A lição de Collor e Renan
   11 de julho de 2017   │     23:49  │  16

Por Aprigio Vilanova

O senador Fernando Collor protagonizou um dos momentos mais emocionantes durante a votação que aprovou a reforma trabalhista do governo de Michel Temer.

O senador alagoano fez um resgate do processo de implementação das leis trabalhistas e deu uma aula de história para os que assistiam a sessão que aprovou a reforma.

Collor ensinou aos desavisados que a luta histórica dos trabalhadores brasileiros teve suas demandas transformadas em direitos na gestão de seu avô e primeiro ministro do trabalho, Lindolfo Collor.

Lindolfo foi o responsável pela elaboração da legislação social brasileira, a primeira na América do Sul, e segundo o ex-reitor da PUC, Pe. Fernando Bastos Ávila, foi o maior avanço social no Brasil depois do fim da escravização.

Isto tudo muito antes da consolidação das leis trabalhistas (CLT) que só veio acontecer em 1943.

O senador Renan Calheiros manteve sua posição contrária as reformas e lembrou que: “por vezes a virtude está na minoria” e com certeza a virtude, nesta votação, esteve com a minoria.

Para Renan o ataque aos direitos dos trabalhadores começou com a aprovação a toque de caixa da lei que ampliou a terceirização e a reforma trabalhista proposta por Temer é mais um golpe aos trabalhadores do país.

Já o senador Benedito de Lira seguiu ao pé da letra as exigências do governo Temer.

COMENTÁRIOS
16

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Antonio

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…
    KD Tonho, o eleitor asinino??????
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  2. JORDANA

    Nem os peemebistas votaram contra o povo tão unidos como os tucanalhas na reforma trabalhista. Está na cara de todo mundo a que veio o PSDB=Partido Só De Bandidos.

  3. Presidente do Povo

    Lula foi o MELHOR.
    FHC foi o PIOR.

    O sistema de Universidades Federais foi ampliado. (Foi sucateada nos 8 anos do FHC para facilitar o avanço das particulares, como as que eram do próprio ex-ministro da Educação dele, Paulo Renato).

    O ensino Técnico Federal foi ampliado. (Tinha sido esquecido pelo FHC)

    O sistema de proteção social foi ampliado. (Nunca se investiu tanto na erradicação da fome. Com FHC, o POVO MORRIA DE FOME)

    Centenas de milhares alunos tiveram acesso à universidade pelo PROUNI. (Uma ação do governo Lula que tem possibilitado esse acesso).

    O Brasil não se entregou numa bandeja para a ALCA. (As negociações não avançaram porque os EUA não cederam)

    As estradas federais foram recuperadas e em alguns pontos duplicadas ou refeitas. (Após anos de abandono pelo FHC)

    Foi criado o SAMU, unidades médicas móveis que atendem as emergências. (Lula criou)

    O programa luz para todos tem levado, de graça, energia elétrica às propriedades rurais. (Antes os proprietários tinham que pagar)

    Programa Brasil Sorridente já leva atendimento odontológico a muitas regiões do Brasil. (Isso nem era discutido antes)

    Farmácias populares. (Com remédios 90% mais baratos)

    Lula reduziu drasticamente a taxa de juros. (É só lembrar que FHC deixou a taxa a quase 25%)

    O risco Brasil é o menor da história, de quase 3000 (FHC) para menos de 300 (Lula).

    A tabela de deduções do imposto de renda foi reajustada no primeiro mandato de Lula. (Após os 8 anos de FHC sem nenhum reajuste. E os golpistas ainda dizem que vão baixar a carga tributária).

    A dívida pública diminuiu. (No governo FHC, mesmo com todas as privatizações essa dívida só cresceu)

    Nos livramos do FMI. (Não depender desse fundo significa também não prestar obediência às suas políticas)

    1. JOÃO DÓRIA

      LIDE é a minha empresa de palestras e, com ela, eu agraciava empresários como o eficiente e dinâmico Eike Batista.

    1. MENESES

      Também concordo com sua afirmação, Ronaldo. No tocante à malfadada reforma, os senadores alagoanos, exceção para Benedito de Lira (que não merece voto nem para síndico de condomínio, sem demérito, só por ocasião do nº limitado de moradores) deram demonstrações de humanidade e apreço às condições de sobrevivência da maioria da população brasileira. Já havia parabenizado o senador Collor (vide comentário meu na postagem passada), agora deixo meu reconhecimento ao Renan pela conduta acertada e digna de elogios.

  4. Antonio

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…
    Parei de ler em “LIÇÃO”…
    Pense em dois professores!!!

    1. JOÃO DÓRIA

      No Twitter: “Seguindo para o Rio de Janeiro para almoço LIDE com @eikebatista, que será homenageado com o Prêmio LIDE Empreendedor do Ano” 11:02 – 23 de ago de 2011

  5. WELLINGTON

    Este Benedito de Lira é uma vergonha!!!
    Pior é tê-lo como um dos senadores de Alagoas.
    Com um discurso subserviente e atrelado aos interesses do Palácio do Planalto em seu pronunciamento escrito pelos assessores, estava muito mais para “marionete” do que para Senador.
    É uma pena Alagoas de Aurélio Buarque de Holanda, Graciliano Ramos e tantos outros se vê representado por um analfa funcional.
    Mas, nem tudo está perdido.
    A minha esperança é que o nosso povo esteja vendo que este “ilustre” Senador votou pelos direitos ilimitados dos empresários e que rasgou a CLT retornando os nossos direitos trabalhistas aos anos 30 e começo dos anos 40.
    QUEM VIVER, VERÁ.
    O “ESTRAGO” APARECERÁ EM BREVE NOS TRIBUNAIS DO TRABALHO E COM O EXERCITO DE DESEMPREGADOS NOS CALÇADÕES ESPALHADOS PELO BRASIL.

    1. Eleitor do João Dória

      Nos tradições estão sendo restauradas com o Michel. Fim da CLT é só o começo. Meu partido 45 tem grandes aliados, como o Grande Biu nas Alagoas.

  6. Ze

    Os nomes dos 50 Senadores que votaram contra os trabalhadores já estão na internet,anotem no seu caderninho pois já,já teremos uma nova eleição Quanto custou cada voto favorável a essa reforma,ou será que foi de graça?

    1. Eleitor do João Dória

      Nossas tradições estão sendo restauradas com o maridão da Marcela. Nossos aviões e aeroportos estão sendo desinfectados e toda aquela gentalha está voltando a andar de ônibus. Puxa! Mas esses ônibus de hoje em dia são muito moderninhos! Pensando bem, melhor seria que andassem naqueles caminhões. Como é que chama mesmo? Aqueles que tem os assentos em madeira? Ah, lembrei: o pau de arara.

  7. Mané Convicto

    FICA TEMER! O Michel tem que ficar. Ele nos livrou do PÊ TÊ e merecia ficar aí entronizado para sempre, mas o Menino do Rio, com seus super poderes, conseguiu interromper suas férias proporcionadas pelo STF. Em poucos dias, ele deu um chega para lá na injustiça de ver sua irmã inocentemente ocupando um cômodo do Papuda’s hotel. Contudo, o que mais o estava deixando atordoado foi a injusta hospedagem do seu primo-irmão-amigo-de-fé, Frederico Pacheco. Como o pacífico Aécio tem apreço pela vida desse rapaz! E no STF, entrou em ação a roleta encantada. Só dá 45 na distribuição dos processos do mártir de Cláudio-MG: ora é Gilmar, ora Alexandre. Há bastante tempo venho “advertindo”: Aécio, este valoroso homem que não mata ninguém, ainda vai presidir esta nação!

    1. Eleitor do João Dória

      Muito bem, FICA TEMER! Só tem uma coisinha: o Brasil não vai mais de candidato da farinha branca. O Brasil agora quer um candidato caviar.

Comments are closed.