A suruba das empreiteiras com a viúva
   24 de dezembro de 2016   │     4:28  │  89

por Aprigio Vilanova

Entre as dez maiores empreiteiras do país, pelo menos sete estão envolvidas no esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato. A relação entre estas construtoras e o governo federal é antiga, dos tempos de Juscelino Kubitschek.

Com JK e a construção de Brasília, estas empreiteiras se reuniram para uma obra governamental pela primeira vez. Antes estavam circunscritas apenas as abrangências regionais.

JK elevou a condição de atuação nacional. Viraram irmãs e a viúva a gente já sabe quem é.

Na ditadura militar a relação atingiu o ápice. Todas as obras faraônicas do milagre econômico foram realizadas por estas mesmas empreiteiras. Se com a construção de Brasília estas empreiteiras se nacionalizaram, com a ditadura militar elas extrapolaram as fronteiras do país.

O historiador Pedro Campos em sua tese de doutorado “A ditadura dos empreiteiros”, investigou as relações entre as empreiteiras e o governo federal. Campos fala sobre o tamanho dos contratos:

“Se eles eram grandes, cresceram exponencialmente no regime militar. Se elas hoje são muito poderosas, ricas e têm um porte econômico como construtoras, posso dizer que elas eram maiores. O volume de investimentos em obras públicas era muito maior. Digamos que foi uma lua-de-mel bastante farta e prazerosa”.

A Ponte Rio-Niterói, por exemplo, foi concluída por um consórcio formado pela Camargo Correa, Mendes Júnior e Rabello. Após atrasos o governo cancelou o contrato com o primeiro consórcio de empreiteiras.

A Lava Jato trouxe a luz as relações nada republicanas entre o poder público e as empresas privadas. A relação promíscua é antiga e os esquemas de corrupção, propina idem.

Para Campos “Todos os indícios são de que a corrupção não aumentou. O que a gente tem hoje é uma série de mecanismos de fiscalização que expõe mais, bem maior do que havia antes. Na ditadura não tinha muitos mecanismos fiscalizadores, e o que havia era limitado”.

COMENTÁRIOS
89

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Nelson

    Calma Guilerme tá muito nervosinho kkkkkkkk peça uma caixinha de rivotril ao Robertinho que ele tem bastante em estoque. Desde que começou o sepultamento do PHÊ -THÊ e de seus súditos, o Robertinho mantém seu estoque de rivotril em dia pra controlar um pouco seus fanikitos; faça o mesmo….e que o grande rato Lula ladrão vai preso; isso vai num sabe hehehehe.

  2. joão rafael moura

    Tou vendo aqui uma briguinha pra saber quem roubou mais, PT, PMDB ou PSDB. Um tal Zé pergunta se o outro acredita em ppai noel? Quero responder para esse assistente de corrupto, ue acreditar em papai nel é coisa de criança inocente, salutar! Não é coisa para ladrões miseráveis, insanos. A verdade é que de FHC a Lula, não existe inocente. Essas desgraças formam uma quadrilha de ladrões periculosos. O Lula pode ser taxado com o da pior espécie porque era um pobre nordestino antes de se envolver na quadrilha. Mas essa sanha de ladrões está no sangue da maioria dos brasileiros. Digo isso porque têm muitos intelectuais de merda, muitos jornalecos, ainda defendendo essa corja de canhotos de bosta em nome de um idealismo de merda fedorenta que já está putrefato pelo mundo afora. Fora Temer, fora Lula, fora Dilma, fora Aécio, fora Serra, fora Alquimin, fora todos os canalhas desta Nação! Não pensem que essas reformas não seriam implementadas pela vagabunda Dilma! Esquecem que ela convidou o também bandido Trabuco, dono do Bradesco, para comandar nossa economia e nos fuder? Esquecem que ela recebeu caixa 2 da Odebresch? Façam como eu! Votei duas vezes no rato barbudo, até entender e compreender suas verdadeiras intenções! Esquecem que esses canalhas se incoloiaram Pra terminar: já pensaram se o Cunhão, o Garotão, e o Cabral, fossem do PT? o que os essessores de corruptos estariam vomitando? Ah! isso é persseguição, é a Globo e bla bla bla.

  3. MT

    SOU CONSPIRADOR E OCUPO UM CARGO COBIÇADO PELOS TUCANOS QUE, DEPOIS DA PASSAGEM DO TERREMOTO FHC, NENHUM DELES CONSEGUIU MAIS OCUPAR. NÃO TIVE UM VOTO SEQUER. QUE REI SOU EU?

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      QUEM FOI QUE TEVE PAPEL ASSINADO PARA ASSUMIR MINISTÉRIO SE A POLÍCIA BATESSE A SUA PORTA? QUEM FOI?
      QUEM FOI QUE SE TORNOU AMIGO DE INFÂNCIA DE MARCELO ODEBRECHT PARA SAIR ESPALHANDO A LAMA DA CORRUPÇÃO PELO MUNDO.QUEM FOI?
      QUEM FOI QUE PASSOU UM PITO NA SUBORDINADA ENQUANTO ESSA ESTAVA NA PRESIDÊNCIA PARA PARAR urgente AS INVESTIGAÇÕES DA ROUBALHEIRA.QUEM FOI?
      QUEM ANDAVA DE JATINHO PRA CIMA E PRA BAIXO ENQUANTO ELE ERA BILIONÁRIO E FRAUDAVA O BNDES E COMO SEMPRE,DEPOIS QUE DESCOBRIU QUE ELE NÃO ERA TÃO RICO,O ABANDONOU(EIKE BAPTISTA) QUEM FOI?
      QUAL O UNICO EX-PRESIDENTE DO BRASIL COM PRISÃO DECRETADA EM PORTUGAL,QUAL É?
      ASSIM JA TA FICANDO FÁCIL DEMAIS,VOU PARAR AS DICAS POR AQUI..

  4. Guilherme F.M. Albuquerque

    oh oh oh oh nelson trouxa e pato amarelo kkkk acreditar nessa prisão é o mesmo que acreditar em papai noel kkkkk coisinha inocente você kkkkkkkk o tucanalha de Curitiba está contribuindo ainda mais para essa sua “síndrome do fracasso das 4 eleições consecutivas” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Nelson

    PHÊ -THÊ diz que vai lançar Lula candidato a Presidente em 2017 é claro ! Ele é o único que ainda não está preso…..mas vai num sabe kkkkkk kkk lugar de ladrão e no xilindró oh oh oh oh oh.

  6. MISTER FORA TEMER

    O COVARDE GOLPISTA provavelmente dopado teve a ousadia de vir à público na noite de ontem(pela televisão, claro!) e disse que só era presidente há 100 dias.Esse calhorda mentiroso traíra está desde o dia 13 de maio e já se passaram, até a noite que ele mentiu, exatos 225 dias. Com esse safado tudo tem piorado e vai continuar assim, até ele ser arrancado de lá. FORA TEMER, JÁ!

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      Otário,Sérgio Moro é um juiz do PSDB,mané!!! Ou vc acha que um juiz desse porte se encontra nas fileiras da bandidagem PTralha?! Só agora vc percebeu? A organização é muito maior e muito mais poderosa! Somos EU+GALEGUINHO DE OLHOS AZUI LEGÍTIMO REPRESENTANTE DA ELITE ARIANA E PRIMEIRO CAÇADOR PTRALHA JOAQUIM BARBOSA+VEJA+SERGIO MORO TREINADO PELO FBI+GLOBO+CIA.Entendeu agora? Vcs tão fudidos!!! Eu seique vcs se tremem todo com medo da gente!!! Se caga aí PTralhada!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Guilherme F.M. Albuquerque

      mosquita querendo ser hominho kkkkkkkk mosquita fudida pelas muitas mandiocas e derrotada em quatro eleições consecutivas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. JORDANA

    “Quando o povo quer ninguém domina.
    O mundo se ilumina, nós por ele, ele por nós.
    O mundo se ilumina, nós por ele, ele por nós.
    O Brasil quer seguir em frente com o primeiro homem do povo presidente.
    Ele sabe governar com o coração e governa p’ra todos com justiça e união.
    É o primeiro presidente que tem a alma do povo e tem a cara da gente.
    São milhões de Lulas povoando esse Brasil, homens e mulheres, noite e dia a lutar…
    Por um país justo e independente, onde o presidente é povo, e o povo é presidente.
    Por um país justo e independente, onde o presidente é povo, e o povo é presidente.”

  8. DE VOLTA PARA O PASSADO

    ASSIM FOI O GOVERNO DO FHC, O COMPRADOR DE REELEIÇÃO:

    CORREÇÃO DA TABELA DO IR – com fome de leão, o governo congelou por seis anos a tabela do Imposto de Renda. O congelamento aumentou a base de arrecadação do imposto, pois com a inflação acumulada, mesmo os que estavam isentos e não tiveram ganhos salariais, passaram a ser taxados. FHC só corrigiu a tabela em 17,5% depois de muita pressão da opinião pública e após aprovação de projeto pelo Congresso Nacional. Mesmo assim, após vetar o projeto e editar uma Medida Provisória que incorporava parte do que fora aprovado pelo Congresso, aproveitou a oportunidade e aumentou alíquotas de outros tributos.

  9. Lima

    Fora TEMER mesmo e INTERVENÇÃO MILITAR JÁ, bimba de boi nessa esquerda maldita e maléfica, pois só assim a gente vai ver essa cambada de usurpadores do dinheiro público vendo o sol nascer quadrado, as principais instituições dá República, estão pôdres e corrompidas, não há solução imediata, temos que cassar todos esses vagabundos de uma vez e só com o Regime militar é que veremos isso, do contrário vamos ficar sangrando até 2018, quando esses canalhas voltarão ao poder novamente para continuar a sangria, pois esse sistema político está falido e eles não vão mudar de forma nenhuma, infelizmente estamos num barco a derivar o futuro é incerto, temos que ter o plano B, 95% do congresso é bandido e apelar pra quem, Batman, Superman, homem aranha, zorro etc, ou os Militares tomam essa porra de sociedade pacata de mais ou omissa mesmo, ou só vai ter jeito quando o sargento Garcia prender o zorro, como diz o jornalista vermelho desse blogs.

  10. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

    MEU DEUS!!!! O mundo todo está conspirando contra a PTralhada e seu líder,o ALMA SEBOSA,MULA!!

    No BRASIL,a quadrilha já está toda na GAIOLA!!!

    Em PORTUGAL,o líder,ALMA SEBOSA,MULA,tem prisão descretada!!!

    Agora,nos ESTADOS UNIDOS,a justiça decretou que a bandalheira e corrupção começou depois que a quadrilha PTralha,liderada pelo ALMA SEBOSA,MULA,assumiu o poder!!!

    Da suiça,só vem provas contra a gangue liderada pelo ALMA SEBOSA,MULA!!!

    O MUNDO é muito injusto!!!!

    1. Guilherme F.M. Albuquerque

      enquanto se cogita que o tríplex do Lula, que não é dele kkkkkk custa 1 milhão de reais, o apartamentaço de Paris,do fhc, prícipe da privataria, na avenue Foch, tá avaliado em mais de 12 milhões de dólares, de dólareskkkkkkkkkk lembra dos bilhões da privataria? vem subsidiando parte do judiciáriokkkkk lembra do trensalão Alstom/siemens? bilhões para serra e Alckmin subsidiar o judiciário e permanecerem livres,leves e soltos, o mesminho acontece com o narcotraficante de minas kkkkk dinheiro para mesada não é o que falta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Augusto

    DA SÉRIE MELHOR DA HISTÓRIA DO BRASIL:
    Número de policiais federais:
    2002 – 5 Mil – FHC
    2010 – 11 Mil – LULA
    Operações da PF contra a corrupção, crime organizado, lavagem de dinheiro, etc.:
    2002 – 20 – FHC
    2010 – 183 – LULA
    Prisões efetuadas:
    2002 – 54 – FHC
    2010 – 2.971 – LULA

  12. eleitor mineiro

    Listamos abaixo os maiores escândalos de corrupção do Brasil.
    1.Privataria Tucana————100 Bilhões, PSDB
    2. Banestado————————-142 Bilhões, PSDB
    3. Propinoduto Metro/CPTM —–40 Bilhões, PSDB
    4. Vampiros—————————–2 Bilhões e 455 milhões, PSDB
    5. Banco Marka————————1 Bilhões e 855 milhões, PSDB
    6. TRT – SP———————————————955 milhões, PMDB
    7. Anões do Orçamento—————————–900 milhões, DEM
    8. Sonegação da Globo——————————615 milhões ????
    9. Operação Navalha——————————–610 milhões, DEM
    10. Sudam———————————————-214 milhões, PSDB

  13. Rodrigo

    Eu fico me perguntando como o combate a corrupção é seletivo pelos agentes públicos envolvidos na operação lava jato, se os maiores empreiteiros do país, sim, os empresários de maior poder aquisitivo do país foram todos condenados!!! Quem mais teria condições ($$$$$$) de corromper esses agentes, senão os próprios empreiteiros?? É muita ingenuidade acreditar que a operação lava jato é seletiva. Seria muito fanatismo político, para evitar o lobby ($$$$$) dos empresários envolvidos, não acham?!? Quanta fidelidade ao Aécio, ao PSDB.. #SQN

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      O que interessa,é que a quadrilha PTralha,liderada pelo ALMA SEBOSA,MULA,instituiu uma organização criminosa no poder com LÍDER.ORGANOGRAMA,MEIOS E OBJETIVOS de fraudar,corromper,mentir,subornar e ASSASSINAR.Agora essa quadrilha foi desmontada por um juiz do PSDB,pois só nesse partido se encontra pessoas desse naipe,e o seu líder,o ALMA SEBOSA,MULA,o responsável e cabeça dessa organização,depois de comandar o MAIOR esquema de corrupção da história da humanidade,se transformou no político mais desmoralizado do MUNDO!

      Reply ↓

    2. Guilherme F.M. Albuquerque

      moro! prende o aécio helicoca, em vez de ficarem namorando e posando para fotos kkkkkkk na delação odebrecht, o lula com certeza não está kkkkkk mas você vai encontrar aécio “mineirinho da lista odebrecht” kkkk geraldinho merendão “santo da lista odebrecht” e o josé serra “careca da lista Odebrecht” kkk ok, tucanalha imbecil?????? kkkkkkkkkk

    3. Ze

      Oi Rodrigo,
      Vamos esclarecer os fatos,lista da Odebrecht,276 envolvidos.Partido que mais recebeu”doações”PMDB,2/3,segundo PSDB,terceiro PT.Espero que entenda agora o motivo de afirmar que a Lava Jato é infelizmente direcionada.

    1. JORDANA

      Lula será presidente de novo!!!!Partido dos Trabalhadores diz que lançará sua candidatura à presidência da república no começo de 2017! Fora temer!

      1. Guilherme F.M. Albuquerque

        kkkk já começou de agora a diarreia dos portadores da “síndrome do fracasso das 4 eleições consecutivas” kkkkk vamo que vamo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Guilherme F.M. Albuquerque

        temer/tucanalhas são principais cabos eleitorais de lula kkkkkkkkkk aprenderam com o tucanalha fhc, príncipe da privataria kkk 5ª derrota vem por aí kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. ex-COXINHA

    AQUELES PROMOTORES DA LAVA JATO, TÃO MORALISTAS, ENTRETANTO NÃO PASSAM DE FARSANTES. IMBUÍDOS DE UMA TAREFA LOUVÁVEL, A DETECÇÃO E COMBATE DE DESVIOS DOS RECURSOS PÚBLICOS, DETURPARAM ESSA FUNÇÃO E DESCAMBARAM PARA UMA DESVAIRADA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA. EM CONJUNTO COM SÉRGIO MORO, ELES TÊM COMETIDO CRIME DE LESA-PÁTRIA, POIS ATACAM SISTEMATICAMENTE OS MAIORES EMPREENDIMENTOS NACIONAIS, CAUSANDO UM GIGANTESCO PREJUÍZO AO BRASIL. ANUNCIAM DEVOLUÇÃO DE R$ 204,2 MILHÕES E DIZEM TER CONSEGUIDO RECUPERAR RECURSOS DESVIADOS DA ORDEM DE R$ 2 BILHÕES. ISSO TUDO É MUITO IRRISÓRIO DIANTE DO INCALCULÁVEL ESTRAGO QUE OS INESCRUPULÁVEIS AGENTES PÚBLICOS JÁ CAUSARAM AO PAÍS ATÉ O MOMENTO.

    1. ex-COXINHA

      NESTE MOMENTO DE CRISE, EM BOA PARTE CAUSADA POR ELES MESMOS, COM O SUSPEITO E SELETIVO (E ANTI-NACIONAL) COMBATE À CORRUPÇÃO, TÊM O DESPUDOR DE DEFENDER OS SEUS JÁ IMORAIS SALÁRIOS, E MUITOS OUTROS PRIVILÉGIOS, CONFIGURANDO-SE EM VERDADEIRAS CASTAS DENTRO DE UM PAÍS COM TANTAS DESIGUALDADES AINDA POR SER COMBATIDAS.

    2. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      Aqueles promotores da lava jato que vc tanto critica,fizeram,pela primeira vez nesse país,as empreiteiras se curvarem,pagarem bilhões em multas e pedirem desculpas ao país.Pena que para vcs,cínicos PTralhas,o que vale é a corrupção,bandlheira e ASSASSINATOS.Já estamos acostumados com esse discurso hipócrita e falso moralista dessa canalhada PTralha.Por dinheiro,vcs que são os “socialistas”,vendem a mãe.E não é por muito dinheiro não…

      1. Guilherme F.M. Albuquerque

        mokitete entenda uma coisa kkkkk você é uma boneca/patinha amarela e tem a “síndrome do fracasso das 4 eleições consecutivas” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    3. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      Aqueles promotores da lava jato que vc tanto critica,fizeram,pela primeira vez nesse país,as empreiteiras se curvarem,pagarem bilhões em multas e pedirem desculpas ao país.Pena que para vcs,cínicos PTralhas,o que vale é a corrupção,bandlheira e ASSASSINATOS.Já estamos acostumados com esse discurso hipócrita e falso moralista dessa canalhada PTralha.Por dinheiro,vcs que são os “socialistas”,vendem a mãe.E não é por muito dinheiro não…..

      1. Guilherme F.M. Albuquerque

        mosquitete alucinada pela minha mandioca kkkkkkkkkkkkk chupa 4 derrotas consecutivas kkkkkkkkk e logo vem a 5ª seguida kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk enquanto isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. DE VOLTA PARA O PASSADO

    ASSIM FOI O GOVERNO DO FHC, O COMPRADOR DE REELEIÇÃO:

    ASSALTO AO BOLSO DO CONSUMIDOR – FHC quer que o seu governo seja lembrado como aquele que deu proteção social ao povo brasileiro. Mas seu governo permitiu a elevação das tarifas públicas bem acima da inflação. Desde o início do plano real até o fim do seu desastrado governo, o preço das tarifas telefônicas foi reajustado acima de 580%. Os planos de saúde subiram 460%, o gás de cozinha 390%, os combustíveis 165%, a conta de luz 170% e a tarifa de água 135%. Neste período, a inflação acumulada ficou em 80%.

  16. NAO ENTENDO NADA

    Que ridículo, esse titulo, o texto então… é técnica de dizer que todos roubam, se todos roubam, todos são iguais, se todos são iguais não há culpados…. meu filho que jornalista é você, deve fazer uma vergonha danada aos seus pares. Enalteça a operação lava jato, e não, o “SEMPRE ROUBARAM, A VIDA É ASSIM MESMO, CONTINUEMOS COM ISSO”.

    Pelo seu pensamento ainda estávamos, pendurados nas arvores, pulando de galho em galho, ou mais recente; ainda estaríamos jogando os cristãos aos leões dentro dos estádios lotados. A humanidade evolui, o ser humano se melhora é a lei da evolução, enalteça a lava jato. Não enalteça o roubo. Enalteça os homens de bem. Aliás estamos em um dia propício para que possamos seguir aquele que foi o maior exemplo de caráter e bondade que passou entre nós. Vale refletir sobre isso.

    Mas se isso for muito difícil pra você, ao menos não faça apologia do que que é feio, do que é triste do que é ruim a nossa sociedade, que esta evoluindo apesar da resistência de alguns.

    1. Guilherme F.M. Albuquerque

      kkkk homem de bem para o desentendido deve ser o mineirinho, o gripado, o mt, o careca, o santo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Nelson

    A lava jato trouxe a luz a roubalheira no país ?
    E foi Robertinho, nossa !!! quem diria que um dia o Robertinho diria isso. Robertinho que sempre criticou os membros da lava jato que sempre chamou a Policia Federal de invasores da privacidade , e agora diz isso, nossa Robertinho.
    Feliz Natal pra vc viu Robertinho, o arrependido oh oh oh oh.

    1. Guilherme F.M. Albuquerque

      oh oh oh oh outro trouxa pato amarelo que acredita em papai noel kkkkkk em lava jato kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. FORA TEMER

    PESQUISA DATAFOLHA!

    BRASILEIROS ACHAM TEMER:

    FALSO 65%
    DEFENSOR DOS MAIS RICOS 75%
    DESONESTO 58%

    FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER! FORA TEMER!

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      Os valores morais de uma pessoa,são medidos pelas atitudes e frases que ela diz. Vamos a do ALMA SEBOSA,MULA,para a gente nunca mais esquecer!!!

      OS POLÍTICOS SÃO A CLASSE MAIS HONESTA QUE EXISTE!!

      O que ele quis dizer é que os políticos são mais honestos e decentes do que esses PTralhinhas que postam aqui,seus pais,suas mães e suas mulheres.Todo castigo para corno como são vcs,é pouco!

      1. Guilherme F.M. Albuquerque

        mas é verdade! kkkkk a exceção é psdb: romero jucá abriu o bico e disse que “no psdb não se salva um” e também “quem não conhece o esquema do Aécio?” kkkkk o mineirinho é fogo kkk ainda disseram que ele era o mais chato para cobrar propina kkkkkkkk sem falar do santo, do careca, do… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      O que interessa,é que a quadrilha PTralha,liderada pelo ALMA SEBOSA,MULA,instituiu uma organização criminosa no poder com LÍDER.ORGANOGRAMA,MEIOS E OBJETIVOS de fraudar,corromper,mentir,subornar e ASSASSINAR.Agora essa quadrilha foi desmontada por um juiz do PSDB,pois só nesse partido se encontra pessoas desse naipe,e o seu líder,o ALMA SEBOSA,MULA,o responsável e cabeça dessa organização,depois de comandar o MAIOR esquema de corrupção da história da humanidade,se transformou no político mais desmoralizado do MUNDO!

      Reply ↓

      1. Guilherme F.M. Albuquerque

        kkkkk só pode ser a “síndrome do fracasso das 4 eleições consecutivas” afetando os miolos da bichinha mandioqueira kkkkkk entonces lula liderava todos aqueles nomezinhos, como mineirinho, gripado, mt, boca mole, careca, santo?????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    3. JORDANA

      Lula será presidente de novo!!!!Partido dos Trabalhadores diz que lançará sua candidatura à presidência da república no começo de 2017! Fora temer!

      1. Guilherme F.M. Albuquerque

        kkkk já começou de agora a diarreia dos portadores da “síndrome do fracasso das 4 eleições consecutivas” kkkkk vamo que vamo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. FORA TEMER

    PESQUISA VOX POPULI, URGENTE!

    LULA DISPAROU!!!!!!!

    LULA 35%
    MARINA SILVA 13%
    GERALDO ALCKMIN 11%

    OU

    LULA 34%
    AÉCIO NEVES 15%
    MARINA SILVA 11%

    1. JORDANA

      Lula será presidente de novo!!!!Partido dos Trabalhadores diz que lançará sua candidatura à presidência da república no começo de 2017! Fora temer!

      1. Guilherme F.M. Albuquerque

        kkkk já começou de agora a diarreia dos portadores da “síndrome do fracasso das 4 eleições consecutivas” kkkkk vamo que vamo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        1. Guilherme F.M. Albuquerque

          pato amarelo com a “síndrome do fracasso das 4 eleições consecutivas” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. JORDANA

      Lula será presidente de novo!!!!Partido dos Trabalhadores diz que lançará sua candidatura à presidência da república no começo de 2017! Fora temer!

      1. Guilherme F.M. Albuquerque

        kkkk já começou de agora a diarreia dos portadores da “síndrome do fracasso das 4 eleições consecutivas” kkkkk vamo que vamo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  20. Pedro

    A diferença marcante dos outros governos em relação ao de Lula é que,neste, houve liberdade para investigar. No governo do FHC, então, era ainda pior, pois, ele sabidamente não oferecia aa condições mínimas estruturais para que houvesse um combate efetivo.

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      Bestáo,sabe quando a esculhambação ultrapassa os limites de toda mínima razão? Sabe quando junta roubalheira,mentiras,corrupçao e ASSASSINATOS e ai não dá mais para esconder.Foi isso que aconteceu,a sede,a ganância foi tanta e tão maior que outros governos no mundo iinteiro durante toda a existência,que a coisa explodiu.

  21. Barbosa

    Quem defende bandido, bandido é, antes era só perseguição,, era tudo como o próprio Lula disse, não acredito que existiu mensalão. Mas agora com a delação de Marcelo Odebrecht a farsa acabou, e os. EUA agora sabe quem é Lula.

    1. Guilherme F.M. Albuquerque

      acabou foi? você também acredita em papai noel, né não???? a trama do moro já foi para o ralo kkkkk eua devassaram vida do lula e nada encontraram faz tempo kkk você já é pato amarelo kkk agora deixa de ser trouxa

      1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

        O ALMA SEBOSA, MULA,andou em 12 ou 13 países entre a AMERICA DO SUL E CENTRAL,de braços dados com Marcelo Odebrecht.Exatamente nesses 12 ou 13 países,está o mapa da corrupção continental!!! Ele só não se atreveu a corromper nos EUA e CANADÁ.Por isso a PTralhada tem tanto ódio desses países,lugar aonde vagabundo não se cria.Mas,até em PORTUGAL,ele corrompeu.Por isso,hj ele tem prisão decretada em PORTUGAL.Haja desmoralização!!

  22. Ze

    Coxinhas e Patinhos da FIESP,aproveitando estão satisfeitos com as mudanças nas leis do trabalho,previdenciária,entre outras?O pacote 📦 de natal 🎅 e ano novo só está começando.Agora é fazer que todos os brasileiros acreditem que tudo é culpa da Lula e da Dilma Rousseff e que a massa se lasque!Palavra linda para dizer,Eita Povo Alienado!

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      Decepcionadissimo com essas reformas que tanto assusta a PTralhada.Reforma tímida demais que vai continuar beneficiando VAGABUNDOS iguais a vc que detestam a palavra TRABALHO,mas de uma tetinha no estado,para receber umas migalhas e em compensação não fazer nada,AMAM.Sei que o antídoto que faz vc correr é essa palavra:TRABALHO.Então continue com sua vida medíocre,babaca.

      1. Guilherme F.M. Albuquerque

        kkkk decepcionda quer ver só você ficar é quando encerrarem as próximas eleições kkkk
        afinal você nem curou a “síndrome do fracasso das 4 eleições consecutivas” kkkk e vai chegar a quinta seguida kkkkkkkkkkkkkkkkkkk-

      2. Ze

        Tolivre,
        Creio que realmente esteja com problemas,já ouviu falar em tolerância?Ninguém é obrigado pensar igual,até porque seria muito ruim 👎.Sugestão para início de ano procure viver melhor com sua família 👪 e se tiver coragem de homem, que espero que seja,diminua seu preconceito,idéia pré-concebida e tenha um ano realmente novo!Se nada disso resolver procure um profissional.

  23. Ze

    Aprígio,
    Agora diante do quadro na minha sabedoria de Ze restaram duas alternativas:Primeira,matar a criação,extinção dos concursos para os órgãos de controle,mudanças nas leis,ou seja,desmonte geral.Segunda os brasileiros se politizarem e deixarem de ver a informação por apenas um lado.Qual será a decisão dos brasileiros?Creio que essa decisão já foi tomada por eles a quase um ano atrás,pobre Brasil.

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      O ALMA SEBOSA,MULA,disseminou a podridão que ele produziu,pelo mundo.Aonde esse vagabundo pos as PATAS,a lama minou.Não foi a toa que aquele banho de lama que atingiu o sudeste e sujou o país,aconteceu durante a gestão PTralha.O governo federal ja estava nas mãos desses bandidos,mas a vida esperou que um governo da quadrilha assumisse o governo de MINAS para dar o seu recado.É a vida nos alerta e o acaso manda os seus recados.

      1. Guilherme F.M. Albuquerque

        nananinanão kkkkk o mar de lama que assolou os estados de minas e espírito santo tem é o dedinho do mineirinho do helicoca kkkkkkkk ele e anastasia governaram minas, esquecida kkkkk

  24. Ze

    Eita Aprígio,primeiro Fora Judas!Em relação a associação das construtoras teve início em 1969,idéia bastante interessante para época,as grandes obras passariam a serem realizadas por empresas genuinamente brasileiras.Até ai perfeito,o problema que a coisa cresceu e o que para ser bom para o país virou isso ai,quanto a corrupção o escritor tem total razão isso é muito antigo o que mudou realmente são as formas de controle que melhoram muito no governo Lula e Dilma.

    1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

      Não sou a fvor e não aceito regimes militares,mas abomino mentiras.Desa fio a vc,Bobinho,ou a qualquer PTralha,provar,listando os fatos,qualquer ex-presidente militar que recebeu de presente,sítio na montanha,triplex a beira mar ou 53 milhoes em conta corrente provenientes de palestras de araque.

      1. Guilherme F.M. Albuquerque

        kkkkk boa parte do patrimônio público construído durante a ditadura militar o fhc, príncipe da privataria, entregou a preço de banana e embolsou fortunas junto com comparsas tucanalhas, só você que não ganhou, pois é tucanalha, pata e amarela kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        1. TOLIVRE(EX-MOSQUITA DA MANDIOCA ALUCINADA)

          Só pq vc é diretor geral do programa do ALMA SEBOSA,MULA,”DOE O SEU ANEL”,vc vive feliz,rindo a toa!

          Vamos aos fatos e não a mentiras e especulações como é a prática PTralha.

          1) O ALMA SEBOSA,MULA,declarou que os políticos são as pessoas mais honettas do BRASIL.Eu não aceito,mas vc aceita,claro! Então ele afirmou literalmente que os políticos são mais honestos que vc,seu pai(que não deve ser grande coisa mesmo) e sua mãe.
          2)O brilhante juiz do PSDB,Sérgio Moro,sequestrou um,apenas um,dos apartamentos conseguidos com corrupção pelo ALMA SEBOSA,MULA,e não foi contestado por ninguém! Fica claro:quem vai atrás de roubo?!
          3)A vaquinha que o ALMA SEBOSA,MULA,promoveu para arrecadar MAIS dinheiro para ele pela internete,só conseguiu a METADE daquilo a que se propos! Conclusão; a MÁSCARA DO alma sebosa caiu,e óbvio,o MUNDO ja sabe dos BILHÕES que ele roubou,não precisa do que ele considera,trocados.Segundo;a popularidade do bandido tão uma bosta!!!

      2. NIETZSCHE JR

        Existe dois tipos de pessoas que querem o estado mínimo: o RICO e o IDIOTA. A mosquita e os coxinhas massa de manobra, são os idiotas!!!

Comments are closed.