Snowden cria aplicativo gratuito de contraespionagem
   28 de dezembro de 2017   │     1:17  │  42

por Aprigio Vilanova

O ex-agente da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) e dissidente da Agência de Segurança Americana (SNA), Edward  Snowden, que ficou mundialmente conhecido após revelar o esquema de arapongagem a políticos em todo o mundo, acaba de criar o aplicativo (app) Haven para monitorar remotamente invasões.

O app para smartphones é gratuito e promete controle móvel da segurança física do usuário.

O anúncio foi feito na última sexta (22), em entrevista ao síte americano WIRED. Snowden que vive asilado na Rússia, desde 2013, explicou o funcionamento do app ao site americano: 

“Imagine se você tivesse um cão de guarda que você poderia levar com você para qualquer quarto de hotel e deixá-lo em seu quarto quando você não estiver lá. E é realmente inteligente, e testemunha tudo o que acontece e cria um registro disso”,

Segundo o site, Snowden utilizou um telefonema criptografado com WIRED a partir de Moscou para conceder a entrevista.

“A verdadeira ideia é estabelecer que os espaços físicos ao seu redor podem ser confiáveis”.

O app foi desenvolvido para smartphones com sistema operacional Android. O aplicativo funciona remotamente enviando imagens, áudios e vídeos para o celular principal do usuário cadastrado. O usuário ativa o aplicativo e assim que a câmera ou o microfone do celular detectam algum movimento ou ruído o dispositivo de captação é acionado. 

Para a Snowden, presidente da Fundação Freedom of the Press, a ferramenta foi pensada para transformar qualquer telefone Android em um tipo de sensor multifuncional para monitorar invasores que desejem instalar grampos ou programas de espionagem a dispositivos como notebooks, por exemplo.

O intuito é proteger os usuários mais sensíveis da tecnologia do mundo, como dissidentes políticos, ativistas ou jornalistas investigativos com atuação em regimes repressivos ou que estejam sendo perseguidos.

reprodução da internet

 

A ferramenta foi atualizada na loja de aplicativos Play Store na quinta (21). Desde a atualização, já foram mais de cem mil downloads, muitos elogios mas também algumas críticas por parte dos usuários, algumas deles de brasileiros.

A ferramenta promete ser uma alternativa de contraespionagem, mas nada impede de ser utilizada para espionar.   

Veja o vídeo de apresentação do Haven 

COMENTÁRIOS
42

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. moro fura teto

    Moro FURA TETO mostrou o caminho das pedras à “ESCRAVA LUISLINDA”. O carrasco da MÁFIA DAS PROPINAS DA LAVA JATO também acha uma humilhação receber salário até o TETO CONSTITUCIONAL.

  2. lopes

    “COMO AS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS FORAM GRADUALMENTE ACABANDO COM A LIBERDADE DE TRABALHAR”

    No Brasil atual, a livre iniciativa e o trabalho não são livres. São totalmente regulamentados. E quem resolve empreender ou tirar um sonho do papel é visto como louco — ou como desempregado e desesperado.

    Isso é reflexo das leis e normas existentes no país e não da nossa “cultura da dependência”. Muito se fala sobre isso, com muitas pessoas dizendo que o Brasil sempre foi avesso à livre iniciativa. Falso. O brasileiro sempre foi um povo empreendedor e construtor de riquezas. Quem acaba com a liberdade de trabalhar e empreender é o estado.

    Nossas leis e constituições simplesmente não reconhecem esse valor inerente ao povo brasileiro. Quer ver uma prova?

    O Brasil livre, de jura e de fato, nasceu junto com a independência do país. Nossa primeira constituição foi escrita em 1824, inspirada na Constituição dos Estados Unidos, criada 35 anos antes. Ela impunha limites ao estado, e não ao cidadão empreendedor. Além de segurar o apetite do estado em tornar-se cada vez maior, essa constituição garantia que as pessoas nunca teriam sua livre iniciativa censurada pelo poder público.

    Porém, após a constituição de 1824, nossos políticos conscientemente foram transformando o Brasil em um estado tirânico que age à revelia do indivíduo. Com efeito, houve uma verdadeira involução jurídica desde então nesse aspecto.

    Para tornar a demonstração do que eu quero dizer mais clara, e também para que não fique a impressão que estou fazendo uma livre interpretação dos fatos, vou transcrever literalmente, inclusive com o português da época, as cláusulas de liberdade individual que regulamentavam o trabalho com o passar das constituições.

    Teço breves comentários abaixo de cada uma das alterações, somente para ilustrar o que foi alterado.

    Constituição de 1824

    “Nenhum gênero de trabalho, de cultura, indústria ou comércio pode ser proibido, uma vez que não se oponha aos costumes públicos, à segurança, e saúde dos cidadãos”.

    Comentário: Em duas linhas a constituição brasileira de 1824 reduz ao máximo o que o governo pode regular em nossos trabalhos ou empresas. Nada é proibido, exceto aquilo que ofenda o bom senso. Sensatez igual não se viu mais. Vejamos.

    Constituição de 1891

    “É garantido o livre exercício de qualquer profissão moral, intellectual e industrial”.

    Comentário: a primeira carta magna da república. Atenção para o termo “garantido”. Fica claro desde o começo que o estado é quem garante as coisas no Brasil, mesmo aquilo que é um direito natural. Com esta constituição, a liberdade deixa de ser sua e não mais pode ser garantida diretamente por você, mas sim pelo estado. A liberdade é do estado, e ele a concede aos cidadãos, em uma espécie de cessão de direitos. Percebam a inversão de valores.

    Constituição de 1934

    “É livre o exercício de qualquer profissão, observadas as condições de capacidade technica e outras que a lei estabelecer, ditadas pelo interesse público”.

    Comentário: A primeira constituição de Getúlio Vargas determinou que só pode ser feito o que for de interesse público, e o responsável por interpretar o que é de interesse público tem, de fato, o poder para interpretar o que o brasileiro pode ou não fazer.

    Constituição de 1937

    “A liberdade de escolha de profissão ou do gênero de trabalho, indústria ou commercio, observadas as condições de capacidade e as restricções impostas pelo bem publico, nos termos da lei”.

    Comentário: Getúlio Vargas decretou o chamado Estado Novo no mesmo dia em que promulgou uma nova constituição. A partir de então, até a escolha do tipo de empreendimento deveria ser analisada para ver se estava de acordo com a lei.

    Constituição de 1946

    “É livre o exercício de qualquer profissão, observadas as condições de capacidade que a lei estabelecer”.

    Comentário: Se, por um lado, a mudança foi boa, pois aquela “liberdade de escolha” foi removida do artigo, por outro, a liberdade de exercício é que passou a ser regulada, o que torna o efeito ainda mais perverso, já que a partir de então até a forma como um trabalho era exercido passava a ser controlada pelo governo.

    Constituição de 1967

    “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, observadas as condições de capacidade que a lei estabelecer”.

    Comentário: Com a nova mudança, acrescentou-se o “trabalho” e o “ofício” sob o poder regulatório da constituição, já que o trabalho regulado cria o trabalho não-regulado. Foi uma tentativa de extensão de controle malfeita.

    Constituição de 1988

    “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

    Comentário: A partir de 1988, não somente as escolhas das pessoas foram limitadas por sua capacitação, mas o órgão responsável por julgar se você pode ou não realizar tal tarefa não é mais você, nem seu empregador ou cliente, mas um burocrata do estado. A partir de 1988 a liberdade de poder trabalhar deixou de existir por completo.

    Liberdade para trabalhar: acabando aos poucos

    Quando pensamos em leis e constituições antigas pensamos em retrocesso. Ledo engano. Essa é a versão criada pelas escolas durante o século XX para validar a república presidencialista e a lógica de avanços do poder do estado contra uma sociedade livre.

    Fica documentado, portanto, que, desde a primeira constituição da república, a capacidade de escolher e exercer qualquer trabalho foi sendo continuamente limitada ao ponto atual da estagnação.

    A idéia de que a liberdade de trabalho é um direito natural e que não deve ser condicionada a qualquer regulamentação deve preceder a elaboração de qualquer constituição. Toda constituição deve, no mínimo, reconhecer isso.

    Porém, basta ler as constituições do Brasil do século XX para perceber que esse conceito desapareceu. O Brasil do século XXI terá de resgatar princípios atemporais para não ficar no eterno atraso.

  3. lopes

    “”ALERTA AOS INTELECTUAIS: AS PESSOAS FOGEM DA IGUALDADE”” Quando se discute o êxodo de pessoas dos regimes socialistas, é normal descrever tais fugas como sendo uma “fuga da opressão” ou uma “busca pela liberdade”.
    Mas o termo mais correto seria “fuga da igualdade”.
    Cubanos e venezuelanos que fogem de seus países já vivenciaram as devastadoras consequências morais e econômicas de políticas coletivistas que buscaram modelar uma sociedade igualitária — um experimento fracassado que buscou criar um “novo homem”, o qual teria uma visão de mundo comunal e se sacrificaria sempre em prol do “bem comum”.
    Esse experimento resultou em sociedades anti-utópicas e economicamente falidas, que têm como principais características a miséria generalizada e um incrivelmente repressivo sistema de controle social, gerido por um governo com poderes ilimitados sobre seus cidadãos.
    Esses milhões que rejeitaram o igualitarismo são a refutação viva de todas as teses e políticas igualitaristas — em especial das políticas de redistribuição de renda.
    Os defensores da redistribuição de renda desejam, por definição, um igualitarismo imposto pelo estado. Mas é exatamente dessa igualdade forçada que aqueles indivíduos estão fugindo ao desertarem em massa de regimes coletivistas.
    Os intelectuais de esquerda jamais entenderam que a liberdade é individual, e não coletiva. A liberdade não é negociável.

    1. Bolsonete

      Se você quiser que os quilombolas sejam tratados como gado e medidos por arroba, vamos juntos! Boçalnaro presidente 2018!

  4. lopes

    O sistema político vigente levou ao beco sem saída da ditadura do crime, que fragilizou, irremediavelmente, as instituições, tornando-as meros instrumentos da casta política e dos barões do serviço público.

    Essa é a realidade. Não dá para corrigir o doce, com os mesmos ingredientes.

    Temos que jogar a panela fora, corrigir a receita e começar de novo. Como fazer?

    Os segmentos conscientes da sociedade devem exercer o PODER INSTITUINTE (originário), para mudar e fortalecer as instituições.

    A casta política está fora do processo, porque aliou-se ao crime para, junto com os barões do serviço público, trair a PÁTRIA e escravizar o povo.

    A solução para o impasse é a INTERVENÇÃO CONSTITUCIONAL(art 142 CF) do povo, através das suas Forças Armadas, no processo político, para desinfetar a coisa pública e começar de novo.

    Esta é a receita para o BRASIL voltar a ser a potência mundial, dos tempos do Império!!!

    1. Bolsonete

      Boçalnaro é que é bom. Um racista, ops, um candidato tão patriótico, mas tão patriótico, que bate continência até para a bandeira americana.

  5. RONAN MARIA PINTO

    LULA,CAFAJESTE,QUERO MAIS DINHEIRO!! AQUELES 6 MILHÕES QUE VOCÊ ME DEU PELO SERVICINHO SUJO QUE EU FIZ PRA VOCÊ,JÁ ACABOU,VAGABUNDO.EU QUERO MAIS!! VOCÊ PENSA QUE É SÓ VOCÊ QUE AMA DINHEIRO,É,CANALHA???

    1. moro fura teto

      Em dezembro do ano passado o salário do juiz Sérgio Moro foi equivalente a 120 vezes o salário mínimo ( holerite de dezembro de 2016, R$ 117,5 mil )!!!!!!!!! E o teto constitucional???????????

    2. Aécio Neves-PSDB

      Os bananas me ouvem dizer que é para matar o Fred antes delatar e ainda ficam aí babando os meus ovos. Assim fica fácil, fácil, a minha reeleição ou até mesmo a presidência do Brasil.

  6. lopes

    A BANCADA PETISTA NA CAMARA DIVULGOU NOTA EM SOLIDARIEDADE A MARIA DO ROSARIO E AO MARIDO DELA ASSALTADOS ONTEM A NOITE POR TRES HOMENS EM PORTO ALEGRE. O TEXTO DESTACA QUE OS DOIS FORAM VITIMAS DE VIOLENCIA. O PT NAO DIVULGA NOTAS ASSIM QUANDO OUTROS BRASILEIROS SAO ASSALTADOS???

    1. moro fura teto

      O maior escândalo de corrupção do Brasil – o Nº 1, Banestado, com 142 Bilhões, PSDB – é o que é porque teve o dedo do moro fura teto, O GRANDE CARRASCO CONTEMPORÂNEO DO BRASIL!!!!!!

    1. FHC

      E NÃO TENHO UM ÚNICO PROCESSO POR CORRUPÇÃO E OU FORMAÇÃO DE QUADRILHA.JÁ O LULA,A QUEM EU DEIXEI UM PAÍS ORGANIZADO E PRONTO,SÓ TEM NOVE PROCESSOS E UMA CONDENAÇÃO.ELE ME CONFIDENCIOU QUE QUER ENTRAR PARA O LIVRO DOS RECORDES.VAI SER FACIL.

      1. moro fura teto

        seja você também um procurador da República: venha participar SOMENTE HOJE do CURSO MICROSOFT POWERPOINT com o espertinho prof. DELTAN DALLAGNOL

  7. Pedro

    Cadê todo aquele alvoroço do João Dória? Viagens, medidas espetaculosas, etc. Demagogia! Até quis desbancar o padrinho político Geraldo Alckmin, este conhecido por Santo nas altas rodas da sociedade paulista, devido à presença do nome dele na lista de propina da Odebrecht. A gota d’água para o “João Trabalhador” foi ter pensado que podia empurrar goela abaixo da população uma ração imprópria para o consumo humano. Tucanalhas nunca mais! E capitão nepotista que emprega toda a família para receber sem trabalhar, jamais!

    1. F

      E O POSTE DO LULA,QUE TRATA EXATAMENTE AS PESSOAS QUE O CERCAM,COMO OBJETO,O TAL DE HADAD?? NEM REELEIÇÃO CONSEGUIU?? ESSA PTRALHADA É UMA PIADA RIDÍCULA.

      1. moro fura teto

        Moro fura teto protegeu os criminosos confessos Temer e Aécio. Não adiantou! O destino está mandando seus recados: PAREM COM O GOLPE!

  8. Simpatizante do Bolsonaro

    Quero externar solidariedade, em nome de nosso Führer Bolsonaro, no caso do injusto afastamento do William Waaaack. O brilhante apresentador não fez mais que externar o nosso pensamento, e o da própria emissora!!! #lulaecoisadepreto

  9. Nelson

    Se essa descoberta tivesse acontecido treze anos atrás, é tivesse sido instalada no Palácio do Planalto, hoje o Brasil não estaria quebrado, é a Seita não teria sobrevivido !!!

    1. Rivelino Melo

      NELSON, QUEM QUEBROU O BRASIL FOI FHC. SÓ 3 VEZES. E O PROBLEMA SEU É QUE RELUTA EM ACEITAR SER JUIZ NA RINHA DO SÍTIO SÃO JORGE.

      1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

        FHC NÃO SÓ CONSERTOU ESSE PAÍS,COMO O INSERIU NO ROL DAS NAÇÕES RESPEITADAS NO MUNDO.O ESPÍRITO DE PORCO,ALMA SEBOSA,MULA,PEGOU UM PAIS ESTRUTURADO,FACIL DE CONDUZIR E,COM SUA IGNORÂNCIA,ESTUPIDEZ E GANÂNCIA,DESMORALIZOU O PAÍS.NÃO É A TOA QUE DEPOIS DE COMANDAR O MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE,O VAGABUNDO SE TORNOU O POLÍTICO MAIS DESMORALIZADO DO MUNDO.O DESTINO DO RATO É O LIXO DA HISTÓRIA.

        1. moro fura teto

          Só para esclarecer, MORO é JUIZ DE PISO. É um FURA TETO CONSTITUCIONAL e INTRUSÃO QUE AVANÇA ILEGALMENTE para JURISDIÇÕES que não são de sua alçada.

  10. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    INÚTIL ESSA INVENÇÃO!!! ESSA COISA DE ESPIONAGEM JÁ ACABOU NO MUNDO INTEIRO,DESDE O DIA EM QUE A PTRALHA DILMA ROUSSEF CONVOCOU A IMPRENSA MUNDIAL PARA PROTESTAR CONTRA A INVASAO AMERICANA AOS COMPUTADORES BRASILEIROS E DE OUTROS PAÍSES. ELA FOI RECLAMAR COM A MAMÃE!!! NÃO SABE A ABILOLADA,APADRINHADA DO RATAZANA MULA,QUE A ESPIONAGEM QUE ANTES ERA FEITA COM O ESPIÃO INFILTRADO EM OUTRO PAÍS,NUNCA,NUNCA VAI ACABAR???!!! NINGUÉM SOPROU ISSO NA CAXOLA DELA NÃO?? ELA ACHA QUE FEZ BONITO E TORNOU O MUNDO MENOS ESPIÃO DEPOIS DAQUELA PALHAÇADA?? TÍPICA ATITUDE PTRALHA.MEDÍOCRE.

    1. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      ALIÁS,POR FALAR EM MEDIOCRIDADE,O MENTOR DA ABILOLADA,RATAZANA DA SILVA,FEZ DAS DELES TAMBÉM. SAIU DAQUI DO BRASIL,COM A BOÇALIDADE E VAIDADE QUE SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS,E,COM O HALITO DE CACHAÇA,FOI VOMITAR ASNEIRAS NO OUVIDO DO ENTÃO PRESIDENTE DO IRÃ,AHMADINEJAD,DA MESMA LAIA DELE,ACHANDO QUE AS NOJEIRAS QUE ELE DEPOSITARIA NO OUVIDO DO OUTRO,RESOLVERIA UM CONFLITO MILENAR,ENTRE JUDEUS E ÁRABES. SÓ NA CABEÇA DE UM IMBECIL COMO ELE,PASSARIA TAL COISA.

      1. Simpatizante do Bolsonaro

        Bolsonaro me ensinou que só pela violência iremos superar a violência. O menino que abriu fogo dentro do colégio é pela moral e pela família brasileira. Ele seguiu direitinho a filosofia do Mito em ter lavado a honra com sangue.

      2. Mané Convicto

        Eu acho essas cores da bandeira do Brasil meia fora de moda. Mas aquelas cores da bandeira dos Estados Unidos… Uau!!! Quer saber: também vou bater continência para a maravilhosa bandeira dos americanos.

    2. CARANGUEJO LIBANÊS (marido da Marcela)

      TENHO UM GRANDE DEFENSOR. O NOME DELE É SÉRGIO MORO. ELE INVALIDOU AS PERGUNTAS BOMBÁSTICAS QUE O EDUARDO CUNHA TENTOU FAZER PARA MIM. AFINAL, “O PRESIDENTE NÃO PODE SER CONSTRANGIDO”.

    3. Rivelino Melo

      O BRASIL ABRIU OS OLHOS PARA A OPERAÇÃO PERSEGUE A JATO E VIU QUE NELA EXISTE UM MERCADÃO DE DELAÇÕES COMANDADO PELO DESCARADO JUIZ DA FALA FINA

  11. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    E O ALMA SEBOSA,ESPÍRITO DE PORCO,MULA?? ESSE QUERIA ATÉ DAR NOS CALOS NO DIA 24 DE JANEIRO,POR COINCIDÊNCIA,O DIA DO JULGAMENTO DO RATAZANA!! O UNICO COM PASSAGEM GARANTIDA PARA CURITIBA!!!

    1. Simpatizante do Bolsonaro

      Tamo junto, Tolivre .Tomara que não dê zebra neste dia 24. Com Lula na parada, não tem pra ninguém, afirmam todas as pesquisas.

    2. AÉCIO MINEIRINHO (EL MATADOR)

      PESSOAL, 2018 VEM AÍ! CONTO COM TODOS OS TROUXAS QUE VOTARAM EM MIM CONTRA DILMA. JÁ POSSUO OS DADOS E ESTOU MONITORANDO CADA UM DE VOCÊS. NÃO OUSEM MIJAR FORA DO PENICO!!! SENÃO A GENTE MATA ANTES!

    1. Simpatizante do Bolsonaro

      Nosso Führer Bolsonaro está com toda a razão em lotar as repartições públicas com os parentes dele mesmo. Ora, era para ele colocar os parentes de quem? Do Lula?

    2. CAPITÃO BOLSOCHEIO (PORRALÔCA)

      Sou retardado mental e gosto de me dar bem. Arrumei uma boquinha e empreguei um irmão meu na Assembleia Legislativa de São Paulo. Sou incompetente, no parlamento não tenho moral e não aprovo nenhum projeto. Já sabem que Jair sou eu?

Comments are closed.