De pai pra filho, desde 1961
   30 de janeiro de 2017   │     21:18  │  26

Brasília – A prisão do empresário Eike Batista dá o mote para se rebuscar a história lá no distante ano de 1961.

Naquele ano, o presidente Jânio Quadros nomeou o engenheiro civil Eliezer Batista para cuidar dos minérios brasileiros, como bom mineiro se formou em engenharia ferroviária.

Ele permaneceu no governo João Goulart e aí veio o golpe de 1º de abril de 1964, quando pediram a sua cabeça alegando que era comunista.

Uma das aberrações do golpe, pois não. Mas, aí o marechal Castelo Branco entrou em ação e o salvou, dando-lhe por missão cuidar dos minérios nacionais.

Eliezer assumiu o comando da Companhia Vale do Rio Doce, que era estatal, e no governo do general Figueiredo viu emergir ouro em Serra Pelada, mas como a Vale do Rio Doce não se interessou pela exploração, dizem que foi passado o “bizu” para o filho de Eliezer – que começou a se aventurar na exploração de ouro na Amazônia.

O filho do Eliezer se chama Eike Batista.

É importante conhecer a história porque a delação feita pelos 77 diretores e ex-diretores da empreiteira Odebrecht também envolve empresários que se relacionam há anos com o Estado nessa base de promiscuidade.

O sistema vigente no país não só estimula a relação promiscua com as empreiteiras, como estabeleceu marginalmente a troca de vantagens. Criou-se o caixa 2, que todos sabiam que existia e fingiam não vê, e agora aparecem alguns estupefatos como quem despertou do fingimento.

Criaram a expectativa na sociedade sobre “as delações do fim do mundo” e agora parecem que não sabem o que fazer diante do dilema: frustrar a sociedade ou tocar fogo no circo?

COMENTÁRIOS
26

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. eleitor mineiro

    AÉCIO foi funcionário fantasma no gabinete do pai deputado federal, mas morava e estudava na cidade do Rio de Janeiro. AÉCIO tem amigos, deputado e senador, que usam helicóptero abastecido com dinheiro publico para fazer trafico de drogas em MG. AÉCIO construiu vários aeroportos em MG, no meio do mato, para facilitar as vidas de seus amigos traficantes. AÉCIO “doou” a maior mina de NIÓBIO do Brasil em Araxá MG, aos seus amigos empresários. AÉCIO, muitos disseram, fez contrabando de pedras preciosas e de NIÓBIO em MG. AÉCIO é o principal nome da lista de FURNAS. AÉCIO teve seu nome no famoso DOSSIÊ CAYMAN. AÉCIO teve seu nome delatado várias vezes com valores e locais em Minas Gerais. Gente, e de Minas eu conheço.

  2. ANFILÓFIO BARÇA

    Artigo bastante esclarecedor. Parabenizo o jornalista que traz fatos históricos indispensáveis para a compreensão da realidade. Nos dias atuais verificamos um aumento nos pobres de direita, por ignorância, puro analfabetismo político.

  3. ANFILÓFIO BARÇA

    Artigo bastante esclarecedor. Parabenizo o jornalista que traz fatos históricos indispensáveis para a compreensão da realidade. Nos dias atuais verificamos um aumento nos pobres de direita. por ignorância, puro analfabetismo político.

  4. Augusto

    Temer golpista está com menos de 4% de APROVAÇÃO pelos nordestinos!
    Contagem regressiva para o fim deste DESGOVERNO usurpador!
    FORA TEMER!
    QUERO VOTAR PARA PRESIDENTE!
    DIRETAS JÁ!

  5. Presidente do Povo

    Lula foi o MELHOR.
    FHC foi o PIOR.

    O sistema de Universidades Federais foi ampliado. (Foi sucateada nos 8 anos do FHC para facilitar o avanço das particulares, como as que eram do próprio ex-ministro de FHC, Paulo Renato).

    O ensino Técnico Federal foi ampliado. (Tinha sido esquecido pelo FHC)

    O sistema de proteção social foi ampliado. (Nunca se investiu tanto na erradicação da fome. COM FHC, O POVO MORRIA DE FOME)

    Centenas de milhares alunos tiveram acesso a universidade pelo PROUNI. (Uma ação do governo Lula que tem possibilitado o acesso à universidade).

    O Brasil não se entregou numa bandeja para a ALCA. (As negociações não avançaram porque os USA não cederam)

    As estradas federais foram recuperadas e em alguns pontos duplicadas ou refeitas. (Após anos de abandono pelo FHC)

    Foi criado o SAMU, unidades médicas móveis que atendem as emergências. (Lula criou)

    O programa luz para todos tem levado, de graça, energia elétrica às propriedades rurais. (Antes os proprietários tinham que pagar)

    Programa Brasil Sorridente já leva atendimento odontológico a muitas regiões do Brasil. (Isso nem era discutido antes)

    Farmácias populares. (Com remédios 90% mais baratos)

    Lula reduziu drasticamente a taxa de juros. (É só lembrar que FHC deixou a taxa a quase 25%)

    O risco Brasil foi o menor da história, de quase 3000 (FHC) para menos de 300 (Lula).

    A tabela de deduções do imposto de renda foi reajustada no primeiro mandato de Lula. (Após os 8 anos de FHC sem nenhum reajuste. E os golpistas ainda dizem que vão baixar a carga tributária).

    A dívida pública diminuiu. ( No governo FHC, mesmo com todas as privatizações essa dívida só cresceu)

    Nos livramos do FMI. (Não depender desse fundo significa também não prestar obediência às suas políticas)

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      FHC,professor universitário,reconhecido no mundo e muito bem vindo em qualquer lugar do planeta.Revolucionou e mudou o rumo do país.Depois veio o ALMA SEBOSA,MULA que pegou o país no rumo e o único programa autêntico que implantou,ja que tudo foi cópia,foi o bolsa bandido.Corrompeu,mentiu,assassinou.Comandou o maior esquema de corrupção da história da humanidade e hj é o político mais desmoralizado do mundo.Tem prisão decretada na pátria mãe,PORTUGAL.

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      Que nada!!! Agora os pobres têm CINCO estádios maravilhoso para matarem sua fome,estudarem,para progredirem na vida!! Cada um custou UM BILHÃO!! Tem estadio até no meio do mato,lá na Amazônia!! Tem estádio abandonado em Pernambuco,estadio que não serve para nada em Natal e ,até o maracanã,que não precisava ser reformado,entrou na dança para a PTralhada embolsar dinheiro público!!! Só por isso,e olhe que não é pouco,FORCA para o ALMA SEBOSA,MULA!!

  6. COXINIHA, EMPRESÁRIO MASTER E JEGUR

    O MORO ESTÁ SÓ CERCANDO, MATANDO NA UNHA, JÁ FORAM ZÉ DIRCEU, DUQUE, PALOCCI, SÉRGIO CABRAL, MARCELO ODEBRECHIT, EIK BATISTA, TODOS OS AMIGUINHO DO MULA…….ESTADO CHEGANDO LÁ. ……CONTA EM REGRESSIVA. …..10, 9, 8,7,6………..

    1. ex-COXINHA

      PELO QUE VI, EIKE QUERIA NA PRESIDÊNCIA DO BRASIL UM NARCOTRAFICANTE. É BEM FEITO ESTAR ENJAULADO! E QUANDO SERÁ A PRISÃO DO AÉCIO?

  7. FORA TEMER

    PESQUISA DATAFOLHA! (antes da delação da Odebrecht e do atentado ao ministro do STF)

    63% DOS BRASILEIROS QUEREM SAÍDA IMEDIATA DE TEMER E DIRETAS JÁ!

    FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER!

      1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

        A PTralhada tentou desmerecer o herói nacional,SÉRGIO MORO a todo custo,só pq o mesmo desmantelou a quadrilha PTralha.Como consolo,percebam que ele mandou pra cadeia dois dos homens mais poderosos do Brasil.O problema desses poderosos foi se juntar com gente da laia do ALMA SEBOSA,MULA,e ai,a maldição do espírito de porco recaiu sobre eles.é assim,que tem contato com o ALMA SEBOSA,MULA,morre,está preso ou está falido,na miséria.

    1. COXINIHA, EMPRESÁRIO MASTER E JEGUR

      PRIMEIRAMENTE……..CADEIA PARA O LULA JÁ !!!!!!!

      RESUMO DO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO:

      1 – ESTABILIDADE DA MOEDA ATRAVÉS DO GENIAL PLANO REAL ( O PT VOTOU CONTRA);
      2 – LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, ESTANCANDO A GASTANÇA (O PT VOTOU CONTRA);
      3 – PROER EQUACIONOU O SISTEMA FINANCEIRO DO BRASIL (O PT VOTOU CONTRA);
      4 – PRIVATIZAÇÕES (DIMINUIÇÃO DA MÁQUINA, FALTOU A PETROBRAS. ( NÃO DEU TEMPO DE EVITAR A LAVA JATO);
      5 – CARTÃO ALIMENTAÇÃO, BOLSA ESCOLA E AUXÍLIO GÁS (O PT VOTOU CONTRA);
      6 – ABERTURA DE MERCADO, LIVRE COMÉRCIO, COMPETITIVIDADE, LEI DE MERCADO;

      APÓS TANTA LUTA, ENFRENTANDO UMA OPOSIÇÃO RAIVOSA DOS PTRALHAS, QUE COM O DISCURSO FÁCIL EMPRENHAVA OS OUVIDOS DOS PTRALHAS E INOCENTES AQUI PRESENTES, ONDE O LULA GRITAVA AOS QUATRO CANTOS……., ESTÃO VENDENDO NOSSO PATRIMÔNIO!!!!! ESTÃO DANDO DINHEIRO AOS BANQUEIROS!!!!! ESTÃO QUERENDO CALAR OS MAIS POBRES DANDO ESMOLAS!!!!! ESTÃO QUERENDO ENTREGAR O BRASIL AOS E.U.A. KKKKKKKKKKKKK E OS OTÁRIOS ABSORVENDO. MAS APESAR DELES, O BRASIL ESTAVA PRONTO PARA ALÇAR VÔOS LONGOS, O CAMINHO ESTAVA ASFALTADO PARA O LULA, ERA SÓ SEGUIR A CARTILHA, ERA SÓ DESFILAR.

      RESUMO DO GOVERNO LULA:

      1 – A ECONOMIA CRESCE RESULTADO DAS BASES ECONÔMICAS LANÇADAS NO GOVERNO FHC;
      2 – COMEÇA A TOMAR VULTO A MAIOR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE;
      3 – O PT SURFA NOS BONS NÚMEROS DA ECONOMIA E IMPLEMENTA O POPULISMO;
      4 – COPIA FHC, LANÇA O BOLSA FAMÍLIA SEM LIMITES À RIGOR FICA POPULISTA E ELEITOREIRO;
      5 – A GASTANÇA POPULISTA CORRÓI A ECONOMIA;
      6 – O APARELHAMENTO DAS ESTATAIS E A INCOMPETÊNCIA DOS COMPANHEIROS MINAM ;
      7 – AS CONTAS PÚBLICAS SÃO NEGLIGENCIADAS E PROVOCA DÉFICIT NOS RESULTADOS;
      8 – A CORRUPÇÃO COM VOLUMES NUNCA VISTO ANTES NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, DESTRÓI

      RESULTADO APÓS OS DESGOVERNOS LULA E DILMA,…….. 12 MILHÕES DE DESEMPREGADOS, ESTATAIS, CORREIOS, FURNAS E PETROBRAS PILHADAS E QUEBRADAS, BANCOS ESTATAIS BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONÔMICA, BNDES, BANCO DO NORDESTE SAQUEADOS E DEFICITÁRIOS, FUNDOS DE PENSÃO PREVI, FUNCHESF, FUNCEF, POSTALI SAQUEADOS E QUEBRADOS, AGÊNCIAS REGULADORAS ANAC, ANVISA, ANATEL INEFICIENTES PELA ADMINISTRAÇÃO INCOMPETENTE DOS COMPANHEIROS, EMPRESAS FECHANDO EM TODOS OS SETORES, NO COMÉRCIO, NA INDÚSTRIA, NOS SERVIÇOS, NO CAMPO E A FAMIGERADA INFLAÇÃO.

      POR ISTO, GERALDO ALCKMIN PRESIDENTE EM 2018, FÁCIL, FÁCIL,…..PARA COLOCAR O BRASIL NOVAMENTE NOS TRILHOS E REZAR PARA NÃO CAIRMOS NOVAMENTE NAS MÃO DA ESQUERDA CORRUPTA E INCOMPETENTE.

Comments are closed.