Pela segunda vez em menos de 30 dias, Obama evita se encontrar com o Temer
   20 de setembro de 2016   │     16:33  │  11

Brasília – Por que?

Não sei; só sei que foi assim. Na reunião do G 20 na Chino, todo o esforço da diplomacia brasileira para acertar o encontro do Michel Temer com o Barack Obama foi em vão.

Louve-se o esforço hercúleo do ministro das Relações Exteriores, José Serra, que foi duas vezes aos Estados Unidos tentar acertar o encontro entre os dois e não obteve êxito.

Na reunião do G 20 os dois estiveram separados por questão de centímetros, mas nem assim se deu o encontro; sequer uma foto à posteridade com um aperto de mão protocolar.

Para tentar abafar o vexame, a assessoria do Temer tramou uma reunião dele com líderes árabes, mas, na foto, os líderes árabes estavam de costas de modo que não deu para identifica-los se eram realmente árabes e quem representavam.

Restava a reunião da OEA em Nova Iorque; o encontro entre Temer e Obama era o troféu máximo, pois nada valeria a pena se o encontro entre os dois também não se consumasse.

E não se consumou.

Pela segunda vez, a tentativa de juntar os dois presidentes foi frustrada e até agora ninguém tem uma explicação. Aliás, todas as explicações para o desencontro, são o que se conhece como “desculpa esfarrapada”.

Ouso, então, dá um palpite:

É que os Estados Unidos estão em plena mobilização para uma eleição presidencial e o eleitorado latino-americano é muito forte. Além disso, a repercussão da derrubada da presidente Dilma foi negativa na imprensa mundial e, notadamente, nos Estados Unidos.

Obama é o primeiro negro a assumir a presidência dos Estados Unidos e não ficaria bem, para a sua imagem e a biografia, posar ao lado de um presidente que não foi eleito pelo povo e que derrubou a primeira mulher a se eleger presidente do Brasil e, também, a primeira mulher a discursar numa reunião da ONU na condição de presidente democraticamente eleita.

Foi por isso que o Temer, que inicialmente não iria se referir no seu discurso ao impeachment, teve de refazê-lo para sustentar que o impeachment foi um ato democrático.

Uma sustentação que, pelo visto, não se sustenta.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Denise L. Campos

    Parabéns ao articulista desta coluna. Tenho recomendado às conhecidas. Sua vasta experiência, olhar crítico e senso apurado dos acontecimentos nos fazem refletir, deixando-nos sempre a par da verdadeira face dos fatos. Obrigada. Dia após dia tenho visto a índole maldosa e traiçoeira do governo golpista. Hoje vi que cortaram drasticamente os investimentos da Petrobras e já pretendem comprar plataformas fora do Brasil, sendo que, produzindo aqui, os empregos são gerados aqui, como vinha acontecendo desde o primeiro mandato do presidente Lula. Um baita retrocesso. Agravará ainda mais a crise do desemprego, já tão fortemente impulsionada pelas atrocidades cometidas, no âmbito da operação lava-jato, pelo juiz Sérgio Moro. Não se deve combater corrupção detonando empresas e os setores produtivos da economia, resvalando, claro, nos pais e mães de famílias e seus empregos. Empregos estes, aliás, de razoável qualidade, fruto de muito investimento em capacitação, pelos trabalhadores. Uma lástima esse juiz e sua perseguição a somente um partido e sua cruzada criminosa contra a indústria do Brasil.

  2. alagoano observador

    Primeiramente, FORA TEMER!
    Governo de traíras está fadado a uma retumbante derrocada.
    Quando assumiu o cargo em junho, o ministro golpista do Planejamento, Dyogo Oliveira, anunciou que o governo golpista do Temer iria cortar 4,3 mil cargos comissionados no governo federal; apesar disso, entre junho e julho, o que ocorreu foi o INVERSO; ao todo, foram nomeados 7,2 mil servidores, enquanto as exonerações alcançaram 5,5 mil servidores.
    Por fim, FORA TEMER, e leve o Sérgio “CASO BANESTADO” Moro consigo.

    1. TCHAU QUERIDAS E QUERIDOS

      Primeiramente e finalmente fora DilmANTA, o Chefe da Seita, a TUIA DE TESOUREIROS PETRALHAS PRESOS, os bandidos da CUT-MST-UNE-MTST E DEAIS MAZELAS QUE QUEREM DESTRUIR NOSSO PAÍS.

      Parabens aos PETRALHAS POR TEREM ELEGIDO O TEMER, pelo menos sabe falar e está colocando o Brasil em ordem.

      Tenho que reconhecer, foi uma boa indicação.

      TCHAU QUERIDO !

    2. Anézio

      Meu Deus, quanta hipocrisia em querer atingir o Juiz Moro, uma das ultimas reservas de atitude do Poder judiciário no Brasil, imputando-lhe o caso Banestado, que saiu da sua instancia e se perdeu em Brasilia, no mesmo caminho que hoje o STF “erra” as denuncias contra diversos poderosos. Sejam dignos e esclareçam isso para a população, o Sergio moro é um Juiz de 1ª instância, mas de uma competência tão grande que suas decisões são aceitas em 97%… Podem chorar e espernear, mas não atinjam quem realmente faz JUSTIÇA.

      1. alagoano observador

        Bastante capciosa, desonesta e malandra a atitude de estabelecimento de um marco temporal, por parte do Sérgio “CASO BANESTADO” Moro, logo no início da vaza-jato, em que as investigações se dariam SOMENTE a partir do ano de 2003, excluindo qualquer possibilidade de atingir o comprador de reeleição e seu governo, Fernando Henrique Cardoso, vulgo FHC Brasif (vide escândalo Miriam Dutra, em que o ex-presidente mantinha amante e suposto filho com recursos públicos, e com ajuda da globo).
        Lembrando que o desfalque do CASO BANESTADO, pesquisem e vejam, é imensamente maior que o da Petrobras.
        O juizeco é partidário e, indubitavelmente, age em parceria com a mídia monopolista, visando entregar riquezas do nosso país, além de querer afastar da vida política quem efetivamente elevou o patamar da economia nacional.

  3. Interiorano

    Esse repórter inventa cada artigo que beira ao fanatismo político! Quem disse ou está escrito em algum lugar que Obama não quer ver e nem falar com Temer? Cara, eu não sou simpatizante do Temer, porém, assim como desejava a Dilma, desejo que ele recupere a economia e a estabilidade do País! Esse é que é o espirito democrático! Mas, vocês do PT e simpatizantes são do tipo “quanto pior, melhor”! Vocês torcem para que a coisa piore com Temer e a população brasileira que se lasque! Êita povinho do espírito atrasado é esse pessoal do PT e simpatizantes!

  4. Nelson

    Não tem conversa
    Nem cachaça que dê jeito
    Nem um amigo do peito
    Que segure o chororô
    Que segure o chororô
    Bua bua bua bua bua

    Volta Dilminha
    Volta Antinha querida
    E paque o meu blog, pois já faz cinco meses
    Que não recebo bua bua bua bua bua !!!
    Chora PTralha Véio comunista
    Hehehehehe.

  5. COXINHA

    É IMPRESSIONANTE COMO VOCÊS ESQUERDINHAS VIVEM CONDENANDO OS EUA, MAS SE ELES SOLTAREM UM PUM SAI DIRETO NA VENTA DE VOCÊS.

Comments are closed.