CENIPA e a queda do avião que matou Zavascki
   21 de setembro de 2017   │     3:24  │  44

por Aprigio VIlanova

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), subordinado a Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou nota (clique aqui), informando que aguarda a decisão do juiz federal de Angra dos Reis, Raffaele Felice Pirro, sobre o compartilhamento dos laudos produzidos pela Polícia Federal (PF), para a produção do Relatório Final acerca da tragédia.

A nota do CENIPA foi divulgada nesta quarta (20/9) um dia após a tragédia completar oito meses sem conclusão das investigações.

A queda do avião vitimou Teori Zavascki, ministro do Superior Tribunal Federal (STF) e relator da Lava Jato à época, o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, a massoterapeuta Maira Lidiane Panas Helatczuk, sua mãe Maria Ilda Panas e o piloto Osmar Rodrigues.

O juiz federal, Raffael Felice Pirro, logo após a queda da aeronave, decretou o sigilo nas investigações sob a alegação da preservação e eficiência das investigações a pedido da PF e do Ministério Público Federal.

A tragédia está envolta a fatos que levantam suspeitas e que precisam ser esclarecidos.

FUMAÇA

O pescador, Célio de Araújo, testemunha ocular e responsável por acionar o Corpo de Bombeiros, afirmou que a chuva, no momento do acidente, era fraca, que não havia vento e que a aeronave soltava fumaça em um dos lados durante a queda.

CONSULTA

A aeronave teve sua base de dados com a ficha técnica acessada 1.885 vezes 16 dias antes do acidente.  

HANGAR

Pessoas estiveram no hangar, após a queda, e retiraram computadores antes mesmo da PF e da FAB chegar ao local para realizarem a perícia e analisar o circuito interno de segurança.

BTG

O empresário, Filgueiras, tinha 90 por cento do capital social de uma de suas empresas em um fundo de investimentos do BTG- Pactual, ao qual o seu ex-presidente, André Esteves, estava preso em decorrência da Operação Lava Jato por tentativa de obstrução de justiça. 

FILHO

O filho de Teori Zavascki, Francisco Prehn Zavascki, dias antes havia feito uma postagem em sua rede social revelando ameaças que sua família vinha sofrendo.  

DELEGADO

O delegado chefe da PF em Angra dos Reis, Adriano Antonio Soares, responsável pela abertura das investigações, foi assassinado por um vendedor de cachorro quente em Santa Catarina.

COMENTÁRIOS
44

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Ze

    Roberto,
    Quanto ao caso relatado mesmo que se apresente todos os argumentos possíveis sempre estará presentes interrogações nesta história como tantas presentes nestes mais de 500 anos…Juscelino Kubitschek,Tancredo Neves,Getúlio Vargas e tantas outras personagens.Quem sabe em breve teremos uma nova foto,espero está errado.

    1. Ze

      Roberto,
      E quem matou e mata diariamente milhares de brasileiros?É só olhar as nas malas do Gedel que logo encontramos a resposta,corrupção encrustada no seio da pátria mãe,relembrando 2/3 dos presentes da Odebrecht foram parar nos cofres do PMDB seguidos de PSDB…bata ler.

  2. lopes

    COM COMUNISTAS NAO SE BRINCA! O BRASIL E UM PAIS COMUNIZADO! ME DIGAM VOCES COMENTARISTAS, QUAL FOI O PAIS COMUNISTA QUE DEU CERTA? E POR QUE O NAZISMO E MAIS DIFUNDIDO QUE O COMUNISMO, EMBORA O COMUNISMO TENHA MATADO 20 VEZES MAIS QUE O NAZISMO??? O GENERAL MOURAO TEM RAZAO, AO DIZER CATEGORICAMENTE QUE A GERAÇAO DELE TEM MAGOAS DOS COMUNISTAS, PELO FATO QUE ELES, METEM O PAU NOS MILITARES DENEGRINDO-OS, PELO FATO DOS MILITARES TEREM TIRADO O BRASIL DA 68° POSICAO PARA A 8° ECONOMIA. O FEITO DOS MILITARES REALMENTE E INSUPERAVEL!!! O ERRO FOI TER DEVOLVIDO O PAIS AOS MESMOS QUE LUTARAM PARA DESTRUI-LO? ESSA NOVA REPUBLICA, COM ESSA NOVA CAOSTITUICAO, E TUDO O QUE O PAIS NAO PRECISA?
    FFAA, A UNICA SOLUÇAO!!!
    O RESTO E EXUGAR GELO!!!

      1. moro fura teto

        Em dezembro do ano passado o salário do juiz Sérgio Moro foi equivalente a 120 vezes o salário mínimo ( holerite de dezembro de 2016, R$ 117,5 mil )!!!!!!!!! E o teto constitucional???????????

  3. Rodrigo

    Bob, estive pensando… E cheguei a conclusão que você deve pedir aumento!!!! Está ficando difícil defender o Lula né?! Faltam argumentos, a conversa já está babada… Quanto ao ministro.. bom, não seria apenas ao PSDB que interessaria a queda não é mesmo?! Ou o PT não é o partido que está mais atolado na lava jato?!

    Impressionante, Bob… Temos uma plena campanha para desqualificar o Bolsonaro!!!! Só vejo absurdos aqui. O PT está morrendo de medo do fenômeno Jair Bolsonaro, esta é a verdade!!!

    1. moro fura teto

      Só para esclarecer, MORO é JUIZ DE PISO. É um FURA TETO CONSTITUCIONAL e INTRUSÃO QUE AVANÇA ILEGALMENTE para JURISDIÇÕES que não são de sua alçada.

    1. moro fura teto

      Um dos integrantes do bando do Temer, que já teria sido fuzilado em praça pública, caso tivesse praticado suas bizarrices na China, era o moro fura teto. GRAMPEAR e VAZAR áudios de presidente de República dá PENA DE MORTE!!!!!

        1. moro fura teto

          Moro fura teto protegeu os criminosos confessos Temer e Aécio. Não adiantou! O destino está mandando seus recados: PAREM COM O GOLPE!

  4. Pedro

    Se houver atuação minimamente séria, apontarão sabotagem como causa principal. E o maior interessado no sumiço do Teori e matador oficial do Brasil nós já sabemos quem é! Tucanalhas nunca mais! Nem capitão corrupto e nepotista!

  5. Mané Convicto

    Acho que foi acidente. Dr. Aécio, Serra, Alckmin, Temer e tantos outros são os caras mais sortudos do planeta Terra… Pois não estavam no avião…

      1. moro fura teto

        O maior escândalo de corrupção do Brasil – o Nº 1, Banestado, com 142 Bilhões, PSDB – é o que é porque teve o dedo do moro fura teto, O GRANDE CARRASCO CONTEMPORÂNEO DO BRASIL!!!!!!

  6. antonio, o eleitor mineiro

    BOLSONARO: INTOLERANTE E FUZILADOR DA CULTURA. Em artigo no El País, o jornalista espanhol Juan Arias fala sobre a intolerância do deputado federal Jair Bolsonaro, pré-candidato a presidente do Brasil; “Sou filho de uma guerra civil, a da Espanha, com mais de 1 milhão de mortos – a maioria fuzilados -, e de uma ditadura militar de 40 anos, marcada por mortes e intolerância com as diferenças. Talvez por isso, ao escutar de novo, em um vídeo, a palavra “fuzilar” na boca de Jair Bolsonaro, candidato a presidir o Brasil, senti arrepios”; “Tantos anos depois escuto que deveriam ser fuziladas as pessoas relacionadas com a arte e a cultura, e vejo que a pessoa que manifesta esse impulso de violência, candidato à Presidência do Brasil, já contaria com milhões de votos. Pergunto-me, dolorido e espantado, triste e perplexo: “O que está acontecendo com o meu Brasil?”. (brasil247.com)

  7. antonio, o eleitor mineiro

    BOMBA ATÔMICA. TEMER PERDE NO STF E SERÁ JULGADO NA CÂMARA COMO CHEFE DE QUADRILHA. Michel Temer sofreu mais uma derrota nesta quarta-feira, 20; seis ministros do Supremo Tribunal Federal votaram pelo envio da segunda denúncia contra Temer à Câmara Federal; negaram o pedido de suspensão do pedido da defesa de Temer o relator Edson Fachin, e os ministros Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski; o ministro Dias Toffoli divergiu em parte do relator; no momento vota o ministro Gilmar Mendes; defesa de Temer solicitou ao STF que devolvesse a denúncia à PGR, após a suspensão dos benefícios concedidos aos delatores da JBS; caso será retomado na quinta-feira à tarde, com os votos dos ministros Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cármen Lúcia. (brasil247.com)

  8. antonio, o eleitor mineiro

    CORRUPÇÃO. Empresa de lobby de Doria ganha espaço na prefeitura e recebe dinheiro até da Caixa.

  9. antonio, o eleitor mineiro

    LULA CRIOU E DILMA CONTINUOU. Temer quer acabar com o programa de cisternas, premiado mundialmente.

    1. Ismar Pereira

      OS NÚMEROS NÃO MENTEM. O NORDESTE EM PESO QUER LULA PARA CONTINUAR FAZENDO TODA A GENTE HUMILDE MAIS FELIZ.

  10. antonio, o eleitor mineiro

    ESCÂNDALO DAS ESCOLAS DE MENTIRA. Governador Richa, do PSDB, não consegue anular delação da Operação Publicano.

  11. antonio, o eleitor mineiro

    MARCO AURÉLIO REAGE AOS MILITARES E DIZ QUE INTERVENÇÃO SERIA GOLPE. O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, foi o primeiro magistrado a se insurgir contra a ameaça de uma nova intervenção militar no País como “solução” para a crise política, deflagrada pelo general Antônio Hamilton Mourão e não repreendida pelo chefe do Exército, general Eduardo Villas-Bôas; ao Conjur, Marco Aurélio disse que militares só podem agir por conta própria em situações que se assemelhem a uma guerra civil; em qualquer outra hipótese, como o suposto combate à corrupção, uma intervenção das Forças Armadas sem ordem de um dos três Poderes seria um “golpe”; “Caos é quando as policias militares não foram suficientes para segurar as ruas. Teria que ser uma situação conflituosa, de quase guerra civil, e havendo ineficácia das forças repressivas. Pode haver um quadro de apatia quanto aos Poderes, se for com o país deflagrado. Agora, é um ato extremo, só [cabível] quando não houver realmente como segurar. Mas não para combater a corrupção”. (brasil247.com)

  12. antonio, o eleitor mineiro

    ESTRANGULANDO O CONSUMIDOR. Doria envia projeto para cobrar imposto sobre Netflix, Spotify e outros serviços.

  13. antonio, o eleitor mineiro

    GOVERNO LULA PESQUISOU E DESCOBRIU. Presidente da Shell: “Pré-sal é onde todo mundo que estar”.

  14. antonio, o eleitor mineiro

    PRESIDENTE VERGONHA PLANETÁRIA. Ilegítimo e denunciado por corrupção, Temer não consegue impor hierarquia.

  15. AERO NEVES

    REFRESCANDO A MEMÓRIA, TEMOS UM EXTERMINADOR EM PLENA AÇÃO NOS ÚLTIMOS TEMPOS AQUI NO BRASIL. NA VÉSPERA DO MINISTRO TEORI ZAVASKI HOMOLOGAR A MEGA DELAÇÃO DA ODEBRECHT, QUE IA ABARCAR TODO O TUCANATO, O CARA SOFRE UM “ACIDENTE”. IMAGINEMOS A TRISTEZA COM MAIS ESSA MORTE SENTIDA PELO MULTI DELATADO AÉCIO NEVES.

  16. Nelson

    Agora a coisa vai !!! Kkkkkkkkkk o Mega detetive Roberto Vilanova acaba de assumir as investigações da queda do avião do Ministro Teori. Exsperto em acidentes aéreos Vilanova não só resolverá esse caso, como também a queda do avião de Eduardo Campos. Depois Roberto Vilanova viajará para a Malásia para deslindrar o maior mistério da história da Aviação Mundial, o desaparecimento do Boeing 777 da Malasya Airlines no oceano Índico. É quem sabe tambem o super detetive não resolverá o embrolio da misterioso assassinato do Celso Daniel. O cabra é bom kkkkkkkkkk.

    1. LADRÃO DA GASOSA (FILHO DO CORONÉ)

      Nelson, estamos pensando em indicar você, no lugar do Feliciânus, para vice do Bolsonaro (rsrsrs). Afinal, os miliquinhos Bolsonariânus tem muita coisa em comum. Roubar, por exemplo.

Comments are closed.