Alagoas foi o centro difusor da luta contra a escravização dos negros
   20 de novembro de 2017   │     0:59  │  40

por Aprigio Vilanova

O Quilombo dos Palmares é a maior referência na resistência dos negros na luta contra a escravização no Brasil e Zumbi foi o líder mais representativo.

Desde o início do processo de colonização brasileira a formação dos quilombos foi uma maneira encontrada como forma de resistência ao sistema escravagista.

Quilombo, palavra de origem bantu, refere-se as comunidades que surgiram a partir da reunião de negros fugidos para resistirem ao modo de produção escravocrata.

Neste sentido, os quilombos representavam, para os negros, a superação da coisificação que o escravismo impôs e a reconquista da própria humanidade.

Sendo o Quilombo dos Palmares o maior e mais importante na história colonial, Alagoas esteve no centro da luta contra o sistema escravagista.

Em 1740, o Conselho Ultramarino Português definiu o que seria quilombo. Para a instituição colonial “toda a habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda que não tenham ranchos levantados nem achem pilões neles”.

Estima-se que no auge de Palmares cerca de 20 mil pessoas compunham a República Negra, mas é importante lembrar que a população palmarina era composta também por índios e brancos pobres e marginalizados.

Na Serra da Barriga ficava a capital do Quilombo dos Palmares denominada de Cerca Real dos Macacos.

COMENTÁRIOS
40

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PROGRESSISTA PORRETA

    NEM DEVERIA, MAS VOU RESPONDER AO MOSQUITA LOUCA: OLHA ESTÚPIDO, ESSAS PERGUNTAS QUE FIZESTE SÓ TEM SENTIDO NA TUA MENTE DE PATO MANCO. A LEI DA FICHA LIMPA FOI CRIADA NO GOVERNO DE LULA E A LAVA JATO QUEM QUER ACABAR É O PRÓPRIO JUIZECO QUE NÃO TEM MAIS ARGUMENTO PRA PRENDER LULA. VAI ESTUDAR E PROCURA POSTAR COISAS QUE POSSA TE FAZER CRESCER. DEIXA DE SER PATO SEU IGNÓBIL.

  2. moro fura teto

    O brasileiro vai preferir votar naqueles políticos que vêm sendo OVACIONADOS. Então, fica acertado assim: iniciou-se a disputa entre BOLSONARO e DÓRIA JR. para ver quem leva mais OVO NA CARA, na expectativa de estarem contabilizando pontos na corrida presidencial. #SQN

  3. Rodrigo

    Zé vamos lá!!

    1 – Segundo o ex-presidente Lula,é possível governar sem a maioria no legislativo, porque “o congresso nacional nunca foi um sério obstáculo para ninguém”
    taí o Temer que não nos deixa mentir.

    O congresso é composto por picaretas, gente séria e um grupo sem muitos valores, mas que precisam sobreviver politicamente.
    É preciso prestigiar esses dois grupos, para atraí-los, mas para isso é preciso de muita lucidez, cooperação, militância e consciência política, além de uma boa equipe.
    Então, é preciso formar uma equipe com os melhores/eficientes nomes, não importando qual filiação tenham.

    e se ainda acha que não é possivel, é melhor deixar como está???

    2 – Quem é o novo? cara, em Alagoas, não identifico um nome sequer, para ser sincero. Considero o Bolsonaro um novo nome na política nacional, sem paixão. Pela sua independência e por defender valores que também defendo.
    E até com fundamentação… Se o FHC não gosta dele e o Lula também não, nem a globo… bom, estamos no caminho certo.

    3- Legalmente não!!! Politicamente, sim!!. Mas ressalto que o PT, sob o comando dos ex-presidentEs Lula e Dilma, formaram a maior organização criminosa que se tem conhecimento em âmbito nacional.
    Taí a operação lava-jato que também não nos deixa mentir! Claro, dentro de suas limitações, lutando contra forças desse grupo de picaretas, inclusive em instâncias superiores, como vemos.
    Mas não!!! Não foi o PT quem criou a corrupção, mas quem a sistematizou ao padrão FIFA, com trocadilhos.

  4. PROGRESSISTA PORRETA

    A VERDADE É ESSA: ANTES DE 2005 SÓ EXISTIA 5% DE NEGROS NAS UNIVERSIDADES. COM OS GOVERNOS PETISTAS FOI CRIADO O SISTEMA DE COTAS, QUE GARANTIRAM MAIS DO DOBRO DE NEGROS E PARDOS NOS CURSOS SUPERIORES. ISSO É UM FATO QUE, VCs COXINHAS IDIOTAS, NÃO PODEM OMITIREM. CHUPA QUE É DE UVA. DESENTOQUEM OS CABOS DAS PANELAS E VÃO PRAS RUAS RESOLVEREM A MERDA QUE VCs FIZERAM. KKKK

  5. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    EU DESAFIO, EU CONVOCO,EU PEÇO PELOAMORDEDE DEUS PARA ALGUM PETRALHA CÍNICO E DISSIMULADO,EXPLICAR PORQUE A DIREÇÃO PTRALHA QUER O FIM DA LEI DA FICHA LIMPA. É PARA MELHORAR O BRASIL,É??? É PRA ACABAR COM A POBREZA,É? PORQUÊ O FIM DA LAVA A JATO?? PARA DISTRIBUIR MELHOR A RENDA,É?

    TEM ALGUM PILANTRA POR AI PARA RESPONDER???

  6. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    PESSOAL,O LULA ESTÁ LISO,DOOU TODA A SUA FORTUNA PARA INSTITUIÇÕES DE CARIDADE.VAMOS FAZER UIMA VAQUINHA PARA TIRAR O POBREZINHO DA MISÉRIA E PAGAR OS ADEVOGADOS DELE PORQUE O BICHINHO TÁ ENRROLADO. EU ABRI UMA CONTA E ESPERO ADESÕES AQUI ABAIXO,TA? LULA PRESIDENTE!!! ATÉ AGORA,NENHUMA ADESÃO,GENTE!!! SERÁ QUE NINGUÉM ACREDITA QUE ELE TA POBREZINHO??!!!

  7. Bolsonete

    Racista Boçalnaro, ops, nacionalista Boçalnaro já anunciou que vai medir esse povinho quilombola por arroba. Viva o racismo, ops,ops,ops.

    1. PAULO MALUF

      ESSA LUTA DA PTRALHADA PELA VOLTA DO RATAZANA MULA AO PODER TEM UMA EXPLICAÇÃO.ELE PROMETEU QUE SE FOR ELEITO PARA SAQUEAR NOVAMENTE O PODER,ELE VAI INSTITUIR O PROGRAMA “DOE O SEU ANEL”. ELE ACHA QUE OS POBREZINHOS TÊM DIREITO A SEXO MAS QUE NÃO TÊM GRANA PARA ISSO.ENTAO ELE VAI CONVOCAR TODO PTRALHA PARA ESSE ATO DE CARIDADE.. TODO PTRALHA VAI SACIAR ESSA NECESSIDADE DELES. A ADESÃO,PELO VISTO,VAI SER EM MASSA..SEGUNDO O RATAZANA,OS COXINHAS ESTÃO FORA DESSE PROGRAMA,NÓS SOMOS MUITO EGOÍSTAS PARA ISSO!

    1. Bolsonete

      Boçalnaro é que é bom. Um racista, ops, um candidato tão patriótico, mas tão patriótico, que bate continência até para a bandeira americana.

    1. Bolsonete

      Se você quiser que os quilombolas sejam tratados como gado e medidos por arroba, vamos juntos! Boçalnaro presidente 2018!

    1. Caiaque Estelionatário

      Nerso ô Nerso!!!
      Tu e a mosquitona sabia que no mesmo concurso para Juiz Federal que o herói de vcs(a patricinha togada midiática de Curitiba) passou, o PRIMEIRO COLOCADO no referido certame foi o companheiro FLÁVIO DINO??? Agora tú, Nerso, ao invés de estudar para acabar a vida em um cargo melhor, fica postando suas idiotices direitistas no Blog do Bob. Desse jeito tá mal. Vais sucumbir como reles pmal. Um BOSTÍFERO BOSTONARIANO!!!; execrado pelas esquinas; com a pecha de ladrão de gasolina!!!.abr.

      1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

        VEM VOCÊ IMBECIL E DA UMA EXPLICAÇÃO TÍPICA ESQUERDALHA. PRIMEIRO;PORQUE A GANGUE COMANDADA PELO ALMA SEBOSA,ESPÍRITO DE PORCO,MULA,QUER O FIM DA LEI DA FICHA LIMPA? SEGUNDO: PORQUE VOCES FICAM TÃO REVOLTADOS COM UMA OPERAÇÃO COMO A LAVA JATO,QUE PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DESSE PAÍS,MANDOU PODEROSOS PARA A CADEIA? COMENTA MAIS UMA; PORQUE A SOCIALISTA CUT,AO MINVÉS DE REPATIR O PÃO,VAI DEMITIR OS SINDICALISTAS? BABACA!

  8. Simpatizante do Bolsonaro

    Maioridade penal para 10 anos. Somos a favor, eu e o Mito, que maiores de 10 anos posam ter porte de arma. Um detalhe: só vale para renda familiar maior que 30 mil. Ah, e deve ter uma pele clara!

  9. Maciel

    Michel Temer, contando com o parlamento, na figura do senador Aécio Neves e do deputado Jair Bolsonaro, praticamente revogou a Lei Áurea, com a contra reforma trabalhista,condenando nossa Nação a mais essa vergonha planetária.

  10. Ze

    Roberto,
    A cultura escravocrata que perdurou no nosso país aleijou o Brasil que se manteve sugando como verme a força 💪 do trabalho dessa gente e gerou uma casta de ricos e miseráveis,é assustador e vergonhoso que no final do século XIX início do século XX a vida média desses guerreiros só chegavam a 18 anos,ainda em nossos dias alguém se levantam contra as cotas.Quando será que essa província vai virar uma nação?

  11. moro fura teto

    Moro FURA TETO mostrou o caminho das pedras à “ESCRAVA LUISLINDA”. O carrasco da MÁFIA DAS PROPINAS DA LAVA JATO também acha uma humilhação receber salário até o TETO CONSTITUCIONAL.

    1. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      A PTRALHADA TENTA EM VÃO,DESMERECER A LAVA A JATO E,AO MESMO TEMPO,QUER O FIM DA LEI FICHA LIMPA. ISSO MESMO, É ASSIM QUE VAMOS ACABAR COM A ESCRAVIDÃO E A POBREZA!!! VIVA A ESQUERDALHA!!!

    2. ALAGOANO

      chora petraia véio lascado.. chora….. nao tem o que dizer ficar falando besteira.

      A revista veja ja acessou o salario dele através da lei de informação e desmentiu esse boato.

      chora petraia véio, chora….

  12. moro fura teto

    Só para esclarecer, MORO é JUIZ DE PISO. É um FURA TETO CONSTITUCIONAL e INTRUSÃO QUE AVANÇA ILEGALMENTE para JURISDIÇÕES que não são de sua alçada.

  13. moro fura teto

    Em dezembro do ano passado o salário do juiz Sérgio Moro foi equivalente a 120 vezes o salário mínimo ( holerite de dezembro de 2016, R$ 117,5 mil )!!!!!!!!! E o teto constitucional???????????

  14. moro fura teto

    Moro fura teto protegeu os criminosos confessos Temer e Aécio. Não adiantou! O destino está mandando seus recados: PAREM COM O GOLPE!

  15. moro fura teto

    Um dos integrantes do bando do Temer, que já teria sido fuzilado em praça pública, caso tivesse praticado suas bizarrices na China, era o moro fura teto. GRAMPEAR e VAZAR áudios de presidente de República dá PENA DE MORTE!!!!!

  16. moro fura teto

    O maior escândalo de corrupção do Brasil – o Nº 1, Banestado, com 142 Bilhões, PSDB – é o que é porque teve o dedo do moro fura teto, O GRANDE CARRASCO CONTEMPORÂNEO DO BRASIL!!!!!!

Comments are closed.