Ministro desmente adágio e pau que bate em Chico não bate em Francisco
   15 de fevereiro de 2017   │     17:23  │  34

Brasília – A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Melo, que permitiu a blindagem do agora ministro de fato e de direito Moreira Franco, é a negativa do adágio popular segundo o qual o “pau que bate em Chico também bate em Francisco.

A decisão do ministro Celso de Melo desmentiu o adágio popular.

Interessante é que a decisão do ministro veio na contramão do rastro ainda visível da decisão do ministro Gilmar Mendes, no ano passado, que impediu a nomeação do ex-presidente Lula. A nomeação de Lula teve a mesma finalidade da nomeação de Moreira Franco, ou seja, conceder-lhe foro privilegiado.

Não interessa, porque não vem ao caso, que a nomeação se deu numa reforma ministerial. Essa reforma, que criou mais três ministérios, não elimina a trama da blindagem – antes pelo contrário, ela escancara a manobra para ludibriar o judiciário.

A nomeação de Moreira Franco como ministro atendeu à necessidade do serviço público?

Não.

A nomeação de Moreira Franco como ministro vai acrescentar alguma coisa ao serviço público?

Não.

A nomeação de Moreira Franco como ministro tem por finalidade dar-lhe foro privilegiado para que os processos em curso contra ele, na Operação Lava Jato, saiam da alçada do juiz Sergio Moro e venha para o Supremo?

Sim.

Isso bastaria para a nomeação ter sido barrada, mas não foi. Com o foro privilegiado, Moreira Franco tem a garantia de que até 2019 o processo contra ele no Supremo não será julgado. Interessante é que o presidente Temer também está denunciado no mesmo processo.

Nesse lamentável episódio Moreira Franco saiu ganhando e o Supremo, com a decisão monocrática do ministro Celso de Melo, saiu perdendo porque arranhado.

COMENTÁRIOS
34

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. JORDANA

    “Quando o povo quer ninguém domina.
    O mundo se ilumina, nós por ele, ele por nós.
    O mundo se ilumina, nós por ele, ele por nós.
    O Brasil quer seguir em frente com o primeiro homem do povo presidente.
    Ele sabe governar com o coração e governa p’ra todos com justiça e união.
    É o primeiro presidente que tem a alma do povo e tem a cara da gente.
    São milhões de Lulas povoando esse Brasil, homens e mulheres, noite e dia a lutar…
    Por um país justo e independente, onde o presidente é povo, e o povo é presidente.
    Por um país justo e independente, onde o presidente é povo, e o povo é presidente.”

  2. ex-COXINHA

    AQUELES PROMOTORES DA LAVA JATO, TÃO MORALISTAS, ENTRETANTO NÃO PASSAM DE FARSANTES. IMBUÍDOS DE UMA TAREFA LOUVÁVEL, A DETECÇÃO E COMBATE DE DESVIOS DOS RECURSOS PÚBLICOS, DETURPARAM ESSA FUNÇÃO E DESCAMBARAM PARA UMA DESVAIRADA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA. EM CONJUNTO COM SÉRGIO MORO, ELES TÊM COMETIDO CRIME DE LESA-PÁTRIA, POIS ATACAM SISTEMATICAMENTE OS MAIORES EMPREENDIMENTOS NACIONAIS, CAUSANDO UM GIGANTESCO PREJUÍZO AO BRASIL. ANUNCIAM DEVOLUÇÃO DE R$ 204,2 MILHÕES E DIZEM TER CONSEGUIDO RECUPERAR RECURSOS DESVIADOS DA ORDEM DE R$ 2 BILHÕES. ISSO TUDO É MUITO IRRISÓRIO DIANTE DO INCALCULÁVEL ESTRAGO QUE OS INESCRUPULÁVEIS AGENTES PÚBLICOS JÁ CAUSARAM AO PAÍS ATÉ O MOMENTO.

    1. ex-COXINHA

      NESTE MOMENTO DE CRISE, EM BOA PARTE CAUSADA POR ELES MESMOS, COM O SUSPEITO E SELETIVO (E ANTI-NACIONAL) COMBATE À CORRUPÇÃO, TÊM O DESPUDOR DE DEFENDER OS SEUS JÁ IMORAIS SALÁRIOS, E MUITOS OUTROS PRIVILÉGIOS, CONFIGURANDO-SE EM VERDADEIRAS CASTAS DENTRO DE UM PAÍS COM TANTAS DESIGUALDADES AINDA POR SER COMBATIDAS.

    1. JORDANA

      É a pura verdade, sr.Roberto. A presidenta honesta não pôde nomear o Lula. O bandido do Temer pode nomear um corrupto igual a ele próprio. O supremo usou dois pesos e duas medidas. Fora temer bandidão!

    1. FIDEL(DIRETO DO ALÉM)

      TÔ AQUI PREOCUPADÍSSIMO COM MEU CUMPANHEIRO DE MENTIRAS,ATRASOS,ROUBOS,CORRUPÇÃO,O LULA.ELE VAI TER QUER REENCARNAR UMAS 50 VEZES PARA PAGAR TUDO O QUE DEVE E AINDA VAI TRAZER COM ELE UM REBANHO DE VAGABUNDOS QUE APOIAM A LADROAGEM DELE.

  3. Presidente do Povo

    Lula foi o MELHOR.
    FHC foi o PIOR.

    O sistema de Universidades Federais foi ampliado. (Foi sucateada nos 8 anos do FHC para facilitar o avanço das particulares, como as que eram do próprio ex-ministro da Educação dele, Paulo Renato).

    O ensino Técnico Federal foi ampliado. (Tinha sido esquecido pelo FHC)

    O sistema de proteção social foi ampliado. (Nunca se investiu tanto na erradicação da fome. Com FHC, o POVO MORRIA DE FOME)

    Centenas de milhares alunos tiveram acesso à universidade pelo PROUNI. (Uma ação do governo Lula que tem possibilitado o esse acesso).

    O Brasil não se entregou numa bandeja para a ALCA. (As negociações não avançaram porque os USA não cederam)

    As estradas federais foram recuperadas e em alguns pontos duplicadas ou refeitas. (Após anos de abandono pelo FHC)

    Foi criado o SAMU, unidades médicas móveis que atendem as emergências. (Lula criou)

    O programa luz para todos tem levado, de graça, energia elétrica às propriedades rurais. (Antes os proprietários tinham que pagar)

    Programa Brasil Sorridente já leva atendimento odontológico a muitas regiões do Brasil. (Isso nem era discutido antes)

    Farmácias populares. (Com remédios 90% mais baratos)

    Lula reduziu drasticamente a taxa de juros. (É só lembrar que FHC deixou a taxa a quase 25%)

    O risco Brasil é o menor da história, de quase 3000 (FHC) para menos de 300 (Lula).

    A tabela de deduções do imposto de renda foi reajustada no primeiro mandato de Lula. (Após os 8 anos de FHC sem nenhum reajuste. E os golpistas ainda dizem que vão baixar a carga tributária).

    A dívida pública diminuiu. (No governo FHC, mesmo com todas as privatizações essa dívida só cresceu)

    Nos livramos do FMI. (Não depender desse fundo significa também não prestar obediência às suas políticas)

  4. Ednaldo

    É muito triste notar a conivência existente do STF em relação a um governo capenga, tanto ético, como moralmente . O Brasil, pós-golpe vem se degradando perante o mundo, visto que estamos na era digital, e todos podem acompanhar essas mazelas nossas em tempo real.

  5. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    AQUELE BANHO DE LAMA QUE O BRASIL LEVOU NA REGIÃO SUDESTE DURANTE O GOVERNO FEDERAL PTRALHA,ESPEROU UM GOVENO EM MINAS QUE FOSSE DOS PTRALHAS PARA ACONTECER.ALI, ERA A VIDA MANDANDO UM RECADO DE EM QUE MÃOS O BRASIL SE ENCONTRAVA.AQUILO ERA A TRADUÇÃO DO QU ACONTECIA NO BRASIL NAS MAS DESSA CORJA COMANDADA PELO ALMA SEBOSA MULA.O ACASO MANDA OS SEUS RECADOS!!

  6. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    QUER DIZER QUE QUANDO A ABILOLADA QUIS NOMEAR O ALMA SEBOSA,MULA,ERA PRA BLINDAR??!! MAS NA ÉPOCA NÃO ERA,NÉ? SEI…VOCÊ NUNCA DIZ NADA COM NADA MESMO…É INTENCIONAL? É EFEITO DO PRODUTO HOMEOPÁTICO? OU É ASSIM MESMO? E AINDA TEM GENTE AQUI QUE AFIRMA QUE VC É O MAIS LÚCIDO JORNALISTA QUE EXISTE!! BOM,CADA UM TEM SEU CONCEITO PARA AS COISAS..

    1. Rivelino Melo

      FREUD EXPLICA! NOSSA LOUCA COXINHA RECALCADA VEM REVELANDO COISAS COM SEU SUBCONSCIENTE! ESTÁ BABANDO DE TANTO PRONUNCIAR SEBOSA! SEBOSA! SEI NÃO, MAS O REMÉDIO PARA MOSQUITA TALVEZ SEJA ENCONTRADO NOS MERCADOS FREQUENTADOS PELO GENITOR DELA. ALGUÉM PODERÁ DIZER: RIVELINO, REMÉDIO EM MERCADO? É, SIM! O BOCA DE PONCHE NÃO ESTÁ DISPONÍVEL EM FARMÁCIAS!

      1. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

        RIVA,A LOUCA! ELA VOLTOU!! MAIS CONHECIDA COMO “ANEL DE OURO” NO PROGRAMA SOCIAL “DOE O SEU ANEL”.

        PROGRTAMA MUITO BEM ELABORADO PELO ALMA SEBOSA MULA QUE CONTA COM A BOA VONTADE DA PTRALHADA.O ALMA SEBOSA,MULA,ACHA QUE OS POBRES TÊM DIREITO A SEXO MAS NAO TÊM DINHEIRO PARA ISSO,ENTÃO ELE CONVOCA TODA A PTRALHADA PARA SATISFAZEREM AS NESCESSSIDADES DOS POBREZINHOS,DOANDO O ANEL PARA ELES USAREM.RIVA,A LOUCA,VEM SE DESTACANDO NESSA ATIVIDADE.

  7. CAJÚ

    …Grande ACORDÃO, com SUPREMO e tudo. Lá os caras disseram: com ela não dá! Tem que TIRAR A DILMA! Para ESTANCAR ESSA PORRA!

  8. Nelson

    Teve outro adagio desmentido tbem…e a Policia que prende Luiz, prende Lula tambem kkkkkkkkkkk
    Veio, vai dormir, vai !!!!!!

    1. desportista

      Caiaqueiro véio de guerra! Meu parça, é verdade que tu começaste um tratamento para desinfecção? Meu véi, de cara, já tô contentaço com a iniciativa. Tu, mais do que qualquer um tava precisado disso. Aquele Salgadinho tem sido uma tragédia em tua vida!

  9. Ze

    Roberto,
    O grande vencedor deste jogo de chama,Michael Temer,está dando as cartas em todas as esferas.É impressionante,está acabando com todo sistema de proteção de todo povo que trabalha,previdência…e o povo assiste tudo inerte,quero lembrar que chegamos ao pleno emprego e estamos chegando a estagnação total,e essa gente que se acostumou a comer 🍴 as três refeições,ter casa,carro 🚗 etc.Prá onde vai os Josés?Aguardemos…

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      NUNCA,JAMAIS VAMOS ESQUECER AQUELA LINDA IMAGEM DO ALMA SEBOSA,MULA,ABRAÇADO A EIKE BAPTISTA E A SÉRGIO CABRAL,OS TRES BANDIDOS,COMEMORANDO A VITÓRIA(NA VERDADE ERA DERROTA DO BRASIL)COMO SEDE DA COPA DO MUNDO.O ABRAÇO DOS CANALHAS!!! ALI COMEÇAVA O MAIOR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE!

    2. TÔLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      Eike Baptista,é o exemplo maior,o símbolo máximo da era da quadrilha PTralha no poder.Farsa pura! Andava de braços dados com o ALMA SEBOSA,MULA,para cima e para baixo,como representante máximo da ascendente classe rica do Brasil.Fraudador e inescrupuloso,se identificou de pronto com o comandante maior da corrupção no Brasil.Era e é uma fraude,assim como seu amigo de infância,o ALMA SEBOSA,MULA.Roubou as pessoas e o dinheiro público brasileiro,com o apoio do ALMA SEBOSA,MULA.Mas,como o tempo é o senhor das razões,a maldiçao do espírito de porco,o ALMA SEBOSA,MULA,atingiu a ele como atingiu a TODOS que o circundam,e, sem jogar praga,espero que atinjam a todos os que o apoiam,ja que o apoiam.Quem circula em volta do ALMA SEBOSA,MULA,está quebrado,morto ou preso e desmoralizado!

Comments are closed.