Temer gastará R$2 milhões com estudos para se proteger
   27 de dezembro de 2017   │     2:32  │  63

por Aprigio Vilanova

O presidente Michel Temer (MDB-SP), por meio do Gabinete de Segurança Institucional, abriu pregão eletrônico para a contratação de empresa de engenharia que irá desenvolver os projetos para o Sistema de Proteção das Instalações Presidenciais (ProPR).

O governo brasileiro pretende gastar até R$ 2,083 milhões com o desenvolvimento do Anteprojeto, Projeto Básico e Projeto Executivo do Sistema ProPR, com prazo de vigência de 18 meses a contar da data de sua assinatura.

Segundo a justificativa apresentada no termo de referência do edital de licitação, O Sistema ProPR surgiu da necessidade de se apresentar um sistema moderno, racional e eficaz de controle de acesso de pessoas, de veículos, de entrada e saída de materiais e saída de resíduos, de videomonitoramento e demais subsistemas.

Ainda segundo consta no termo de referência, foi realizado um Estudo de Viabilidade do Projeto Sistema Integrado de Supervisão (SIS), pela Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial (SCP), no ano de 2016, com a finalidade de subsidiar a elaboração do projeto ProPR.

A justificativa para a contratação da empresa é que a Presidência da República não possui pessoal que atenda aos requisitos mínimos de habilitação para trabalhar na elaboração de projetos dessa natureza.

O projeto abrange o Palácio do Planalto e Anexos, o Complexo N2, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Jaburu e a Granja do Torto. Vale lembrar que foi no subsolo do Palácio do Jaburu que o presidente Michel Temer encontrou-se com Joesley Batista no episódio da gravação. 

 

 

COMENTÁRIOS
63

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. lopes

    “COMO AS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS FORAM GRADUALMENTE ACABANDO COM A LIBERDADE DE TRABALHAR”

    No Brasil atual, a livre iniciativa e o trabalho não são livres. São totalmente regulamentados. E quem resolve empreender ou tirar um sonho do papel é visto como louco — ou como desempregado e desesperado.

    Isso é reflexo das leis e normas existentes no país e não da nossa “cultura da dependência”. Muito se fala sobre isso, com muitas pessoas dizendo que o Brasil sempre foi avesso à livre iniciativa. Falso. O brasileiro sempre foi um povo empreendedor e construtor de riquezas. Quem acaba com a liberdade de trabalhar e empreender é o estado.

    Nossas leis e constituições simplesmente não reconhecem esse valor inerente ao povo brasileiro. Quer ver uma prova?

    O Brasil livre, de jura e de fato, nasceu junto com a independência do país. Nossa primeira constituição foi escrita em 1824, inspirada na Constituição dos Estados Unidos, criada 35 anos antes. Ela impunha limites ao estado, e não ao cidadão empreendedor. Além de segurar o apetite do estado em tornar-se cada vez maior, essa constituição garantia que as pessoas nunca teriam sua livre iniciativa censurada pelo poder público.

    Porém, após a constituição de 1824, nossos políticos conscientemente foram transformando o Brasil em um estado tirânico que age à revelia do indivíduo. Com efeito, houve uma verdadeira involução jurídica desde então nesse aspecto.

    Para tornar a demonstração do que eu quero dizer mais clara, e também para que não fique a impressão que estou fazendo uma livre interpretação dos fatos, vou transcrever literalmente, inclusive com o português da época, as cláusulas de liberdade individual que regulamentavam o trabalho com o passar das constituições.

    Teço breves comentários abaixo de cada uma das alterações, somente para ilustrar o que foi alterado.

    Constituição de 1824

    “Nenhum gênero de trabalho, de cultura, indústria ou comércio pode ser proibido, uma vez que não se oponha aos costumes públicos, à segurança, e saúde dos cidadãos”.

    Comentário: Em duas linhas a constituição brasileira de 1824 reduz ao máximo o que o governo pode regular em nossos trabalhos ou empresas. Nada é proibido, exceto aquilo que ofenda o bom senso. Sensatez igual não se viu mais. Vejamos.

    Constituição de 1891

    “É garantido o livre exercício de qualquer profissão moral, intellectual e industrial”.

    Comentário: a primeira carta magna da república. Atenção para o termo “garantido”. Fica claro desde o começo que o estado é quem garante as coisas no Brasil, mesmo aquilo que é um direito natural. Com esta constituição, a liberdade deixa de ser sua e não mais pode ser garantida diretamente por você, mas sim pelo estado. A liberdade é do estado, e ele a concede aos cidadãos, em uma espécie de cessão de direitos. Percebam a inversão de valores.

    Constituição de 1934

    “É livre o exercício de qualquer profissão, observadas as condições de capacidade technica e outras que a lei estabelecer, ditadas pelo interesse público”.

    Comentário: A primeira constituição de Getúlio Vargas determinou que só pode ser feito o que for de interesse público, e o responsável por interpretar o que é de interesse público tem, de fato, o poder para interpretar o que o brasileiro pode ou não fazer.

    Constituição de 1937

    “A liberdade de escolha de profissão ou do gênero de trabalho, indústria ou commercio, observadas as condições de capacidade e as restricções impostas pelo bem publico, nos termos da lei”.

    Comentário: Getúlio Vargas decretou o chamado Estado Novo no mesmo dia em que promulgou uma nova constituição. A partir de então, até a escolha do tipo de empreendimento deveria ser analisada para ver se estava de acordo com a lei.

    Constituição de 1946

    “É livre o exercício de qualquer profissão, observadas as condições de capacidade que a lei estabelecer”.

    Comentário: Se, por um lado, a mudança foi boa, pois aquela “liberdade de escolha” foi removida do artigo, por outro, a liberdade de exercício é que passou a ser regulada, o que torna o efeito ainda mais perverso, já que a partir de então até a forma como um trabalho era exercido passava a ser controlada pelo governo.

    Constituição de 1967

    “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, observadas as condições de capacidade que a lei estabelecer”.

    Comentário: Com a nova mudança, acrescentou-se o “trabalho” e o “ofício” sob o poder regulatório da constituição, já que o trabalho regulado cria o trabalho não-regulado. Foi uma tentativa de extensão de controle malfeita.

    Constituição de 1988

    “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

    Comentário: A partir de 1988, não somente as escolhas das pessoas foram limitadas por sua capacitação, mas o órgão responsável por julgar se você pode ou não realizar tal tarefa não é mais você, nem seu empregador ou cliente, mas um burocrata do estado. A partir de 1988 a liberdade de poder trabalhar deixou de existir por completo.

    Liberdade para trabalhar: acabando aos poucos

    Quando pensamos em leis e constituições antigas pensamos em retrocesso. Ledo engano. Essa é a versão criada pelas escolas durante o século XX para validar a república presidencialista e a lógica de avanços do poder do estado contra uma sociedade livre.

    Fica documentado, portanto, que, desde a primeira constituição da república, a capacidade de escolher e exercer qualquer trabalho foi sendo continuamente limitada ao ponto atual da estagnação.

    A idéia de que a liberdade de trabalho é um direito natural e que não deve ser condicionada a qualquer regulamentação deve preceder a elaboração de qualquer constituição. Toda constituição deve, no mínimo, reconhecer isso.

    Porém, basta ler as constituições do Brasil do século XX para perceber que esse conceito desapareceu. O Brasil do século XXI terá de resgatar princípios atemporais para não ficar no eterno atraso.

  2. lopes

    “Poder Real e Secreto”

    OS PATIFES DA POLÍTICA, inclusive os novatos, não mandam nada. O PODER REAL é invisível aos olhos, como diria o Pequeno Príncipe.

    Quem manda nos políticos é o CONTROLADOR, que faz o serviço sujo para os bucaneiros internacionais. A técnica é de governo indireto, que o IMPÉRIO BRITÂNICO sempre usou. Basta pagar os políticos para explorar o BRASIL e escravizar as pessoas.

    A última artimanha do CONTROLADOR EXTERNO, que manda nos políticos, é o PROCESSO ELEITORAL, cenoura do burro, para manter a escravidão do povo brasileiro e continuar rapinando nossas riquezas e o nosso futuro.

    Combatentes não se enganem, os candidatos e quem defende o processo eleitoral do crime, estão traindo o BRASIL.

    Só existe o plano “I” de INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL!!!

    Senhores Generais, Príncipes da República, salvem o seu povo do governo do crime, vamos limpar o Estado e libertar os brasileiros. Vamos fazer a hora!!!

    BRASIL! ACIMA DE TUDO!!!

  3. lopes

    Imprensa comunista”

    Se no Brasil tivéssemos jornalismo, não precisaríamos ter Lava Jato para políticos. O jornalismo DE VERDADE antecipa erros e, sobretudo, os evita, ajudando, por exemplo, o povo fazer escolhas bem informadas. Como não temos que venha a Lava Jato ll, Lava Jato lll…

  4. lopes

    “De John Kirchhofer”
    A justiça carcomida é o pior câncer de uma sociedade.
    Em 1971, ganhei uma bolsa para estudar nos USA. Foi um seminário sobre desenvolvimento econômico na Harvard University.
    Em um encontro com um professor, eu propus uma simples pergunta a ele. Qual o principal fator (citando apenas um), para explicar a diferença do desenvolvimento americano e o brasileiro, ao longo dos 500 anos de descobrimento de ambos os países?
    O então o mestre sentenciou sem titubear: a justiça!
    Explicou ele em poucas palavras: A sociedade só existe e se desenvolve fundamentada em suas leis e sua igualitária execução. A justiça é o solo onde se edifica uma nação e sua cidadania.
    Se pétrea, permitirá o soerguimento de grandes nações. Se pantanosa, nada de grande poderá ser construído.
    Passados quase 50 anos deste aprendizado, a explicação continua cristalina e sólida como um diamante.
    Sem lei e justiça, não haverá uma grande nação.
    Do pântano florescerão os “direitos adquiridos”, a impunidades para os poderosos. Daí se multiplicarão as ervas daninhas da corrupção, que por sua vez sugarão a seiva vital que deveria alimentar todas as folhas que compõem a sociedade.
    Como resultado se abrirá o abismo da desigualdade. Este abismo gerará violência e tensão social.
    Neste ambiente de pura selvageria, os mais fortes esmagarão os mais fracos.
    O resultado final: o pântano se tornará praticamente inabitável.
    As riquezas fugirão sob as barbas gosmentas da justiça paquiderme, para outras nações.
    Os mais capazes renunciarão a cidadania em busca de terras onde a justiça garanta o mínimo desejado: que a lei seja igual para todos.
    Este é o fato presente e a verdade inegável do pântano chamado Brasil!
    Minha geração foi se esgotando na idiota discussão entre esquerda e direita. E ainda continua imbecilizada na disputa entre “nós e eles”, criada pelo inculto Lula e o séquito lulista.
    Não enxergaram um palmo na frente do nariz da essência da democracia. Foram comprados com pixulecos, carros, sítios e apartamentos.
    Não sei quantos jovens lerão este texto e terão capacidade de interpretar e aprofundar a discussão.

  5. lopes

    As mãos da ESQUERDA no Brasil, corta a PROSPERIDADE, a SAÚDE, a SEGURANÇA, a MORALIDADE, os BONS COSTUMES, e, tantas outras coisas que nos dá base de vida em sociedade.”

  6. Simpatizante do Bolsonaro

    Quero externar solidariedade, em nome de nosso Führer Bolsonaro, no caso do injusto afastamento do William Waaaack. O brilhante apresentador não fez mais que externar o nosso pensamento, e o da própria emissora!!! #lulaecoisadepreto

    1. ex-COXINHA

      POR QUE A ROSÂNGELA APAGOU DO PERFIL DELA NO FACEBOOK A MENSAGEM “eu MORO com ele” LOGO APÓS O DEPOIMENTO DEVASTADOR DE TACLA DURAN À CPI JBS?

  7. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    E O ALMA SEBOSA,ESPÍRITO DE PORCO,MULA?? ESSE QUERIA ATÉ DAR NOS CALOS NO DIA 24 DE JANEIRO,POR COINCIDÊNCIA,O DIA DO JULGAMENTO DO RATAZANA!! O UNICO COM PASSAGEM GARANTIDA PARA CURITIBA!!!

  8. RONAN MARIA PINTO

    FALOU EM DINHEIRO??É ISSO MESMO,BOBINHO!! BEM LEMBRADO!!! LULA,CAFAJESTE,QUERO MAIS DINHEIRO!! AQUELES 6 MILHÕES QUE VOCÊ ME DEU PELO SERVICINHO SUJO QUE EU FIZ PRA VOCÊ,JÁ ACABOU,VAGABUNDO.EU QUERO MAIS!! VOCÊ PENSA QUE É SÓ VOCÊ QUE AMA DINHEIRO,É,CANALHA???

      1. Rivelino Melo

        ESSA MADAME NÃO TEM ESCAPATÓRIA: É CÚMPLICE ATÉ A ALMA DO MORO, O DESCARADO DA FALA FINA QUE TRANSFORMOU A LAVA JATO NUM MERCADÃO DE DELAÇÕES.

      1. moro fura teto

        seja você também um procurador da República: venha participar SOMENTE HOJE do CURSO MICROSOFT POWERPOINT com o espertinho prof. DELTAN DALLAGNOL

  9. antonio, o eleitor mineiro

    ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS NO BRASIL SEMPRE FOI IMPLACÁVEL COM O MAIS POBRE. País precisa construir uma nova matriz tributária que alie exigências da economia sustentável aos novos requisitos da sociedade de serviços e cujo objetivo seja orientado pela busca da equidade. (Márcio Pochmann em brasil247.com)

    1. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      E A CAMBADA PTRALHA PASSOU 13 ANOS NO PODER E NÃO MUDOU ISSO?? NÃO,NÉ?? ELES SO ESTAVAM PREOCUPADOS COM O PRÓPRIO BOLSO.

          1. moro fura teto

            Moro fura teto protegeu os criminosos confessos Temer e Aécio. Não adiantou! O destino está mandando seus recados: PAREM COM O GOLPE!

      1. Rivelino Melo

        LOUCA, ENTENDA QUE O LULA PASSOU PARTE DOS 2 MANDATOS DELE JUNTANDO OS CACOS DO BRASIL 3 VEZES QUEBRADO POR FHC

  10. antonio, o eleitor mineiro

    GLOBO CHEGA PERTO DE PEDIR GUERRA À VENEZUELA. Em editorial, o jornal dos Marinho exige que o governo ilegítimo do Brasil, fruto de um golpe apoiado pela Globo, reaja com vigor à “ditadura venezuelana”; periódico chega quase a pedir uma guerra contra o país liderado por Nicolás Maduro: “O governo Temer tem o dever de reagir”, diz o jornal. (brasil247.com)

      1. moro fura teto

        Moro fura teto protegeu os criminosos confessos Temer e Aécio. Não adiantou! O destino está mandando seus recados: PAREM COM O GOLPE!

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      SÓ,APENAS 63% DA POPULAÇÃO QUER VER O CANALHA ATRAS DAS GRADES. E A PTRALHADA ACHA POUCO!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      1. moro fura teto

        O maior escândalo de corrupção do Brasil – o Nº 1, Banestado, com 142 Bilhões, PSDB – é o que é porque teve o dedo do moro fura teto, O GRANDE CARRASCO CONTEMPORÂNEO DO BRASIL!!!!!!

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      É MESMO,A POPULAÇÃO APOIA A DEVASTAÇÃO QUE O RATAZANA-MULA CAUSOU NA PTROBRAS,NÉ?

      1. moro fura teto

        Em dezembro do ano passado o salário do juiz Sérgio Moro foi equivalente a 120 vezes o salário mínimo ( holerite de dezembro de 2016, R$ 117,5 mil )!!!!!!!!! E o teto constitucional???????????

  11. Nelson

    BÔBinho ! Durante os treze obscuros anos em que o casal Lula e Dirma ocuparam o Planalto, ele construíram um puxadinho nas profundas do Palácio, onde a Seita se reunia, acho que era pra rezar, gastaram se não me falha a memória perto de uns noventa milhões. Engraçado BÔBinho, o Sr nunca falou nada sobre esse evento macabro da dupla a Sombra e a Escuridão.
    Se o Temer tá gastando só dois milhões, tá sendo bem generoso né BÔBinho kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
    BÔBinho, quando vc tiver dirigindo, olhe nos dois retrovisores, não olhe só um lado não BÔBinho, é pra sua Segurança hehehehe.
    Xau Robertinho mala kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk.

    1. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

      Nelson, nós indicamos você no lugar do Marco FeliciÂNUS para completar a chapa da moral e dos bons costumes dos bolsonariÂNUS. Mas está perigando você não participar da eleição (só do lance com Alexandre Frota). É que Bolsonaro já era. A direita está à caça de um menos ruim para perder.

        1. moro fura teto

          Só para esclarecer, MORO é JUIZ DE PISO. É um FURA TETO CONSTITUCIONAL e INTRUSÃO QUE AVANÇA ILEGALMENTE para JURISDIÇÕES que não são de sua alçada.

  12. antonio, o eleitor mineiro

    PROPINAS DE R$ 50 MILHÕES A AÉCIO NÓIA JÁ TÊM ATÉ RECIBO. Repasses da Odebrecht e da Andrade ao empresário Alexandre Accioly, amigo do tucano e padrinho de um dos filhos de Aécio, respaldam os depoimentos dos delatores, que narram que o empresário carioca recebeu montantes por meio de contas offshore das empreiteiras no exterior, intermediados pela rede de academias de Accioly. (brasil247.com)

  13. PROGRESSISTA PORRETA

    SÓ MAIS UM DESPERDÍCIO E GASTO DO DINHEIRO DO CONTRIBUINTE. PQ QUEM BUBÔNICA NESSE MUNDO VAI SE PREOCUPAR EM ATINGIR UM SER TÃO DESPREZÍVEL E QUE JÁ ESTAR MORIBUNDO? KKKKKK

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      FALAR EM MORIBUNDO,O PESSOAL TA DANDO UM BRILHO NA CELA DO ALMA SEBOSA,ESPÍRITO DE PORCO-MULA LA EM CURITIBA.ELE MERECE ESSA CONSIDERAÇÃO,NÉ?

  14. Mané Convicto

    O preço do botijão de gás só vai estar bom quando atingir o patamar de 200 reais. Já estamos perto de 100 reais. Precisamos ajudar o Michel.

        1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

          ENTENDA UMA COISA,ABILOLADO!!! É FUNDAMENTAL A IMPOPULARIDADE DO TEMER PARA AS REFORMAS QUE O BRASIL PRECISA.POPULISMO QUEBROU A VENEZUELA,O BRASIL E OUTROS QUE SE METERAM A SUSTENTAR VAGABUNDOS COMO VOCÊ.EU SEI QUE VC DETESTA A PALAVRA TRABALHO,MAS VAI TER QUE TRABALHAR PARA COMER,NEGUINHA. QUEM ESTA PREOCUPADO COM POPULARIDAE NÃO TOMA MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA DESFAZER A MERDA QUE A QUADRILHA PTRALHA FEZ. ENTENDEU OU QUER QUE EU DESENHE? BABACA.

      1. moro fura teto

        Moro FURA TETO mostrou o caminho das pedras à “ESCRAVA LUISLINDA”. O carrasco da MÁFIA DAS PROPINAS DA LAVA JATO também acha uma humilhação receber salário até o TETO CONSTITUCIONAL.

Comments are closed.