A mídia vive de publicidade, o noticiário é secundário. Entrevista é jogo de cena e artigos e editoriais são de encomenda.
      Não é a Globo, são todas. Ela aparece mais, porque tem mais audiência.
      A ética dos prostíbulos é outra!
      O “Fio da Meada”do crime político está nas verbas de publicidade dos governos, autarquias e empresas públicas.
      A internet libertou a opinião pública, da ditadura da notícia paga, só é preciso separar o verdadeiro do falso, mas a opinião e os fatos vêm a público.
      É por isso que os governos e a classe política tramam a censura da Net.
      A doutrina intervencionista formou-se graças à internet, no passado recente não passaria de tertúlia acadêmica ou filosofia de boteco. E a ditadura do crime seguiria impávida.
      Aproveitando a chance :
      INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL JÁ !!!

      1. EL MATADOR (AÉCIO) & CAPITÃO PÔRRALOCA (BOLSONARO)

        Ô capitão Bolsocheio, eu prefiro matar antes. Ouvi você dizer que a tua especialidade é matar, também. É isso mesmo?

  16. RONAN MARIA PINTO

    LULA,CAFAJESTE,QUERO MAIS DINHEIRO!! AQUELES 6 MILHÕES QUE VOCÊ ME DEU PELO SERVICINHO SUJO QUE EU FIZ PRA VOCÊ,JÁ ACABOU,VAGABUNDO.EU QUERO MAIS!! VOCÊ PENSA QUE É SÓ VOCÊ QUE AMA DINHEIRO,É,CANALHA???

  17. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    É EXATAMENTE ESSA A POSTURA DOS ESQUERDALHAS,BOBINHO.A SUA POSTURA É TÍPICA.QUEM NÃO ESTIVER COMUNGANDO DAS IDÉIAS QUE VOCÊS ELABORAM NOS SEUS CÉREBROS MESQUINHOS,SÃO SEUS INIMIGOS.NÃO ESQUEÇA,A RÉGUA QUE MEDE OS OUTROS,MEDE A VOCÊ TAMBÉM.ENTÃO,SENDO MAIS CLARO,PORQUÊ VOCÊS SÓ ENTENDEM O QUE É EXPLÍCITO,OS QUE VOCÊ CONSIDERA IMBECIL,PENSAM O MESMO A SEU RESPEITO. AGORA,ESCREVER ASNEIRAS DO CONFORTO DA SUA POLTRONA,VOCÊ SABE,MAS TENHO CERTEZA ABSOLUTA,QUE NUNCA,JAMAIS,MOVEU UMA PALHA PARA FAZER NADA PELOS MENOS FAVORECIDOS,E NÃO ACHE NA SUA COMODIDADE QUE ESSAS MALUQUICES QUE VOCÊ ESCREVE,SERVEM PARA ALIVIA SUA INOPERÂNCIA.POR MAIS QUE ISSO ALIVIE SUA CONSCIÊNCIA.

    1. NÃO VEM AO CASO

      O neoliberal FHC, PRÍNCIPE DA PRIVATARIA, fez o governo da fome, do desemprego, do apagão, da corrupção debaixo do tapete e quebrou o Brasil 3 vezes!
      RESULTADO: na eleição de 2002 não elegeu JOSÉ SERRA, o CARECA da Lista Odebrecht (PROPINA de R$ 23 milhões). LULA ganha e faz um GOVERNO DE SALVAÇÃO NACIONAL, o povo entra no orçamento federal, ganham empresários e trabalhadores, o país começa a deixar de ser financista-especulativo e passa à condição de produtivo-distributivo. Conquista soberania e deixa de exportar empregos, passando a produzir aqui submarinos, navios e sondas, com a mão de obra local de trabalhadores estudantes e jovens engenheiros.
      RESULTADO: GERALDINHO MERENDÃO (também delatado com PROPINA na Lista Odebrecht) foi derrotado por LULA na eleição presidencial de 2006!!!!
      TUCANALHAS são fregueses de LULA e do PARTIDO DOS TRABALHADORES!!!!!
      LULA deixou a presidência da República com quase 90% de APROVAÇÃO DOS BRASILEIROS!!!!!!
      PSDB: DERROTA É O SEU NOME, GOLPISMO É A SUA BANDEIRA!

Comments are closed.