Urge a necessidade de um novo modelo representativo
   23 de maio de 2017   │     10:33  │  53

por Aprigio Vilanova

As delações premiadas revelam uma relação de promiscuidade envolvendo agentes políticos e as grandes empresas. A promiscuidade nas relações entre o público e o privado, no Brasil, remete aos tempos coloniais.

Não é novidade que empresas financiam políticos em troca de terem seus desejos atendidos. Impera um jogo de interesses que acorrenta a representação política, toma o estado de assalto e colocam o poder público a serviço de interesses particulares.

O sistema representativo brasileiro exauriu, urge a necessidade de construir um novo modelo que possa inverter as relações de poder vigentes na política nacional. É preciso romper com os vícios que contaminam nosso sistema político.

O país precisa urgentemente começar a construir um novo modelo que possa garantir que o interesse público esteja acima dos privilégios de uma minoria parasitária. A delação da JBS revela que não dá mais para seguirmos o caminho que percorremos até aqui. Faliu!

Para setores da população o problema do país tem nome e sobrenome,  ele atende por Luis Inácio Lula da Silva. Mas esse discurso terrorista de atribuir a responsabilidade por um sistema extremamente corrupto a uma pessoa é de uma ignorância brutal.

O problema do Brasil deriva uma formação social extremamente excludente que ainda hoje não foi resolvida.

A própria formação do Estado moderno brasileiro é revelador da engrenagem de nosso estado nacional, constituído em grande medida para absorver milhares de burocratas corruptos, aristocratas avessos ao trabalho e especialistas em espoliar as riquezas nacionais.

O sistema está falido, agoniza por uma solução que possa retirar o Brasil do estado terminal que se encontra. Faliu e nada mais imperioso que a construção de um modelo horizontal que privilegie a população brasileira e a coloque como agente da transformação.

O processo de revolução digital que estabelece uma nova relação entre as pessoas e o estar no mundo deve ser crucial para um novo modelo de participação popular nas democracias modernas.

Não dá para o modelo de nossa democracia seguir verticalizado em um mundo cada vez mais conectado e com cidadãos cada vez mais atuantes.

COMENTÁRIOS
53

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. José Ronaldo

    acabooooooooooooou golpistas.foooooooooooooooora temer.tristeza em ver nosso brioso exército sendo forçado por um gangster

  2. Ze

    Primeiro Fora Judas!Aqui pra nós e a torcida do Flamengo,ouvindo 👂 a gravação do Homem de 51 milhões de dólares fiquei com a nítida impressão que o quase presidente precisa de tratamento químico e psicológico.Quem sabe o nome dele?

  3. Raphael

    Tá vendo aí, BOB? Aposto que você escreveu esse texto sem tomar sua habitual cachaça. Pela primeira vez na vida vou concordar com você. Parabéns pelo escrito.

    1. Roberto Villanova Post author

      Quem escreveu foi o jornalista Aprígio Vilanova, não fui eu. Mas, claro que concordo.

    1. José de Afeu

      “boa tarde morreu mais um pintinho essa noite e caiu dois gambá nas armadilhas essa noite”

  4. moro fura teto

    Moro protegeu os criminosos confessos Temer e Aécio. Não adiantou! O destino está mandando seus recados: PAREM COM O GOLPE!

  5. Nelson

    Esse novo modelo num era o Lula e a Dilma Roberto !!!!!!
    Tá saindo do mundo da utopia, pra o mundo real num é Roberto kkkkkkkkkk

    1. HELICOCA

      ESSE NELSON É FIGURINHA CARIMBADA POR AQUI HAHAHAHA O NELSON É UM AMADOR, QUER DESENROLAR UMA GRANA COM POSTO, MAS JÁ QUE É TRAMBIQUEIRO, O NEGÓCIO QUE DÁ MESMO É HELICOCA HAHAHAHA E TEM QUE MATAR ANTES HAHAHAHA

    2. Mergulho da mentira

      O Nelson costuma tratar o patife do Moro como um brilhante juiz. Pois bem, o ladrão de gasolina da caserna só não consegue ser mais sem-vergonha que o próprio Moro. Todos aqui lembram que o amiguinho do Aécio dizia, quando questionado sobre a perseguição ao Partido dos Trabalhadores, que a Lava Jato não investigava o PSDB por ser um partido que estava na oposição e, portanto, insuscetível de conduta irregular. E agora, Sérgio Moro?

  6. Monica Martins de Oliveira

    Brasília vai ferver amanhã. Milhões de brasileiros na Capital Federal pelo fim do golpe.
    #DiretasJa
    #BrasilComLula
    #FORATEMER
    #AecioNaCadeia

    1. HELICOCA

      NÃO ENTENDO ESSA MOÇA! SÓ PORQUE O CARA DISSE QUE MATA , ELA QUER AÉCIO NA CADEIA HAHAHAHA FAZ ISSO NÃO COM O HERÓI DOS COXINHAS

  7. Ednaldo

    Leitores do Blog, acabei de assistir, num site indicado aqui pelo Antônio mineiro, um vídeo bastante animador. O LFG já havia previsto a prisão do Cunha, no tempo em que este ainda estava na crista da onda. Lá o renomadíssimo jurista Flávio Gomes afirma que Temer tem de renunciar imediatamente, sob pena de levar o Brasil para uma depressão inédita, que o presidente participou de uma verdadeira reunião de mafiosos. Quanto ao senador do PSDB, o Aécio, ele falou que urgentemente o Senado precisa cassar o tucano, senão ficará eternamente desmoralizado. Sobre a Lava Jato, Flávio Gomes disse que apoia, com resalvas, pois não se pode apurar um crime cometendo outro, como escutar ilegalmente presidente da República, ou prender para se delate, algo recorrente na Vara do Sérgio Moro. Isto é ilegal e pode gerar nulidade do processo. Apontou muitas inconstitucionalidades que são praticadas pela turma de Curitiba. Michel Treme, acabou, viu?!

  8. Constant Ramos

    Você sonha com a construção de um modelo horizontal que privilegie a população brasileira e a coloque como agente da transformação. É só você ver o que aconteceu com nosso modelo educacional onde a elite que explora nossa educação coloca filhos para estudar fora do país. E quando voltam percebem que o melhor futuro é ser político no Brasil. Enriquecem rapidamente na base da propina, na compra de votos, no descalabro da imoralidade achando que o Brasil é assim mesmo e tudo se transforma em pizza. Ou acabam com os financiamentos para quem quer ser político ( entre na política bancando do seu bolso) ou jamais teremos um modelo democrático que atenda aos interesses dos eleitores que cada vez mais sentem-se ludibriados por seus representados.

  9. Presidente do Povo

    Lula foi o MELHOR.
    FHC foi o PIOR.

    O sistema de Universidades Federais foi ampliado. (Foi sucateada nos 8 anos do FHC para facilitar o avanço das particulares, como as que eram do próprio ex-ministro da Educação dele, Paulo Renato).

    O ensino Técnico Federal foi ampliado. (Tinha sido esquecido pelo FHC)

    O sistema de proteção social foi ampliado. (Nunca se investiu tanto na erradicação da fome. Com FHC, o POVO MORRIA DE FOME)

    Centenas de milhares alunos tiveram acesso à universidade pelo PROUNI. (Uma ação do governo Lula que tem possibilitado esse acesso).

    O Brasil não se entregou numa bandeja para a ALCA. (As negociações não avançaram porque os EUA não cederam)

    As estradas federais foram recuperadas e em alguns pontos duplicadas ou refeitas. (Após anos de abandono pelo FHC)

    Foi criado o SAMU, unidades médicas móveis que atendem as emergências. (Lula criou)

    O programa luz para todos tem levado, de graça, energia elétrica às propriedades rurais. (Antes os proprietários tinham que pagar)

    Programa Brasil Sorridente já leva atendimento odontológico a muitas regiões do Brasil. (Isso nem era discutido antes)

    Farmácias populares. (Com remédios 90% mais baratos)

    Lula reduziu drasticamente a taxa de juros. (É só lembrar que FHC deixou a taxa a quase 25%)

    O risco Brasil é o menor da história, de quase 3000 (FHC) para menos de 300 (Lula).

    A tabela de deduções do imposto de renda foi reajustada no primeiro mandato de Lula. (Após os 8 anos de FHC sem nenhum reajuste. E os golpistas ainda dizem que vão baixar a carga tributária).

    A dívida pública diminuiu. (No governo FHC, mesmo com todas as privatizações essa dívida só cresceu)

    Nos livramos do FMI. (Não depender desse fundo significa também não prestar obediência às suas políticas)

  10. Heloísa Coellho

    O ideal seriam eleições diretas já para deputados federais, senadores e presidente e vice da República. Mas o povo quer mesmo é DIRETAS JÁ para Presidente da República. Se for indireta, será entendida apenas como a segunda fase do Golpe de 2016 (Golpe 2.0) e é provável que as eleições de 2018 sejam inclusive suspensas para 2020, tornando todos os políticos biônicos. Esse congresso e esse executivo não têm legitimidade para aprovar as malditas reformas Trabalhista e Previdenciária. Portanto, DIRETAS JÁ PARA PRESIDENTE!

  11. Ismar Pereira

    AGUARDEMOS COM BOA EXPECTATIVA OS PRÓXIMOS ACONTECIMENTOS. A SEMANA PROMETE MUITO, NÃO É PRESIDENTEZINHO? FORA TEMER!

  12. antonio, o eleitor mineiro

    JÁ DEU PARA ENTENDER POR QUE DERRUBARAM DILMA? Eduardo Cunha, que virou presidente da Câmara comprando deputados, usava sua bancada para tentar extorquir o governo da presidente Dilma Rousseff; Michel Temer, beneficiário do golpe de Cunha, está nu e foi revelado ao País como um profissional da arrecadação de propinas; as delações da Odebrecht e da JBS também confirmaram que Dilma demitiu um operador de Temer e reduziu pela metade o contrato de uma megapropina para o PMDB; além dos dois, Aécio Neves era também um profissional do crime – a tal ponto que Joesley Batista chegou a pedir “pelo amor de Deus” para que ele parasse de pedir dinheiro; Dilma fez de tudo para não se render à bandidagem e caiu; ainda assim, mesmo depois de golpeada, ela seguiu altiva e mandou avisar que a luta pela reconquista da democracia não tem data para acabar; a questão, agora, é: quando o Brasil irá pedir desculpas a ela? (brasil247.com)

      1. Ze

        Aprígio,Primeiro Fora Judas!Ho Zé II,esqueça um pouco o Lula,que tal olhar ao seu redor,a dita direita atirou no próprio pé.Aprígio sabedoria de matuto,enquanto um prefeito de cidade miniatura gastar 3 milhões para ser eleito e receber R$600.000,00,alguém vai pagar a diferença.Quanto custa manter eleitor i ano todo com remédio 💊,tijolos,pagando energia alheia,o político é o modelo que o povo exige,mudar isso digamos,sendo otimista,mais 200 anos de Brasil!

  13. antonio, o eleitor mineiro

    DEPUTADO QUE PRESIDIU GOLPE NA CÂMARA LEVOU PROPINA NO MANÉ GARRINCHA. Deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF), que presidiu a Comissão Especial da Câmara que analisou o processo de impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff, teria sido beneficiado com recursos desviados das obras de reconstrução do estádio Mané Garrincha, em Brasília; nesta terça-feira (23), a Polícia Federal deflagrou a Operação Panatenaico para investigar os desvios nas obras do estádio, que podem ter chegado a R$ 900 milhões. (brasil247.com)

  14. antonio, o eleitor mineiro

    EM VÍDEO, RENAN PEDE RENÚNCIA NEGOCIADA DE TEMER. Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, divulgou um vídeo em suas redes sociais em que pede a renúncia negociada de Michel Temer; a mensagem postada na rede social está cifrada; mas, procurado, Renan confirmou que o teor da mensagem era no sentido de que Temer compreenda a gravidade do momento e facilite a própria sucessão, uma vez que o processo de impeachment é algo traumático para o país. Assista em brasil247.com.

  15. antonio, o eleitor mineiro

    Laryssa Sampaio, do Levante Popular da Juventude: só se ilude com a Globo quem é bobo.

    1. moro fura teto

      O maior escândalo de corrupção do Brasil – o Nº 1, Banestado, com 142 Bilhões, PSDB – é o que é porque teve o dedo do moro fura teto, O GRANDE CARRASCO CONTEMPORÂNEO DO BRASIL!!!!!!

  16. antonio, o eleitor mineiro

    MATANÇA NAS MARGINAIS DE DORIA SEGUE CRESCENDO.A quantidade de acidentes com vítimas nas marginais Tietê e Pinheiros segue aumentando desde que o prefeito João Doria (PSDB) aumentou o limite de velocidade das vias, contrariando a avaliação de especialistas em segurança e mobilidade urbana; foi o terceiro mês consecutivo de alta; segundodados divulgados pelo batalhão de trânsito da PM, houve crescimento de 29,5% nos acidentes em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado. (brasil247.com)

  17. antonio, o eleitor mineiro

    BOMBA: Loures viajou com Temer 2 dias depois de receber mala de dinheiro da JBS.

  18. antonio, o eleitor mineiro

    BOMBA: TEMER PODE RENUNCIAR SE TIVER GARANTIA DE QUE NÃO SERÁ PRESO. Cada vez mais acuado diante do tsunami de evidências de corrupção e sem condições de governabilidade, Michel Temer já negocia com seus principais aliados uma solução que lhe permita renunciar à Presidência, mas com garantias de que não irá para a prisão; sem condições de governar, Temer só não renunciou até agora porque precisa do foro privilegiado para não ir parar no xilindró; o peemedebista já teria concordado com a ideia, e opções como indulto ou pedido de asilo foram discutidas nas últimas horas; entre os articuladores estão José Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Romero Jucá e Renan Calheiros. (brasil247.com)

  19. antonio, o eleitor mineiro

    NOVA ACUSAÇÃO CONTRA LULA É FRÍVOLA E FRUTO DE TESE POLÍTICA, DIZ DEFESA. O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente Lula, avalia que a denúncia apresentada nesta segunda-feira 22 pela Lava Jato contra o petista “mostra uma desesperada tentativa de procuradores da República justificar à sociedade a perseguição imposta ao ex-Presidente nos últimos dois anos, com acusações frívolas e com objetivo de perseguição política”; para o advogado, “a nota que acompanhou o documento deixa essa situação muito clara ao fazer considerações que são estranhas à área jurídica e às regras que deveriam orientar a atuação de membros do Ministério Público, como a legalidade e a impessoalidade”; Zanin diz ainda que “a peça buscou dar vida à tese política exposta no PowerPoint de Deltan Dallagnol” (brasil247.com)

    1. moro fura teto

      Em dezembro do ano passado o salário do juiz Sérgio Moro foi equivalente a 120 vezes o salário mínimo ( holerite de dezembro de 2016, R$ 117,5 mil )!!!!!!!!! E o teto constitucional???????????

  20. antonio, o eleitor mineiro

    GLOBO TRANSMITE GRITOS DE “FORA TEMER” AO VIVO. Durante uma entrada ao vivo da jornalista Gioconda Brasil, do Congresso Nacional, no Jornal Hoje, a emissora dos Marinho foi obrigada a transmitir o protesto de um grupo de mulheres que passou atrás da repórter e começou a gritar “Fora Temer”; assista em brasil247.com.

  21. antonio, o eleitor mineiro

    BOMBA: ÁUDIO REVELA QUE AEROPORTO DE CLÁUDIO ERA MESMO DE AÉCIO NÓIA. As gravações da Polícia Federal trazem mais uma confirmação humilhante para o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG); de acordo com os grampos, o aeroporto de Cláudio (MG), construído com dinheiro público na sua gestão, servia para atendê-lo e a chave ficava com seu segurança; a informação veio em uma conversa interceptada de Frederico Pacheco de Medeiros, primo de Aécio, o mesmo indicado pelo tucano para receber R$ 2 milhões, solicitados pelo tucano ao empresário Joesley Batista, da JBS; o aeroporto de Cláudio foi construído em uma área que pertencia a um tio-avô de Aécio; a obra foi concluída em 2010, a um custo de R$ 13,9 milhões; a pista fica próxima a uma fazenda da família. (brasil247.com)

Comments are closed.