Resumo Hoje: PGR pede prisão de Rocha Loures; Alexandre de Moraes adia fim do foro; e o PIB precário
   1 de junho de 2017   │     23:12  │  18

por Aprigio Vilanova

Vista

O Supremo Tribunal Federal (STF) havia retomado o julgamento que discutia a restrição do foro privilegiado. O ministro relator, Luis Roberto Barroso, encaminhou o voto pela restrição do foro privilegiado apenas aos casos de crimes cometidos em decorrência do exercício da função.

Mas o ministro, Alexandre de Moraes, após discursar por duas horas, pediu vista dos autos do processo e não há data para retomada do julgamento. O ministro, Marco Aurélio Mello, e as ministra,s Rosa Weber e Carmem Lúcia (presidente do STF) resolveram adiantar os votos favoráveis a restrição.

A aprovação a restrição do foro privilegiado remeteria centenas de inquéritos, que correm no STF, para a Vara de Curitiba.

Prisão

A Procuradoria-Geral da República solicitou novamente a prisão de Rodrigo Rocha Loures, o ex-deputado flagrado pela Polícia Federal saindo as pressas com a mala dos R$ 500 mil da propina da JBS.

O governo ainda não encontrou um lugar para garantir foro privilegiado à Rocha Loures, o ex-assessor de Temer é acusado de ser o intermediário com a JBS. Nas gravações de Joesley, Temer indica Rocha Loures para resolver os problemas da empresa com o governo.

Os áudios revelam uma grande intimidade de Rocha Loures com o presidente Temer, ao ponto de Rocha Loures agendar encontros para o presidente, inclusive o encontro nos porões do Jaburu.

Delação de Rocha

Rocha Loures já deu a entender que um acordo de delação premiada não está fora dos planos. A defesa de Rocha Loures advertiu que a estratégia inicial é de uma defesa técnica, mas o acor de colaboração não é descartado.

Há quem diga que, Rocha Loures, anda preocupado com a gestação da esposa que está próxima do parto.

Conselho

O governo Temer anunciou o Conselho Nacional do Trabalho, responsável por revisar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). O conselho será composto por 30 membros. 10 representantes do governo, 10 representantes dos trabalhadores e 10 representantes dos patrões.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, disse que o conselho poderá analisar o projeto de reforma trabalhista. Parece que o mais lógico seria o caminho inverso, primeiro cria-se um Conselho; daí e de muito debate saí um texto para a reforma.

PIB

Dados do IBGE revela que o PIB cresceu um porcento no primeiro trimestre. O governou comemorou e Temer anunciou o fim da recessão. Mas não demora muito e todos os analistas dizem que não é bem isso.

Em relação ao mesmo período do ano passado a queda foi de 0,4 porcento, em doze meses a economia encolheu 2,3 porcento.

A alta se deve unica e exclusivamente a super safra de grão e as exportações. O agronegócio cresceu 13,4 porcento em relação ao trimestre anterior. A indústria encolheu 1,1 por cento em relação ao mesmo período de 2016 e o setor de serviços reduziu 1,7 porcento.

 

 

 

COMENTÁRIOS
18

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. antonio, o eleitor mineiro

    MALANDRAGEM: Tucanos dizem que ou pulam fora do barco de Temer ou partido morre.

  2. antonio, o eleitor mineiro

    SABE DAS COISAS: THE GUARDIAN DIZ QUE LAVA JATO PÔS PETROBRAS DE JOELHOS. Em artigo no jornal britânico The Guardian, o correspondente Jonathan Watts escreve sobre a Lava Jato e avalia que a Petrobras – o campeão nacional da era Lula – foi colocada de joelhos diante dos estrangeiros e que as empresas concorrentes vão poder controlar a produção dos novos campos petrolíferos; ele diz ainda que hoje, “as principais empresas e políticos comuns estão completamente desacreditados” e que “os eleitores lutam para encontrar alguém para acreditar”; no texto, o jornalista diz que existe o risco de a operação abalar “a frágil democracia” e abrir caminho para uma “teocracia evangélica de direita” ou “o retorno de ditadores”; “Se esse expurgo representa ou não uma cura para o Brasil, isso não dependerá apenas de quem cai, mas de quem segue”, finaliza. (brasil247.com)

  3. antonio, o eleitor mineiro

    Rebu na diplomacia: Temer renega documento oficial e diplomatas pedem diretas.

  4. antonio, o eleitor mineiro

    Conversas de Rocha Loures e assessores de Temer pelo Skype podem acelerar prisão.

  5. antonio, o eleitor mineiro

    BOMBA: ÁUDIOS DE AÉCIO NÓIA E ANDREA NEVES REVELAM BASTIDORES DA RELAÇÃO DO PODER COM A MÍDIA. Grampos trazem à tona como senador afastado age para calar seus críticos, prática já denunciada diversas vezes pela imprensa de Minas Gerais; Nos áudios, o presidente nacional do PSDB, o senador afastado, dá ordens expressas ao governador do Paraná, o também tucano Beto Richa, para acionar sua assessoria de imprensa (“pessoal mais qualificado”), a fim de intervir para tirar rapidamente do ar a matéria “Aliado do Paraná já considera Aécio na cadeia”, postada (e retirada) pelo UOL do Paraná. (brasil247.com)

  6. Constant Ramos

    Ô Aprígio, vá eu subornar a Receita Federal, como fez nosso ministro Guido Mantega, em cem reais e serei de imediato preso. O cara deu um cano na receita de dois milhões de reais, mais ou menos seiscentos mil dólares guardados na Suíça, e até agora a imprensa não explorou o assunto nem deu cadeia para o infrator. O que há? Não é impactante um ex-ministro da fazenda ter a coragem de enganar o fisco? Afinal, ter honestidade no governo é uma opção ou obrigação?

Comments are closed.