Odebrecht opera obras na Petrobras desde 1954, mas é tudo culpa do Lula
   7 de maio de 2017   │     19:09  │  22

Por Aprigio Vilanova

Na próxima quarta (10/5) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestará depoimento, na 7ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba. O depoimento de Lula foi adiado, segundo o Juiz Sérgio Moro, por necessidade de aprimoramento no esquema de segurança para o depoimento.

Parece que o esquema de segurança que foi aprimorado não garante muita segurança. A própria Lava Jato, apoiada em grandes veículos de imprensa, constrói este ambiente de acirramentos.

O juiz Moro publicou um vídeo nas redes sociais pedindo para que os militantes antipetistas não compareçam ao tribunal no depoimento do ex-presidente Lula. É esperada uma grande participação popular em apoio ao ex-presidente Lula.

Alguns meses atrás o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) prestou depoimento para o juiz Sérgio Moro. Em nada parecia um interrogatório, o clima era de descontração, risadas de ambos, causos pitorescos, um ambiente amistoso para o ex-presidente FHC.

Para inquirir o ex-presidente Lula o clima promete ser justamente o oposto. Não há espaço para intimidades, afinal de contas não há intimidade. O clima do interrogatório será quente e o humor do juiz Sérgio Moro não estará dos melhores.

Mas FHC foi o presidente brasileiro que antecedeu o ex-presidente Lula, e também estaria comprometido até o ultimo fio de cabelo se a investigação da operação Lava Jato não tivesse um alvo bem definido.

O Emilio Odebrecht, pai de Marcelo Odebrecht, afirmou, face a face ao juiz, que este tipo de esquema opera há pelo menos trinta anos. Na certa o ex-presidente da Odebrecht quis omitir o período ditatorial.

A relação entre a Odebrecht e a Petrobras remete a fundação da petrolífera. Juracy Magalhães, militar radicado na Bahia, foi nomeado, em 1954, primeiro presidente da Petrobras. É aí que começa a relação Odebrecht e Petrobrás, a empreiteira baiana começa a ganhar obras para construir gasodutos.

Juracy Magalhães é o embaixador do Brasil no Estados Unidos da célebre frase: “ O que é bom para o Estados Unidos, é bom para o Brasil”.

A construtora perdeu espaço na presidência de Juscelino Kubistchek e ficou de fora da construção de Brasília. Mas o salto veio com a ditadura militar, a empreiteira ganhou a obra para construir a sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro, em 1967.

Durante a ditadura civil-militar ganhou a construção do Aeroporto Internacional do Galeão e a Usina Nuclear de Angra dos Reis. Em 1973 se tornou a terceira maior empreiteira do país, até então ocupava a posição de 19ª.

O historiador Pedro Henrique Campos, estudou a fundo as relações entre o poder público e as empresas de construção civil no país durante a ditadura. O estudo apresentado por  Pedro Henrique Campos é fruto de sua tese de doutorado.

Para Pedro Henrique Campos, foi aí que a Odebrecht virou “adulta”. Então qual o motivo de querer limitar a investigação das empreiteiras ao período petista?

 

Clique aqui e leia a tese de doutorado de Pedro Henrique Campos

 

COMENTÁRIOS
22

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. carlos

    Bob,eu acho que você é grande brincalhão! Coloca estes comentários só para provocar as pessoas se manisfestarem como realmente se sentem! Já pensou um coxinha petista..

  2. carlos

    Não vejo,ninguém dizer que tudo é culpa do Lula e sua turma,apenas se igualou a todos que passaram pelo poder ….

    1. FORA TEMER

      LULA VOLTA JÁ!

      antonio, o eleitor mineiro
      18 de abril de 2017 at 13:07

      CUT/Vox Populi: Lula já seria eleito em 1º turno.

  3. O AMIGO OU O BRAHMA

    DEFENSOR DE BANDIDO OU É ADVOGADO CONSTITUÍDO OU É BANDIDO TAMBÉM. QUAL ESSE PSEUDO JORNALISTA SEM DIPLOMA É ?

  4. Alexandre

    APRÍGIO, FICOU CLARO O CONLÚIO DA ELITE CORRUPTA, SONEGADORA DE IMPOSTOS(MÍDIA E POLÍTICOS) COM O PAU MANDADO DOS ESTADOS UNIDOS (MORO) PARA DEPOR DO CARGO A PRESIDENTE HONESTA. O RESULTADO DO GOLPE DE 2016 ESTAMOS ASSISTINDO TODO DIA.

    1. Antonio

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…
      Presidente Honesta!!!!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Difícil esse caso mas acho que com medicação forte, terapia e repouso, pode melhorar.
      A cura é praticamente impossível, pois o jumento já foi adestrado.

  5. Antonio

    Passei algum tempo sem ler e/ou comentar essa coluna e esse burro vermelho amestrado ainda continua escrevendo besteiras.
    PQP!!!

  6. Luiz morais

    Bob esponja Babá egss by lula..vc quer as passagens de avião para ir para a República de Curitiba??
    Olha, lá é um País de primeiro mundo..muitas loiras lindas, pó o educado e civilizado..os Ônibus passam na hora certa, o metrô funciona…quem sabe vc não goste e fique por lá???Ah que bom se ficasse..seria ótimo pra terrinha dos Marechais..

    Blog ridículo.

    1. FORA TEMER

      LULA VOLTA JÁ!

      antonio, o eleitor mineiro
      18 de abril de 2017 at 13:07

      CUT/Vox Populi: Lula já seria eleito em 1º turno.

  7. Ze

    Primeiro Fora Judas!Hoo Aprígio,acabe com isso,quer desenterrar todos os defuntos?Aqui não vem ao caso,kkkk…

  8. EX ELEITOR

    VOU POSTAR EM SEU BLOG PELA ULTIMA VEZ, O PROBLEMA DO LULA É QUE ELE PROMETEU AO POVO MUDAR TUDO ISSO, COMBATER A CORRUPÇÃO, OS BANQUEIROS, TUDO MENTIRA PARA CHEGAR E SE PERPETUAR NO PODER POR 20,30 ANOS INCLUSIVE VC TAMBÉM FOI ENGANADO,AGORA PORRA AQUI PRA NÓS ADMITA QUE ESSA PORRA DESSE PARTIDO CHAMADO PT FOI A MAIOR DECEPÇÃO.

    1. FORA TEMER

      TERCEIRIZAÇÃO? REPRODUZO UM DOS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI:

      Zé Carcereiro-Carcereiro rr e bel. pelo ensino à distância.
      8 de abril de 2017 at 22:04

      Aquela carnificina ocorrida em Manaus, Natal e em outras capitais, esperou só o governo golpista tomar o poder para acontecer; uma eclosão de horrores que serviu para demonstrar que a terceirização, modelo de anseio do neoliberalismo atende aos interesses de picaretas nefastos que querem se locupletar do poder público para enriquecer. Não têm capacidade de passar em concurso público, tal qual a MOSQUITA e o NELSON. Este ultimo, almejava montar uma empresa de segurança para atuar em presídio. A empresa do presídio de Manaus deve milhões a Receita Federal. Essa gente defendeu aguerridamente o GOLPE. VÃO ESTUDAR BANDO DE VAGABUNDOS!!!. abr.

  9. Maria Dilma Peixoto Toledo

    O senhor haverá de concordar que não há surpresa nenhuma da corrupção nos outros partidos nem nos governos que antecederam aos governos do PT. O que nos assombra, nos deixa estarrecidos é que um governo que se dizia dos trabalhadores, das classes menos favorecidas tenha se nivelado e superado à corrupção daqueles! Quem acreditou no Lula sente-se hoje enganado e com vergonha de um dia ter acreditado, assim como eu. O pior é que a soberba que toma conta dele faz com que ele se sinta um deus. Tudo é mentira, tudo é fabricado, o universo conspira contra ele! Coitado! Que ele seja condenado se tiver roubado o nosso país.

  10. joatas

    Não se esqueça que os petistas sempre atribuíram a FHC a fama de defensor de banqueiros, mas foi Lula quem deu oito vezes mais lucros aos banqueiros. Logo pergunto: em que período a Odebrecht lucrou mais graças a um presidente?

  11. Barbosa

    Realmente, e com certeza sempre houve pagamento de propina, isso faz parte da cultura do povo brasileiro, mas sem dúvida foi no governo do PT que se criou a maior organização criminosa para assaltar os cofres públicos. Polocci já se dispõe a falar, segundo ele tem informações para mais um ano de investigação, o Renato Duque com medo que o Palocci falei primeiro, já se adiantou e entregou o chefe da quadrilha, e quer devolver parte do que roubou.

    1. FORA TEMER

      GOVERNO TEMER CHEGA AO FIM!
      SE PASSOU DESPERCEBIDO, REPRODUZO UM DOS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI:

      antonio, o eleitor mineiro
      13 de abril de 2017 at 11:03

      CUT / VOX POPULI aprovação a Temer cai a míseros 5%.

  12. Joelma Matias dos Santos

    Tudo culpa não, mas que o que se dizia defensor dos trabalhadores é corrupto igual a todos os outros, isso é.

    1. ALAGOANO

      Verdade Joelma,
      essa desculpa é que alguns que defendem a filosofia petista, seja por ideologia ou porque são beneficiados com o partido no poder, esta fadada a cair no ridículo. É mais ou menos assim, eu roubei mas o outro partido também roubou, o que importa isso?

      Importa que quem levou o dinheiro da nação responda, seja do partido a, b ou C.

      A desculpa dessa gente é sempre essa. Veja só, como uma pessoa tem coragem de dizer que a Odebrecht trabalha com a Petrobras desde 1954? o que tem a ver isso, por acaso as empresas privadas não podem prestar serviços a uma estatal?
      e ainda que tivesse irregularidade , justifica essa roubalheira absurda, que dizem os especialistas a maior quadrilha do maior roubo de um país?
      Agora, tentam transformar um caso de polícia, em política!!

      1. FORA TEMER

        LULA VOLTA JÁ!

        antonio, o eleitor mineiro
        18 de abril de 2017 at 13:07

        CUT/Vox Populi: Lula já seria eleito em 1º turno.

Comments are closed.